Rótulo: Ética (defensor da, a favor da)

0
64

etica

Última atualização: 30 de dezembro de 2012 – [Índice de Rotinas][Página Principal]

Ética e moral não são a mesma coisa, mas estão intimamente relacionadas. Ética tem a ver com a análise racional dos aspectos morais para o comportamento humano. Em suma, aquilo que de fato devemos fazer de uma forma logicamente justificada.

Quem usa a expressão “ética” para si próprio ou seu grupo (e “falta de ética” para o grupo oponente) está automaticamente sub-comunicando à platéia que racionalmente está do lado com a moral mais adequada. Ou seja, está do lado do que é o “certo a fazer”.

Por isso mesmo, esquerdistas dominaram a arte de mencionar toda e qualquer ação que eles façam como algo em favor da “ética”. Já os adversários são chamados, por exemplo, de “aberração ética”, como diria a Marilena Chauí.

Aliás, não estranha o fato do PT ter se auto-denominado um partido “defensor da ética” antes de chegar ao Palácio do Planalto. Entretanto, com as descobertas do Mensalão, não usam mais o rótulo para eles, mas usam seu inverso, “falta de ética”, para rotular a imprensa que noticia a corrupção governamental.

Bizarramente, a oposição ainda não dominou o uso deste rótulo, para dizer a todo momento que o PT é o maior representante da “falta de ética”. Ou até mesmo uma “aberração ética”.

A incapacidade de usar um rótulo tão fácil e de tão rápida assimilação no eleitorado é um sinal de que hoje em dia não há uma oposição que saiba jogar bem o jogo político no Brasil.

Anúncios

Deixe uma resposta