“A Arte da Guerra”, de Sun Tzu

1
79

@@

Documentário bem interessante do History Channel sobre o livro “A Arte da Guerra”, de Sun Tzu. Aliás, uma recente revisão que fiz de Maquiavel e Sun Tzu (cuja obra eu já conhecia, mas precisava relê-los agora sob os filtros da guerra política), é possível notar que Saul Alinsky tem um método interessante, mas nada mais faz que recompilar o que Maquiavel e Sun Tzu já fizeram.

“A Arte da Guerra Política”, de David Horowitz, também é inspirado em Sun Tzu. (Tanto a série que fala do livro de Alinsky como a tradução do de Horowitz podem ser vistos aqui)

Entretanto, Horowitz e Alinsky deram pouca atenção ao conhecimento que se deve ter do adversário, e, nesse ponto, Olavo de Carvalho sempre nos deu ótimas dicas. Para Sun Tzu, conhecer o seu oponente, e como ele pensa, é fundamental para qualquer vitória.

Anúncios

1 COMMENT

  1. Muitos devem ter estranhado o Capriles aceitar com certa complacência o resultado duvidoso da eleição venezuelana, mas após esta notícia, fica a impressão de que ele sabia mais ou menos do que fazia. Supondo-se que Nicolás Maduro assuma o cargo e novas eleições presidenciais sejam convocadas em 30 dias (e aqui pensando que elas sejam mesmo convocadas e não haja uma tentativa de o vice querer se eternizar), o candidato da oposição entraria enfrentando adversário bem mais fraco que aquele que enfrentou.
    Pode ser que ele tenha aceitado o resultado justamente para evitar derramamento de sangue (vide veículos militares estacionados nas ruas caraquenhas) e calculado o que podia fazer no futuro, gerando assim uma estratégia.

Deixe uma resposta