Guerra Política 2014 – 15 – Atacando mesmo nas piores condições

10
82

war

No blog do Ricardo Korscho (outro membro da BLOSTA), vemos trechos de declarações de três presidenciáveis em relação ao Petrolão:

Dilma: “Acho muito estranho alguém falar em desmonte da Petrobras. Eles não podem esquecer os seus telhados. O meu telhado tem a firme determinação na investigação. Ele é um telhado cobertinho pela polícia investigando, o Ministério Público com autonomia”.

Marina: “Quem manteve toda essa quadrilha que está acabando com a Petrobras é o atual governo, que, conivente, deixou que todo este desmanche acontecesse em uma das empresas mais importantes do país”.

Aécio: “Não acredito que a presidente da República tenha recebido recursos deste esquema. Mas, do ponto de vista político, ela foi beneficiária, sim. E tinha a obrigação de saber aquilo que acontece no seu entorno”.

Hora de avaliarmos o conteúdo acima.

Marina fez o trivial sob condições favoráveis: desceu o sarrafo. Aécio também deu uns cutucões, mas lançou um atenuante ao dizer não acreditar que Dilma tivesse “recebido recursos deste esquema”. Era melhor ter deixado isso pra lá. Mas o interessante é ver que Dilma, mesmo estando acuada atacou a oposição. No caso, ela lança a desculpa esfarrapada dizendo que “pelo menos no governo dela existe investigação, e no tempo de FHC os processos eram engavetados”.

Que lição tiramos disso? Simples: Dilma, mesmo em situação desfavorável, ataca. Outro acerto em termos de guerra política.

***

Este é o décimo quinto post da série “Guerra Política 2014” e o terceiro desta terça, 09/09. Tanto como fiz nos outros dois posts, neste novamente sou obrigado a elogiar o PT na aplicação dos princípios da guerra política.

***

A regra é simples: “Estando os outros princípios igualados, o agressor geralmente prevalece”.

***

Assumir a posição de ataque sempre é favorável, pois, como muitos leitores já devem estar carecas de saber, “quem está se defendendo, está perdendo”. O exemplo do discurso de Dilma Rousseff é ainda mais importante por mostrar que o ataque pode ser feito até quando se está em posição pouco privilegiada.

***

A continuar com esse estilo ofensivo, é muito capaz do PT se sair bem das denúncias do Petrolão. Muito ajudaria se os oponentes do partido forem ofensivos em retorno. E não pode ser com o apaziguamento usado por Aécio Neves no exemplo visto no início deste post. Nos ataques, não é preciso citar atenuantes. O foco deve ser nos agravantes.

***

Uns podem dizer: “Olha, eu não acho legal atacar, prefiro discutir dialeticamente”. Mas se é assim, que raios essa pessoa está fazendo na política então?

Anúncios

10 COMMENTS

  1. PUTA QUE PARIU!!!!!!!!!!…..Aécio parece que não tem culhões!!!! sempre AMACIANDO pro lado dos Petistas.

    Enquanto Mariana usa o termo correto – QUADRILHA, o paspalho do aécio me vem com essa “Não acredito que a presidente da República tenha recebido recursos deste esquema”

    VÁ SE FODER AÉCIO BUNDA MOLE!!!!

  2. Tenho a impressão de que o Aécio tende a estar preocupado em perder a credibilidade se parecer muito exagerado ou fizer condenações sem provas. Depois se o opositor pode capitalizar em cima desta aparência de exagero, mas certamente não foi bom esse comentário dele, pois não afeta de maneira significativa essa questão da credibilidade. Pelo contrário, se acusassem ele de algum exagero, ele poderia capitalizar em cima.

  3. Ajuda para gerar informações para o Aecio tem “aos montes”, agora, ele e a equipe de campanha precisam pelo menos “se ajudar”.

    Daqui a pouco o eleitor vai pensar que a campanha dele na verdade é a “campanha da fraternidade”.

    Eis que surge uma mentira a favor …


    E agora, Marina?
    Ao contrário do que diz, candidata votou contra CPMF, de acordo com
    registros do Senado apontados pelo Globo.

    Com suposto voto a favor, ela posou de independente do PT em confronto
    contra Aécio na Band

    http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/2014/09/09/e-agora-marina-ao-contrario-do-que-diz-candidata-votou-contra-cpmf-de-acordo-com-registros-do-senado-apontados-pelo-globo-com-suposto-voto-a-favor-ela-posou-de-independente-do-pt-em-confronto-co/

  4. Tambem nao gostei da “amenizada” feita por Aecio Neves a Dil-ma! Ela tem que ser atacada com as mesmas armas que ela usa.O ATAQUE, AECIO! Duvido que voce ache que ela tambem nao recebeu propina? Nenhum brasileiro pensa assim, so voce? Eu digo em toda parte em que posto que Dil-ma e Lularapio sao os mandantes de tudo e beneficiarios maiores. Acha que eles vao mandar me matar? Aecio, pelo amor de Deus, reaja a altura e nada de complacencia com essa terrorista “caviar”

    • Só espero que o Aécio não tenha o rabo preso com Dilma. Às vezes, acho que ele é cavalheiro demais para o meu gosto.. É hora de tocar o pé na porta…ou joga a toalha para que a gente não fique gastando nossa energia e nosso tempo. Seja cabra macho, tchê.

  5. Fontes me dizem,que Aécio neves levou uma dedada no cu,as mesmas dizem que a recuperação desta dedada pode demorar seculos,por isso,peço a todos que orem para que o Aécio se recupere disso e parta para frente.

Deixe uma resposta