Para economista dinamarquês, eleição de Dilma pode ser uma boa idéia… pois aí o Brasil afunda de vez

23
108

zibt

O texto abaixo foi publicado pela InfoMoney em maio deste ano, e recentemente citado pelo ótimo blog O Implicante, de Flávio Morgensten.

Vamos lá:

O economista-chefe e CIO (Chief Investment Officer) do Saxo Bank na Dinamarca, Steen Jakobsen, afirmou que o Brasil vive uma das piores situações políticas possíveis e que o cenário macroeconômico do país está preocupante. “A situação macro do Brasil é a pior dos países que eu já visitei. E eu visito 35 países por ano”, disse durante o evento ‘Criando Sucesso Operando em Mercados Globais’, na última terça-feira (06 de maio).

Segundo ele, essa atual situação é culpa do governo Dilma, que resolveu adotar um modelo experimental que “é uma verdadeira festa” e, desde o começo, estava fadado ao fracasso. “O Brasil tem os políticos que merece, porque são vocês, brasileiros, que votam errado e colocam eles lá. A atual presidente, por exemplo, não sabe o que quer e está completamente perdida”, disse Jakobsen. “Além disso, o Banco Central também está perdido e os conflitos aumentam a cada dia. A falta de reformas e as decisões políticas fora do tom deixaram a situação insustentável”, completou.

Para o especialista, se as pessoas votarem certo, as coisas irão melhorar em 2015, mas 2014 será mais um ano difícil, afinal, o governo não irá conseguir segurar a inflação, que irá ultrapassar o teto da meta, e nem fazer o país crescer. “O PIB brasileiro crescerá menos que 1% em 2014”, afirmou.

Se a atual presidente não for reeleita, vai ser bom para a economia, mas, de acordo com Jakobsen, talvez uma vitória da Dilma seja até positivo, pois “o Brasil precisa de uma crise de verdade, com uma magnitude enorme, para ver se toma jeito. E com ela isso irá ocorrer”. “A ruptura irá ocorrer nas eleições e essa será a oportunidade de o país mudar”, disse.

No entanto, o especialista ainda ponderou que talvez nem essa seja a solução, afinal, segundo ele, apesar de a única forma de conseguir mudanças seja por meio do fracasso, “o Brasil é o campeão mundial em fracassos e ainda não mudou”.

Esse cara é bom!

E, assim como no caso dos avisos do pessoal do Deutsche Bank, Dilma e sua curriola não podem fazer terrorismo econômico contra ele. Que explodam de raiva!

Por enquanto, a “ira santa” dos petistas contra instituições financeiras só atingiu o Santander, pois os bancos que não podem ser intimidados pelas loucuras petralhas podem continuar nos avisando a respeito de como anda de verdade nossa economia. E as perspectivas não são nada animadoras.

Anúncios

23 COMMENTS

  1. É, o cara é bom mesmo.

    E o que ele disse está acontecendo tal a previsibilidade de um governo medíocre que não sabe para onde vai. Trata-se de mais do mesmo do delirante universo do bolivarianismo brasileiro.

    • quem assiste entrevistas da presidenta percebe que ela esta totalmente esgotada, sua auto-estima e sua fala a beira do choro. Vocês acham que ela aguenta mais um mandato? Totalmente perdida, sem apoio, rodeada de falsos amigos. Tenho certeza que se a presidenta perder as eleições a pessoa que mais vai gostar de estar fora desse turbilhão é ela própria.

    • Estrageiros??? E o que é esse nosso dinheiro indo para cuba, venezuela, bolivia e etc… com clausas protegidas por sigilo, por 30 anos ninguem tera acesso a esse roubo, e a petrobras, negocios escusos, com prejuizos nunca antes visto no mundo, e os ptralhas vao com a maior cara de pau dizer que foi um otimo negocio….FORA LADROES…SAFADOS

  2. A frase “de acordo com Jakobsen, talvez uma vitória da Dilma seja até positivo, pois o Brasil precisa de uma crise de verdade, com uma magnitude enorme, para ver se toma jeito. E com ela (Dilma) isso irá ocorrer” é algo que, no fundo a ‘gente quer e não quer’.

    ‘Quer’ pois é justamente através do sacrifício que a ficha costuma cair. ‘Não quer’ pois iremos todos juntos para o mesmo sacrifício.

    Mas ao meu ver é óbvio: o povo brasileiro merece uma ditadura de verdade, para ver se aprende de uma vez por todas a dar valor à realidade, principalmente a realidade de que não existe almoço de graça.

  3. Meu caro Luciano.

    Sou tão cético que às vezes desconfio de minha própria sombra.
    Estou com uma séria dúvida e espero que você possa me ajudar a elucidar essa picuinha.
    Você como bom cético que é, pode entender, melhor que ninguém, a minha dúvida.

    O Reinaldo Azevedo falou recentemente: “O PT NÃO É COMUNISTA”.
    Então ai vai minha dúvida:

    Você acha que o Reinaldo Azevedo seja um… agente de DESINFORMAÇÃO na Veja.com ???

    No aguardo e abraços.

    • Apolo,

      Eu concordo com ele. O PT não é comunista, mas socialista.

      O termo “comunista” tem sido associado aos bolcheviques, o pessoal da Coréia do Norte…

      Não acho que o PT tenha sequer objetivo disso.

      O que o PT é: socialista retinto. Uma boa definição: bolivariano.

      Aparenta ser um partido que não usará da força, mas de um ESTADO APARELHADO, o que é muito melhor que implementar ditadura pela força.

      Abs,

      LH

  4. Essa cara é ‘bom’?? Basicamente ele disse a mesma coisa que todo ‘direitista depressivo’ já sabe: o brasil vai ter que virar uma venezuela antes de melhorar alguma coisa, SE É que vai melhorar.

    • O cara é bom no que diz respeito a análises economicas.

      E ele disse que a chance é trocar de governo, ou manter para FUDER DE VEZ.

      Ademais, ele é dinamarquês, e portanto não está envolvido na luta aqui, logo a classificação não se aplica a ele.

      Abs,

      LH

  5. Dizer que o povo merece seus governantes em um País como o nosso onde as eleições ‘livres” são uma fraude, é maldade com a gente direita e decente desse País né… Mas fora isso ele esta coberto de razão e é somente graças esse sistema eleitoral fraudulento que atravessaremos tal crise, pois a maldita decerto que será re-eleita.

    • Hollaf,

      Dizer que há possibilidade de se fraudarem as urnas, não significa que as eleições SÃO FRAUDADAS. Quais as evidências de fraude?

      Tentar validar uma ação ditatorial somente por suspeitas não dá né…

      Abs,

      LH

  6. infelizmente no Brasil tem gente que só aprende apanhando mesmo. mas a reeleição da Dilma é uma perigosa faca de dois gumes, pois pode dar mais força a ela e os petistas, uma vez que, sem a copa para distrair, ela poderá canalizar recursos ao populismo bolivariano.

  7. Gente, A cada dia temos informações novas piorando a nossa situação. O q pode vir ainda que só vamos saber depois das eleições? Que a inflação vai estourar, já sabemos. Que o preço da energia elétrica vai subir 30 % ou mais tmb já sabemos. Que os combustíveis vão subir na mesma porcentagem também já sabemos. Eu não sou especialista, mas da pra imaginar o que vem por aí, depois das eleições. Se preparem. Vem bomba poderosa.

  8. Boa análise.
    Na época que a Dilma foi eleita escutei muito “torço pra que o Brasil fique horrível, só pra ver petista com cara de idiota”. É compreensível o raciocínio, mas agora que é momento de releição eu torço por qualquer um, menos pra que a Dilma seja reeleita e que o país afunde com isso “só pra ver petista se sentir culpado”.
    Torcer pelo mal do país é esquecer-se que você mora nele.

Deixe uma resposta