Datafolha, IBOPE e um pouco mais sobre a estratégia de Reinaldo Azevedo testada por Aécio Neves

28
178

aecioneves

Nunca neguei que este blog pertence não apenas a um analista político, como também a um especialista em auditoria de sistemas da informação, com grande ênfase em engenharia social. Quem possui os dois perfis? Eu, como vários leitores antigos já sabem, mas muitos dos novos talvez ainda não. Quer dizer, eu não apenas gosto de investigar o panorama político como tenho um prazer especial em identificar “confissões” e “atos falhos” nos discursos de pessoas achando que estão se defendendo ou “vendendo” alguma ideia. Não é por má intenção. É por que não consigo fazer de outra forma. (Como diria o personagem da série Mr. Monk, isso talvez seja uma “benção e uma maldição” ao mesmo tempo)

Auditores costumam agir assim pois as vezes é preciso dar “trela” para alguém falar algo que acha positivo para si próprio, mas que pode conter informações importantes que as vezes podem passar desapercebidas. Para quem já atuou também em auditorias de escritórios de projetos, outra característica é importante: a avaliação por resultados, não por intenções. Como diria o famoso ditado: de boas intenções o inferno está cheio.

Hoje mesmo eu publiquei um texto criticando os resultados de Reinaldo Azevedo com sua consultoria pró-PT, além de argumentar contra algo que chamo de mito da neutralidade política.  Na semana passada eu publiquei o seguinte texto sobre Aécio Neves: Por que precisamos fazer Aécio prestar contas quanto a meta de tirar o PT do poder?. Voltarei a ambos logo em breve.

Antes, preciso comentar as pesquisas do IBOPE e Datafolha para a presidência da república. Seguem os resultados:

IBOPE

  • Dilma – 37% (era 34%)
  • Marina – 33% (era 29%)
  • Aécio – 15% (era 19%)

Datafolha

  • Dilma – 35% (era 34%)
  • Marina – 34% (era 34%)
  • Aécio – 14% (era 15%)

Em ambas as pesquisas, Marina vence Dilma em um segundo turno por cerca de 7 pontos (antes eram 10 pontos, segundo o Datafolha).

Vamos com calma nessa hora.

Aécio Neves havia garantido ao seu eleitorado em 26/8 que em 15 dias a partir daquela data, ultrapassaria Marina. De lá pra cá, passaram-se 7 dias, isto é, quase metade do prazo dado por ele. Este prazo encerra-se em 12/09 (com um dia de lambuja). Lembremos da meta: ultrapassar Marina.

Agora observe o último trecho do texto de Reinaldo Azevedo aqui:

A eleição ainda está muito longe, e o PT tem uma máquina poderosa, que agora está mobilizada contra Marina. Por razões óbvias, ela passou a ser alvo também das críticas de Aécio. Nesta primeira semana de embates explícitos, a única beneficiária, tudo indica, foi Dilma. Atenção! Ter uma estrutura partidária faz grande diferença nessa fase.

Deixe-me avaliar o texto por uma ótica de auditor:

  • Projeto: Aécio vencer (ou derrubar PT)
  • Restrição: PT tem uma máquina poderosa, mobilizada contra Marina
  • Decisão ideal (apontada como óbvia): Aécio tornar Marina seu alvo
  • Resultado da semana: Dilma obteve resultados a seu favor, Marina não ganhou nada e Aécio perdeu

Em síntese, Aécio age contra tudo que tenho sugerido em termos de estratégia política. Relembre: eu sugiro atacar Dilma ao invés de Marina. Mas está seguindo à risca a estratégia de Reinaldo. Este último funciona como um “consultor” de Aécio? Não sei. Mas que há um alinhamento entre o comportamento atual de Aécio com aquilo que Reinaldo prega, quanto a isso não há dúvidas. A verdade é que os resultados obtidos a partir do comportamento político atual de Aécio servem para testar a estratégia de Reinaldo.

O problema é que essa estratégia simplesmente não está funcionando. Aécio não tem ganho pontos e Dilma subiu, enquanto Marina se mantém. Devo considerar que a intenção declarada por Aécio de vencer, e se não conseguir isso ao menos tirar o PT do poder, está dando com os burros n’água.

Reinaldo está certo ao constatar que o PT tem uma máquina poderosíssima a seu favor, mas é exatamente por isso que Aécio poderia usar o seu tempo de TV para atacar Dilma, não Marina, que já nem consegue mais se defender do PT.

Enfim, Aécio precisa parar de dar ouvidos a tudo que o PT quer: que ele continue atacando Marina, de forma a permitir o vôo livre dos petistas, que de uma semana para cá não tem mais sido alvos de nenhum tipo de ataque. Assim fica fácil demais para os bolivarianos.

Reinaldo está com más intenções? Duvido muito. Aposto na honestidade intelectual dele. Mas eu seria desonesto comigo mesmo e com os leitores se me omitisse à crítica da estratégia proposta por ele.

Esta é uma dialética que a direita precisa absorver cada vez mais. Não apenas uma dialética de argumentos, mas, se descobrirmos que os meios escolhidos por nós não conspiram contra nossos ideais e propostas políticas, focarmos principalmente em uma análise das estratégias e tática escolhidas, e dos resultados obtidos.

Anúncios

28 COMMENTS

  1. “Em síntese, Aécio age contra tudo que tenho sugerido em termos de estratégia política (atacar Dilma ao invés de Marina)”

    Não seria:”(atacar Marina ao invés de Dilma)”…já que ele está contra o que você tem sugerido…

    • Marcus,

      Melhorei: “Em síntese, Aécio age contra tudo que tenho sugerido em termos de estratégia política. Relembre: eu sugiro atacar Dilma ao invés de Marina. Mas ele está seguindo à risca a estratégia de Reinaldo. Este último funciona como um “consultor” de Aécio? Não sei. ”

      Tks,

      LH

  2. Cara, é igualzinho á eleição para prefeitura de São Paulo que eu já citei aqui umas 2,3 vezes, quem eles (Reinaldo Azevedo incluso) mandavam o Serra bater? o Haddad? Não, no Russomanno, que tinha menos tempo de tv igual a Marina e menos chance de se defender, como o Serra tinha uma rejeição enorme quem chegasse com ele no segundo turno venceria.

    • É verdade, eles fizeram a mesma coisa. Inclusive o Reinaldo disse que votaria nulo se o segundo turno fosse entre Russomanno e Haddad. É uma repetição…

      • Errar é humano. Repetir o erro é burrice! Não consigo entender porque o Reinaldo continua agindo assim. 🙁

        Detesto fazer cobranças, menos ainda com quem está fazendo sacrifícios, às vezes até mesmo pessoais, para manter em funcionamento um sítio como este aqui. Mas quanto às rotinas neo-ateístas, também preciso delas. Espero que retornem em breve (quanto mais breve melhor).

  3. Reinaldo Azevedo é um péssimo estrategista político. Fato! O Aécio tem que ter uma postura firme, parecer um líder (macho com duas bolas inteiras), bater no PT sem dó, largar o cavalheirismo de lado e usar a ironia para chamar a atenção no debate (tirando o foco dos palhaços como Eduardo Jorge). Ele tem que ter mostrar sim que é diferente da Marina, mas tem que metralhar o PT que está nas cordas.

  4. O tio rei não é lá muito inteligente, comecei a notar isso desde o tempo que ele passou a defender a NSA, conscientemente ou não, e a chamar o Snowden de ‘tipinho à toa’, como se isso valesse alguma coisa.

  5. Não gastem mais fosfato com Aécio. É carne queimada, como a moça do romance do Umberto Eco. Também sou de direita e ele seria o menos comunistas dos três grandes, portanto, minha 1ª opção, mas em uma política de contenção de prejuízo (delenda PT), eu Marinei e f*da-se.

  6. Até interpreto essa postura de Reinaldo e outros contra Marina uma tentativa de não desmobilizar os eleitores e potenciais eleitores de Aécio, de mantê-lo competitivo.
    Mas isso tem sido feito desde o começo da pior maneira possível com frases tipo “Marina é pior que Dilma”, e o resultado esta aí…em vez de surfarmos no crescente e irreversível anti-pestismo (sem conotação pejorativa aqui), cria-se um anti-marinismo pró-dilma.

    Aécio e o psdb caem por seus próprios deméritos. Neste texto no blog do Rodrigo Constatino, o autor fala de atitudes do psdb que, me parece, começam a ser percebidas por muita gente que não quer mais saber do PT, a de quê o psdb não representa a oposição (enquanto povo, não partido), e que este morrerá junto com o naufrágio do PT:
    http://veja.abril.com.br/blog/rodrigo-constantino/democracia/os-dois-grandes-males-do-psdb/

  7. Lembro-me que quando houve a especulação sobre a irmã de Aécio assumir um cargo na campanha deste e o Reinaldo anunciou isso em seu blog, o candidato Aécio se comunicou diretamente com o Reinaldo para esclarecer a questão, havendo ainda margem para se dizer que outros assuntos também eram tratados entre os dois. Que ele segue a estratégia do Reinaldo isso é certo.

  8. Como falta sangue nos olhos dessa gente. Me pergunto como conseguem ficar tão calmos esses caras… que será que rola, ameaça por SMS, o PT tem imagens deles comprometedoras, qual que é hein?

    Eu fico aqui me espumando de raiva, querendo entrar lá pra derrubar na voadora a Dilmanta e seus acessores de merda, e eles que estão no cenário ficam brincando de cházinho, deixando o PT voar ao invés de atirar com um belo de um fuzível nesse pássaro depenado vermelho.

    Aécio, assim não dá, assim não dá…

  9. Prezado Luciano, não sei se os comentários do Reinaldo tem tanta influência assim, mas se o objetivo é derrotar o PT, é esse partido que deve ser atacado, isso é óbvio até para mim, um leigo no assunto. Mas uma coisa importante é preciso considerar: os Kerenskis dentro do PSDB.

  10. Reinaldo jamais tem alguma estratégia à favor do PT, pensou eu. O que deve estar acontecento, se bem conheço o tio Rei, ele está querendo bater em Dilma para ganhar eleitores tanto de Dilma quanto Marina, pois a política de Marina é igual a de Dilma. Se você bater na Dilma, ainda pode dizer que Marina fará o mesmo. É só citar o decreto 8243.

  11. Luciano, viu o último post do Felipe Moura Brasil? Ele apoia abertamente a ideia de que Aécio tem que atacar as duas, Dilma e Marina, igualmente. As teses que debatemos ontem sobre o comportamento do Reinaldo Azevedo se aplicam claramente ao Felipe Moura Brasil. Devo confessar que gosto de alguns argumentos apresentados por ele, embora entenda os seus divergentes pontos de vista na questão.

    http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/2014/09/04/por-que-aecio-nao-deve-atacar-so-dilma/

    Aliás, é interessante notar posições conflitantes de blogueiros influentes da direita em relação ao quadro atual. Você acha que deve haver uma detente entre Aécio e Marina visando aliança futura e os ataques devem se concentrar em Dilma. O coronel acha que ataques não dão resultado, prega o voto nulo no 2º turno entre elas e quer Aécio se preparando para 2018. O Felipe Moura Brasil acha que Aécio tem que atacar as duas agora apresentando-as como dois lados do PT e não deve apoiar ninguém no 2º turno visando 2018, como Marina fez em 2010.

    • Completando: Eu acho que os blogueiros da direita deveriam, a essas alturas, deixar divergências e rejeições de lado e apoiar a campanha de Aécio incondicionalmente. A fase de críticas duras já passou. Uma crítica deve ser sempre trazida com comedimento, em tom de sugestão, jamais apontando o dedo na cara. Terminada a eleição, voltamos a apontar os erros.

    • Tomé,

      Acho que há um equívoco nesta análise, esquecendo-se de uns fatores fundamentais da guerra política. Na guerra, não lutamos apenas para prevalecer nossos ideais, mas para fazer nosso adversário perder poder de fogo.

      O PT tem 11 minutos na TV, o PSDB tem 5 e o PSB tem 2. Esses números não são opiniões, são fatos.

      Quando vc ataca alguém, vc faz esta pessoa perder tempo se explicando. Quem está mais na “zona de conforto” por ter que “ser atacada em igual proporção”?

      Abs,

      LH

    • Galera….vamos falar a real (denovo)?

      Aécio NÃO CONSEGUE atacar NINGUÉM. É deprimente ver blogueiros ficar dando dica pro cara……..ele não tá nem aí…

      Qualquer Brasileiro com um pouco de noção de jogo político sabe que está lidando com BANDIDOS…..aécio pensa que está em um debate de boteco, tomando cerveja e jogando buraco.

      Atacar as duas?
      Vai atacar a Marina como? Chamando-a de magrela?

      De um lado temos um partido com mensalões, vazamento de grana em procedimentos anti constitucionais para ditaduras, doleiros, apoio à escravidão, compra de voto…..E ELE NUNCA USOU ISSO A FAVOR DELE, A FAVOR DE SUA CAMPANHA E A FAVOR DO POVO BRASILEIRO….

      De outro lado você tem uma mulher com um partido nanico, vendendo uma idéia de ser a “terceira via” e dizendo que vai juntar o melhor dos seus adversários….

      O máximo que se pode fazer com mariana, é atacá-la pelo viés ambiental, ou religioso.
      E vamos ser realistas?……o psdb não tem muito a dizer em nenhum destes assuntos.

      Nem do tal avião da Marina ele pode falar, sem ter que se explicar TODO ENCOLHIDO como já estava fazendo NO COMEÇO da campanha.

      Atacar as duas????? É bem provavel que QUALQUER UMA das duas o engula vivo.

      A única pessoa que Aécio consegue atacar, é ele mesmo….e nem pra isso ele é necessário, pois depois de ter sido avacalhado por uma mulher que não sabe nem conjugar verbos, não restou mais nada.

      e tenho dito….é com muita revolta que VOTAREI NELE, pois o meu voto é estratégico…..E se cada brasileiro pensasse desta forma, essa eleição já estaria ganha, mesmo que fosse pra depois chamá-lo de presidente bananão, que é o que ele é em realidade.

  12. Luciano, é impressão minha ou a direita não consegue pensar a longo prazo?
    Será que porque geralmente a direita ser sincera em seus objetivos, ela sofre da certeza de que atingirá seus objetivos?
    Os esquerdistas radicais, socialistas, trotskistas e gramscistas, por saberem ser seus ideais falsos, sabem que só chegarão ao poder por vias tortuosas. Essa gente planeja visando DÉCADAS a frente, como estai conhecendo na AL e nos EUA.
    Como combater os bolivarianos se a direita não consegue enxergar para além de um MÊS? A maioria não percebe que dizer que a Marina é a mesma coisa que a Dilma favorece a reeleição do PT? Quando a direita vai abandonar seus dogmas, parar de brigar entre si por diferenças pontuais e começar a planejar a longo prazo?

    Deixo até a sugestão para você escrever um artigo a respeito: “Por que a Direita não planeja a longo prazo?”

    Abraços.

    • O fato do candidato mais conservador dessa eleição falar “seje” e “estrupa” não é acidente. A direita brasileira não pensa a longo prazo porque a direita brasileira é burra. Por que ela é burra? Porque os militares resolveram tomar o poder e assim deram à esquerda toda justificativa moral que ela precisava para se perpetuar na cultura e na política. É uma conta simples. Por que você acha que cubanos refugiados nos EUA são em geral mais conservadores do que o latino-americano médio? Não se acaba com a democracia de um país sem acarretar reações sociais profundas e imprevisíveis, sejam elas de curto, médio ou longo prazo.

  13. Eu não estou conseguindo mais acreditar em pesquisas de intenção de voto.

    Sabendo que Eunício Oliveira é muito, mas muuuuuuuito mais conhecido aqui no estado que Camilo, já que ele foi deputado federal, ministro das Comunicações e senador eleito em 2010, como é que aqui no Ceará, o candidato do PT (Camilo Santana) subiu 12 pontos de uma pesquisa para outra no Datafolha e 20 pontos de uma pesquisa para outra no IBOPE?

    Por que tinha que ser logo o candidato do PT?

Deixe uma resposta