Técnica de Propaganda: Inevitabilidade

2
85

mao_and_friends

Última atualização: 10 de fevereiro de 2013 – [Índice de Propaganda][Página Principal]

A propaganda se baseia em fazer alguém aceitar uma ideia, um produto, um projeto ou qualquer outra coisa de acordo com o interesse do propandista de uma empresa, causa ou partido político, apelando sempre ao viés emocional do ser humano para obter seu intento.

Uma das formas de se forçar psicologicamente alguém a aceitar qualquer ideia ou produto à venda é afirmar que o aceite desta idéia é algo inexorável, o que é um apelo ao instinto de manada, que já tratei na técnica Efeito Dominó.

Em tempos de guerra, afirmar que “nossa vitória é inevitável” pode servir para dar motivação à tropa.

Quando os comunistas diziam que estavam “seguindo a marcha da história”, queriam sub-comunicar a idéia de que a conquista do futuro almejado era apenas uma questão de tempo. Sendo uma “força da história, que não pode ser parada”, temos aí um exemplo claro da aplicação de um método.

Além da venda da idéia ao possível comprador, ou partidários do lado do propagandista, o uso desta técnica pode fazer os oponentes do propagandista se desanimarem, de acordo com a seguinte lógica: “Se X vai ocorrer de qualquer forma, não há razão em lutarmos contra X”.

Dica: sempre que, em debates, você vir esta técnica sendo aplicada, tenha a noção de que ao mesmo tempo em que ela tem um efeito motivacional para aqueles do lado do propagandista, tem um efeito desmotivacional para aqueles que se opõem a ele.

Anúncios

2 COMMENTS

Deixe uma resposta