Cuba 2: Governo venezuelano prende mais de cem empresários por ‘manipulação de preços’

5
44

maduro

Fonte: Folha de S. Paulo

O governo da Venezuela prendeu mais de cem empresários em uma operação contra a suposta manipulação de preços em centenas de lojas e empresas desde o fim de semana, disse o presidente Nicolas Maduro nesta quinta-feira.

“Eles são bárbaros, esses parasitas capitalistas!”, disse Maduro. “Temos mais de cem burgueses atrás das grades no momento.”

O sucessor de Hugo Chávez também disse que seu governo está preparando uma lei para limitar entre 15% e 30% os lucros das empresas venezuelanas.

As autoridades dizem que empresas sem escrúpulos elevaram preços de eletroeletrônicos e outros bens em mais de 1.000%. Críticos dizem que as políticas econômicas socialistas fracassadas e o acesso restrito à moeda estrangeira estão por trás da inflação galopante da Venezuela.

“A Goodyear tem que baixar seus preços ainda mais, 15% não é suficiente, os inspetores têm de ir lá imediatamente”, disse Maduro em discurso, enviando funcionários para verificar as operações locais da fabricante de pneus norte-americana.

Desde o fim de semana, soldados e inspetores entraram em 1.400 lojas, tomaram as operações de uma empresa de eletrônicos e de uma fabricante de baterias.

A decisão mais ousada de Maduro desde que tomou posse em abril é uma reminiscência do estilo de governo de Chávez, que nacionalizou algumas áreas da economia do país-membro da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) durante os 14 anos de seu governo.

Meus comentários

Fico imaginando como é que o governo brasileiro vai conseguir fazer empresas brasileiras investirem dinheiro em Venezuela desse jeito! Pode ser que as tais empresas sejam apenas estatais, que, como sabemos, quando mais deficitárias, melhor para o governo socialista.

Por outro lado, está cada vez mais bizarro assistir ao que ocorre na Venezuela. É como se assistíssemos filmes como “O Último Rei da Escócia” (protagonizado por Forest Whitaker), só que em tempo real.

A partir de agora é só barbarismo e totalitarismo. Que o sofrimento do povo venezuelano seja o nosso aprendizado.

Anúncios

5 COMMENTS

  1. Esse Maduro é burro mesmo.
    Quanto mais rápido ele implantar o socialismo mais rápido ele vai perder o poder.
    Haverá tantas empresas fugindo e convulsão social, que logo vão pegar ele.
    Depois disso não sei o que acontece, mas não é nada bom.

    Mas pra nós é melhor que ele seja assim, burro, assim a Venezuela vai logo pro fundo do poço, e fica como modelo do que não se deve fazer.

    • Muita semelhança.Depois de prender empresários e da falta de produtos básicos, o plano real salvou tudo por aqui.Lá eles não tem essa chance, vamos ver se a hiperinflação vai ser capaz de mudar a cabeça dos parasitas de bolsa esmola por lá.
      Mas eu acho que não, solução alí só revolução armada.

Deixe uma resposta