Estaria Bonner lançando uma rotina de prevenção ao criticar a “falta de respeito na Internet”?

18
119

william-bonner-gostaria-de-apresentar-programa-de-entretenimento-515ac4f7f2ce4-620x292

Segundo o jornal A Tarde, William Bonner está muito irritado com as críticas recebidas através do Instagram. Nesta quarta-feira, 13, ele publicou o seguinte texto:

Vejo com espanto como as paixões eleitorais momentâneas podem alimentar a intolerância de um tipo de eleitor que se considera suficientemente informado sobre os candidatos – e que nega às outras pessoas o direito de se informar. É aquele que não quer saber mais nada. Não quer ouvir explicação sobre nenhuma questão polêmica. E é um direito dele. O problema é quando não quer que ninguém mais tome conhecimento daquelas questões. E, por isso, insulta quem pensa de forma diferente, insulta quem cobra aquelas explicações de candidatos a cargos públicos. Isso se chama obscurantismo.

Tenho 30 anos de profissão e me orgulho de ter entrevistado candidatos à presidência do Brasil em 2002, em 2006, em 2010 e neste ano. Em todas as entrevistas, fiz e farei as perguntas que os candidatos prefeririam não ter que ouvir. Assuntos que lhes são desconfortáveis, incômodos. Assuntos que eles não abordam na propaganda eleitoral, obviamente. São assuntos de interesse jornalístico, são assuntos que o eleitor deve conhecer. Todos os candidatos que entrevistei, sem nenhuma exceção, sabiam que era papel deles prestar esses esclarecimentos – e que era meu papel cobrar as explicações. E isso sempre foi feito, de ambas as partes, de forma cordial, serena, respeitosa. Sempre.

É esse respeito que falta aos que usam o espaço de comentários de uma foto para insultar, agredir, praguejar contra o conteúdo eminentemente jornalístico de uma entrevista. Insultam não só a mim, como entrevistador, mas a todos os demais eleitores que desejam ser informados sobre as questões polêmicas de todos os candidatos, sejam quem forem. Essa intolerância eu faço questão de deixar registrada nos comentários. Alguma utilidade terá pra quem quiser analisar os frequentadores desse ambiente encantador e agressivo, enriquecedor e mesquinho, democrático e sectário que é a internet”.

Para início de conversa, ele está certo ao reclamar de ofensas e comentários agressivos. Ponto. Este blog é contra qualquer tipo de ofensa, ameaça e coisas do tipo.

Porém, uma pessoa com toda a experiência de Bonner já deveria estar preparada para a pressão recebida, principalmente após ele ter sido contundente em uma entrevista contra Aécio ao mesmo tempo em que não há evidências de que fará o mesmo diante de Dilma Rousseff.

Ademais, ele jamais reclamou da pressão feita pelo MAV, que pede a censura de mídia dia após dia, sempre elegendo Bonner como um dos ícones do “golpismo dos barões da mídia” contra o governo. Claro que esta alegação petista sempre foi uma mentira descarada. Vários comentaristas petralhas já foram banidos neste blog ao falar coisas como: “Vá ler algo além do que William Bonner te contou”.

Mas o que importa é notar que o uso de pressão sobre William Bonner nunca foi uma novidade exatamente pelo comportamento de matilha selvagem da tropa petralha em direção a ele. Tudo isso ocorrendo ao longo de vários anos. Eis que durante pouco mais de 24 horas ele começa a receber pressão mais forte do lado de não-petistas, esbravejando logo em seguida. É claro que algo não cheira bem nesse desabafo…

Podemos apostar na hipótese dele estar preparando o terreno para a entrevista mais amena da história de Dilma Rousseff, mas, antes disso, começar a atacar de forma preventiva quem o pressiona para que ele mantenha diante dela a mesma contundência que teve diante de Aécio. O objetivo de Bonner, neste caso, seria desestimular os críticos. Enfim, eu não nasci ontem.

Como resposta a ele, o melhor a fazer é duplicar, melhor, triplicar a pressão. Mas sem ofensas ou ameaças, por favor, para que ele não tenha pretextos em sua manga.

Anúncios

18 COMMENTS

  1. Ele já está criando o álibi para ser mais ‘moderado’ com Dilma e poder ter uma desculpa para isto. Tanto que a entrevista com Dilma nem será na Globo, mas no palácio do planalto, pelo que li hoje no jornal.

  2. Ayan, se tiver tempo, sugiro ler esse artigo acadêmico sobre a retração do tão amado Estado de Bem Estar Social, da esquerda. Vi ele no site do PorcoCapitalista.com 😉

  3. Prezado Luciano,

    Vejo da seguinte forma,
    as entrevistas com Aécio e Campos,
    foram perfeitas,
    se for seguir a mesma linha com Dilma,
    nota 10.

    Porém,
    como faço parte daqueles que acreditam em “teoria da conspiração”,
    vejo o seguinte,
    entrevista com Aécio, Willian desmontou o Aécio,
    entrevista com Campos, igual,
    então,
    cai (explodem) o avião de Campos,
    bem perto do dia de Dilma ser entrevistada,
    assim a presidanta,
    aproveita, deixa a imagem de Aécio e Campos “feias”,
    diz que não tem mais tempo em sua agenda,
    e que não dará entrevista para Globo, pois o dia da entrevista foi desmarcado pela morte de Campos!!!

    Assim,
    Marina (companheira de Lula) consegue arrecadar mais votos,
    pois esta é a “queridinha” da esquerda (muito mais que Campos)
    sendo assim, aumenta a vantagem dilma / Aécio,
    e… o PT vive feliz,
    assim como o caso de Celso Daniel e do Toninho do PT.

    Posso estar maluco????
    Quem sabe????
    Do PT,
    não duvido de nada!!!!!!

    • Concordo, em gênero, número e grau: do PT, pode-se esperar tudo, sem o menor escrúpulos, na sua ambição pelo poder. É o partido e a ideologia do “fim justifica os meios”.

      Por isso, não acho mera coincidência ou teoria da conspiração maluca a sucessão de certos fatos, em ano eleitoral, a começar pela censura fragorosa e imoral à jornalista Rachel Sheherezade. Pensem no tanto de comentários contra o governo petista de que a população foi privada.

  4. Mas isso é o cúmulo da ridicularidade. Nunca fui com a cara desse maluco, mas até aí foda-se minha antipatia.

    Mas agora, olhem o que ele diz:
    “tenho orgulho de ter entrevistado candidatos em 2002, 2006 e 2010”
    Ô IMBECIL, TODOS ESSES ANOS FOI O PT QUEM VENCEU A ELEIÇÃO!

    Pelo amor de Deus, vcs que aqui lêem, pressionemos esse infeliz até o talo! Até ele não aguentar mais! Quero ver ele fazendo com a Dilma a entrevista mais agressiva da história.

    Quero ver a mesma macheza que teve com o Aécio, o mesmo tom agressivo na voz.

    Quero ver ele não arregar quando ela subir o tom da voz, coisa que adora fazer.

    Quero ver ele comprar a briga, mostrar os dentes, estar pronto pra porrada.

    ENCHAM O TWITTER DELE, O FB, O INSTAGRAM, EMAIL, O QUE FOR, nós estamos de olho em vc, Globo, e a partir do momento que apoiarem esse partido lixo e sanguinário, conosco é SEM ACORDO.

  5. O que tem de vigarice intelectual nessa cartinha miserável desse jornalista é uma grandeza. Mereceria até uma análise individualizada. O cara usa um ‘shaming’ baratíssimo, colocando a si próprio como o arauto de uma luta anti-obscurantismo. Só porque perceberam (e denunciaram) a diferença de tom dele para com os candidatos oposicionistas. É preciso continuar em cima dele, pois só assim TALVEZ ele seja algo assertivo quando for entrevistar Dilma. Minha primeira sugestão de pergunta é a seguinte: “candidata Dilma, em virtude da morte de Eduardo Campos, a senhora decretou luto oficial, cancelou a entrevista no JN e afirmou que suspenderia a campanha por 3 dias. No entanto, no dia seguinte, estava recebendo empresários, além de, segundo diversas fontes, ter telefonado, junto com o ex-presidente Lula, para os dirigentes do partido de Eduardo Campos, buscando NEGOCIAR composições para palanques estaduais que beneficiassem sua campanha. A senhora acha que foi ético fazer isso pouquíssimas horas após a morte trágica de seu adversário na eleição presidencial?”

    • Luciano, não sei se vale a pena manter o meu comentário! Pode apagar se julgar melhor.

      Eu tinha assistido a uma edição da entrevista em que se destacaram algumas intervenções dos entrevistadores. Só depois de colocar o link aqui, é que fui assistir é entrevista na íntegra e a achei muito fraca e cansativa, principalmente pela timidez dos entrevistadores que não contra-argumentaram (mesmo porque ela usa de intimidação e fala pelos cotovelos, praticamente não deixando ninguém falar e, dando ainda menos oportunidade para contradizê-la).

  6. Texto mais pretensioso do seu blog com certeza, posso até dizer que foi escrito com muita emoção da sua parte, mas não esqueça como foi a entrevista com a Dilma.
    Eu particularmente acredito que ele reclamou pois esperava que apenas os petralhas fossem babuinos nas redes sociais, mas como o eleitorado menos esquerdista foi ampliado com essa nova classe média nada mais natural que agora tenham eleitores macacaqueando de ambos os lados. Infelizmente o PT venceu e teremos que aturar esse partido quebrando o país por mais 4 anos.

Deixe uma resposta