Coreia do Norte estaria punindo quem não chorou por ditador

4
45

Fonte: O Globo

SEUL – Durante dias, o mundo inteiro assistiu, intrigado, à onda de histeria coletiva que tomou milhões de norte-coreanos após o anúncio da morte de Kim Jong-il, no mês passado. Cenas como desmaios em praças de Pyongyang e do choro convulsivo de milhares de mulheres diante de monumentos em homenagem ao Querído Líder invadiram os jornais — oficiais ou não — enquanto muitos se perguntavam o motivo de tanta tristeza pela morte de um ditador que teria mergulhado o país num dos maiores episódios de fome de sua história.

Mas a resposta pode estar numa reportagem do jornal sul-coreano “Daily NK”, publicada nesta sexta-feira: os norte-coreanos que não participaram das homenagens — ou não foram convincentes na demonstração de tristeza — estariam sendo enviados a campos de trabalho forçado por no mínimo seis meses.

Segundo a reportagem do jornal, escrita com base na declaração de uma fonte da Coreia do Norte não identificada, o governo está organizando “sessões de críticas” para aqueles que transgrediram as normas durante as homenagens.

– As autoridades estão impondo uma pena de pelo menos seis meses em campos de trabalho pra qualquer um que não tenha participado das concentrações organizadas durante o período de luto ou para quem participou mas não chorou e não pareceu autêntico – diz a fonte ao jornal.

O número de pessoas afetadas não foi esclarecido, mas poderia chegar a milhares, de acordo com o “Daily NK”. Atualmente, estima-se que mais de 200 mil norte-coreanos trabalhem em campos — onde em geral sofrem de má nutrição.

O regime também teria reforçado a propaganda oficial, para convencer a população da “grandeza do novo líder, Kim Jong-un”.

— Todos os dias, das sete da manhã às sete da noite, carros em avenidas lotadas divulgam por alto falante propaganda do governo, e proclamam os feitos de Kim Jong-un — continua a fonte.

O norte-coreano citado pelo jornal acrescentou que as pessoas que estão sendo acusadas de espalhar rumores criticando a terceira geração da dinastia também estão sendo enviadas aos campos ou estão sendo banidas com suas famílias para áreas rurais remotas. As recriminações pelo comportamento “inadequado”, afirma, estão criando uma atmosfera de medo.

Anúncios

4 COMMENTS

  1. eu não duvido que seja verdade, a noticia em questão parece ser bem plausivel, o que me intriga no entanto é fonte dela, a coréia do sul não seria uma das maiores rivais da do norte? o que garante que a noticia foi no minimo aumentada? em todo caso este país parece estar mesmo na idade da pedra lascada em termos de democracia e infroestrutura. parabens pelo trabalho.

  2. Pois é, eu me lembro de ver essas pessoas chorando nas reportagens que falavam sobre a morte desse ditador, e simplismente NÃO CONSEGUIA entender, o por que daquela choradeira toda, por um cara que só AFUNDOU aquele país, e meteu aquele povo na miséria!! É bem que vendo tudo aquilo eu suspeitava que tinha mesmo alguma coisa errada… Por outro lado a mídia, só revelou que a tal crise de choradeira do povo Norte- Coreano, era um estratagema político, mais claro (afinal não era do interece deles isso né) eles NÃO EXPLICARAM afundo, qual estratagema era esse… E eis que ai temos o REAL MOTIVO pra aquela choradeira toda, que BOA parte da imprenssa NÃO quis explivar mais afundo!!!!!!!! Boa Luciano, muito Boa mesmo, PARABÉNS por ter nos públicado essa importante imformação, que INFELIZMENTE jamais seria públicada em QUALQUER jornal de grande porte, ou mesmo pequena mídia!!!!!!!!!

  3. E me revirou o estomago vendo canais de televisão noticiando a hipócrita choradeira como se fosse real ” um povo que só é simples e tem medo de perder o unico governante que conheceram por décadas” ou algo assim….

Deixe uma resposta