Nesta segunda, teremos o teste de credibilidade do JN: Dilma será entrevistada

26
101

jn

Como diria um personagem do filme Mad Max 2: “Você pode fugir, mas não pode se esconder!”. Depois da desculpa esfarrapada de “luto” para não comparecer à entrevista da última quarta-feira, Dilma Rousseff será entrevistada nesta segunda-feira, 18/08, no JN.

Leia o que Augusto Nunes diz a respeito:

O desempenho de William Bonner e Patrícia Poeta na entrevista com Aécio Neves não registrou nenhum pecado mortal. Descontados escorregões perdoáveis, ambos se comportaram como jornalistas de verdade: escolheram temas relevantes para os espectadores, com prioridade para as que lhe pareciam incomodas para o entrevistado, e exigiram respostas claras. Embora sempre incisivos, não ultrapassaram em nenhum momento a fronteira da civilidade nem incorreram em grosserias. Ao contrário do que se verá nos debates eleitorais transmitidos pela TV, não fizeram acusações. Fizeram perguntas.

Amparado em argumentos consistentes e contra-ataques oportunos, o senador do PSDB, Neves sobreviveu sem ferimentos à sabatina cuja taxa de risco se tornou extraordinariamente superior à dos debates entre candidatos. O tiroteio verbal transforma minutos em horas. Uma frase infeliz, uma resposta desastrada, uma gafe bisonha demais ─ quaisquer palavras, gestos ou mensagens fisionômicas que produzam manchetes negativas nos jornais do dia seguinte decretam a derrota de consequências desastrosas. As edições desta terça-feira atestam que, na pior das hipóteses, o Aécio empatou. Não é pouca coisa: nesse caso, empate é vitória.

Em vez de criticar a dupla, portanto, a oposição deve exigir que a performance seja reprisada com Dilma Rousseff. Aécio, por exemplo, teve de voltar ao caso do aeroporto de R$ 13 milhões devassado pela imprensa sem que aparecesse uma única e escassa irregularidade. A presidente à caça de um segundo mandato tem de ser convidada a localizar os 800 aeroportos que prometeu concluir até o fim do ano. E instada a esclarecer por que o único porto inaugurado em seu mandato foi construído em Cuba, vai engolindo o primeiro bilhão de dólares e virou segredo de Estado.

O candidato tucano foi interrogado sobre o “mensalão mineiro”, com o qual nada tem a ver. Dilma tem de justificar a nomeação de dois ministros que absolveram mensaleiros condenados pelos juristas que substituíram. Se não faltaram temas  para fustigar Aécio, sobrarão assuntos para manter nas cordas a chefe de governo que nunca soube lidar com entrevistadores sem medo. Ela recorre a mentiras ou álibis mambembes quando o neurônio solitário entra em pane e sucumbe a mais um chilique sempre que contestada ou corrigida. Foi o que aconteceu nesta segunda-feira, durante uma entrevista à RBS no Palácio da Alvorada. Leia a reportagem de Gabriel Castro no site de VEJA. E ouça outro áudio inverossímil.

No Jornal Nacional, Aécio ouviu mais de uma vez a pergunta de William Bonner: “O senhor não respondeu à minha pergunta”. Numa entrevista de 15 minutos, a candidata à reeleição vai ampliar com mais um lote de assombros o imenso acervo de palavrórios sem pé nem cabeça e frases sem começo, meio ou fim. Ao fim da primeira maluquice em dilmês, o editor do JN está obrigado a fazer a cobrança que a entrevistada merece ouvir desde a discurseira de estreia: “Não entendi. A senhora poderia tentar explicar o que quer dizer?” (Veja)

Lembremos que Romeu Tuma Jr. deu ótimas dicas de perguntas, que poderemos ver por aqui.

O que importa é a pressão que temos que lançar sobre William Bonner e Patrícia Poeta de agora até o início da entrevista. Enfim, há trabalho pela frente!

Como prometido, no dia seguinte à entrevista, publicarei uma análise de frames dos questionamentos feitos contra Aécio, Eduardo e Dilma.

Anúncios

26 COMMENTS

  1. para mim eh bem obvio que a Globo vai fazer uma entrevista com muita pressao.
    nem tudo vai ser abordado, claro. afinal nao ha tempo para isso.
    muitos dos questionamentos nao serao feitos pq a Globo simplesmente nao pode usar perguntas tendenciosas.
    mas serah uma entrevista dura.

    • para mim eh bem obvio que a Globo vai fazer uma entrevista com muita pressao.
      A contragosto do MAV…
      nem tudo vai ser abordado, claro. afinal nao ha tempo para isso.
      Olha a desculpinha…
      muitos dos questionamentos nao serao feitos pq a Globo simplesmente nao pode usar perguntas tendenciosas.
      Perguntas tendenciosas: aquelas que coloquem a petista na parede igual colocaram os outros.
      mas serah uma entrevista dura.
      Isso é o que veremos. É comovedor seu esforço em lutar para diminuir a pressão antecipada. O truque não vai colar aqui. 🙂

    • SEM ACORDO, ô MAV gratuito.
      Não tem conversinha, não tem “tadinha da Dilma, mal sabe o que a espera”, não tem desculpinha babaca de tempo. SEM ACORDO.

  2. Temo que, a exemplo da entrevista do UOL/Folha (http://aovivo.folha.uol.com.br/2014/08/28/3472-aovivo.shtml), será mais um veículo de propaganda para a Dilma do que um desmascaramento. Acho difícil para a Globo pressionar a Dilma. Não foi por nada que o jornal “se retratou” de ter apoiado a contra-revolução de 1964. Deve ter o rabo mais que preso ao governo atual (sem contar os jornalistas chapa branca que estão infiltrados em altos postos da Central de Jornalismo e que impedirão que isso aconteça).

    As mentiras que a Dilma fala sobre a realidade econômica do Brasil, por exemplo, precisam ser desmascaradas no ato da palavra, para que a audiência seja informada do contraditório. Se ficar no ar apenas a palavra dela, a Rede Globo terá prestado um tremendo serviço ao PT e o povo será, mais uma vez, enganado e levado pela lábia vigarista dos governistas.

  3. O horário eleitoral na TV não começa amanhã? Sorte da oposição que haverá um dia de intervalo entre a entrevista da Dilma e o início da propaganda do PT, mas ainda é pouco.

    Todos sabem – ou não? – que o PT tem os maiores gênios da propaganda política brasileira ao seu lado e dispor. Mesmo que a entrevista no JN evidencie o despreparo da candidata e alguns problemas com seu partido, a propaganda que terá início amanhã já está programada e muito bem planejada para dar um choque de abafamento em tudo o que for dito hoje no JN.

    Outra. Qual é a importância de uma entrevista como essa acontecer a dois meses das eleições? Nesse tempo a propaganda petista se encarregará de apagar tudo o que for dito de ruim sobre a candidata. Os 14 minutos de televisão são uma eternidade para emitir todas as falsas verdades e promessas que forem necessárias. E mesmo que hoje em dia a propaganda na TV não seja determinante para ganhar uma eleição, a diferença de tempo que o PT tem dos outros partidos é algo para se preocupar.

    Gostaria muito que os outros partidos fossem ousados, ‘perigosos’ no pouco tempo que possuem. Se ocuparem o espaço apenas com musiquinhas, pessoas sorrindo e discurso ameno e batido, Dilma e o PT terão mais 4, 8 12 anos de poder. Só ousadia e dedo nas feridas poderão tirar o PT do poder – e não totalmente mesmo que percam.

  4. Esta foi a mensagem que enviei para o JN.

    “Caros Srs. William Bonner, Patricia Poeta, e equipe,

    Como foi anunciado, hoje ocorrerá a entrevista com a presidente e candidata Dilma Roussef. Os brasileiros esperam que as perguntas sejam tão duras quanto foi com Aécio Neves e Eduardo Campos.

    Os brasileiros querem questionamentos a respeito do financiamento do porto de Mariel em Cuba ao custo de mais de 1 Bi, a respeito do financiamento das reformas nos aeroportos do mesmo país, ao custo de 300 mi, a respeito da imensa desvalorização da Petrobras e o prejuízo de Pasadena, a respeito do exorbitante valor da refinaria Abreu e Lima, a respeito do perdão de dívidas aos países africanos sob regimes de ditadura que chegam a 800 mi, a respeito do apoio petista a soltura de mensaleiros, a respeito da Comissão da Verdade que não investiga os crimes cometidos pela guerrilha, da qual a presidente participou ativamente com roubos, sequestros e mortes, a respeito do apoio do governo petista a Venezuela, que vive sob regime ditatorial e pratica assassinatos contra a própria população, a respeito do apoio ao Hamas, que pratica terrorismo atacando a única democracia do Oriente Médio utilizando a própria população não combativa, crianças e mulheres, como escudo humano, dentre tantas outras questões relevantes.

    Hoje é o dia de mostrarem para todo o Brasil que o jornalismo da Rede Globo é independente, corajoso e tem credibilidade.

    Queremos a verdade,

    Grato pela atenção,

    Att,”

      • Se não começarmos a nos mobilizar e fazer pressão, se não mostrarmos para os veículos de comunicação que estamos atento ao que está acontecendo e que o jornalismo está aquém do que esperamos de independência e seriedade, não farão nem hoje, nem amanhã. A esquerda ocupou todos os espaços porque sempre pressionou, o PT demorou mais de 20 anos para eleger um presidente depois de muitos derrotas porque deixou o derrotismo de lado e foi persistente.

    • Apoiar Aécio para ver se ele vai pro segundo turno com a Dilma.

      Mas, sinceramente, estou pensando na hipótese de apoiar a Marina Silva se o Aécio demorar para jogar o jogo político.

      Explicarei em mais detalhes em um post em breve.

      ABs,

      LH

      • Vish, Luciano, apoiar Marina?
        Sei não… só em caso de ter segundo turno entre ela e Dilma. Anseio para ler o post a respeito.

  5. É, William Bonner, quero ver ser HOMEM agora diante das prováveis SUBIDAS DE TOM DE VOZ que a presidanta adora fazer, dos olhares de fúria que ela lançar, da raiva contida que ela demonstrará só de ouvir qualquer coisinha que a denigra.

    PAU NESSA FILHA DA PUTA!

    • Pqp….

      Cambada de vagabundo…. o que é arrecadado é monstruoso,
      nada é feito,
      e agora vão tributar ainda mais????

      Caro, Maxwell

      Repare abaixo, como demonstro facilmente a arrecadação brasileira!

      Você sabe, quanto é arrecadado em impostos neste país????

      Abaixo demonstro facilmente a situação,
      deixo claro que o valor real, é bem superior ao que anuncio,
      pois deixei muitos como se não pagassem,
      ou seja exagerei propositalmente,
      para você se surpreender, e não acreditar,
      que o valor anual arrecadado é realmente este
      (o valor com certeza é superior, ao que apresento)

      Lembre-se sempre,
      você comprou algo… pagou imposto!!!!

      Comprou remédio? Pagou imposto
      Comprou gasolina? Pagou imposto
      Pagou a conta de luz? Pagou imposto

      Vamos lá….

      População do Brasil: 202 milhões de pessoas (IBGE)

      Começamos fingindo que 82 milhões de pessoas, sejam menores
      de 17 anos, não trabalhem, não sejam traficantes, e não sejam assaltantes,
      portanto nunca viram dinheiro,
      então esqueçamos estes.

      Sendo assim,
      a população nacional,
      com situação de trabalho seria de 120 milhões de habitantes.

      *1- 20% destes 120 milhões de hab.
      possuem renda média de R$ 650,00.
      Estes, você pode dizer que consomem, compram remédios,
      comida, vestuário, pagam luz, água, etc…
      Ou seja, estes pagam IMPOSTOS indiretos, ou seja, EMBUTIDOS
      em tudo que compram.
      O que na realidade significa que pagam 15% de seus rendimentos
      em impostos!!!!
      Então:
      24 milhões de pessoas (20% da população) pagando 15% de impostos
      sobre seu ganho mensal de 650,00 (R$ 97,50).

      24.000.000 x 97,50 = 2 bilhões 340 milhões / mês
      Anualmente: R$ 28 bilhões e 080 milhões de reais

      *2- 14% da população (16.800.000 pessoas) possuem renda média mensal
      de R$ 1.000,00.
      Estes consomem mais, e gastam mais, ou seja acabam pagando
      uma média de 20% em impostos diretos e indiretos, o que totaliza
      R$200,00 de impostos por pessoa.
      Então:
      16.800.000 pessoas x 200,00 = 3 Bilhões 360 milhões / mês
      Anualmente: R$ 40 bilhões 320 milhões de reais.

      *3- 10% da população (12 milhões de pessoas) possuem renda média mensal
      de R$ 2.000,00.

      Então:
      12.000.000 pessoas x R$ 700,00 = 8 bilhões 400 milhões / mês
      Anualmente: R$ 100 bilhões 800 milhões

      *4- 18% dos brasileiros (21 milhões e 600 mil pessoas)
      possuem renda mensal de R$ 3.000,00.
      Estes pagam todo e qualquer tipo de imposto,
      sabendo ou não, pagam 35% de seu salário só
      em impostos!!!!!
      Então:

      21.600.000 pessoas x R$ 1.050,00 = 22 bilhões 680 milhões / mês
      Anualmente: R$ 272 bilhões 160 milhões de reais.

      Pauso aqui para lembrar que,
      está sendo feito uma mostra do que é arrecadado,
      ou seja TODOS,
      todos os impostos juntos,
      tanto municipais, estaduais e federal.
      O que está sendo divulgado é simplesmente,
      a arrecadação anual de IOF, IR, IPTU, ITCMD, ITBI,
      ICMS, IPVA, ISS, ISQN, Laudenio, etc… (todos os impostos,
      existentes no país).

      *5- 09% destes (10.800.000 pessoas)
      possuem renda mensal de R$ 6.000,00.
      Seus gastos mensais geram arrecadação
      relacionada a 45% de impostos.
      Então:
      10.800.000 pessoas x R$ 2.700,00 = 29 bilhões 160 mi. / mês
      Anualmente: R$ 349 bilhões 920 milhões de reais.

      *6- 08% da população (9.700.000 pessoas) possuem renda mensal
      de R$ 35.000,00. Estes pagam 60% de seus salários em impostos
      (R$ 21.000,00).
      Então:
      9.700.000 pessoas x R$ 21.000,00 = 203 bilhões 700 milhões / mês
      Anualmente: R$ 2 trilhões 444 bilhões 400 milhões de reais.

      *7- 01% da população (1.200.000 pessoas) possuem renda média mensal

      de R$ 200.000,00, e estes são o que mais pagam impostos no país
      (70% de seu salário é gasto em impostos).
      Então:
      1.200.000 pessoas x R$ 140.000,00 ( 70% de 200.000,00) = 168 bilhões / mês
      Anualmente: R$ 2 trilhões e 016 bilhões de reais.

      Mostrei acima, que a arrecadação em impostos anuais
      são de (no mínimo) R$ 5 trilhões 251 bilhões 680 milhões de reais.

      Se…
      ITCMD, ICMS, IR, COFINS, ISS, IPVA,
      IPTU, IOF, ITBI, COSIP, e todos os outros…

      Dão uma arrecadação de :

      R$ 5.000.000.000.000,00 (5 trilhões) / ano (Brasil)
      (arredondando, pois seria 5.251.680 milhões)

      Ou seja,
      Se você dividir estes 5 trilhões,
      por 200.000.000 habitantes,
      pois o imposto é para a nação!
      Dará um média de R$ 25.000,00 / por pessoa / ano!

      Então…

      Uma cidade como Rio de Janeiro (6.320.000 habitantes)
      Pode e deve ter renda anual de 6.320.000 x R$ 25.000,00
      Totalizando: R$ 158 bilhões / ano.
      ou
      R$ 13 bilhões 165 milhões de reais / mês

      Para você entender bem,
      como é fácil administrar uma cidade
      como o Rio de Janeiro,
      exagerei nos valores (infelizmente, pois são os valores
      que realmente deveriam ser pagos de salário) e mostro
      que é fácil, e simples termos
      saúde, educação, segurança e estradas!

      Então, vamos simular

      População – 6.320.000 habitantes

      110.000 professores pagos pela cidade,
      para
      Universidades públicas, colégios públicos e berçários (creches)
      R$ 8.000,00 para todo professor (utopia?)
      Totaliza-se: R$ 880.000.000,00 (oitocentos e oitenta milhões) /mês
      + 74 milhões (reserva mensal para pagamento do décimo terceiro)

      140.000 policiais (civil e militar)
      com salário médio mensal
      de R$ 12.000,00 (é possível sim)
      Totaliza-se: R$ 1.680.000.000,00 (1 bilhão 680 milhões)/mês.
      + 140 milhões (reserva décimo terceiro)

      Hospitais e pronto socorros:

      72.000 enfermeiros recebendo salário mensal
      de R$ 6.000,00
      Totaliza-se: R$ 432.000.000,00 (quatrocentos e trinta e dois milhões)/mês.
      + 36 milhões (reserva mensal para pagar o décimo terceiro)

      25.000 funcionários recebendo salário mensal
      de R$ 3.000,00
      Totaliza-se: R$ 75.000.000,00 / mês
      + 6.250.000,00 (décimo terceiro)

      8.500 médicos recebendo salário digno mensal
      de R$ 40.000,00.
      Totaliza-se: 340.000.000,00 (340 milhões) / mês
      + 28.340.000,00 (décimo terceiro)

      Medicamentos distribuídos gratuitamente pelo SUS
      R$ 150.000.000,00 mensais
      preço justo e sério, sem negociatas dos políticos

      Gastos com ultrason / Tomografias / Raios x etc… (mensalmente)
      R$ 250.000.000,00 mensais
      preço justo e sério, sem negociatas dos políticos.

      40 carros novos para polícia/Mês : R$ 3.400.000,00

      10 ambulâncias + 05 carros bombeiros/ mês: R$ 3.450.000,00

      40 km asfaltados todo mês (asfalto de primeira) R$ 62.000.000,00

      9.000 funcionários da prefeitura com salário médio de 3.500,00/mês
      Totaliza-se R$ 31.500.000,00 (31 milhões e 500 mil reais)
      + 2.625.000,00 (décimo terceiro)

      Investindo 10 milhões reais em reforma de uma escola
      todo mês.

      Investindo 35 milhões de reais mensais
      em reformas e construção de postos de saúde.

      Pagando 250 milhões de reais / mês
      com merenda escolar.

      Gastando 80 milhões / mês
      com material didático, carteiras,
      mesas, cadeiras, canetas, e tudo necessário
      para manter as escolas e postos de saúde.

      Aluguéis em prédio públicos,
      pagando 150 imóveis alugados,
      cada um no valor de R$ 150.000,00
      por mês de aluguel (isto é o preço de
      aluguel de um prédio de 06 andares
      em área nobre)
      Total: R$ 22.500.000,00 (vinte e dois
      milhões e quinhentos mil reais).

      Gastos acima (prédios alugados)
      com energia elétrica, água e outras,
      R$ 4.200.000,00 (quatro milhões
      e duzentos mil reais).

      72.000 garis, margaridas e coletores de lixo,
      recebendo salário de R$ 4.000,00 / mês (espetacular).
      Totalizando: R$ 288.000.000,00 / mês.
      + 24.000.000,00 (décimo terceiro)

      Pagamento de precatórios realmente atrasados
      250 milhões de reais por mês (dinheiro exclusivo
      para pagar indenizações).

      Total de despesas acima (sem décimo terceiro)
      R$ 4 bilhões 850 milhões 550 mil reais / mês
      Mais economia mensal para pagamento do décimo terceiro
      R$ 308.590.000,00

      Sendo assim,
      despesas principais do Rio de Janeiro/ mês
      R$ 5 bilhões 159 milhões 140 mil reais

      Considerando que o principal e mais caro está descrito acima,
      e sabendo que arrecadação de impostos totais (municipal/estadual/federal)
      mensal corresponde a R$ 13 bilhões 165 milhões / mês

      Sobra ainda R$ 8 bilhões 005 milhões e 860 mil reais
      para pagar outras coisas que não foram inseridas acima.

      Ops…
      ainda pode pagar mensalmente 150.000,00
      para os 50 vereadores,
      já incluso verba para o gabinete,
      assessoria, motorista, e outras idotices,
      que estes babacas tem direito!
      50 vereadores x 150.000,00 = 7.500.000,00
      (sete milhões e quinhentos mil reais)

      Ou seja,
      palhaço não é o Tiririca em quem você votou!
      Palhaço,
      é você mesmo, que não faz nada para mudar!

  6. Prezado Luciano,

    Acabo de escutar que dilma dará entrevista no palácio!

    O que é isso???

    Todos foram no mesmo local,
    Jornal Nacional….

    Dilma,
    faz entrevista em casa????

    Então,
    monte um cenário na Globo de Brasília,
    mas….
    no Palácio do Planalto…..
    não!!!!!!!!

    Até os analfabetos vão distinguir,
    esta vale a pena… pois entrevistaram diferente,
    porque ela é diferente (psicologia dos burros e oprimidos)

    Mostrará que ela manda
    e não será intimidada em casa!

    Que por$@ é essa????

  7. como jah previa, entrevista dureza.
    Dilma, assim como Aecio, ficou irritada com a pressao.
    foi pessima nas respostas.
    Bonner foi incisivo em relacao a corrupcao no PT.
    bem, Luciano, a Globo fez o que tinha que fazer e o que sua editoria manda.
    fazer entrevistas duras com todos os candidatos.

Deixe uma resposta