Glossário: Verdade na rotulagem

1
74

matrix1

Última atualização: 19 de janeiro de 2013 – [Índice de Termos][Página Principal]

O termo jogo de rótulos é uma metáfora para explicar a dinâmica do uso das rotulagens em todo debate político. No “jogo” de rótulos, temos a arte de se controlar o frame no que diz respeito especificamente ao uso das rotulagens.

Rótulos positivos associados a você lhe dão pontos, e rótulos negativos contra seu oponente, também. Rótulos negativos implementados em você, lhe tiram pontos, e rótulos positivos auto-associados pelo seu oponente, também.

Essa noção pode levar a uma confusão gravíssima, onde alguém automaticamente pode inferir que jogar o jogo de rótulos significa mentir.

Mas David Horowitz cunhou o termo verdade na rotulagem, em seu livro A Arte da Guerra Política, lançado em 2000, onde ele argumenta que se um oponente usou o “jogo” de rótulos a favor dele (e contra você), e ao mesmo tempo mentiu, e caso a sua rotulagem seja verdadeira, você tem a obrigação moral de jogar o jogo de rótulos, mas agora utilizando os rótulos verdadeiros.

Em suma, é a noção de que se alguém mentiu em relação a X, uma verdade deve ser lançada em relação ao mesmo X, para a mentira ser neutralizada.

Para David Horowitz, quando a patuléia é alcançada pelos rótulos impostos pela esquerda, não mais ouvirão os contra-argumentos e evidências apresentados pela direita. Segundo ele:

A estática é grande demais; a desordem de informação é demasiadamente densa. Nunca subestime a dificuldade de alcançar as pessoas com uma mensagem política. A única resposta efetiva para uma frase de efeito é outra frase de efeito, um míssil político teleguiado.

Enfim, quem quiser neutralizar uma rotulagem falsa, feita pelo seu oponente, deve substituí-la por uma rotulagem verdadeira. Mas, caso isso não seja feito, nem adianta argumentar.

Portanto, caso você tenha a plena consciência de estar do lado da verdade, jogar o jogo de rótulos passa a ser uma obrigação moral, pelo princípio da verdade na rotulagem, que é a única forma de se vencer a falsidade na rotulagem.

Anúncios

1 COMMENT

  1. Para que o mal triunfe, basta que os bons nada façam? Edmund Burke.

    E certa vez alguém me disse: Quanto mais mentiras disserem, mais verdades diremos.

Deixe uma resposta