DataCP: Dilma 35%, Marina 30%, Aécio 20%

12
50

datacp

Devido ao histórico bizarro das discrepâncias entre as pesquisas eleitorais e o resultado das urnas (como vimos nas últimas eleições presidenciais), as pesquisas eleitorais tem sido insuficientes para avaliarmos como serão os verdadeiros resultados. As “margens de erro” utilizadas pelos institutos acabam sempre “dando uma forcinha” para o governo.

Existem vários motivos: erros de cálculo (sim, temos o direito de sermos ingênuos por conveniência), contratos com o governo e o que valha. Por isso mesmo, se a pesquisa disser que o governo tem 50% x 48% contra o adversário já é motivo para este último sair comemorando. Mas vamos com calma, muita calma nesta hora…

Eis então que apresento os resultados atualizados do DataCP (criado por este blog) já contemplando as pesquisas lançadas pela CNT/MDA ontem, 22/09, e IBOPE hoje, 23/09. Seguem os resultados:

Primeiro Turno

  • Dilma 35%
  • Marina 30%
  • Aécio 20%

Segundo Turno – Marina X Dilma

  • Marina 44%
  • Dilma 39%

Segundo Turno – Dilma X Aécio

  • Dilma 43
  • Aécio 39%

Segue a planilha:

DATACP

Agora, vejamos o funcionamento:

  • É feita uma média para todas as pesquisas até o momento, para cada resultado individual dos candidatos, tanto no primeiro turno como no segundo
  • Em cima deste valor (consolidando a média das pesquisas até o momento para a semana), são subtraídos dois pontos de Dilma de forma automática, assim como adicionados dois pontos automaticamente para Marina e Aécio
  • Para os dados do segundo turno, são retirados 3 pontos de Dilma e adicionados 3 pontos para cada um dos outros dois (como o segundo turno está mais distante, a tendência é que o descalabro aumente)
  • Esse “ajuste” na verdade corrige a “forcinha” que as pesquisas da grande mídia tem dado em favor do governo, o qual tem o poder do anúncio nas emissoras (pelas verbas estatais), além de ser um contratante dos institutos de pesquisas, especialmente o IBOPE

Essa pesquisa é atualizada três vezes por semana. Como na segunda geralmente sai a pesquisa do CNT, já temos a primeira parcial do DataCP, considerando apenas um resultado. Na terça, quando sai o IBOPE, temos a segunda parcial, considerando a média das duas pesquisas. E na quinta, quando sai o Datafolha, temos a terceira e última parcial, com a média das três. E assim, sucessivamente.

Como são considerados três institutos de pesquisas e o histórico “malandro” dos institutos em favor do governo (eu não explicitei o motivo, portanto estou dando aos institutos o benefício da dúvida quanto às razões), o DataCP se coloca no desafio de ser comparado com os resultados finais da eleição.

Como meta, é recomendável que os candidatos busquem pontuar sempre na margem de 3% ou 4% acima do resultado do DataCP, da mesma maneira que se estuda para uma prova de certificação: se a média para passar é 70%, busque tirar 75% ou 80%, pois aquele que busca fazer apenas o suficiente tende a se decepcionar.

Anúncios

12 COMMENTS

  1. Caro Luciano.

    Quando vejo uma vagabunda ignorante e arrogante, como essa tal Dilma búlgara Rousseff, arrebatando 35% de intenções de voto, então me pergunto: Esses eleitores dela são simplesmente brasileirinhos estúpidos e imbecis ou seriam brasileirinhos CAFAJESTES e FILHOS da PUTA mesmo?

    Acho que a segunda alternativa é a mais provável.

    Quando o Pelé disse que “o povo brasileiro não sabe votar”, então muitos “inteligentinhos” objetaram alegando que quando o Negão abre a boca: ou entra mosca, ou sai bobagem…

    Parece que o Pelé é mais inteligente e sábio que a maioria dos “intelectuais” brasileiros da atualidade.
    ……….

  2. É uma boa tentar bater o cálculo com pesquisas de votos e eleições passadas pra ver se a metodologia passa.

    Seria bastante interessante se aparecesse um padrão histórico de erro estatístico em pesquisas de voto no Brasil.

  3. Isso mesmo Luciano Ayan, continue disseminando as mentiras das pesquisas compradas, se e que voce quer que os votos uteis vao todos para Dil-ma. Caso contrario jamais deveria dar audiencia as mentiras levadas a cabo por esses institutos manipulados, comprados, corrompidos, prostituidos. Sera que os meios de comunicacao nao entendem que fazendo assim levam os eleitores idiotas e “zumbis” a votar naquele que esta bem na pesquisa? Por que entao nao fazer a media de todas as pesquisas, incluindo SBT, Vox Populi e outras feitas na Net? Nao entendi! Penso que esta fazendo propaganda para a assassina ser reeleita. Nao esta nao?

  4. Como brasileiro é Trouxa,Banana e Ignorante!Como podem votar numa chefe de quadrilha!E nós mineiros?Não sei mais o que pensar!Deixar o Aécio pra votar numa ANTA que está fudendo o BRASIL!Será que no lugar de cérebro temos titica de galinha?

Deixe uma resposta