Explorar “contradições” de rivais é foco de equipe do PT para redes sociais. Eles estão certos. E para mim, isso não é nenhuma novidade…

9
98

cantalice

Sempre que você vir um “especialista em política” dizendo que a política baseada em ataques não dá certo, pode suspeitar logo de cara. Veja a notícia mostrando que o ataque aos adversários é o foco da equipe do PT para as redes sociais, do UOL:

Atacar, primeiro. Propor, depois. Assim pode ser definida a estratégia do comando das redes sociais do PT para o segundo turno das eleições presidenciais segundo o vice-presidente da legenda, Alberto Cantalice, que também responde pela coordenação das redes sociais do partido. “Vai ser assim até o final”, diz.

Cantalice coordena uma equipe de aproximadamente 20 pessoas que, em pouco mais de dois meses, foi responsável por quase dobrar o número de “curtidas” no perfil de Dilma Rousseff (PT) no Facebook. No início de julho, Dilma tinha pouco mais de 690 mil “curtidas”. Hoje, elas são quase de 1,2 milhão. O número de curtidas da página do PT na rede social também quase dobrou. Saiu de 256 mil em julho para mais de 433 mil.

Para o segundo turno, Cantalice afirmou que sua equipe terá duas prioridades: atingir os adversários e explorar pontos positivos de Dilma. “Nosso foco será reverberar as contradições deles e, depois, divulgar as ações do PT e da candidata Dilma”, explicou Cantalice. A estratégia descrita por ele parece consonante com o núcleo duro da campanha de Dilma. Na última semana, seis inserções de rádio explorando o que o partido qualifica como ´mudanças de ideia´de Marina Silva (PSB) foram veiculadas. No mesmo dia, as inserções estavam disponíveis na página de Dilma na internet.

Cantalice disse que a função de sua equipe é não atacar ninguém no âmbito pessoal. “Vamos continuar trabalhando, mas não estamos atacando ninguém pessoalmente. É tudo no campo político”, diz o coordenador.

Vamos aos fatos. Há problemas morais na campanha do PT, como o uso de mentiras contra o povo, ética distorcida e sistema de pensamento inerentemente monstruoso, além de mais um ou dois fatores. Mas tirando esses fatores, todos (prestem atenção: todos) os demais componentes da propaganda petista devem ser copiados pelos seus adversários.

Não nego que eles são o verdadeiro template atual de como se faz uma campanha política. É só ler Horowitz, Alinsky, Lakoff, Gramsci e Chomsky, só para citar alguns exemplos, e perceber que eles seguem tudo direitinho.

Enquanto isso, o PSDB, ao menos para a campanha presidencial, é um exemplo de como não se fazer uma campanha política. Ver a campanha do PT e a do PSDB é como ver um pattern e um anti-pattern, como existe na indústria de software.

Um alerta: sugiro que deixem de “travar” quando falo para usarem os bons exemplos da campanha do PT (desde que você não caia nos problemas morais deles, é claro) e entendam que os resultados só virão para quem atuar direito, em termos de guerra política.

Como exemplo, o PT usa a campanha do medo, mas com mentiras. O que impede o PSDB de usar uma campanha de medo com base em verdades do que ocorre na Venezuela? Nada. E o que o PSDB fez nesse sentido? Nada. Então aí temos um problema: o da omissão.

Atacar o oponente é um dos princípios da guerra política. Como disse Horowitz, “na guerra política, o agressor geralmente prevalece”.

Alias, no programa de TV Dilma quase não está mais atacando seus oponentes, pois não precisa: Aécio já está fazendo o serviço ao atacar Marina. Mas nas redes sociais, quando eles não possuem limitação de tempo, os ataques serão cada vez mais fulminantes e virulentos.

Como de costume, assistimos o PT fazer uma campanha correta enquanto seus adversários fazem a campanha que os governistas pediram a Deus. O PSB até que tenta, mas o PSDB parece já ter entregue a rapadura.

Anúncios

9 COMMENTS

  1. Quase chego a concordar que ser maquiavélico da certo!

    Mas prefiro crer que são pessoas sem caráter e ao chegar ao poder vão continuar no desmando, onde mensalão + petrolão = uma nação indo para o chão.

    • Dercio,

      Apontar as contradições do oponente não é ser maquiavélico, A NÃO SER QUE você esteja mentindo.

      O PT ataca os oponentes. Não é para acharmos que isso é o problema. O problema é DEIXARMOS de fazer isso.

      Abs,

      LH

      • O eleitor brasileiro tem que prestar atenção nas verdadeiras propostas que vão de fato mudar os rumos da política no Brasil e a vida dos brasileiros, coisa que nos últimos anos de fato tem mudado um pouco, mas ainda falta muito para chegar no país que queremos e merecemos, com crescimento acelerado, com o crescimento da indústria, do emprego, da qualificação do trabalhador, juros baixos, com alimento nas mesas de todos os brasileiros. O eleitor tem que analisar os seus candidatos antes de votarem porque são eles que vão conduzir as nossas vidas, o nosso futuro…porque tem muita gente que não dá valor à política pensando que isso não afeta a sua vida, de que não é a política que conduz os rumos de seu futuro..mas é sim eleitor, a política certa, correta, voltada para os mais pobres, os mais carentes, na saúde, educação, transportes, moradias, segurança e etc, mudam e muito a sua vida pra melhor, agora, uma política, com decisões erradas, equivocadas, prejudicam e muito a sua vida pra muito pior…então na hora de votar, vote nos melhores candidatos A DEPUTADO FEDERAL E SENADORES porque são eles que fazem as leis que beneficiam ou não os trabalhadores…vote em candidatos que realmente tem compromisso de ajudar a presidenta que for eleita nesse segundo turno a fazer leis duras contra a corrupção, a lei da maior idade penal, as reformas que tanto o Brasil precisa como as reformas: tributaria, política, agrária, educacional e etc..ELEITOR VOTE EM QUEM REALMENTE TEM AMOR NO CORAÇÃO PRA AJUDAR OS MAIS NECESSITADOS E QUEM MAIS DESSE NOSSO PAÍS. vote em quem realmente vai mudar a sua vida e lutar de verdade contra os corruptos e corruptores que é um câncer no nosso país e a mudança começa por VOCÊ ELEITOR, votando em pessoas honestas e que estão verdadeiramente pensando em você,na sua segurança, no seu sucesso profissional, na sua dignidade com ser humano e nas suas dificuldades financeiras do dia-a-dia…

  2. Ainda prefiro o Aecio, pelo menos uma postura decente, com experiência e não vai sair por aí dizendo asneiras.
    Mas achar que Pt e Psdb são oposição, só rindo eles tem um acordo, o objetivo é comunizar os retardados brasileiros e meter a mão no $$$, uma hora é um , outro hora é outro, um rouba no federal , outro nos estados e por aí vai , só troca de quadrilha. Para Mudar? Bomba atômica, extermina todos, começa do zero e olha que periga dar zebra.!

    • Joaquim Caldas comentou: “Navegar é preciso, votar não é preciso.”

      Concordo que votar não tem a mesma precisão que o navegar, mas discordo que não seja necessário.

      Ontem mesmo, li nas redes sociais (já adianto que não sei se é verdade) que a CNBB aconselhou seus fiéis (que já não tenho a certeza se também o são da Igreja Católica) não votassem. Me pergunto porque os velhos “padres da passeata” fariam uma recomendação dessas – desde que verdadeira – a não ser para ajudar ao partido que está no poder?

      • VOTAR É MUITO IMPORTANTE, NÃO CONCORDO QUE O VOTO SEJA OBRIGATÓRIO, MAS QUE VOTAR É ESSENCIAL ISSO É INQUESTIONÁVEL, PORQUE É A POLÍTICA QUE MUDA OS RUMOS DE NOSSAS VIDAS PARA MELHOR OU PARA PIOR E QUERENDO OU NÃO, É O VOTO QUE DECIDE QUEM VAI DEFINIR O GOVERNANTE DO BRASIL, DE UM ESTADO OU MUNICÍPIO…VOTAR É PRECISO E NECESSÁRIO PORQUE É A POLÍTICA QUE CONDUZ A VIDA DA HUMANIDADE RECOLHENDO OS IMPOSTOS DE TODOS O SER HUMANO PARA MANTER ATIVAS AS INSTITUIÇÕES BRASILEIRAS E MUNDIAIS…

  3. Goste-se ou não, apesar do Aécio ter ido bem no debate, os twitters da vida registraram muitas menções mais das candidatas do PT e PSB. Acho que o PSDB já demonstrou incompetência demais como partido de oposição. Gosto dos parlamentares, normalmente vetam propostas que incham estado e fazem discursos a favor da livre empresa, mas pro executivo o único candidato que representou um fato novo nessa eleição foi a Marina Silva. Apesar de uma andorinha só não fazer verão, estou inclinado a votar nela. Até porque o PSDB tem repetido os erros e indo para o segundo turno o PT vai ter uma enchurrada de votos no NE e será mais uma esperadíssima derrota para o PT (a 4a seguida – Serra 2x, Alckmin 1x e Aécio 1x).

Deixe uma resposta