Avaliação: Aécio Neves no Jornal Nacional

62
172

16784029-600x398

A pressão governista contra a liberdade de imprensa ao que parece está afetando a Globo, que realizou contra Aécio Neves a entrevista mais enviesada do ano, ontem, 11/08. É como eu sempre tenho dito: o discurso petista protestando contra a “mídia golpista”, sempre demonizando a Rede Globo e a Veja, nunca passou de encenação.

Alias, quando vemos as imagens, notamos que não existe nenhum viés da mídia em favor dos opositores de Dilma. Na verdade, é o exato oposto: a mídia teme as ameaças bolivarianas do governo e quando divulga algo o faz de forma constrangida.

A agressividade injustificada de William Bonner contra Aécio é um exemplo evidente deste cerceamento da liberdade dos jornalistas, o que serve como mais uma evidência de que tudo que o PT fala sobre a mídia é mentira deslavada.

Mas e quanto a Aécio? Provavelmente ele não esperava perguntas tão maliciosas. Todas elas pareciam ter sido redigidas por membros da BLOSTA.

Exemplo da desonestidade: William Bonner lançou frases como “a maioria dos economistas diz X [em oposição a Aécio]”, mas nem sequer citou o nome destes economistas. E ele fez isso mais de uma vez. As perguntas sobre o aeroporto de Cláudio todas pareciam ter saído da redação do Brasil247. Exatamente por isso, elas poderiam ter sido desqualificadas de forma muito mais contundente por Aécio.

Por exemplo, quando Bonner disse que “essa questão produziu muita polêmica”, deveria ter sido respondido dessa forma: “Muito me surpreende você considerar como polêmica uma questão levantada no discurso de blogueiros petistas aparelhados com dinheiro estatal. São eles que criam uma falsa polêmica. São eles também que dizem que a mídia está ao meu lado e é parcial, o que é mentira. Melhor você dar ouvidos aos fatos ao invés de polêmicas inventadas por blogueiros petistas, que mentem tanto contra você como contra mim”.

Isso nos leva ao segundo ponto: o desempenho de Aécio na entrevista. E minha análise é a de que ele pode vencer as eleições, mas somente por que o governo Dilma tem sido um desastre. Claro que ele é muito mais qualificado que Dilma e tem plenas condições de fazer um governo muito melhor (o que, convenhamos, não é difícil). Mas o problema é que a estratégia política dele é infinitamente frágil em relação a estratégia dos governistas. Ademais, a linguagem corporal precisa melhorar.

Aécio precisa urgentemente começar a falar “ao coração” da plateia, recurso que eu já havia citado em um post de dezembro de 2011. Em um certo momento ele usou os termos “pragmatismo” e “ideológico” que são ótimos para debates de Internet onde todos os lados conheçam os assuntos, mas péssimos para falar ao coração do povão, que quer saber de coisas básicas: segurança, saúde, educação e dinheiro no bolso. As propostas de Aécio são decididamente melhores que as de Dilma nesse sentido, mas se não forem bem comunicadas, não adianta nada.

Quando ele falou dos mensaleiros, acertou ao polarizar a discussão. Mas quando mostrou que o Bolsa Família tinha sua origem no governo FHC, errou ao não chamar os petistas de mentirosos. Enfim, erros básicos em termos de estratégia política.

Nessa altura do campeonato, não há muito o que fazer. A formação de um candidato opositor ao PT que consiga jogar o jogo político é coisa que fica para 2018. Por enquanto, podemos fazer o seguinte: pressionar Aécio e seus assessores para que eles sigam os parâmetros da guerra política no máximo que conseguirem. Abaixo está a tradução do panfleto de David Horowitz A Arte da Guerra Política, que já foi lido por mais de 3.000 leitores deste blog, mas com certeza nenhum deles ligado ao PSDB:

A dica é pressionarmos Aécio e sua tropa da mesma forma que, como torcedores, pressionamos os técnicos da seleção brasileira ou mesmo os técnicos dos times para os quais torcemos.

Farei minha parte de hoje em diante até o fim das eleições, tentando trazer ao menos um post por dia com dicas diretas para serem usadas nesse pleito.

Anúncios

62 COMMENTS

  1. REDE GLOBO…COMPRADOS pela Dilma preparam um verdadeiro ataque ao candidato Aécio neves…vergonha!! Nojenta essa entrevista feita pra atacar o cara…ainda não decidi meu voto, mas essa jogada foi vergonhosa…humilhante pro nível da maior TV do Brasil e uma das maiores do mundo…as entrevistas da Band e da Cultura no Roda Viva foram mais imparciais…como Willian Bonner e Patrícia Poeta se sujeitaram a tal fato…abominável!! Ainda bem q fazem anos q não assisto esse lixo de TV Globo!!! Prefiro Silvio Santos…rir é melhor do q compactuar com esses canalhas…fazem a lavagem cerebral e deturpam a mente do povo brasileiro!!

    • O motivo para isso que eles fizeram será publicado hoje.

      Eles poderão ser pressionados depois do que publicarei hoje.

      Alias, essa será será feita a desconstrução de todas as perguntas deles em frames, tanto para Dilma, como para Aécio. Mas esse outro publicarei depois da entrevista com Dilma.

      • O Jornal Nacional está comprado pelo PT. A gente não deve promover a TV Globo além do que ela é, promotora do petismo. Para uma sociedade avançar precisa de um quarto poder, além dos constitucionais, vigilante, imparcial, honesto. Isso vê-se que não é o caso da Globo e do seu Jornal Nacional. A desonestidade é visível e não adianta os bibelôs Bonner e Poeta, ou outros, se apresentarem como o fazem pois já vemos esta postura grave e enganadora que eles assumem ao entrevistarem o Aécio Neves nas dos assaltantes de dinheiro público situados ou na Papuda, ou fora dela. Vejam a postura de Humberto Costa, o canalha bem-vestido, em qualquer CPI onde desfila um petralha com prontuário na Polícia Federal descaradamente afirma que o cara tem “reputação ilibada”. A pergunta do bibelô Bonner à respeito do mensalão mineiro, ou sobre o apoio de Eduardo Azeredo foi muito bem respondida pelo Aécio, mas o candidato tem que desatar-se e imprimir contundência nas respostas. Aécio, meu amigo, voce está numa arena de guerra para conquista de um mandato de 4 anos para Presidente de um País que foi aparelhado nestes 12 anos governo petista com ladrões. Voce antes estava no Senado, um ambiente onde os senadores se esmeram em finesse, firulas, auto-homenagens, mas aqui na campanha não é igual. Aqui voce tem hienas, chacais, cobras, desesperados para usufruirem carne gorda da viúva nos próximos 4 anos e mais o Jornal Nacional da Globo que cantarola com a espécie. Se inspire em Arthur Virgílio no aspecto do aríete, aquela ferramenta que abre portas macicas e use os fatos, da delinquëncia dos petistas, tão abundantemente conhecidos para derrubar escudos que protegem esta gente que vem assaltando o país. O país está cansado de assistir a Copa da malandragem e da bandidagem do PT. Vamos mudar este país, tirá-lo do atraso, construir um ambiente de contentamento para todos os contribuintes.

      • Fui até a internet suplicando para que existisse alguma publicação com boa visibilidade que criticasse o comportamento da globo quanto a Aecio. Fico aliviada em encontrar essa publicação e os respectivos comentários. Estou enojada com o JN e com a globo…será que eles acham que as pessoas são burras? Hoje repetiram a dose com Campos. Parabéns ao blog!!!

    • Se o Santander está de joelhos, imagina a Globo, que sempre foi lambe-botas de quem estava no poder. Se se rebaixarem mais, podem chegar ao nível da Fossa das Marianas.

    • Concordo com vc Marcio fique chocado com o Bonner parecia que ele queria que Aecio falasse o que a Dilma quer ouvir, foi muita pressão, eu ate escrevi pro Bonner: quero o mesmo tratamento que voce deu ao Aecio a Dilma, fazer perguntas como esta. Dilma como a senhora foi absolvida do caso Pasadina se foi a senhora quem assinou o tal contrato? basta isso, quero ver ela responder sobre a máfia que quebrou a petrobrás

  2. Lamentável essa postura do “oposicionista” Aécio Neves.

    Esse comportamento corrobora ainda mais para explicar a “polarização” que existe entre PT e PSDB: dois lados da mesma moeda. Um aparece quando o outro está com problemas. E também explica a ‘”inexplicável” simpatia que FHC tem por Lula.

    Se PT e PSDB fossem empresas, eu diria: Uma cria mercado para a outra, apesar de posarem de ‘concorrentes’. Sendo que no fundo ambas são controladas pelos mesmos ‘acionistas’.

    É uma lástima que esse PSDB é a única alternativa “menos pior” do cenário político atual. Mas é como já dizia um velho conhecido da história da humanidade: “Cada povo tem o governo que merece”.

  3. Não vi a entrevista mas a leitura deste post me lembrou a introdução do vídeo do Ben Shapiro onde ele explica porque o Obama foi reeleito e o Partido Republicano perdeu as últimas eleições presidenciais. Se o PSDB continuar por este caminho, eu não sei não . . . 🙁

    Em minha opinião, talvez, o encaminhamento em massa deste post para o comitê eleitoral do Aécio Neves ajudaria. Seria um modo de apesentar-lhes a estratégia correta, lembrando, no entanto, que Aécio é socialista e não tenho ideia de como receberia conselhos da direita, mesmo vindo de um ex-esquerdista radical como Valdimir Horowitz.

  4. Aécio é muito sábio, acredito que esteja guardando tais argumentos para os debates pré eleições, caso contrário gastaria munição antes e poderia ajudar o inimigo a defender-se.

  5. Também joguei a toalha e vou esperar para 2018.
    E as perguntas sobre o IDH não foram bem respondidas.
    Acho que faltou um media training…

      • Também concordo.

        O que eu fiz (acho que não será muito bem sucedido, mas fiz) mandei uma mensagem para o blog do Reinaldo de Azevedo endereçada ao Aécio, pedindo para ler o que está neste post (não coloquei a URL porque acho que não passaria).

        Mas foi o que fiz num momento de pânico (E o que é que o Reinaldo tem a ver com isso? Não sei mas acho que se alguém pode chegar até o Aécio esse alguém é ele).

        Pretendo, ainda, escrever para o PSDB e todo o comitê do partido que eu encontrar pela Internet.

    • Não espere para 2018 o que pode ser feito esse ano. Em 2018, você poderá ter se tornado um escravo do regime comunista, portanto sem chances de mudar.

      • Jacqueline, o que digo é que para formar um candidato pronto à guerra política só em 2018. Mas este ano se o Aécio assimilar apenas o que já foi traduzido aqui do Horowitz, é o suficiente para ele ganhar.

      • Eu não acho que devemos adiar a vitória, mas saber o que dá para fazer no tiro curto. No tiro curto, dá para fazer Aécio e seus assessores INTERNALIZAREM o conceito da guerra política de David Horowitz. É um ação que por si só dará resultados.

  6. Não quero ser depressivo. Mas os indícios são de que a paumolidade imperará no PSDB.Olavo de Carvalho menciona um momento em que entregou a um dossiê a um assessor de Serra, com evidências de envolvimento do PT com as FARC. Nada foi utilizado. O Índio da Costa falava das relações PT-FARC antes. Nada usado… Enfim, sempre compartilharei teus posts, e um dia quero ter o poder de desfazer as falácias e desmascaras os impostores que você tem, mas naquela de “Fazer o que é certo” mais do que “fazer pra vencer”.

    • E fazendo o que é certo, mas com os frames certos, os resultados aparecem.

      A questão agora é: teremos poder de pressão suficiente sobre Aécio e o PSDB para exigir mais assertividade e uso de boas táticas-estratégias?

      Abs,

      LH

      • Acredito que o Pastor Everaldo será mais incisivo por algumas entrevistas que acompanhei.
        Talvez isso, auxilie o Aécio pq na prática o eleitorado em dúvida após se convencer que não vale a pena vota no PT, votará no quem tem mais chances de conseguir vencer.

  7. Foi uma entrevista extremamente tendenciosa da Globo. Ficou claro que a emissora queria agradar ao governo federal.
    Bonnie incrivelmente ficou insistindo na questão do aeroporto, tentando tirar alguma confissão de Aécio, em vez de questionar sobre temas de interesse nacional, como segurança pública, saúde, infraestrutura, carga tributária, política internacional.
    Aécio precisa responder com mais autoridade nessas entrevistas maliciosas e ser duro com o entrevistador. Perdeu uma ótima chance de mostrar ao Brasil que ele não é filhote da Globo. Que pena. Tomara que acorde a tempo.

  8. Também achei o Aecio muito mal preparado.Fiquei um tanto com vergonha dele. Acho que eu e a maioria dos seus leitores saberiam como responder melhor tudo aquilo. Veremos como será a entrevista com a Dilma. Será que eles irão tocar em todos os pontos da má gestão dela e nos casos de perseguição e corrupção?

  9. Sou a favor do que o erreve disse, temos de mandar para o comitê eleitoral do Aécio esse post, o material dele no corpo da mensagem, é necessário que Aécio entenda que não adianta SE DEFENDER SEM ATACAR DE VOLTA.
    Aprendi isso com esse blog e tenho aplicado no dia a dia, nas discussões, nunca só defender um ponto sem atacar de volta o ponto opositor.

    Quem fala em “jogar a toalha”, “estou deprimido”, não ajuda. Deixa de ser idiota útil. Tem um petista rindo a cada desistência, a cada chorumela de vcs.
    Vamos pressionar e fazer uma campanha séria e justa pro Aécio até as eleições como o Luciano tem feito muito bem, não sejam bestas.

  10. Duas sugestões para melhorias no discurso de Aécio:

    1) Sobre eventual aumento de preços nos combustíveis: “há uma chance de nós (tucanos) aumentarmos esses preços: é encontrar a situação deixada pelo PT na Petrobras ainda mais catastrófica do que estamos vendo. Eles estão quebrando a Petrobras. Fizeram os trabalhadores que investiram na empresa perder milhões de seus FGTS. Então, prá salvar a Petrobras e o dinheiro do povo da quebradeira, pode ser que os aumentos se mostrem uma necessidade. Mas o foco será limpar a Petrobras de seus atuais compromissos com aparelhamento e corrupção, ou seja, tirar as mãos sujas do PT da empresa. Isso já deve gerar uma boa expectativa, valorizar as ações da empresa e reduzir eventuais necessidades de aumentos.”

    2) Sobre o aeroporto no município de Claudio: “esse é um falso problema, uma questão que vem sendo espalhada pelo submundo petista, pessoas que admiram o sistema chavista e sonham em impor censura a emissoras como esta, exatamente o que se faz na Venezuela. Usemos a lógica: quem constrói 80 aeroportos em um determinado território, como nós fizemos em Minas, fatalmente fará UM que seja mais perto de sua casa. Este e todos os outros também serão mais perto das casas de muitos brasileiros, como o aeroporto de Claudio é perto das casas dos brasileiros que moram naquela região. Aliás, é preciso parar com esse preconceito contra as pessoas que vivem ali. Grave mesmo é o governo federal, que prometeu construir centenas de aeroportos e não fez absolutamente nenhum. Nos governos do PT, a presidente não construiu aeroporto perto da casa dela, mas só porque não construiu perto da casa de nenhum brasileiro. E vimos o caos aéreo em diversas ocasiões. A Infraero e a Anac foram aparelhadas e sucateadas – por isso, construir aeroportos, que são importantes vias de integração para o desenvolvimento econômico do interior do Brasil (assim como ferrovias, hidrovias e rodovias), é algo que o PT não tem competência prá fazer”.

  11. Isso não foi uma entrevista, foi uma acareação! Aguardemos a postura de nossa “mídia golpista” com William e Patrícia quando a entrevistada for dilma (minúscula mesmo). Meus sensores de aranha me alertam que a conversa deverá ser muito mais lhana e cordial. Novamente, aguardemos

  12. É pura encenação, teatro da Globo e Aércio. Aliás, a Globo é especialista em fazer novelas, não seria difícil para criar todas cenas favoráveis para o candidato favorito dela. Isso pura alienação política.

  13. Precisa melhorar e muito!

    > tom de voz está muito baixo, pouco incisivo passando, muitas vezes, insegurança …
    > o olhar tem que ser mais fixo, mais desafiador …
    > sorriu nos momentos errados, principalmente quando a pergunta está sendo feita (pode ser interpretado como nervosismo, angustia, falta de seriedade)
    > falta de “tiradas espertas” (podia aprender um pouco com Ronald Regan)
    > em alguns momentos parecia estar “encolhido na cadeira”
    > excesso de respeito e baixa combatividade com os entrevistadores, evitando confrontos, invertidas, cortadas, indignação …

    Nmho, um exemplo de melhor postura corporal, colocação de voz, olhar, combatividade etc. pode ser visto na entrevista do João Doria Jr no programa Roda Viva …

    Durante a entrevista ele comente alguns deslizes, aliás bem comuns, também na oposição:

    > toda e qq opurtunidade deve ser bem aproveitada e “capitalizada”, nada de “ficar com dó” da outra parte

    > mania babaca de elogiar gratuitamente a outra parte, para dar “um ar” de compensação e bom mocismo

    Com relação ao JN, ainda é uma vitrine importante, mas tá caindo rápido como balão apagado:

    JN – audência anual
    http://blog.jovempan.uol.com.br/parabolica/files/2013/10/123.jpg

    • Deveria dizer,
      quem começou esta “bosta” de bolsa família,
      fomos nós do PSDB,
      o PT só aprimorou a “bosta”,
      e transformou em diarréia!
      Mas….
      hoje sabemos, que é hora de acabar com isto!!!!Portanto, adeus bolsa família!

    • SIM! Esse negócio de elogiar o oponente é o FIM DO MUNDO! Aprendeu com a Sheherazade na Eliana elogiando todos que já desceram a lenha nela. Porra, parem de dar credibilidade ao inimigo, parem de lamber quem lhe apunhala pela frente. Chega de bom mocismo, isso aqui é uma guerra, ATACA, AÉCIO.

  14. Gente isso tudo é armação para desvinculação de imagem PSDB e Globo, isso se cham estrategia politica, estão tentando vitimizar o Aécio e ai o argumento de dominação da mídia por parte do PT, ganhar força. A entrevista foi correta e espero que seja a mesma coisa com o Eduardo e com a Dilma.

  15. Olá LUCIANO HENRIQUE, eu leio muito material na Web, ainda mais sobre política e eleições, nestes últimos tempos. Mas raramente comento.
    Porém, não consegui ficar sem deixar a minha perspectiva de seu texto, porque simplesmente achei GENIAL.
    NÃO há muito o que dizer, concordo em gênero número e grau contigo, acrescentando apenas o fato de que torço muito pela eleição do Aécio, não porque sou partidária e muito menos, porque acho que ele será um grande presidente. Torço pela sua candidatura porque vejo o país retrocedendo a cada ano, TODOS os patamares alcançados nos últimos 24 anos de presidência, desde o retorno às eleições diretas.
    E, em minha humilde avaliação, sinto-me desesperada. Como cidadã, como profissional desempregada e, como alguém que perde qualquer esperança, a cada dia que assiste aos noticiários diários.

  16. Luciano eu vejo o crescimento do voto nulo e eu ligo isso ao pensamento que é melhor esse monstro crescer ao ponto que ele imploda e aconteça uma mudança por osmose!

    É o tipo de coisa que o Daniel Fraga e o Rodrigo Sousa pensa.

    Eu particularmente acho isso de uma desonestidade e um desapego com o país, pra alguém que fala de ideologia é ser agente do caos esse tipo de atitude.

    Eu prefiro e concordo com o seu post sobre o Papel estratégico de Eleger o PSDB para a direita no longo praso.

    o que vc acha desse pensamento de fazer a transformação por osmose?

  17. Vejo da seguinte forma…

    Qualquer político tem que estar apto, para responder qualquer pergunta!

    Não interessa se é “tendenciosa” ou não!

    Meu voto é Aécio,
    mas não por ser “bom”, ou ser o “melhor”….

    Infelizmente votarei nele, com a esperança que surja algum nome bom em breve!

    Voto em Aécio, para retirar o PT do poder, e sua corja aliada!

    Porém,
    considerei na entrevista,
    despreparo dele, e falta de ímpeto!!!!

    Com esta cacalhada que temos hoje, é f#$@ votar em alguém,
    preferia ver Bolsonaro candidato!

  18. Acompanho o blog há algum tempo, porém creio um pouco precipitado gerar estas conclusões quanto a rede globo e Bonner. Assisti a uma entrevista na qual o Bonner insistiu em perguntas quando sentiu que o Aécio esquivou ou deu uma resposta que deixou a desejar, e quanto ao aeroporto ele fez justamente do modo que o povo em geral gostaria de saber e ouvir as explicações do Aécio. Os debates nas últimas eleições tem sido em geral fracos, e já 4 anos atrás o Bonner assumiu esse papel de “cutucar” assuntos que os candidatos tentam evitar, até mesmo um candidato evita falar de um “podre” do outro partido por preferir não trazer um escandalo do seu próprio partido para o meio da pauta posteriormente. Acredito que o William Bonner assumirá o mesmo tom e teor de perguntas com a “presidenta” Dilma, como ela está sempre se esquivando mal e porcamente acredito que vá ser divertido assistir a isso.
    Abraço, e continuo lendo o blog

  19. A globo pode até ser, mas não entendi porque vc foi falar da Veja. A Veja tem Rodrigo Constantino, Reinaldo Azevedo e tem também aquele olavete lá, campeão do ctrl c ctrl v.

  20. Foi um verdadeiro interrogatório e não uma entrevista. Perdemos uma grande oportunidade de conhecer mais o referido candidato e suas propostas.

  21. Se seguirem a mesma tônica da entrevista vai ser preciso umas 50 edições do JN com a Dilma, tal a quantidade de escândalos, incompetencias e maracutaias desse governo desastroso do PT
    A estratégia e conseguir que os eleitores descrentes que desejam votar em branco ou nulo pela descrença na política de um modo geral, façam um bem ao nosso pais e votem em qualquer candidato que nao seja a Dilma para levar a eleição para o segundo turno.E a chance de polarizar o debate político e aí espero que prevaleça a idéia da mudança e o bom sensomdos eleitores. Acabou o ciclo de over do PT o Brasil voltar a crescer.

  22. Ainda não vimos a entrevista do JN com a dilma para afirmarmos que a Globo está favorecendo o PT. Este discurso meus caros é da esquerda. Essa mania de perseguição é da esquerda. Essa bitolagem é da esquerda. Não nos deixemos ser contaminados pela doença que os aflinge.

  23. o fato gente é que o brasil retrocedeu, precisamos tomar o rumo do crescimento se Dilma continuar sera mais 4 anos de atraso, basta ver as obras tão prometidas no governo Lula Dilma nenhuma foram feitas (veja transposição do Sao Francisco) e só mentiras, roubos, escandalos, tem petistas presos, não esqueçam

Deixe uma resposta