Qual é o desafio realista para Aécio Neves chegar no segundo turno?

51
100

aecio

Hoje fui questionado a respeito da minha afirmação a respeito da sobrevivência de Aécio nesta eleição. Minha resposta novamente foi afirmativa: “Sim, ele está vivo”. Como tenho dito, isso é ainda mais verdadeiro após a divulgação do escândalo do Petrolão e a recente desconstrução de Marina feita pelo PT.

Em relação a esta última, parece que o PT realmente lançou um “overkill” contra ela e as diversas contradições da candidata começaram a aparecer: a relação com o Itaú, os programas copiados, as mudanças de posição, os problemas com o jatinho, e, agora, o caso da doação do “fantasma” de Eduardo Campos de 2,5 milhões para o PSB. Para piorar, a comoção com a morte de Eduardo parece ter passado.

Grande mérito do serviço fica com o PT, mas as pesquisas que começam a ser divulgadas amanhã devem mostrar uma queda de Marina. E, pasmem, até uma ligeira queda de Aécio Neves. E uma melhoria na posição de Dilma. Mas vamos ver.

Diante desse quadro, o que Aécio deve fazer para tentar ganhar esta eleição?

Para início de conversa, abandonar os planos mirabolantes (como dizer “daqui duas semanas eu supero a Marina”, o que, como já sabemos, não deu certo), e partir para um planejamento por fases, onde a cada semana deve ser possível avaliar o sucesso ou não dos resultados.

Para isso, deve ser feita uma projeção em torno do que é possível. E, atenção, não digam que “isso não vai acontecer”, pois o plano não é um determinador do futuro, mas das metas que devem ser atingidas em torno de um resultado. Olhem para as metas semanais que é muito melhor, mais realista e com isso evitamos perder o foco.

Neste plano, excluo Dilma (que deve ficar sempre entre 30% e 35% até o final do primeiro turno), e considerei metas possíveis para Aécio em uma competição direta com Marina pelo lugar no segundo turno.

Eis as projeções:

  1. 11/09 – Marina 30% – Aecio 14%
  2. 18/09 – Marina 27% – Aecio 17%
  3. 25/09 – Marina 24% – Aecio 20%
  4. 02/10 – Marina 21% – Aecio 23%

O que estou dizendo aí em cima é que a cada semana Aécio precisa ganhar 3 pontos, em média, e Marina precisa perder também 3 pontos. Isso sem contar um ou outro pontinho a ser retirado de Dilma. Não é nenhum bicho de sete cabeças.

E quais as diretivas básicas para isso funcionar? Ei-las:

  1. Deixar Dilma desconstruir Marina durante as próximas duas semanas, o suficiente para que esta perca mais uns 6% até a pesquisa de 25/09. Note que o PT quase não está atacando o PSDB.
  2. Montar um plano de desconstrução do PT durante as mesmas duas semanas. Este trabalho já deve ser iniciado no máximo neste fim de semana. Mas não é para deixar nada (eu disse nada) passar batido: todas as listinhas de méritos levantadas pelo PT devem ser desconstruídas. Não é difícil fazer isso, mas é preciso de levar o trabalho a sério.
  3. Nesse meio tempo, atacar Marina principalmente com ataques transversais, pois não se deve deixar Dilma “escapar”. Ela é a que tem mais poder de fogo, e, curiosamente, também está vulnerável.
  4. Trazer temas novos ao debate (incluindo o Decreto 8243 e o Foro de São Paulo), mas sempre usando todas as técnicas possíveis de guerra política (sim, vão me chamar de iludido, mas este é um “plano” possível – se será executado bem são outros quinhentos).

Tendo feito isso é importante manter os 6 princípios de Horowitz em mente:

  1. Política é guerra conduzida por outros meios
  2. Política é guerra de posição
  3. Na guerra política, o agressor geralmente prevalece
  4. Posição é definida por medo e esperança
  5. As armas da política são símbolos que evocam medo e esperança
  6. A vitória fica do lado do povo

Para qualquer um de nós que quiser pressionar o candidato a usar todas as técnicas possíveis (por e-mail, contatos com amigos, o diabo a quatro), já listo os 16 textos da série “Guerra Política 2014” feitos até o momento, repletos de dicas de aplicações das técnicas com vários exemplos:

Em especial, as técnicas não devem valer só para o candidato, mas para todos que o apoiem.

Por exemplo, para todos os seus apoiadores, os textos em especial são os de número 9, 10, 13 e 16. Mas todos são importantes e trazem insights relacionados a aplicações práticas na guerra política.

Essa, enfim, é minha sugestão de plano para Aécio chegar ao segundo turno das eleições. Se ele chegar lá, aí deve ser feito um outro plano. Mas aí já são outros quinhentos contos. O negócio agora é foco em uma meta específica: chegar ao segundo turno.

Pelo “ativo” que o candidato tem, e pelo caminhão de m… lançado sobre as duas candidatas da ponta (o Petrolão e a crise brasileira sobre Dilma, e a desconstrução do PT contra Marina), é só levar a coisa a sério que podemos tirar o PT do poder e nem ter sustos com um PSB que pode fazer como os petralhas, colocando sua mão boba em planos bolivarianos.

Anúncios

51 COMMENTS

  1. seu texto eh muito otimista mas entendo que vc tenha que se prestar a tais fantasias, Luciano.
    Aecio nao tem condicoes de retirar 3% de Marina por semana, estah em terceiro ateh mesmo em Minas.
    sua candidatura minguou realmente.
    ele nao vai atacar Marina jah que vai buscar apoia-la em um 2 turno.
    existe um risco grande tb de, na desconstrucao de Marina, Dilma ganhar ainda no primeiro turno, o que seria ainda mais desastroso para o PSDB.
    eu penso que o PSDB jah definiu que vai se aliar a Marina para ao menos compor o proximo governo.
    se Dilma se reeleger eles perdem totalmente essa chance.
    eh uma aposta menos arriscada para eles.

    • Torreal,

      Planos não são otimistas, são factíveis ou não, são estruturados ou não, de acordo com o objetivo e com o usuário do plano. Se não for assim, não é plano, mas palpite.

      O fato é que o PT partiu muito forte para a desconstrução de Marina e esse é um caminho sem volta. Ela com certeza vai perder pontos preciosos. Se Aécio não agir, o mesmo plano que eu fiz para ele, pode ser feito para o PT, assim:

      – Marina 30 – Dilma 35%
      – Marina 27 – Dilma 38%
      – Marina 24 – Dilma 41%
      – Marina 21 – Dilma 44%

      Esse é um cenário possível.

      Portanto, o PSDB precisa entrar em campo com um plano de vitória. Para isso, é um plano.

      Se o PSDB ficar parado, o PT leva em cima dos dois. A desconstrução de Marina a fará perder votos (muitos), mas o PT está sujo. Não há época melhor para pegar estes votos.

      Se o partido vai entrar em campo com um plano deste tipo? Como falei, aí são outros quinhentos…

      Abs,

      LH

      seu texto eh muito otimista mas entendo que vc tenha que se prestar a tais fantasias, Luciano.
      Aecio nao tem condicoes de retirar 3% de Marina por semana, estah em terceiro ateh mesmo em Minas.
      sua candidatura minguou realmente.
      ele nao vai atacar Marina jah que vai buscar apoia-la em um 2 turno.
      existe um risco grande tb de, na desconstrucao de Marina, Dilma ganhar ainda no primeiro turno, o que seria ainda mais desastroso para o PSDB.
      eu penso que o PSDB jah definiu que vai se aliar a Marina para ao menos compor o proximo governo.
      se Dilma se reeleger eles perdem totalmente essa chance.
      eh uma aposta menos arriscada para eles.

      • bem, eu disse que seu texto eh muito otimista, nao seu plano.
        seu plano, a meu ver nao eh factivel.
        Aecio agora jah lida com a derrota e em como se sair melhor dela.
        para tanto nao vai bater em Marina, mas em Dilma, na esperanca de se aliar a Marina no segunto turno.
        essa eh a minha analise.

      • Torreal,

        Ok, você acha que o plano não é factível. E por que?

        Primeiro, estamos vendo que Dilma tem 5 vezes mais tempo de TV e está desconstruindo Marina. É preciso de muito otimismo para achar que isso não causará impactos em Marina.

        Se causar impactos de 4 ou 5 pontos nos próximos dias, Aécio simplesmente está no jogo. E se estiver, tem que lutar, caso contrário os votos perdidos por Marina escoam para Dilma.

        Abs,

        LH

      • vai haver impacto, mas nao acredito que serah tao grande e duvido que os votos simplesmente sejam transferidos para Aecio, mesmo diante de um esforco do candidato.
        todas as pesquisas apontam para Aecio na faixa dos 15%, 14%.
        mesmo que ele ganhe a maior parte desses votos perdidos por Marina, estarah longe ainda da disputa.
        um impacto de 4 ou 5 pontos em alguns dias nao deve ocorrer.
        tal impacto talvez soh seja alcancado no dia das eleicoes.
        ai estah o seu otimismo que acho exagerado.

        Aecio se posicionou dizendo ser oposicao ateh mesmo em um governo de Marina hoje.
        bem, eu duvido que nao a apoie em um segundo turno.
        mesmo que ele nao a apoie, de forma pessoal, grande parte do PSDB, DEM e aliados deve fazer isso, portanto nao importa muito o posicionamento individual de Aecio.

      • ‘Primeiro, estamos vendo que Dilma tem 5 vezes mais tempo de TV e está desconstruindo Marina. É preciso de muito otimismo para achar que isso não causará impactos em Marina.’

        ‘Pesquisa Datafolha, encomendada pelo jornal Folha de S. Paulo e pela Rede Globo, aponta que o cenário eleitoral teve poucas oscilações na última semana em um momento em que as campanhas intensificaram os ataques em discursos e nas propagandas no rádio e na televisão, especialmente entre Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB). ‘
        http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/datafolha-no-auge-da-pancadaria-cenario-e-estavel

  2. Quando me veio a notícia de que a Marina Silva seria a substituta de Eduardo Campos — o doador de dinheiro, mesmo estando morto; aderi imediatamente ao ataque transversal no facebook. Em um dia eu atacava a Dilma, o PT (esses já eram alvos antigos), no outro dia a Marina Silva (irmã da Dilma) e no outro dia eu atacava as duas de uma só vez — e a relação das mesmas com o FSP. O objetivo era bombardear com muitas informações os meus amigos da faculdade, familiares e outros possivelmente desinformados, e ,obviamente, deixá-los com dúvidas em quem eu votaria. A estratégia deu certo, alguns me perguntaram qual seria a melhor opção — sem ser Marina ou Dilma — e a resposta vinha imediatamente: VOTE AÉCIO NEVES 45, de todos os males esse é o menor (explicava os motivos). E novamente deu certo, a repulsa por Marina Silva é evidente nas postagens e nos comentários de alguns dos meus amigos — eu nem preciso dizer que a Dilma já era repudiada ferozmente.

    Agora serão inseridas as mensagens pró-AÉCIO. Espero que esse bunda-mole nos ajude e pare de bancar o cabo eleitoral da Marina, e ataque com mais veemência o PT.

  3. Luciano, o que voce acha de uma hora fazer um post sobre “Hollywoodianismo” ? Sobre o mundo das estrelas, a obsessão da mídia e a grana envolvida?

    Sempre me chamou atenção haver 5-6 milhões de judeus em um país com mais de 250 milhões como Estados Unidos e haver tanto ator, diretor, produtor, dono de estudio judeu.

    Olha esse artigo sobre a industria pornô: http://jewishfaces.com/porn.html

    Outro artigo de um jornal judaico reconehce a superioridade numérica dos judeus em Hollywood: http://www.simpletoremember.com/vitals/Jews-In-The-Media-Hollywood.htm

    E outro pelo famoso escritor Joel Stein (LA Times): http://articles.latimes.com/2008/dec/19/opinion/oe-stein19

    • Porque ninguém pode explanar sobre essas “coincidências” sem ser chamado de nazista e antissemita. Nos EUA e Europa isso é assunto tabu e enveredar-se sobre o holocausto, então, é literalmente crime.

  4. Vamos ser pragmáticos?
    Aécio não tem a mínima chance, sua candidatura foi mal estruturada, ele não teve apoio maciço dos figurões do PSDB e suas idéias não foram abraçadas pelo clamor popular e não ficaram claras ao eleitorado ignaro.

    A organização do PSDB acreditou demais no median voter theorem, não polemizou, não fincou bandeiras e como prêmio Aécio naufraga a deriva.

    É Marina ou Dilma. Marina ao menos acena para o mercado e não parece disposta a venezuelar o brasil, além de deixar portas abertas para o PSDB, pois vai precisar de base no congresso.

    Seria mais útil o PSDB desistir e apoiar integralmente Marina, para em um apertadíssimo segundo turno Marina levar por 47 a 44 de Dilma.

    Não será fácil, mas penso ser essa a melhor opção disponível.

    Lembrando que o PT só precisa perder uma única vez para ser completamente desconstruido.

    • Interessante sua expectativa ao final. E sim, se atuarmos bem, é isso que pode ocorrer com o PT. Mas não vejo que Aécio esteja liquidado. Hoje as pesquisas devem mostrar uma queda de Marina, e o PT vai bater o necessário para ela cair uns 5-6 pontos nas próximas semanas. Aécio precisa fazer este tipo de plano para não deixar os votos escoarem para Dilma.

      Abs,

      LH

      • Luciano,

        Você acha que é possível ao Aécio conseguir superar a demonização que fizeram dele no Nordeste? Lá ele tem menos de 10% de intenções de voto porque colou muito bem o discurso petista de que o PSDB jamais fez algo pela região. Com isso, ou o Aécio desconstrói essa imagem e ganha votos na região ou então consegue apoio maciço no Sudeste e no Sul (contrapondo a base que o PT tem no Norte e no Nordeste). Me parece praticamente impossível. Dessas duas opções, creio que seria mais simples conseguir os grandes colégios eleitorais, mas parece que nem o próprio PSDB se propõe a isso (cadê São Paulo para garantir que os eleitores de Alckmin votem também em Aécio? Cadê Minas, terra do próprio Aécio?).
        Por esse motivo acredito que, se Aécio chegar a um 2º turno (o que me parece cada dia mais improvável), é ponto para o PT que bate ele com muito mais facilidade do que bateria Marina.

        Seu blog é ótimo e essas dicas ao Aécio tem toda relação com o que você propõe, até porque está trabalhando no campo teórico. Mas, na prática, duvido muito que quem nunca fez oposição consiga em menos de um mês começar a fazer, ainda mais com eficiência.

  5. Valei-me controle. Tenho de controlar meus instintitos mais primitivos e agressivos diante da calmaria de Aécio perante esse cenário e do diabo que o PT vem fazendo. Vontade de chegar metendo voadora na cara daqueles porcos petralhas filhos duma vagabunda, bestas estúpidas, lixos humanos, não me falta. Nós aqui, do lado dos observadores, temos muito mais sangue, muito mais raiva para entregar do que o PSDB ali, com a faca e o queijo na mão. Ao invés de pegar essa faca e decapitar essas cabeças de bagre, não o fazem.

    Fico contente em ver comentários como o do João Junior mais acima, vendo que tem gente que tá usando a amada rede social para tais fins. Espero que mais o estejam.
    Dediquem até dia 02/10 para APODRECER a Dilma e para ENOBRECER Aécio. Convenhamos, é uma pequena parte dos nossos amiguinhos que realmente vão atrás, lêem blogs como aqui, manjam quem é Olavo, etc… 90% está por aí, alheio, buscando coisa engraçada no facebook e nem entende bosta nenhuma de política, mas pode ver uma notícia nojenta da Dilma e falar “vish” e uma nobre sobre Aécio e falar “hum”.
    COLABOREMOS.
    Os entuchemos de podridões sobre a Gilma Vagabunda e de boas notícias sobre Aécio.

    Se não querem “perder amigos” petistas, bloqueiem, vão lá no “Personalizado” e os excluam para não verem tais postagens. E façam a festa.

    Bom, e me chamem de otimista, mas como já mencionei aqui algumas vezes, diante de tantos perfis diferentes que vão votar em Marina, não creio que tais escandâlos recentes a envolvendo serão problema. Ela deve levar essa. Essa eleição será uma briga entre dois gigantes.

    Adoraria ver o Aécio como gigante também… desperta aí, Aécio.

  6. Me dá vontade de esmurrar, cuspir na cara, arrebentar todos os dentes, quando vejo alguém que se diz ou de direita, ou somente anti-PT, dizendo que vai votar no tal Levi Fidelix (sei lá como escreve essa porra) ou aquele pastorzinho do caralho. VAI TOMAR NO CU, CRETINO.

    Se vocês tem amigos que vão votar nele ou em pastor sei lá quantas, pelamor, DOUTRINEM, TIREM, ANIQUILEM. Não deixem esses imbecis cometerem tamanha jumentice, é perda de votos pro Aécio. É tão estupidez isso, puta que pariu, votar em quem você sabe que não vai ganhar… gastar munição atoa numa altura dessas, burrice maior não há.

    Orientem vossos amigos, conversem… estejam por perto, estejam de olho. Estou tentando fazer a minha parte no meu pequeno ciclo, façam-os nos teus.

  7. O Foro, é um tema desconhecido no mínimo por 98% do eleitorado, se Aécio Falar:
    – Quem manda no Brasil é o Foro.
    – O PT envia bilhões para seus Aliados do Foro ex: Cuba, Venezuela, Bolívia, Argentina.
    – Mostrar que o PT segue intencionalmente as politicas fracassadas do Foro para manter o seu poder no Brasil.
    Aécio iria ganhar visibilidade, muitos eleitores ficariam interessados em saber o que é o Foro,etc.

    • Aécio jamais vai denunciar o Foro, pois o PSDB é derretido por Fidel, principalmente, FHC. Eles são apaixonados pelo bolivarianismo, mas têm vergonha de assumir isso. Lembre-se de que foi FHC que impediu o impeachment de Lula em 2005. Não foi erro estratégico como muitos pensam, mas um apoio velado. Esse pessoal gosta de tipos assim. Não nos enganemos.

      • FHC nunca escondeu seu apreço e admiração pelo sapo barbudo do ABC Paulista. Tanto que até hoje FHC sempre se refere a Lula como um mero adversário político, jamais como um criminoso.

        Entre Lula e FHC existe muito mais que uma mera simpatia política. Existe uma cumplicidade velada que extrapola muitos limites da moral e ética.

      • Com certeza, Roger. FHC é um cúmplice político de Lula. E ninguém disse que o PSDB é do Foro, Slaine. Mas as ações de FHC falam por si. Ou você vai deixar de enxergar a realidade.

  8. Apenas, lembrando:

    Não esqueçam que com ou sem plebiscito, com Dilma ou Marina … mesmo com 2 mensalões o legislativo ainda é muito importante nas decisões do país.

    A prova disso é que os comunas já colocaram em ação o plano B, decreto 8243 e o plano C a pressão para a tal pseudo-constituinte-exclusiva.

    Prestem atenção: são 4 petardos com alvo bem definido: o legislativo.

    Portanto não esqueçam de escolher candidatos a deputado federal e senadores que tem total aversão a estes planos, e dediquem o mesmo tempo e esforço para divulgação destes candidatos acompanhando sempre de uma explicação sobre a importância de “formar uma barricada anti-bolivarianismo” no congresso.

    A direita tem que entender: “quem tem apenas uma estrategia, na verdade, não tem nenhuma”.

    E a partir de hoje, veremos o que acontecerá com o terceiro poder:

    Lewandowski toma posse nesta quarta como presidente do Supremo
    http://g1.globo.com/politica/noticia/2014/09/lewandowski-toma-posse-nesta-quarta-como-presidente-do-supremo.html

    Olho no lance!

    ” Enfim, a Direita ressurge ! “

  9. Enviei para o Fale Conosco do site do PSDB uma ideia top. Só não compartilho aqui, pelo menos agora, porque o blog é alvo da visita indesejável dos MAVs. Aproveitei para indicar esse texto do Luciano. Pô, ou os caras ficam nessa passividade ou vão à luta. Não dá pra ficar esperando o segundo turno chegar pra fazer uma aliança com alguém e contar as migalhas de uma participação secundária no governo.

    Agora é aguardar. A resposta automática mostra que a mensagem foi:

    “O PSDB quer ouvir você! Envie-nos dúvidas, sugestões, críticas e outros assuntos de seu interesse. Sua opinião é muito importante para o partido!
    Formulário enviado com sucesso.”

  10. Perai, primeiro vc disse que o aécio devia atacar dilma, daí o aécio atacou as duas e vc ja resmungou(por que era para atacar só a dilma) E agora ta dizendo que o aécio deve atacar SÓ A MARINA?

    • Meu texto diz para atacar ambas, e quando for atacar Marina que seja em ataque transversal, que é feito em cima das duas ao mesmo tempo.

      Assim, é muito mais ataque para Dilma do que Marina. É isso que diz meu texto.

      Abs,

      LH

  11. Luciano e demais não confio nessas pesquisas, creio que ela é maquiada e direcionada para regiões previamente determinadas pela assessoria tanto para Dilma quanto para Maria Osmarina Marina da Silva (nome assim como o molusco). É fato, nas diversas rodas de amigos, colegas de trabalho sempre pergunto sobre o futuro presidente e o nome que escuto sempre é do senador. Nas redes sociais observo um pequena minoria apenas (MAV’s) ou pelegos esquerdopatas falando sobre a presidente. Quando vc os interpela sobre os recentes escândalos de corrupção e sobre a péssima gestão da gerentona eles se saem atacando o adversário sem ter argumentos apenas gritando de leitor da Veja ou mesmo de coxinha.

  12. Estou preparando meu espírito (e meu fígado) para uma eventual derrota de Aécio. Esse país vai virar uma latrina imensamente mal cheirosa. Eu não tenho nenhuma expectativa em governos de esquerda fanática.

  13. Disse num dos post anterior, que uma ação dos militares se fará na hora e contexto exatos.
    Para que você, Luciano e demais leitores, entendam e fiquem alerta, lhe indico o vídeo do Link abaixo.
    Caso não tenha tempo para ver e ouvi-lo todo, pode começar no tempo de + ou – 52 min.
    Abs

  14. Se eu sou estrategista do Aécio, não sei se perderia o escasso tempo de TV com o Foro ou o Decreto 8243. Me parecem assuntos de difícil assimilação. Eu iria logo de chavismo e Cuba. As pessoas têm horror a Hugo Chavez sem nem mesmo saber por quê. Uma campanha que acuse o PT de querer implantar o chavismo no Brasil os colocaria imediatamente na defensiva. Dependendo da reação, aí sim, o Foro e o Decreto poderiam ser sacados.

    E nas condições em que está o Aécio, até mesmo uma coisa problemática, que é falar de um outro Poder, tem sua validade. Toda vez que Dilma vier com o “engavetador geral da República”, que se lance no colo dela os juízes absolvedores de mensaleiros. O Judiciário poderia ficar incomodado? Certamente. Mas o objetivo político seria alcançado.

    • Associar o PT a Hugo Chaves realmente seria uma tática interessante. Provas das ajudas dadas não faltam, pois até vídeo de apoio o Lula fez. Depois que criaram um “pai nosso” para o Hugo Chaves o povo vai redobrar o horror a ele.
      Quanto ao “engavetador geral da república”, se Aécio lembrar todas as provocações que o PT fez contra Joaquim Barbosa (e o povo simpatiza com o Barbosa), já ganha pontos.

  15. Converso com pessoas no supermercado e digo que voto no Aecio porque ele além de honesto , é bonitinho e não voto em baranga mentirosa .Falo da roubalheira horrorosa, dos preços altíssimos que as malucas estão trazendo de volta. Assim num trabalho de formiguinha, no mercado, na fila da loteria, na farmácia, no ônibus,. Todo mundo de saco cheio , mas sem saber qual a melhor forma de acabar com a bagunça. O que mais ouço é o pedido da volta ou a intervenção das ffaa. Onde o ibope acha estas pesquisas, não sei, acho que inventam.

  16. Na prática, até o momento, podem mudar, as pesquisas induzem o eleitor a apostar em uma polarização entre Dilma Rousseff e Marina Silva, aliás as 2 são da mesma estirpe, sendo a questão provirem da mesma matriz de militância partidária e sistemas de governo.
    Como o povo daqui têm seus líderes religiosos aliados com comunistas, tipo TL, CNBB e dos evangélicos a IURD, ABB, CIM etc., ficam as pessoas ás moscas.
    O Pastor Everaldo mesmo saiu do PT por não darem “espaço”, quer dizer cargo a seu partido, ofendeu-se, declarado por ele mesmo!
    As duas variam apenas no esquema do radicalismo, enquanto Dilma já comprovou que não tem competência para administrar nada, para começar de nada sabe ou viu, ou só vê o que interessa ao deus-partido PT, Marina, como ministra do governo Lula, é adepta do fracassado modo petista de governar, sendo o PT sem igual nas promessas e péssimo na execução, a partir da qualidade das obras, todas feitas, como se diz, nas coxas, a começar das casas do ” Minha Casa, Minha Dívida eterna”, sempre caindo aos pedaços, transformando os sonhos, rapidamente, em pesadelos.
    As “deusas” Dilma e Marina são idolatradas por milhões de seguidores de suas seitas religiosas políticas e têm levado milhões no bico, ajudadas pelos “muy devotos religiosos” acima, garantidamente, sine qua non!

    • E ainda digo mais, esse desespero do Aécio é coisa de quem vive entre altos e baixos, entre momentos maníacos e depressivos, coisa típica de um cheirador de cocaína.
      Ninguém entendeu quando ele convocou aquela coletiva pra falar que não ia renunciar, mas considerando como é um sujeito desequilibrado, isso faz todo o sentido: passou na cabeça de quem que ele devia renunciar? Na dele mesmo!
      Dá pena ver gente querendo ser mandada por um bosta desses

    • Péssimo post de Constantino. Trata convicções pessoais como premissas. Afirmar que o quadro está estável é sofisma. Aécio tem que trabalhar para que o quadro se “desestabilize’ a seu favor e não com a perspectiva de que continue como está. Ele não é e nem deve ser linha auxiliar de Marina enquanto a disputa estiver em jogo. Isso seria um desrespeito com seus eleitores e um grande problema para o futuro político de seu partido. Aécio está fazendo, com algum atraso, a desconstrução correta de Marina, naquela linha ‘transversal’ que o Ayan fala e que inclui críticas indiretas a Dilma e ao PT – bem diferente, por exemplo, das leviandades que o PT lança contra ela. Esse medinho dos ataques de Aécio prejudicarem Marina no 2º turno é absolutamente nonsense. Ela terá os mesmos 10 minutos de Dilma na TV e plenas condições de fazer sua própria defesa. Não precisa que Aécio faça isso por ela.

      • Mas o quadro está estável mesmo. E note que o Aécio não ajudar a Marina enquanto houver disputa é uma coisa, mas dar uma declaração impulsiva de que vai ser oposição é outra.Independentemente do que ele faça se perder, não há necessidade nenhuma desse tipo de declaração. Tanto que muita gente até no PSDB criticou essa postura dele.

  17. Se você acha que a coisa está feia para a presidência, dê uma olhada nos candidatos para governador aqui do Rio, Pezão, sucessor de Cabral que é aliado do PT, Garotinho, cupincha dessa gente, Marcelo Crivella, atual ministro da pesca de Dilma, e Lindberg, que é da própria gangue, temos isso mais os candidatos do PSOL, PCB e PSTU, ou seja, só tem candidato governista ou esquerdista mais radical ainda. Em que democracia que estamos?

Deixe uma resposta