Técnica de Propaganda: Rotulagem

1
97

3460241_370

Última atualização: 04 de fevereiro de 2013 – [Índice de Propaganda][Página Principal]

Para compreender esta técnica, não é difícil, especialmente para um leitor deste blog. Basta entendê-la como o uso da rotulagem negativa para o oponente, conforme a seção jogo de rótulos.

O fato é que no léxico da propaganda, “Rotulagem” é a técnica que implementa o uso de rótulos negativos para o lado ao qual o propagandista se opõe, e Palavras Virtuosas é a técnica na qual o propagandista implementa rótulos positivos para o seu lado.

Tanto as Palavras Virtuosas (para o seu lado) como a Rotulagem (para o lado oponente) são partes fundamentais de qualquer esforço de propaganda.

Note também que Rotulagem não é o mesmo que Xingamento, outra técnica de propaganda. A rotulagem foca na implementação de rótulos, negativos para o oponente do propagandista. Não necessariamente são rótulos ofensivos, mas geram o benefício que o propagandista busca.

Vamos a um exemplo. Sabemos que as expressões esquerdista e direitista não são ofensivas por si só. Agora, observe a seguinte situação: um apresentador de TV, esquerdista, convoca dois especialistas para falar de uma questão polêmica. Um dos especialistas apoia a visão da esquerda, e outro apoia a visão da direita. A apresentadora, então, diz que aquele a apoia a ideia da direita é um “Especialista, em prol da visão da direita conservadora”, mas em relação ao outro especialista, ela apenas o define como “um especialista”. Isso já é suficiente para um rótulo ser implementado ao especialista que apoia a visão da direita, que será percebido como partidário, enquanto o outro especialista será percebido como neutro.

Este exemplo mostra que rotulagem é uma coisa, e xingamento é outra.

E, é claro, ocorre até com mais frequência do que os xingamentos, até por que são menos perceptíveis e geram bastante efeito.

Anúncios

1 COMMENT

  1. Eu já vi muito isto, mas no meio de discursos ao vivo eu nunca percebo, já que foco muito nos argumentos (isto porque vivo debatendo na internet, acho que é natural)

    Mas quando revejo algum debate cujo o moderador faz isto eu percebo de que lado ele está apenas por causa dos rótulos, parece que sempre usam junto a rotulagem a simulação de imparcialidade já tratada no seu blog.

    Há um vídeo de humor do parafernalha chamado ateu vs cristão, embora não tenha sido intencional é dito que o ateu segue sua própria filosofia de vida, o que dá um ponto positivo para o lado ateu perante a platéia.

Deixe uma resposta