A rainha e o plebeu no império da guerra política

27
54

010914eleicoes1

Querem ter uma ideia de quanto Aécio precisa comer arroz com feijão para que ele não precise lavar a boca com sabão antes de falar em “estratégia política”? Então veja o que ele disse a respeito de mais um ato vergonhoso das instituições do governo (a correção na sexta dos dados do PNAD que foram divulgados na quinta):

É impressionante o dano que o governo federal vem causando às instituições do país. Na ânsia de se manter no poder, o governo não hesita sequer em colocar em xeque instituições que são guardiãs da memória da sociedade brasileira […] A pressão do governo sobre os pesquisadores e demais profissionais de institutos como o IBGE e Ipea e o sucateamento desses acabam colocando em dúvida todos os dados apresentados, inclusive, e sobretudo, os positivos. Os  erros não são pequenos. É o governo do PT acabando com a credibilidade de nossas mais sérias e conceituadas instituições.

Ele está certíssimo e tem os fatos em mãos. Mas o que todo esse falatório implica em impactos na vida do cidadão comum? Ele vai ter menos empregos? Vai passar fome? Não há absolutamente nada disso no discurso de Aécio. Ou seja, ele tem os fatos, mas não os comunicou na linguagem adequada. O resultado fica perto da nota zero.

Agora vamos rever o que disse Dilma a respeito de “boatos sobre Bolsa Família” (que ela mesmo inventou):

Tem uns que dizem que o Bolsa Família, nosso programa mais importante, o programa que nós consideramos o mais forte para reduzir pobreza e desigualdade, junto com emprego e aumento de salário, vai acabar. Vai acabar se eles forem eleitos.

A diferença é descomunal, mesmo que ela esteja mentindo. Ela simplesmente disse que se os adversários forem eleitos, muitas pessoas vão deixar de ter o que comer.

Essa é a diferença que faz toda a diferença: jogar a guerra política, que, como todos os leitores deste blog já devem estar cansados de saber, envolve o uso de símbolos de medo e esperança, posicionamento em favor dos mais humildes e uma retórica apelando ao coração.

No império da guerra política, a luta deve ser entre reis e aspirantes ao reinado. Lutar para ser um rei não é algo tão trivial. É preciso que a coisa seja levada a sério. Exatamente por isso, é deprimente ver um candidato que muitas vezes pensa como plebeu.

Anúncios

27 COMMENTS

  1. Concordo plenamente. Já falei varias vezes p alguns amigos q ele tem q ser mais incisivo e melhorar essa estratégia p povo entender oq ele fala. Mas oq vemos e o contrario. Por essa e outras q ele n ta melhor colocado.

  2. Por isso que, apesar de considerar Aécio um candidato melhor, boto um mais fé na Marina para derrotar o PT. Ela é “cobra criada” e com bastante tempo em segundo turno consegue se desenvolver melhor. O vídeo de pouco mais de 2 minutos (o tempo do PSB na propaganda eleitoral) onde ela diz porque não vai acabar com o bolsa família fala direto ao público: http://www.youtube.com/watch?v=X5qM4ZdNGVw

  3. perfeita analise… é incrível como temos a ausência de um discurso oposicionista por parte de Aécio.. obviamente que se Dilma diz A, Aécio deveria dizer B e assim em todas as questões relevantes, para que o eleitor visse a diferença clara de posições entre candidatos… assim como a pauta da campanha, é impressionante a incapacidade de Aécio de ditar a narrativa da campanha, mas ele se molda atrás da narrativa petista. A questão é tão gritante e lamentável, que suscita até a fraude política. Até agora uma atuação bizarra ´por parte do principal candidato oposicionista que não consegue nem o voto dos 30 % de eleitores que não votam em Dilma de jeito algum, mesmo contando com uma maquina partidária como o PSDB que não é nada desprezível visto que governa importantes estados da federação.

  4. O Brasil chegou a uma tal situação de irracionalidade que é preciso dizer, depois de apontar os fatos da corrupção do governo, em que isso implicará na vida do cidadão. Há um obscurantismo horrível no Brasil, pois onde é preciso defender o óbvio, mostrar que não só a corrupção é per se um mal que afeta a todos, uma verdade auto-evidente (ou não, aqui é Brasil), não basta, mas é preciso dizer em que isso implicará na vida de cada um, se irá perder o emprego ou vai faltar comida na mesa. Tem que desenhar mais (O_o).

    Eu já li de alguns MAVs: ‘‘O PT ‘‘roba’’ mas faz.’’ Faz não sei o quê. Me fez lembrar duma questão do politicômetro no site da Veja: ‘‘Entre um candidato corrupto, mas tocador de obras, e um honesto, mas ineficiente, prefiro votar no primeiro.’’ Muitos esquerdistas concordam integralmente – ou os ineptos que votam no Maluf (se é que ele tocava obra; as superfaturava, isso sim) et caterva. No Brasil o que tem é obra pela metade e abandonada. Parece que o brasileiro perdeu a inteligência.

    Esses anos de PT serviram para emburrecer demasiadamente a população. É de se eximir o Aécio dessa vez. Mas sempre fica a dica. Corromper as instituições é destruir o país, mas o cidadão tolo indaga: ‘‘Destruir o país… e o que eu perco com isso?’’ O tolo é assim, desde que os escombros não caiam nele, está tudo bem. Mas lhe cairá o céu, e sobre nós todos!, o que eu espero que não aconteça. Um conhecido meu que trabalha na Petrobras insistiu para votarem na Dilma, e falando mal do Aécio. Aí eu vi tudo.

    • Seu conhecido é da Petrobrás e ainda quer votar em Dilma? Esse vai ser o primeiro a ranger os dentes quando estiver numa fila pra receber um carimbão e ter que comprar o Danoninho racionado( se a Danone já não tiver dado no pé) do filho. Aliás, tenho visto como os pais e avós têm acostumado as crianças com coisas que são supérfluas e impactam no orçamento, só para mimar a prole. Essa gente vai ficar muito decepcionada quando a escassez se abater sobre a terra brasilis. Vão dar piti e muitos podem até bater as botas de desespero. Saber que seu filho ou neto está passando fome por causa de um governo sacana que eles mesmos ajudaram a se perpetuar no poder, não vai ser nada fácil.

  5. É evidente que o PSDB continua o mesmo. Não mudou nada, Nem acredito que vá mudar. É um partido perdedor e nem sei como conseguiu vencer o PT duas vezes. Enquanto o PT mente para angariar votos dos analfabetos políticos, o PSDB se recusa a usar a simples verdade dos fatos para “tocar o coração” do povo e com isso vencer.

  6. Acho que responder essa ta facil:

    Bom, eu simplesmente diria que nao ha necessidade de acabar com o bolsa-familia, demitindo os come-e-dorme do PT que estao la sugando nosso dinheiro e emperrando a melhoria do pais (atrapalham duas vezes) ajudaria inclusive a ampliar o beneficio.

    De quebra mencionaria que ele tentou converter o Bolsa-Familia em lei, mas que o PT se opos pra
    continuar usando de forma eleitoreira: sao cafetoes da pobreza. So querem dar as bolsas pra ter
    o povo comendo na mao deles. Eu perguntaria se o povo quer ser dono do proprio nariz ou vai
    querer continuar comendo na mao do PT (que das as migalhas no Bolsa-Familia enquanto “leva”milhoes/bilhoes pra eles mesmos).

    Tem que responder atacando: voces disseram que nao iam privatizar e agora estao privatizando?
    Sera que nao estao pensando em acabar com o bolsa-familia tambem? Eu quis fazer do bolsa-familia
    em lei pra que o povo ficasse tranquilo, mas o PT nao quis e assim podem acabar com ele.

  7. O pt tem a oposição que qualquer partido da situaçāo em qualquer país do mundo adoraria ter. É uma vergonha o atual cenário político brasileiro. Outro fato lamentável é a predileção de boa parte dos brasileiros por políticos ladrões. Para certa parcela da população brasileira quanto mais corrupto é o político mais bem preparado ele está para assumir um cargo público. Um exemplo: aqui no Pará, onde moro, o filho mais novo de Jader Barbalho ( o Paulo Maluf do Pará) está em empate técnico com o candidato do psdb e atual governador Simão Jatene. O filho do Jader responde a processo na justiça por improbidade administrativa devido a malversação de dinheiro público durante o período de 8 anos em que foi prefeito do segundo maior município do Pará.

  8. [Sugestão] Luciano, após as eleições (já que até o fim do ano provavelmente vai rolar muita coisa pra ser publicada), o que tu pensa em fazer uma desconstrução de Marxs? Tipo, mostrar que a teoria socialista/comunista é genocida e tende ao totalitarismo… utilizando o própria base de conteúdo de Marxs. Assim se torna fácil refutar esquerdóides usando de fontes…
    Afinal, o socialismo é um modelo político feito com o propósito de falhar/ser deturpado e dar o poder absoluto para a elite dominante…

  9. Alguém anda nas Periferias? Eu moro numa comunidade , ninguém quer Pt aqui, não subestimem a capacidade de discernimento do povo, não confundam falta de cultura e educação formal com falta de inteligência. Tolos existem em todas as classes sociais (vejam a quantidade de mentecaptos esquerdoides riquinhos).O discurso do Aecio é bem compreendido, não precisa falar feito idiota para o povo entender , todo mundo sabe os benefícios que o plano real e a inflação baixa trouxeram, e a inflação está batendo feio no bolso dos mais pobres, é o que eu ouço nas ruas, nos mercados, etc .Esse barraco Dilma X Marina já encheu, as pessoas querem solução , não mágica, e continuarem seus projetos (casa, carro, prestações, faculdade etc).Propaganda pode enganar as pessoas dos confins de Judas, mas nas cidades, todos têm acesso a informação. Aecio Vence! Podem acreditar, (salvo urnas fraudadas)

    • Espero que sim, Luciana. Não descarto fraude nas urnas, mas também oro para que Deus o impeça. Deus pode frustrar os planos dos poderosos quando eles menos esperam.

  10. Vocês sabiam que se uma pessoa recebe o bolsa família não é considerada desempregada pelo dados estatísticos fornecidos pelo governo? E se o sujeito também não estiver procurando emprego também não é considerado desempregado?
    Talvez por este motivo ela fez esta correlação entre o bolsa família e o desemprego.

  11. [*** Off topic. Não precisa publicar, é só uma colaboração para seus artigos ****]

    Fala Luciano!

    Tentaram demonizar a polícia no caso do camelô que avançou para desarmar o PM.
    Mas, RÁ! Após ver o vídeo, está todo mundo a favor da polícia. Foi pela culatra.

    E aí penso quando você diz sobre assertividade. Quem é o real culpado dessa morte?
    Eu digo que é da esquerda. Da esquerda e do petê.

    Por que? Pois o camelô, tomado por uma sensação de super-herói e dono da verdade, foi se aproximando até o ponto de achar que pode desarmar o policial.

    Ora, quem é que incita o nosso povo subdesenvolvido a se voltar contra as autoridades? A acharem que podem tudo contra todos, a ser um total irresponsável? É a esquerda e o petê.

    Portanto, essa morte está na conta da esquerda e do petê. Lá no inferno deve ter um batalhão só pra contabilizar a ficha corrida da esquerda.

    Caso não tenha visto:
    https://www.facebook.com/video.php?v=1009188935762835

    [*** Off topic. Não precisa publicar, é só uma colaboração para seus artigos ****]

  12. Luciano, como de hábito as suas análises são bastante elucidativas e didáticas, com abordagens que escapam ao senso comum. No caso em tela, entretanto, me permito fazer uma leitura um pouco diferente daquela feita por você. Tal como aconteceu nas três últimas eleições, os reais postulantes à presidência são de esquerda e alinhados com o projeto de cubanização continental. Nas eleições anteriores havia uma falsa polarização entre o PT e o PSDB, e nesta há uma terceira via, também alinhada e comprometida com o Foro de São Paulo. Até aqui o óbvio. A diferença que aponto reside no fato de que sempre tivemos os socialistas fabianos manipulando os socialistas revolucionários para a consecução da implantação do comunismo no Brasil. A questão que se impõe é que o candidato Aécio é um fabiano, assim como FHC, Serra, Alckmin, e outros da “social democracia” e, ao contrário do que pensam os anti-petistas não é postulante a presidência, mas somente um ator fabiano que faz “escada” para que os atores principais representem antagonistas em litígio. Lembremo-nos de que os fabianos têm como objetivo a implantação do socialismo no mundo, porém não têm nenhuma pressa de que isso aconteça ainda no tempo de vida deles (o seu símbolo é a tartaruga. Entretanto financiam (afinal dinheiro não lhes falta, o financiamento do Itaú a campanha da Marina é uma evidência) os projetos dos socialistas revolucionários que assim “dão uma forcinha” para o grande objetivo fabiano. Portanto, o discurso do Aécio está modulado de acordo com o papel que o PSDB (fabiano por excelência) cumpre no projeto de implantação do socialismo no planeta. Se alguém tiver dúvidas, pergunte ao Obama.
    P.S. Nosso mestre Olavo de Carvalho disseca este tema com clareza e precisão. Consulte-o.

    • Eu conheço bem a visão de Olavo em relação a isso. Mas não consigo pensar assim. Eu penso: diante de duas opções, qual é a melhor? Qual atende melhor a um objetivo?

      Note que o próprio Olavo estaria validando o voto em Aécio, mas na sua interpretação a ideia é votar nulo, ou entendi errado?

      • Luciano, não preconizo o voto em branco ou nulo para eleições majoritárias porque esta opção somente serviria para favorecer aquele candidato que tem um eleitorado cativo e que vai às urnas como gado. Os votos nulos e brancos diminuem o quociente eleitoral e este candidato passa a necessitar de um número menor de votos para se eleger. Com efeito, o PT conta com a sua militância e com os seus eleitores instrumentais que cegamente votarão, algo em torno de 33% dos votos válidos. Diminuir o quociente eleitoral não vai ajudar a desPTizar o Brasil, o que deve ser o propósito de todo brasileiro que anseia por uma profilaxia na política, nos costumes e, sobretudo, no código moral que estes pulhas implantaram. Dito isso, volto ao tema do meu comentário apenas para dizer que o voto em Aécio é, sem dúvida, o que mais favorece os objetivos profiláticos dos brasileiros, porque como você bem salientou em artigo anterior, é necessário ao menos atrasar o projeto de poder da esquerda. Com Dilma ou Marina o projeto terá curso desde onde já se encontra, bastando ver que Marina é a esquerda reinventada após as trapalhadas do PT que geraram a enorme repulsa até mesmo de alguns de seus mais ferrenhos adeptos. Marina, a fadinha da floresta, tem um discurso palatável, menos revolucionário (ao menos por enquanto) que não assusta os eleitores mais conservadores, mas tem os mesmos compromissos com o projeto de poder que a esquerda desenvolve desde 1935 no Brasil. Por isso, acredito que o voto em Aécio, é o que melhor serve ao propósito de atrasar o projeto e permitir que os liberais (ou libertarianistas como Ron Paul) consigam se articular e apresentar uma proposta que congregue os verdadeiros brasileiros. Finalmente, consigno que o meu comentário se destinou, exclusivamente, a tornar claro que Aécio não argumenta como um postulante à presidência, usando os frames adequados, porque como fabiano que é está trabalhando para a eleição de Marina, a nova face da esquerda revolucionária. A melhor forma de atrapalhar os planos deles é eleger o Aécio e colocar um fabiano no poder, voltando a um governo do tipo FHC e obrigando-os a trabalhar para fazer um candidato para 2018.

  13. Aprendi a muito tempo, não sou idoso! (olha o preconceito)! Quando desejo chamar a atenção de algo em uma fala colo o que desejo no final, o exemplo me passado pela professora. ” Aquela menina é linda e anda de cadeira de roda”, ” Aquela menina anda de cadeira de roda é linda”. No primeiro darei atenção na cadeira de roda, assim como no segundo a mesma não me chamara atenção! Simples. Acorda Aécio, mete o porrete! xi! os petralhas vão me mandar prender, por mandar baixar o porrete! kkkkkk

  14. Gente, eu tô pasma. O que foi aquela entrevista de Dilma ao Bom Dia Brasil? Que arrogância. Ela estava tentando suplantar os dados. Não respondeu nenhuma pergunta de modo direto, só tergiversou. Embromation nível hard.

Deixe uma resposta