Tensão no Planalto: PGR nega pedido do governo para acessar depoimentos de ex-diretor da Petrobrás

15
85

tensao_dilma

Se eles não tivessem sido tão petistas durante seu governo, apelando sempre ao cinismo mais depravado, eu até ficaria com pena de Dona Dilma neste momento. Daqui a pouco eu direi o motivo. Antes, leia o texto PGR nega pedido do governo para acessar depoimentos de ex-diretor da Petrobrás, do Congresso em Foco:

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, negou pedido do governo para ter acesso aos depoimentos prestados por Paulo Roberto Costa, ex-diretor da  Petrobras, mediante acordo de delação premiada. Costa citou nomes de políticos que teriam recebido propina de esquema de corrupção apurado na Operação Lava Jato, deflagrada pela Polícia Federal (PF) em março deste ano.

A decisão foi comunicada nesta quinta (18)  ao ministro José Eduardo Cardozo (Justiça). Em ofício, Janot argumentou que o caso está sob sigilo, considerando o acordo de delação.

Por determinação da presidenta Dilma Rousseff (PT), o governo sustentou que precisava ter acesso a informações oficiais sobre os depoimentos para tomar providências em relação servidores envolvidos.

Outros órgãos do governo tentam na Justiça Federal acesso aos depoimentos para identificar a participação de servidores no esquema. A CPI mista da Petrobras também tenta acesso às revelações feitas pelo ex-diretor. Os nomes dos políticos que teriam sido revelados por Costa foram reproduzidos em reportagem da revista Veja no início deste mês.

De acordo com o “Jornal Nacional”, da TV Globo, Costa confessou ter recebido R$ 1,5 milhão de propina no processo de compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. A aquisição resultou em prejuízo para a Petrobras.

Quem já atuou com auditoria sabe que há um momento crítico para todo e qualquer auditado: o período que transcorre entre o momento em que ele é citado de forma negativa em uma auditoria e aquele no qual se descobre qual o momento pelo qual ele foi “pego”.

Um exemplo: imagine que às 15 horas de uma segunda-feira um gerente de projetos seja convocado pela área de auditoria para uma reunião na quarta-feira seguinte, às 17 horas, para tratar de irregularidades encontradas nos últimos projetos gerenciados por ele. Essas 50 horas estarão entre as mais longas de sua vida. Nesse período, ele pensará: “O que encontraram a meu respeito? Será que estou definitivamente enrolado? Será que encontraram X? Será que encontraram Y? O que vai acontecer comigo?”. É realmente penoso.

É assim que Dilma e sua curriola devem estar se sentindo neste momento. Daí pediram para ter acesso às delações de Paulo Costa. Tomaram um “não”. Vão ter que esperar mais um pouquinho. O melhor para eles nesse momento é começar a meditar, ouvir música new age, talvez até usar um Santo Daime. Tudo para ver se relaxam um pouco. Vão precisar.

Anúncios

15 COMMENTS

  1. Que Deus te ouça, Luciano! E que eles realmente penem no purgatório da espera. Será a primeira vez que o PT, de fato, perde de fatpo num jogo de corrupção, principalmente aquele que todo o Brasil tem a certeza de ser O Chefe.

  2. “O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, isentou o senador José Sarney (PMDB-AP) de responsabilidade no resgate de mais de R$ 2 milhões do Banco Santos um dia antes da intervenção do Banco Central na instituição financeira. A suspeita do Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo era de que o parlamentar havia feito uso de informação privilegiada para efetuar o saque.” (28/05/2014)
    http://oglobo.globo.com/brasil/pgr-pede-arquivamento-de-inquerito-contra-sarney-por-prescricao-12639054

    “O PGR, Rodrigo Janot, enviou ao STF parecer a favor da criminalização da homofobia. Janot sugere ao Supremo que a punição por atos contra homossexuais seja aplicada pela Justiça nos termos da Lei 7.716/1989 (Lei de Racismo), que estabelece o tempo de prisão para crimes resultantes de preconceito de raça, etnia e religião.”
    https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/148244/PGR-defende-criminaliza%C3%A7%C3%A3o-da-homofobia.htm

    “O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ajuizou no STF uma Ação Cautelar (AC 3686) com o objetivo de manter decisão da Justiça Federal que determinou ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) que cancele todas as autorizações de lavra ou de pesquisa mineral realizada na área habitada pelos indígenas Cinta Larga e no seu entorno, em Rondônia. Conforme os autos, existem “sérios conflitos” entre índios, garimpeiros e mineradoras que atuam na região. A relatora da ação é a ministra Cármen Lúcia.”
    http://stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=272167

    É ou não é PTista?

  3. OFF

    Luciano, acho que Aécio anda lendo direitinho aqui, e encontrou enfim as próprias bolas.

    Veja a notícia do Estadão (não permitem Ctrl C + Ctrl V, então, vai o link):

    AÉCIO PEDE AJUDA PARA “TIRAR O PT DO BRASIL”
    http://politica.estadao.com.br/noticias/eleicoes,aecio-neves-pede-ajuda-para-tirar-o-pt-do-brasil,1562349

    Boa, Aécio! No que depender de nós, eles serão chutados com tamanha força no rabo que nunca mais vão conseguir sentar.

  4. Luciano, por falar em auditoria, você viu como a PM do Rio foi pega nas calças curtas? A investigação seguiu secreta por 2 anos, enquanto os “espertinhos” davam mais corda para o próprio enforcamento. Tem que ser sempre assim: auditoria tem que ser exógena e independente.

  5. Poxa, quanto sabor nessa notícia. Quanto mais infernal for a vida dessa gente, melhor. Espero que estejam se corroendo, sem conseguir dormir a noite, não parem de pensar nisso… é, petistas, casa caiu, fudeu, tá acabando a brincadeira.

  6. Santo Daime seria a pior vigem ds vida desses pilantras. A bebida trata bem e faz voar quem está limpo e puro. Quem é sujo e culpado é simplesmente trucidado, nunca vi mau caráter ou até bandido por mais valente e perigoso que seja, não cair ao chão de joelhos pedindo socorro e perdão pela miséria de sua vida.

  7. Algumas vezes me bate a deprê, quando imagino a dificuldade e o perigo que corremos neste momento de nossa história, mas nestas horas lembro de algumas palavras que li aqui: “Poder não é o que temos, é o que os outros enxergam”:

    Essa corja petista não é onipotente! Eles têm dúvidas e medo também! Acima de tudo, já fizeram tanta merda que correm sério risco de irem para a cadeia por seus crimes, em um governo menos corrupto e, pior, verem a si próprios desmascarados e inviabilizados políticamente para todo o sempre.

    A minha parte estou fazendo: Contra minha natureza virei um esclarecedor político, para todos que entro em contato.

    FORA PT! CADEIA PRA VOCES TODOS!

  8. Desculpe a ignorância, mas para que Dilma quer acessar os depoimentos de herr kamarada Paulo Roberto Costa? Não consigo acessar em minha imaginação para que ela quer isso. É para se antecipar e poder dar uma freada nos demais envolvidos? É para começar a se afastar de quem vai ser denunciado? Ou para simplesmente meter o bedelho onde não é de sua conta? Alguém avisa pra ela que o Brasil ainda não é uma ditadura?

Deixe uma resposta