Dentes novos por participação em campanha eleitoral. Mais uma vez política de baixo nível. Preciso dizer o nome do partido?

4
70

dentadura

Sim, é o partido campeão da baixaria política, que não se furta em usar todo e qualquer artifício em prol do poder. Leia a matéria Sertaneja diz que ganhou prótese antes de gravar com Dilma para a TV, da Folha de São Paulo:

Uma moradora do sertão da Bahia recebeu dentes novos um dia antes de gravar imagens com a presidente Dilma Rousseff, nesta quinta-feira (21), para a propaganda de sua campanha à reeleição.

A trabalhadora rural Marinalva Gomes Filha, 46, da zona rural de Paulo Afonso e beneficiária do programa Água para Todos, disse à Folha que a prótese, com dois dentes da frente, fora dada por Dilma.

“Tudo que tenho aqui foi Dilma que me deu”, disse Marinalva, conhecida como dona Nalvinha. Ela afirmou que a prótese dentária também estava entre os benefícios.

No fim da tarde, após a gravação com Dilma e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e depois de a Folha questionar a campanha do PT a respeito, ela mudou a versão.

Disse que tinha sido chamada por um dentista que atende num centro odontológico da prefeitura. Segundo ela, o dentista afirmou que ela iria pôr os dentes “para receber a presidente Dilma”.

Além da prótese dentária, dona Nalvinha também teve um fogão à lenha ampliado na semana da chegada da presidente. Um muro foi construído ao lado do fogão, para protegê-lo contra o vento.

A construção do fogão, assim como duas cisternas instaladas em sua casa, fazem parte de um convênio firmado pelo governo federal e pelo governo petista da Bahia com a ONG Aghenda. Dona Nalvinha é a única moradora do povoado de Batatinha que já ganhou fogão à lenha.

Os vizinhos Denise Lima da Silva, 23, e Arvaldo Gomes Filho, 40, disseram que receberam promessas da ONG, mas ainda não têm os fogões.

A visita à comunidade, que constava da agenda oficial da presidente, também teve a participação de Lula. Emocionada, dona Nalvinha afirmou que, para ela, Dilma é uma “mãe” e Lula, um “pai”. Serviu carne de bode aos dois.

O secretário de Saúde de Paulo Afonso, Alexei Vinícius, disse não ter informações sobre a prótese dentária de Nalvinha. Mas afirmou que a unidade de saúde local “certamente seguiu o fluxo normal de atendimentos”.

Fundadora da ONG Agendha, Valda Aroucha disse que a instalação dos “fogões ecológicos” é feita por etapas e contemplará outras famílias.

A assessoria da campanha da presidente negou ter solicitado a prótese e o fogão para a gravação do programa eleitoral. O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), que acompanhou Dilma e Lula em Paulo Afonso, disse que “todo mundo bota roupa bonita para receber a presidenta”.

É impressionante como aberrações morais como essa são encaradas, em muitos casos, como “normal”. As vezes é dito: “é assim mesmo”. Mas não pode ser assim. Não podemos transmitir a mensagem de que isso é tolerável.

Uma cidadã humilde é usada para o jogo eleitoral e em troca ganha um mimo. Isso é o suficiente para ela derramar litanias em direção a Lula e Dilma.

Será que isso é digno? Será que ela está sendo tratada com dignidade? Será que o eleitor está sendo tratado com dignidade?

Há algo de muito mais grave do que comprar elogios por uma prótese. É tratar esse tipo de negociada como se fosse normal e não algo digno de vergonha.

Isso é mais uma coisa em que o PT se tornou um prodígio.

Anúncios

4 COMMENTS

Deixe uma resposta