O amarelão (esperado) de Joaquim Barbosa: ele rejeita pedido para condenação imediata dos réus do Mensalão

1
34

ministro-joaquim-barbosa

Fonte: UOL

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) e relator do processo do mensalão, Joaquim Barbosa, negou nesta sexta-feira (21) o pedido da PGR (Procuradoria Geral da República) que pedia a prisão imediata dos condenados no julgamento, concluído na última segunda-feira (17).

Dos 25 réus condenados, ao menos 11 devem cumprir parte da pena em regime fechado — eram 13, mas o ministro Marco Aurélio Mello mudou seu voto na semana passada e dois condenados devem ter a pena diminuída. Entre eles, está José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil e homem forte do primeiro governo Lula.

Na decisão, Barbosa argumenta que não se pode “presumir de antemão” que as defesas dos réus utilizarão uma série de embargos para retardar a execução das penas pelos réus.

“Não há dados concretos que permitam apontar a necessidade de custódia cautelar dos réus (CPP – Código de Processo Penal – art. 312), os quais, aliás, responderam ao processo em liberdade”, afirma o ministro em sua decisão.

Ao negar o pedido da PGR, não há prazo para que os réus condenados começam a cumprir suas penas de prisão.

A execução das penas só vai acontecer quando não houver mais a possibilidade de recursos, que só poderão ser feitos depois da publicação do acórdão (sentença final).

Meus comentários

Desde que eu vi as declarações ultra-esquerdistas e radicalíssimas de Joaquim Barbosa em uma revista de grande circulação (Veja ou Época, não me lembro bem), sabia que em um dado momento a típica incoerência de um esquerdista iria aflorar.

Eis o resultado previsível. Ao menos eu posso dizer que jamais caí no engodo de dizer “esse é um brasileiro exemplar”. Não, este sempre foi um esquerdista que aplicou penas muito mais brandas do que deveria aos réus do Mensalão, e apenas não teve a mesma cara-de-pau de Lewandowski – aliás, por que quarenta anos para Marcos Valério e apenas dez para José Dirceu?

Para mim, nenhuma decepção.

Anúncios

1 COMMENT

  1. Para aqueles que se empolgaram com esse sujeito, é só lembrar que as cotas racistas e o “casamento” gay foram aprovados por unanimidade. Realmente não é possível esperar decência desses caras.

Deixe uma resposta