Manifestantes ucranianos derrubam estátua de Lênin em Kiev

22
90

miseria

Fonte: UOL

Manifestantes ucranianos que protestavam contra a rejeição do governo de um pacto com a União Europeia derrubaram neste domingo (8) uma estátua de Lênin na praça central de Kiev, indicou a polícia.

Trinta pessoas com o rosto coberto cercaram a estátua com uma corda na altura do pescoço e a amarraram a árvores próximas para derrubá-la, ao grito de “Ao chão, miséria comunista!”, constatou um fotógrafo da AFP.

Dois deputados do Partido da Liberdade estavam presentes no local, segundo a mesma fonte. “Manifestantes mascarados derrubaram a estátua de Lênin”, declarou uma porta-voz policial à AFP, indicando que os manifestantes carregavam bandeiras do Partido da Liberdade.

A mobilização pró-europeia reuniu centenas de milhares de pessoas nas ruas de Kiev. Lênin é uma figura detestada pelos nacionalistas ucranianos, que veem nela um símbolo da submissão de seu país a Moscou no período da União Soviética.

A estátua derrubada, de 3,5 metros de altura, foi erguida em 1946 e atualmente serve de ponto de encontro na capital para os comunistas ucranianos.

A Rússia é acusada de ter pressionado a Ucrânia para que o país não assinasse um acordo de associação com a UE.

Meus comentários

Eu não sou a favor de depredações. Deixo isso para os esquerdistas, que não se adaptam à vida em sociedade civil.

Mas no caso dos ucranianos, temos um atenuante: eles estão sendo condenados a viverem na miséria socialista por não poderem se associar à União Européia.

Em tempo: uma manifestação contra a estátua de Lênin é também um símbolo contra um dos governos mais genocidas do século XX, somente superado, em termos de contagem de corpos, pelo governo chinês de Mao.

Anúncios

22 COMMENTS

  1. Só um pequeno erro Luciano:

    Mas no caso dos ucranianos, temos um atenuante: eles estão sendo condenados a “VIVEM” na miséria socialista por não poderem se associar à União Européia.

    Luciano, uma pergunta:
    Mas a Ucrânia ao se associar a UE não estaria se aliando aos globalistas? E se associando a Rússia não estaria se associando a fundadora da URSS? Não entendo mais nada, às vezes a política atual parece uma “sinuca de bico.”

  2. Luciano, você não considera essa história ocorrendo na Ucrânia um dos primeiros enfrentamentos entre o gramscismo (UE) e eurasianismo (Rússia)? Afinal, caso a Ucrânia fale mais seriamente com a UE e se tornasse membro integral, teria de gramscianizar legal suas leis e sua sociedade, enquanto que no eurasianismo iria na prática voltar a ser um satélite russo.

  3. Sem falar que com esse acontecimento, o que vai haver de pessoas falando “quer dizer que derrubar estátua de Lênin pode mas depredar banco não, lógica coxinha” pra aquelas que apoiam esse tipo de coisa vai ser bem grande.

  4. “Eu não sou a favor de depredações. Deixo isso para os esquerdistas, que não se adaptam à vida em sociedade civil.

    Mas no caso dos ucranianos, temos um atenuante: eles estão sendo condenados a vivem na miséria socialista por não poderem se associar à União Européia.”

    Lindo o seu ódio mortal pela esquerda, isso só demonstra o quão tendencioso é, ou seja, não dá pra levá-lo a sério

  5. Não se apresse em julgar os ucranianos. O líder da União Européia é nada menos que um maoísta. Existem também vários membros da Stasi envolvidos no meio. A UE representa a sovietização da Europa.

    Cheque esse vídeo.

    • Além disso existem motivos pra duvidar que a Russia ainda seja tão socialista assim.Vendo uma entrevista recente do Jim Rogers (onde inclusive ele fala que evita investir no brasil por ser um ambiente anti capitalista) ele elogia a Russia e fala que investe lá, e que a Russia não está fazendo nada pra prejudicar os empresários, pelo contrário
      Moscou sozinha tem mais milionários que o resto da europa inteira, e é um povo sério que valoriza suas tradições e não compra tudo que é lixo americano
      Se eu fosse escolher um país pra criar meus filhos, com certeza sería a Russia

      • Se a Rússia é sincera em sua suposta mudança (valorizar as tradições pré-revolucionárias, resgatar os valores familiares, o Cristianismo, abominar o gramscismo e a new left ocidental) tem que começar por enterrar os ídolos comunistas que ainda são cultuados por lá, tal qual essa estátua de Lenin derrubada na Ucrânia.

  6. Eu também sou contra depredações, e acho que elas são um instrumento típico dos geradores de caos social para propósitos escusos.

    Mas, todas as regras tem suas exceções, e eu vejo os ucranianos utilizarem um bom exemplo de exceção da regra da não depredação. Ou seja: depredaram a imagem de um PÚSTULA INÚTIL e, portando, realizaram um ato cidadão de LIMPEZA da praça pública (e sem os garis para ajudá-los).

    O único benefício verdadeiro que Lênin prestou à humanidade foi MORRER de SÍFILIS.

    Abraços.

  7. Os Comunistas piraram , quando percebi que eles apoiaram nos protestos de junho o vandalismo.E chamam agora de extrema direita fascista quem derrubou a estátua de Lênin

  8. Derrubar estátuas de diutadores assassinos não tem NADA a ver com depredação de patrimônio público ou privado. Ditadores tem que ser derrubados, em vida ou já como estátuas. Talvez não esteja aqui para ver, mas algum dia, vão derrubar símbolos de FIdel, Chávez, Maduro, e etc.
    É simplesmente a coisa certa a fazer. Não dá pra ter estátua de ditador genocida no meio da praça! Ponto.

  9. Rússia @3:25
    http://www.youtube.com/watch?v=RNjiUNSwOkw

    Pros seguidores de antonio gransci
    http://www.youtube.com/watch?v=iLC7feFwiD0
    obs: a tal lei proíbe propaganda com qualquer tipo de teor sexual pra crianças, notem como o movimento gayzista fica histérico, mente e distorce tudo, falando que a lei só persegue os gays

    E muitos outros motivos, imaginem as putas do pussy riot no ocidente, no mínimo ganhariam um prêmio, na Rússia elas foram ver o sol nascer quadrado. (aliás não só ganhariam como uns americanos de merda fizeram realmente um documentário martirizando as coitadinhas)

  10. Luciano,

    Derrubar a pontapés um patrimônio público que representa um ícone de tudo o que não presta numa sociedade livre e decente não é jogar pelas regras do adversário?

    Levando em conta o contexto, eu acho sim muito justo tocar o terror numa praça em cima de um estátua em vez de fazer isso com algum transeunte de carne e osso que não tem nada com isso.

    Às vezes é a única arma que essas pessoas possuem para furar o bloqueio da ocultação organizada.

    Chamo isso de ‘contra-terror cirúrgico'(pois tem foco e direção bem certos e visa antes expor para o mundo o terror real e MAIOR que é vivenciado por uma população e que NUNCA é levado em consideração pelos mídias do mundo locupletado; ao contrário, para alguns, certos fatos são até tidos como “fantasia conspiratória”, “paranóia inocente”, “exagero da oposição”…

Deixe uma resposta