Avaliação: debate dos presidenciáveis na Rede Globo em 02/10

115
430

debatiu

O evento de ontem, da Rede Globo, foi o melhor dos debates presidenciáveis até o momento. Simplesmente foram quatro blocos de candidatos questionando-se mutuamente, o que ajuda a manter o interesse. Era até difícil cochilar.

No debate anterior, da Record, Aécio havia se saído vitorioso, enquanto podíamos dizer que Dilma empatou com Marina. Agora, Aécio novamente se saiu vitorioso, mas com larga vantagem. Ele definitivamente reinou no debate e pode ter carimbado aí sua ida ao segundo turno. Já Marina desta vez perdeu para Dilma. A candidata do PSB parecia mais irritada, mas ao mesmo tempo desanimada, que o costumeiro.

O cansaço da campanha pode ser um motivo para esse cansaço. Outro motivo (mais provável) é a desconstrução feita do PT contra Marina. Simplesmente, Marina está abalada. Se isso vai ser suficiente para tirá-la do segundo turno eu não sei.

Antes de falar mais do “trio” principal, preciso tratar de forma resumida os candidatos menores, que deviam começar a ficar de fora dos próximos debates para 2018. Minha sugestão é que somente candidatos acima de 5% nas pesquisas participem desses eventos, pois os pequenos quase sempre entram para não dizer coisa com coisa e atrapalhar.

Tomemos como exemplo o Sr. Eduardo Jorge. Basicamente, ele dedicou-se a fazer duas perguntas servindo como linha auxiliar de Dilma. Na primeira, era para ele perguntar sobre corrupção, mas optou por questionar sobre mulheres que morreram em decorrência do aborto. Momento ideal para Dilma fugir da pergunta e responder outra coisa qualquer. Depois, a questionou sobre saneamento, o que permitiu que ela respondesse que a questão é “muito importante”. Para retribuir a ajuda, Dilma também chamou Eduardo Jorge para lhe questionar sobre o Pronatec. E, é claro, ele disse que é tudo muito importante. Patético e vergonhoso.

Pastor Everaldo foi o verdadeiro candidato que merece ser equiparado a alguns alimentos: Bolacha Água e Sal, Tapioca sem Recheio e Polenta sem Molho. As suas respostas parecem ser elaboradas para gerar uma espécie de transe no eleitor, tamanha a vacuidade. Bem, não colou. Pelo menos, ele fez as tradicionais escadinhas para Aécio Neves, principalmente ao questioná-lo sobre a corrupção. Nesses momentos, digamos que ele foi linha auxiliar de Aécio tanto quanto Eduardo Jorge foi de Dilma. Justiça seja feita, Everaldo também se deu bem em sua fala final ao citar a proposta de Dilma por diálogo com terroristas que assassinam pessoas. Tanto que Dilma pediu direito de resposta, no que não foi atendida. Fico imaginando que raios ela diria nesse direito de resposta. Talvez fosse algo assim: “olha, Everaldo errou, pois os terroristas não assassinam as pessoas, na verdades elas se suicidam”. Enfim, Everaldo não leva zero por fazer a escadinha para Aécio e dar essa estocada final em Dilma.

Dos nanicos, Luciana Genro é um espetáculo. Simplesmente não há a menor base de comparação com os outros candidatos nanicos. E olhe que todas as propostas dela são um lixo bem fétido. Como esperado, ela também fez escada para Dilma logo na introdução do debate, ao perguntar sobre corrupção, dizendo que se o PT fez corrupção “é por alianças com a direita”. Ou seja, os esquerdistas são anjos que se corrompem ao visitar o inferno, onde estão os direitistas. O problema seria ela explicar como a filha de Hugo Chavez tem 800 milhões de dólares no exterior, e como a fortuna de Cristina Kirchner cresceu 687% na Argentina. Mas falemos do aspecto técnico: em termos de guerra política, em linhas gerais, ela é extremamente competente, usando recursos como polarização, retórica de conflito, lançamento de culpas, shaming, a técnica da metralhadora e até encenações teatrais. Se fosse apenas pela técnica de guerra política, eu a definiria como a vencedora do debate, mas suas propostas vazias e a falta de foco a atrapalharam. Num cômputo geral, ela ficaria em segundo lugar, atrás de Aécio.

Mas e o Levy Fidelix? Digamos que ele foi um verdadeiro desastre. Logo de cara entrou nervoso e já foi questionado por Eduardo Jorge, que o constrangeu por causa de suas respostas no debate anterior. Jorge concluiu sua pergunta dizendo que Fidelix deveria pedir desculpas ao povo brasileiro por “homofobia”. Fidelix engrossou o tom de voz e disse que Jorge não teria moral nenhuma por apoiar a maconha e o aborto, lembrando que o casamento entre homem e mulher está previsto na Constituição. Jorge disse que eles iriam se encontrar na Justiça, afirmando que Fidelix envergonha o Brasil. Fidelix disse que Jorge é quem envergonha o Brasil por fazer apologia de drogas. Bate-boca mesmo.

Em seguida, Fidelix, sem juízo, resolveu questionar logo quem: Luciana Genro. Ele falou de um suposto acordo pré-debate (para o debate anterior, da Record) com o marido de Luciana Genro, que esta última negou existir. Coitadinho. Fidelix deveria saber que acordo com ultra-esquerdista só se for na base da ata, com envio por e-mail para todos.  Mas o pior foi a sessão de constrangimento que Luciana lançou sobre ele, chegando a compará-lo aos nazistas, rotulando-o como apologista de discurso de ódio, desumano, inimigo das minorias e daí por diante. Restou a ele ficar na defensiva. Em termos de guerra política, Fidelix merece um zero bem redondo. Não foi assertivo, mas agressivo, atacando sem direção e, pior, ficando na defensiva em vários momentos. Em resumo, enquanto atacava, atirava para lugar nenhum. Daí se defendia, o que é sempre um erro estratégico.

Marina, em um de seus raros bons momentos, demonstrou as contradições de Dilma a respeito da autonomia do BC. Como os leitores deste blog sabem, Dilma defendeu em 2010 (a autonomia do BC) o que criticou em Marina em 2014. Ou seja, mentiu na caradura. Marina deixou bem clara esta mentira de Dilma, que deveria ser explorada de forma bem taxativa por quem for para o segundo turno contra ela. Dilma disse que Marina “confundia autonomia com independência de forma deliberada”. Marina explicou que a autonomia do BC permitira o combate a inflação sem interferência, lembrando que Dilma, como jamais foi sequer vereadora, não sabe o que é autonomia. Em uma bela tacada, Dilma desconstruiu de imediato o termo nova política e disse que é um absurdo alguém que defende a tal “nova política” exigir que alguém tenha carreira para ser presidente.

Em outro momento, Marina criticou Dilma por não ter apresentado seu programa de governo, além de não ter cumprido várias de suas metas. Como sempre, Dilma negou tudo e ainda afirmou que na gestão de Marina o diretor do Ibama foi demitido e preso. Rolou um bate-boca aí. No geral, Dilma saiu-se com ligeira vantagem, pois mente com mais habilidade do que Marina consegue desmascarar. Em resposta a Everaldo, Marina usou o tempo para desmascarar uma mentira de Dilma, a de que esta última teria “dado autonomia do Ministério Público”. Mas como Marina afirmou, a autonomia do MP é garantida pela constituição.

Dilma, como sempre, se destacou por suas mentiras, como, por exemplo, dizer que “Aécio quer privatizar a Petrobrás”. Ele retrucou dizendo que o PSDB privatizou setores importantes  e disse para o eleitor imaginar o que seriam setores como siderurgia e a telefonia nas mãos do PT (em comparação com Petrobrás e os Correios). Ele foi muito bem aí.  Aécio também lembrou outra mentira de Dilma: a de dizer que ele foi demitido. Na verdade, a ata do conselho da Petrobrás diz que ele renunciou ao cargo, recebendo honrarias e elogios. Dilma tentou negar o fato dizendo que Paulo Roberto Costa havia declarado que foi avisado antes da substituição de equipe. Aécio não retrucou por completo, mas lembrou que Dilma não negou as honrarias e ainda deixou Roberto sair com todos seus direitos, ao invés de lhe aplicar demissão por justa causa (na verdade, ele deveria lembrar que a versão que vale é a da ata). Ele fez muito bem em lembrar que vai reestatizar novamente a Petrobrás, que hoje está nas mãos de uma quadrilha colocada pelo PT lá.

Por fim, Aécio. Como linha auxiliar do PT, Luciana Genro entrou para acusar o tucano do jeito de sempre, falando de termos como “privataria”, “mensalão mineiro” e dizendo que o PSDB não pode falar de corrupção pois é “o sujo do mal lavado”. Ela basicamente repetiu seu discurso do debate da CNBB, com uma série de ataques. Acho que Aécio às vezes “trava” diante de Luciana (até por esta é uma exímia guerreira política), e não responde a todas as acusações. Pelo menos ele concluiu a resposta chamando-a de leviana (por que ela acusou-o de ter beneficiado a família com um aeroporto), dizendo que ela não está preparada para ser candidata à Presidência. Uma pena que ele não lembrou do Mensalão do PSOL neste momento. Mas como é diante de Luciana Genro, podemos dar um desconto.

Nas outras interações, como vimos anteriormente (com Pastor Everaldo e Dilma), Aécio já havia se saído muito bem. Um outro pequeno deslize ocorreu quando ele desafiou a “nova política” de Marina, perguntando onde ela estava durante o mensalão do PT. Ela disse que mensalão também ocorreu no PSDB e Aécio não deixou o partido. Ele disse que ela, enquanto ministra do meio ambiente, nomeou vários petistas que não conseguiram se eleger.Marina retrucou dizendo que o PSDB se juntou ao PT para atacá-la.

Dilma usou um truque dizendo que o PSDB “quebrou o Brasil três vezes”. Aécio deu uma ótima resposta dizendo que pegou o Brasil com 916% de inflação por ano, levando-o para 7%. Boa resposta.

Em suma, é possível notar que Dilma tem um ponto a seu favor: a quantidade de mentiras que consegue proferir em uma velocidade maior que seus adversários conseguem refutar. Por outro lado, Marina parece ter perdido aos poucos essa capacidade e não parece preparada para um embate com Dilma, ao menos neste momento. Já Aécio Neves demonstrou, nos últimos 3 ou 4 dias, uma evolução nítida. Ele só precisa perder a mania de deixar alguns ataques sem resposta.

Uma dica para quem for para o segundo turno: revejam todas as propagandas eleitorais do PT, e todos os debates anteriores, e procurem não pelos argumentos, mas pelos “frames”. Enfim, todas as frases de efeito que Dilma costuma dizer a todo momento, seja para atacar oponentes, seja para apregoar falsos méritos.

Entre os frames falsos incluem-se : “havia um engavetador geral da república no governo FHC”, “antes não investigava, agora investiga”, “hoje o Bolsa Família atende 55 milhões de pessoas” (na verdade são 11 milhões de benefícios).

A dica, enfim, é não deixar nada sem resposta, neutralizando mini-bloco por mini-bloco de discurso, em um esforço de desconstrução. Tendo feito esse tipo de pesquisa detalhada, a possibilidade de Dilma Rousseff ser derrotada no segundo turno é considerável, pelo que vimos neste debate. Potencial existe: basta aproveitá-lo.

Resumo final: Aécio Neves foi o melhor no debate. Não foi nota 10, mas foi realmente bem, de forma distanciada dos outros candidatos. Em segundo lugar, eu colocaria Luciana Genro (a melhor guerreira política desta eleição). Em seguida, eu apontaria Dilma ligeiramente acima da Marina, em quase um empate técnico. Dos menores, Pastor Everaldo e Eduardo Jorge completamente apagados. E Levy Fidelix entrou nervoso, o que o levou para a lanterna deste evento. (Uma das piores coisas em guerra política – como em qualquer guerra – é entrar com os nervos à flor da pele. O ambiente pode ser de conflito, mas a calma durante o conflito é essencial.)

Que venha o dia 5 de outubro!

Links para vídeos da entrevista, no site da Globo.com: 1 / 2 / 3

Anúncios

115 COMMENTS

  1. Bom dia, Luciano.
    Discordo de ti em relação ao Fidelix. Acho que ele agiu corretíssimo depois do ataque que recebeu durante a semana relativo as suas declarações anteriores. Tinha que reagir de forma dura, sim, pois esta agenda gayzista sabemos muito bem onde se insere, vindo junto com o politicamente correto.
    Acho que ele colocou temas que não vimos anteriormente nas campanhas, e já é um grande avanço: a defesa da família conservadora e o ataque explícito aos maus costumes disseminados e vendidos como sendo o que a população como um todo defende: drogas e agenda LGBT.
    Quanto ao Aécio, escrevi o seguinte no meu Facebook:”Hoje o Aécio agiu da forma que eu esperei desde o início.
    Pena ter começado tão tarde, mas antes tarde do que nunca.
    Foi com certeza o grande VENCEDOR DO DEBATE.
    Vai subir, com certeza.
    Nas pesquisas eu não sei, pois não acredito nelas, mas que ele conquistou mentes e corações, hoje, TENHO CERTEZA ABSOLUTA !!!”
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=590986661023137&set=a.406685076119964.1073741827.100003354240559&type=1
    Um grande abraço e obrigada por tuas análises.
    Andrea

      • discordo totalmente do fidelix! todos os paises com esse tipo de pensamento extremista estao se auto destruindo! E nao podemos esquecer que estupros, crianças abandonadas em orfanatos ,velhos abandonados em asilos ,violencia contra a mulher, pedofilia nas igreja e outras atrocidades horrendas nao foram nemhum cometidos pelos homossexuais! ae esta a familia constituida,o exemplo que vemos ! Vamos parar de hipocrisia! sou cristao mas vamos temos que respeitar todos! Amar todos em Jesus!

      • Fernando Pietro, pesquise. O indíce de pedofilia entre homossexuais é incomparavelmente maior do que entre heteros. Então, não venha com esse discurso babaca contra a igreja.

    • Eu vou ter concordar plenamente com a senhora. Curioso como encontramos blogs ALTAMENTE TENDENCIOSOS dizendo por aí que a Dilma foi melhor do debate. Na minha opinião, ela não foi a pior mas tambem nem de longe a melhor.
      O Aécio deu um banho ontem e conseguiu o meu voto que até então era da Marina, numa esperança clara que eu tinha de não ver a Dilma presente novamente.
      Fui obrigada a ler que a citação ao presidente Fernando Henrique fez o Aecio perder milhoes de voto.
      Sinceramente, é só quem não tem nem telefone que pode falar isso (porque foi pela privatização que podemos ter acesso hoje) e vive dos programas ”faça filhos que eu pago” do governo.

    • Com certeza Andrea,além do AECIO ser o mais preparado para presidente ele tem o respoldo do seu avô,nosso admirado TANCREDO um homem que ninguem possa falar de sua honra,honestidade e competencia,e não podendendo esquecer da nossa querida D. Risoleta uma senhora admiravel.Ele tem berço e de gente que nosso pais está precisando e não essa escoria sem proscedencia. que o poder pra fazer fortuna.Aecio não precisa ele é de familia rica antes da politica.Eu posso falar porque conheço toda a historia da familia. Abraços: Gil Lombardi.

    • Andrea, me explica uma coisa por favor, e qualquer um que ler isso aqui e pensar como ela também pode me explicar. Sou anti-PT desde criança. Mas de uns 3 anos pra cá, não entendi que tanta implicância há nessa coisa de Agenda LGBT, gayzismo, etc.
      Ouço muito falarem em “ditadura gay”, “vão obrigar todo mundo a dar o rabo”, “heterofobia”, etc etc… aí vai uma chance pra explicarem, enfim, qual o problema:

      1. O que, afinal, é gayzismo e qual o objetivo maligno dessa tal agenda LGBT?

      2. O que vocês sugerem que deveria ser feito em relação a essa agenda/gayzismo? Qual a solução para o problema da questão 1?

      3. Vocês realmente não crêem que existe alguma relação entre declarações como a do Levy Fidelix e assassinatos cometidos contra homossexuais?

      4. Não vamos falar só de assassinatos, então. Um amigo do meu irmão, que é gay e tem jeito que denuncia isso, foi assaltado há um tempo e não reagiu. Se assustou com os 3 caras que o abordaram e disse que podiam levar o que quisessem. Ao ouvirem a voz dele, falaram “você é viado?” se entreolharam, e os 3 bateram nele, dizendo “se é viado, então merece apanhar”. 3 caras contra 1. Vocês realmente acham que não há nenhuma ligação entre a propaganda “sou contra a homossexualidade” ou “acho a homossexualidade anormal” com situações desse tipo?

      5. Tenho 23 anos e um irmão gêmeo homossexual. Nossos tempos de escola foram traumáticos a ele por conta disso. Apanhava constantemente e foi bastante discriminado. Noto através de primos mais novos que a juventude atual (leia-se: dos 12 aos 18 anos) parece mais tolerante. Já se convive bem melhor do que foi um dia. Não digo o mesmo dos que tem de uns 25 pra cima pois nessa faixa ainda tem muita gente intolerante, que seriam as pessoas do meu tempo de escola que cresceram. Vocês não acham que conservadores ferrenhos do tipo o sr. Fidelix, dizendo coisas como as que disse, não colaboram para um retrocesso?
      Se hoje temos uma juventude que é mais tolerante, ficar martelando que “gay é errado, gay tem que desprezar, tem que jogar na sarjeta, tá tudo errado esses bicha louca”, não é um jeito de retroceder a um progresso para uma convivência mais harmônica?

      • 1-A Luciana Genro declarou em alto e bom som que se a PL122 a tal lei anti-homofobia estivesse em vigor o candidato Levy Fidelix sairia preso por causa de sua opinião contra a conduta homossexual e o casamento gay. Isso é gayzismo e sua famigerada agenda LGBT, constranger, punir, criminalizar e encarcerar pessoas que simplesmente se declarem contra o casamento gay, a Bíblia é um imenso acervo de ”homofobia” e isso abriria precedentes para que se censurasse o Livro do Ocidente e seus seguidores.
        Ser contra a agenda gay e seu sindicalismo gayzista não é ser contra o gay comum, esse pode e deve ter seus direitos assegurados, mas não por ser gay e sim por ser um ser humano, direitos que hoje são negados a todos os brasileiros comuns, como segurança, saúde e educação. É uma inversão de prioridade quando lutam para impor vontades e privilégios a comunidade gay enquanto que a imensa maioria do povo não tem o básico, morrem de 55 a 60 mil brasileiros por ano por causa da epidemia da violência e o que se discute no debate nacional é a morte por causa da ”homofobia” .

        2-Barrar e acabar de vez com essa agenda, mostrar que o gay não deve ter privilégios pelo fato de ser gay, e que os direitos constitucionais e os direitos inalienáveis da pessoa humana devem ser assegurado não pelo fato de sua orientação sexual e sim sua condição humana. E que a agenda que deve prevalecer é a que abarque e contemple à todos indiscriminadamente, seja gays, héteros, brancos e negros, evangélicos e católicos destro ou canhoto etc…

        3-Cremos, não a provas ou evidências de que um comentário que expressa o pensamento de quase todos os brasileiros seja um desencadeador de violência. Caso fosse, não existira gay no Brasil, pois assim pensa a maioria e nem por isso saímos por ai caçando gays como fazem crer os gayzistas.

        4-Não acho, os cara que bateram no amigo de seu irmão são marginais, bandidos e criminosos, eles pouco se importam com a condição humana do amigo do seu irmão,só viam uma vítima indefesa e desprotegida pelo estado ( como todos os brasileiros comum ) e o assaltaram e o fato de terem percebido pelo tom da voz sua orientação sexual só mostra que eles tanto não se importam com a condição humana do rapaz que só viam uma vítima e gay e não uma pessoa.

        5-Lamento os eventos traumáticos pelo qual passou você e seu irmão, também em minha época de escola ( Brizolão ) sofri constantemente o escárnio de outras crianças pelo fato de ser evangélico e de ter hábitos diferentes dos demais. Não apanhei pelo fato de ser evangélico, apanhei e bati por brigar mesmo por minha ”sobrevivência”. Assim como sofrem os espiritas,católicos, os caolhos, espinhentos, narigudos, gordos, magros. Pela lavagem cerebral a que são submetidos constantemente os jovens de hoje são tolerantes com o uso de drogas, com a criminalidade e muitas outras tendências que estão em voga ( entenda que não estou equiparando, estou apenas mostrando o espirito do tempo ) lembro também que em minha época de escola existia os bichinhas, assim como em minha rua e no meu bairro, nunca os vi serem espancado por isso, essa vitimização é forçada e faz parte do plano para acelerar a agenda gayzista
        Não acho, acho que colaboram para o retrocesso é os ferrenhos esquerdistas do tipo Jorge e Luciana, que defendem uma visão de mundo do século retrasado, uma visão de mundo que aliás caçou e matou pessoas por causa da religião,ideologia e orientação sexual.
        Não ouvi o Fidelix dizer que gay é errado que tem que jogar na sarjeta, tá tudo errado essa bicha etc… Vejo esquerdistas dizendo que cristãos evangélicos e católicos são responsáveis por mortes de gays, que pregamos discurso de ódio, que somos fundamentalistas… e que a sociedade é homofóbica ( aversão e ódio ao homossexual ) isso é um jeito de retroceder a um progresso para uma convivência mais harmônica!

      • A resposta do Alessandro tá perfeita. Quando se fala que é uma Ditadura Gayzista é que essas ideias querem produzir uma lei “vingativa” contra toda a sociedade a qualquer custo ao invés de garantir apenas direitos fundamentais.
        Nenhum cristão prega a violencia contra quem quer que seja, pois sabemos o que é ser perseguido, e não desejamos isso a ninguém.

    • Prezada Andrea,
      concordo com você.

      Meu voto é Aécio com certeza,
      mas,
      após todo ataque desta semana, Fidelix,
      foi bem e merece nosso respeito.
      Ele realmente falou o que gostaríamos de ouvir de Aécio,
      foi desmascarando nos últimos 02 debates os movimentos gays,
      e mostrou que não é certo, o que está sendo feito com a família brasileira.

      Ao Eduardo Jorge, pedir que ele desculpasse …
      a resposta foi sensacional,
      o senhor é que deve se desculpar por fazer apologia ao crime,
      liberação da maconha, e aborto!!!

      Repito,
      Fidelix mereceu respeito nesta eleição,
      mas é claro, que não é um décimo do nosso saudoso Enéas.
      Mas voto contra PT,
      voto Aécio!!!

      • A vocês que estão apoiando o Levy Fidélix, o candidato da Imaculada Família Brasileira, que está protegendo-a de pessoas que gostam de outras pessoas do mesmo sexo (não entendi bem qual o “mal” que esse tão terrível inimigo que vcs tanto enxergam como ameaça tem de tão maligno, mas enfim),
        SAIBAM QUE ELE APOIOU A DILMA EM 2010!!!

        LEVY FIDELIX APOIOU A DILMA EM 2010.

        Repetindo: LEVY FIDELIX APOIOU A DILMA.

        LEVY.
        APOIOU.
        A.
        DILMA.

        DUVIDA?

        ENTÃO VEJA: http://www.youtube.com/watch?v=77YD8824FaQ&feature=youtu.be

        Abraço pra quem defende o bigodinho de Hitler defensor do sexo só pra reprodução e da Família Brasileira Tão Perfeita.

        E não, não me refiro ao Luciano, que diferente desses comentaristas cegos daqui sabe bem que babaca é esse Fideumavacadepernaabertalix.

  2. curto seu blog, to lendo faz um tempim ja

    eu fico pensando se esses candidatos sao assessorados por sociopatas que dominam e estudam linguagem corporal,tecnicas de pnl , gente que tem 48 leis do poder como livro de cabeceira

    a dilma ta bem nesse quesito, luciana genro ja é uma sociopata naturalmente, o aecio neves tem historico de pegador, imagino que ele domine a tecnica da energia e dominação masculina mas ele fraqueja nos debates sempre quando entra a a Genro

    essa luciana deve ter sido a pior namorada do mundo, tem perfil de mulher desequilibrada e abusadora, ela ez chilique quando o aecio levantou o dedo mas nao falou nada quando a marina fez o mesmo. Ela sabe quais taticas se usa para desequilibrar um homem, ataque certeiro no aecio ao fazer jogo de palavras e ainda citar o TIO dele, ele perdeu o frame ale, estocada dura

    aecio tem que aprender a lidar com mulher histrionica e limitrofe, tudo que ela queria era extrair uma reação emocional, conseguiu justamente

    a resposta do aecio na minha opinião foi pessima : só ficou na defensiva, em vez de desconsiderar o ataque vindo de uma patricinha mimada, ele entrou no jogo, quis falar de dados, que burrro, só tinha que se defender do ataque e nada mais, sem explicação ou justificativa , gastaria 3 segundos pra falar que o caso do aeroporto ja foi esclarecido em todos os grandes canais do pais, mais 5 pra denunciar as falacias e mostrar que a luciana genro mente

    mas eu confesso que fiquei um pouco animado, o aecio melhorou muito mesmo, deve ter lido seu blog
    teehee

  3. Caro Luciano.

    Considere as questões abaixo.

    Luciana Genro é:

    1.) Um “concretismo utópico” ?

    2.) Uma “utopia concreta” ?

    3.) Uma pós balzaquiana com complexo de borboleta ?

    4.) Uma tiazona passada, tecnicamente inútil, necessitando ler Balzac ?

    5.) Uma esquerdista funcional (histérica e idiota útil) ?

    6.) Uma esquerdista beneficiária (psicopata) ?

    7.) Uma admiradora do “poeta de mão cheia” e “tenente de artilharia de leite de homem” (pai dela) ?
    ……….

    Abraços.

      • Imparcial??? Imparcial assim como quem diz tanto faz seis ou meia dúzia? Imparcial assim como quem diz que tanto faz escolher entre refrigerante diet ou light? Imparcialidade em um blog sobre ceticismo político, guerra política, estratégias políticas, controle de frame, dinâmica social? Este cara aqui está falando sério ou está de zoeira?

      • Ao “João Roberto”:

        Lamentável, seu “comentário”. Eu o li esperando algum argumento e visualizei … Aliás, não visualizei nadíssima de nada!

        Fico imaginando o que você entende por “imparcial”. Deve ser tudo o que elogiar esse lixo de governo/partido esquerdopata.

      • Hi Felas. Otherwise Fellows.

        Alô João Roberto, imbecil padrão! Aqui você não se cria otário, bostelho funcional.

        Esse João Roberto ou é um imbecil completo ou um agente MAV tentando tumultuar por aqui.

        O pior de tudo é que esse pulha (João Roberto) veio pegar carona no vácuo do meu comentário, que foi dirigido à pessoa do Luciano.

        Alô João Roberto, vá fazer caridades com seu órgão excretor lá na Papuda.

        E note que eu sou mais ameno que o Olavo de Carvalho.
        ……….

      • A Luciana Genro, com aquela cabeleira centrífuga (em rota de fuga da cabeça dela), parece com aquela boneca de pano ou trapo, a Emília do Sítio do Pica Pau Amarelo.

        A mulherzinha é uma comédia involuntária ambulante.

        He! He! He!
        ……….

    • Caras, sério, eu pegava a Luciana Genro. Aquele sotaque gaúcho é uma delícia de ouvir. Evidente que das idéias comunistas dela não se aproveita nada, mas sem dúvida ela tem um charme. Aquele batom vermelho não me deixa mentir…;)

  4. É interessante, mas tenho percebido um certo padrão nos candidatos do PSol em termos de discurso. Normalmente, eles são sempre aqueles que encantam a esquerda caviar, embora nunca vençam as candidaturas, e eles sempre tem essa forma agressiva de debater. Dentre eles podemos citar Marcelo Freixo, o atual candidato do PSol para o Rio(esqueci o nome dele) e o Plínio Arruda.

  5. Luciano, faça um post sobre a tal da lei da homofobia, Luciana Genro afirmou com todas as letras ontem que se essa lei tivesse sido aprovada o Levi Fidelix sairia algemado do debate por crime de opinião.

    • Fidelix x Luciana

      1.a – O QUE É CRIME?
      Ela o acusa de crime de homofobia, ele diz que não cometeu crime algum, apenas defendeu a família conforme diz nossa constituição, algo perfeitamente legal, inclusive ele é um católico com direito de livre-expressão, mas ela sim é que defende crimes: drogas e aborto.

      No que ela fechou dizendo que é porque ainda não votaram, mas se o PL 122 estivesse em vigor ele já estaria preso agora por ter dito aquilo.

      1.b – Essa parte que ela diz isso deveria ter sido usada pelos conservadores, ela afirma com todas as letras como o PL 122 será aplicado: cadeia em todos que derem discursos a favor de casamento tradicional.

      Ou seja, PSOL = Criminalizar o que não é crime e Descriminalizar o que é.

      2 -Comparar ou chamar de NAZISTA? É crime?

      Quando ela trouxe o nazismo a campo, ela fez exatamente o que acusou o Gentili de fazer, ela comparou o candidato a Hitler o chamando de nazista!

      E os esquerdistas fazem isso direto, alias o que mais fazem é chamar seus desafetos e nazista, fascista e afins. E montagens nesse sentido tem aos montes! Do Papa, do Bolsonaro, do Malafaia do Feliciano, todos eles em quadros que fazem referência a Hitler ou ao nazismo. Não seriam passiveis de processo essas comparações, “brincadeiras” e montagens?

  6. Eu assisti o debate, Aécio se desequilibrou emocionalmente quando Luciana citou o aeroporto do tucano construído no terreno do tio, chegou até levantar o dedo mais foi advertido pela Luciana. Na minha opinião Luciana se saiu melhor.

  7. não vejo nas redes sociais niquem falar em Dilma,por isso acho que o brasil vai surpreender no segundo turno, eu e minha família aqui na paraíba estamos com Aécio neves 45, e aguardem o brasil acordou !!! marina tem possibilidade de ajudar muito na decisões nu rumo do segundo turno o brasil vai si surpreender…. aguardem …. 45 neles ou 40

    • Andressa, pela primeira vez
      você consegue ver que as pesquisas para presidente estão maquiadas!!!

      Repare o seguinte,
      PARA GOVERNADOR,
      NO RS, SC, PR, SP, RJ, BH e Distrito Federal,
      todos os governadores que serão eleitos NÃO são do PT,
      ou seja,
      é claro que se você votar num governador não PT….. você NÃO votará na Dilma!!!

      Sendo assim,
      confirmamos que as pesquisas
      foram totalmente fraudadas,
      o que na minha visão mostrará que domingo,
      acontecerá o provável, e que ninguém espera,
      Primeiro: Aécio,
      Segundo: Marina,
      Terceiro: Dilma !!!!!!

  8. Concordo que o Aecio se saiu bem , o formato do debate também ajudou .
    Dilma não deixou a peteca dela cair, mente descaradamente com a maior cara de Pau, um caso de camisa de força.
    Marina se soprasse caia, fiquei até preocupada ela deve estar muito doente, foi um erro ter se candidata do , teria contribuído melhor se não tivesse tanta gana ou (ou grana por tras dela)pelo poder
    Os nanicos , gente ,que que Isso? minha xara, a alucinada, deve ter comido cogumelo cubano.Ela e doida varrida.O Levy vai se dar bem na justiça, pode pedir uma indenização boa por danos morais . Não há crime sem que a lei o tipifique como tal. Não existe crime de homofobia.Ela não podia ter acusado ele de um crime que não existe, nem pedir que fosse algemado .ela é doida, imaginem a louca Eleita? Ia fuzilar todo mundo
    O Levy está certo quando se “escora” na CF. Tem o direito à sua opinião. E esta certo ao acusar os podes crer e a doida 2,de apologia ao Crime no caso de drogas e aborto (crimes tipificados bem lei), mas coitado não tem o dom da retórica, que sobra nos malucos bem adestrados.
    O pastor fez seu papel , a fala contra Dilma no final foi uma boa sacada, melhor ainda foi a globo negar direito de resposta,
    O Aecio de longe o mais equilibrado, notaram que ele ia ao púlpito sem levar um calhamaço de Cola? Foi de mãos vazias , respostas rápidas, pena que os nanicos atrapalham .Vamos pro segundo turno espero que ele detone a Balofa! É o melhor que nós temos (se não houver fraude).

    • Luciana, acho que o Levy támbém merece um desconto. Durante toda a semana ele foi alvo da patifaria e do patrulhamento da gaystapo e ainda teve que aturar candidatos imbecis que passam bem ao largo do menor sentido do que sejam democracia, liberdade de expressão e – pasmem! – garantias constitucionais.

      Com tudo isso, penso que seria bem difícil ser assertivo, como gostaríamos que ele fosse. Natural, inclusive, o seu evidente nervosismo, diante da estupidez de um imbecil que posa diante das câmeras de baluarte moral. Aliás, dados esses elementos nada propícios, acho que ele foi até bem, dentro do possível.

      Não obstante, sonho com o dia em que um candidato direitista, conservador, religioso ou não (nem interessa isso) exponha a miséria moral dos ditos progressistas.

  9. Não achei que o Fidélix saiu mal. Ele mostrou ser autêntico e não dissimulado como todos os outros. Sei que ele não tem chance mas vou votar nele para não desincentivar o único candidato verdadeiro que fala sobre o que lhe é questionado, com ética e moral, e não aquilo que o povão quer ouvir… Os outros são treinados para falar em público, veja o Aécio, impossível ser o 10% do ator Aécio que estava no palco.

  10. Aécio ganhou debate???????????????????????? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Já tomou balaço logo de cara da MARINA kkkkkkkkk e ficou todo NERVOSINHO quando questionado sobre o AEROPORTO kkkkkkkkkk, além do mais sempre querendo dizer que foi governo PSDB que fez isso ou aquilo kkk, só pra rir mesmo.

    Sinceramente se o PSDB deixasse o SERRA certamente estaria no segundo turno, e talvez até ganhasse.

  11. Fui conferir o UOL e em 107.846 votantes até agora o resultado dá:
    Aécio: 57,11%
    Marina 16,94
    Dilma 14,82%.
    Aécio no debate de ontem saiu-se a contento, como se esperava, brilhou e lavou a cara do PT com suas incompetências e corrupções.
    Marina, murcha, apagada, nota-se que tem saúde muito abalada por serias doenças anteriores, quando saía da cadeira, parecia que ia cair e sobe escadas amparada, muito fraquinha em tudo, até prá falar.
    Dilma destemperada, nervos à flor da pele e parecia se retorcer prá se defender, sem condições de acusar os outros pelo fracasso do PT e de seus desacertos, como ao cúmulo de até de apoiar terroristas do ISIS, os decepadores de cabeça de cristãos que não quiserem se converter ao lslã de Maomé!

  12. Bom dia!! Concordo que o Aécio foi disparado o melhor no debate. E que Dilma se destacou levemente frente a Marina. Só discordei da Luciana Genro ter sido considerada um destaque. As pessoas hoje estao dizendo que ela é mimada, irritante e mais parece uma lider estudantil. Não ganhou votos. Entao, pra mim, ela perdeu! Com relação ao Fidelix, achei que ele começou nervoso mesmo. Mas melhorou durante o debate, com a ajuda do pastor everaldo. Muitos militares estao dizendo que votarão nele, pelo fato de ter sido o unico candidato a questionar a defasagem de 28% na remuneração. Além disso, conquistou votos entre os mais conservadores e idosos, que valorizam a verdade, em vez de guerrinha política e falsidade. Meu voto é da Marina, mas confesso que fiquei preocupado com o avanço do tucano!! grande abraço!!!

  13. Luciano, concordo contigo. Realmente Aécio se superou, além do mais em todos os embates ele estava com um semblante de calma e foco. Porém deixou de dar respostas “fatais” principalmente à Genro. E bem no campo da “corrupção” acusadora. Ele podia ter dito que “todas os apoios do partido dela internacionalmente serve para alimentar sistemas corruptos de governo, bem como o enriquecimento – como você bem disse – da família Chavez e Maduro de forma criminosa”, enfim, acho que seria o melhor para desmantelar logo sua metralhadora de acusação louca.

      • Ah, sim, bonito então deve ser o fato do sujeito ser financiado por anúncios do governo em seu blog, como o da Petrobrás, Caixa Econômica, Correios, etc., defender o PT com unhas e dentes mesmo diante dos 60.000 assassinatos que ocorrem, em média, no Brasil, todos os anos; mesmo diante de todo o mar de lama de corrupção, da alta inflação, do baixo crescimento, etc; fingir que nada disso existe, ou dizer que isso é intriga da oposição, que o Brasil nunca esteve tão bem e que, por isso, vai votar na Dilma. Neste caso, o blogueiro estaria sendo elogiado, aplaudido efusivamente, recebendo os mais entusiásticos encômios, dizendo que o seu trabalho é espetacular e esplêndido. Mas como o proprietário do blog não recebe verbas do governo, mantem o blog com o dinheiro do seu próprio, e não se furta a expressar as suas opiniões e pensamentos, exercendo sua liberdade de pensamento e de expressão, que, inclusive são garantias constitucionais, então isso é considerado como algo feio.

        E depois há quem pergunte porque o Brasil está nesta situação deplorável.

      • Ha! Ha! Ha! Ha! Ha!

        Essa menina, Leila Abreu ou Leiloca pros íntimos, é uma verdadeira humorista involuntária.

        Ha! Ha! Ha! Ha! Ha!

        Gostei dessa sua personagem, Leiloca…

        Ha! Ha! Ha! Ha! Ha!

    • VAZA DAQUI! Aqui não é tua área, aqui não é tua laia. Aqui é anti-PT até os dentes, dentes rangendo pra você e sua turma podre. Volta pra toca, coelha.

    • Oche! Blogueiro, agora, é profissão?

      Mas certamente a comentarista já visitou vários blogs da BLOSTA. Lá tem um monte de gentinha de quem nem precisamos dizer em quem votarão. O pior: apoiados em mentiras, baixarias e muita, muita vigarice intelectual. Muito feio e tão deprimente …

      • Hahahaha. Pessoal que dentro de um tempo estará desempregado… aí vão ter de arrumar outra ocupação, e isso sim será deprimente – PRA ELES.

  14. A Luciana Genro é uma BANDIDA DA ESQUERDA, com fortes tendências HOMICIDAS. Seu único mérito é que, por ser STALINISTA, é mais fácil identificá-la e a REIJEITAR, ao contrário do seu pai Tarso Genro, esse um TROTSKISTA GENUÍNO e, como tal, falso e dissimulado, difícil de se identificar, quando camuflado. Ambos são igualmente ruins e PERIGOSOS! Nada de humano e de bom existe em ambos.

    Só discordo com relação a debater com esse Zorrilho da Luciana: Mesmo o Aecio, a destruiria facilmente, bastando para ele se impor um pouco mais. Os ataques dela são simples, repetitivos e completamente previsíveis. Eu a tiraria do sério, elevando a voz e abaixando o tom, retrucando sua violência infantil com ironia e genuína indignação, sempre lembrando que o Aecio tem PORTE FÍSICO e, infelizmente, não o está aproveitando! Seria ótimo vê-lo se agigantar frente aquela nanica asquerosa! Acho que o Aecio, deveria ter umas aulas com o Garotinho…

  15. Sinceramente Luciano, as vezes eu me pergunto o que os assessores dos Presenciaveis fazem (exceto o da Dilma e da Luciana Genro, por razoes obvias).

    Na hora das drogas, eu vi como uma super oportunidade para o Levy, na hora da rebater o que a Luciana Genro falou, isto porque ela nao apenas nao condenou as drogas, como tambem incentivou a descarceirizacao.

    Acho que na hora que ela disse isso, ele ja deveria falar AO povo brasileiro, sem ataques contra ela: “Nao apenas Luciana Genro nao condena as drogas, ela tambem quer soltar os traficantes! Um tremendo desrespeito com a populacao brasileira e familias que enfrentam inumeros problemas pelas drogas. Para uma candidata que se diz tao conhecedora da situacao das familias brasileiras, conhece muito pouco o papel das drogas numa familia com pouca renda.”

    Eu acho que esse posicionamento dela nao foi bem explorado pelos presidenciaveis. O que voce acha? Poderia mandar um modelo de retorica, de que maneira rebateria os argumentos de Luciana Genro (das drogas)?

  16. Excelente sua avaliação do debate ontem, Luciano. Tive a mesma percepção que você. Penso que agora o Aécio sobe, finalmente um debate onde ele se destacou!
    A tabelinha Everaldo/Levy/Aécio funcionou melhor que a Eduardo Jorge/Dilma. Até porque o Eduardo Jorge é imprevisível. Nunca se sabe o que vem dali, até quando quer ajudar pode acabar pisando no tomate. A luciana é um show à parte. Dispara contra tudo e todos.Marina estava mesmo apagada . Já a Dilma fica bem melhor quando troca o “tailleur” vermelho pelo rosa claro . Mesmo assim não convenceu.Não consigo olhá-la sem ver o humorista do Parafernália na frente.

  17. http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/files/2014/10/Baby-sem-noção-300×300.jpg

    Dilma alegando dar remédio de graça para o povo. De graça não, violão. Os impostos são bem escorchantes. Todo mundo paga por essa joça.

    O médico de minha colega recomendou que ela não usasse remédio dado pelo governo. Por quê? Simplesmente não funcionam. Devem ser placebos, sei lá. Ah, ela não foi a única. A mãe de um homem de 30 com esquizofrenia se queixou que quando ele passou a tomar os genéricos dados pelo governo, piorou muito. A doença saiu do controle.

  18. Claramente todos veem o que lhe convêm. Primeiro, não achei o Aécio o melhor do debate, e na verdade quem mentiu o tempo todo foi ele. Dizer que saiu com 92% de aprovação em Minas é uma mentira tão grande, que aqui ele está em 3º lugar, o resultado por si só já diz a verdade. O choque de gestão dele, foi tão grande que quase liquidou com todos os servidores do Estado com queimadores de 1º grau. Aécio deixou a educação de Minas uma decadência e que o PSDB deu prosseguimento com Anastacia, a exemplo a lei 100, que foi considerada inconstitucional pelo STF. Esse blog, é claramente Aecista, portanto, vou discordar deste blog, para mim, a melhor no debate foi DILMA. E o blog mente, como o candidato Aécio. E certamente Luciano Henrique, não é de Minas Gerais.

    • MENTIRA ATRÁS DE MENTIRA, ô senhorinha.

      Família toda do meu pai é de Minas Gerais, e MINEIROS SÃO AÉCISTAS ROXOS. Tanto que ele foi reeleito e com facilidade, nem vem. Só porque a senhora e a meia dúzia de amigos que a senhora deve ter são pró PT e ficam horas discutindo o mal do capitalismo enquanto tomam Cola-Cola não significa que o resto do estado é assim.
      Pare de usar o notebook capitalista que deve estar usando nesse momento para fazer propaganda gratuita pra Dilma, que nada fez pelo teu estado, por sinal.

      E a senhora não é obrigada a vir aqui se acha que o Luciano “mente”. Ele certamente é o cara que mais entende de jogo político no Brasil, e justamente por isso quer dar a descarga nessa bosta chamada PT pra que role até o esgoto que é o lugar. Se a senhora os apóia, vai junto com eles e não passe por aqui, vá para blogs da BLOSTA e fique lá naquele esgoto a céu aberto que são esses blogs puxa-saco da presidente que arruinou o país.

    • Você leu um post do blog sobre a análise do debate de ontem e já o considera aecista? Procure ler mais sobre o blog. Mentira vem do seu comentário ao afirmar que o Aécio é terceiro lugar no seu Estado. Ele é segundo e bem próximo do primeiro colocado, isso é o que aponta o já sem tanto crédito IBOPE (pelo recente retrospecto). Ou você está inventando ou está muito mal informado acerca do seu próprio Estado. Ora, não conhecendo nem as intenções de votos do seu Estado, como pode afirmar o que o Aécio fez ou deixou de fazer? Baseado em que? Outra coisa: A enxorada de mentiras veio daquela que parece ser a sua candidata, pois defendeu ela em duas ocasiões aqui: 1ª Dizendo que ela venceu o debate (algo que soa como a piada do dia depois da “utopia concreta” (by Genro)); 2ª Ao dizer que vai discordar do blog por ser “aecista” e não pelo o blog estar dizendo algo incoerente ou algo do tipo sem provar nada.

  19. Vivemos em um país que apesar dos percalços é uma democracia, onde todos têm o direito de falar. Entretanto, algumas pessoas exercem tal direito para atacar inescrupulosamente determinados candidatos. Já li comentários em que Luciana Genro é chamada de “Puta comunista”, por pessoas que certamente nunca leram nada a respeito da teoria comunista, que não é a mesma coisa que socialismo.
    Candidatos extremamente conservadores que pretendem transformar o Palácio da Alvorada num centro religioso. Afinal o Brasil é um estado laico, portanto embora eu respeite os princípios religiosos de cada um, acredito que não se governa uma nação partindo de dogmas religiosos.
    Que autoridade uma pessoa acredita ter para falar sobre ética, quando ataca violentamente outra pessoa com palavras chulas e racistas? É válido usar os mesmos métodos de ódio e demonização que os nazistas utilizavam para desumanizar judeus, homossexuais e negros? Chamar uma candidata de puta é a melhor forma de confrontar sua ideias? É com essa maturidade que algumas pessoas entendem democracia?
    Muitas pessoas se apegam ao senso comum para explicar situações que necessitam de uma profunda análise, portanto não opine sobre aquilo que não conhece, não fale besteiras das quais nem mesmo você sabe o que é. Use a democracia de forma responsável, estude sobre as teorias que os candidatos apresentam, para não sai por aí vomitando besteiras racistas e fazendo apologia a violência. E para aqueles que acreditam que a ditadura civil militar de 64 foi o melhor momento do Brasil (sim já li comentários que nas entrelinhas diziam isso), agradeça por ela ter acabado, pois se ainda existisse, nossa liberdade de expressão já teria sido extinta.

    • Xará,

      A única parte que acertou foi quando disse que o Brasil é laico e que querer governar baseado em dogmas religiosos não rola. De acordo. E também sobre a ditadura, que eu não vivi mas nem queria mesmo.

      Agora, sobre isso de ter “boas maneiras” com a tua candidata… estranho que não vi as mesmas boas maneiras da tua turma com os outros. Páginas do tipo Blábláblárina, Marina Ecológica, Marina Publicitária, zuando ela aos montes, tem por aí. E tem xingamentos também, por parte da tua turma do PSOL.
      Aécio também foi sempre atacado, e o Fideumavagabundalix (esse eu faço questão de fazer coro no xingamento) então, detonado de monte. Esse bom mocismo só é válido quando é pra defender candidatos do vosso interesse, ô linha auxiliar do PT.

      Luciana Genro é tão linha auxiliar do PT que ficava se referindo à Dilma como presidenTA, coisa de quem a apóia somente. Eduardo Jorge a chamou assim, também, uma vez pelo menos.

      E sobre o COMUNISMO estar distante do SOCIALISMO, como explica tua candidata dizer que os países em que houveram milhões de assassinatos por conta do socialismo não eram o real socialismo, e ao mesmo tempo ter uma imagem dela reverenciando Che Guerava, o cara que, segundo a lógica dela, “não entendeu” o Socialismo?
      Como ela reverencia ele se ele implantou o Socialismo com algumas “pequenas falhas” como assassinar milhões? (mais do que a ditadura brasileira inclusive)
      Ela mandaria Che Guerava ir estudar também, pra aprender o que é o Socialismo ao invés de ficar matando pessoas?
      Interessante…

      Xará, desculpa, não cola.

      • Excelente resposta C. Bernardo! Me poupou o trabalho de DESCONSTRUIR o seu “Xará”! É preciso muita CARA DE PAU para querer defender aquele ZORRILHO COMUNISTA DA LUCIANO GENRO! Alguém que DEFENDE CUBA e CHÊ-GUEVARA, merece mesmo é CADEIA. E, nossos militares em 1964, nunca trucidaram a população como o HOMICIDA DO FIDEL CASTRO FEZ EM CUBA, a mesma CUBA que a Luciana tanto defende! Só aqui mesmo que essa bandida ainda está solta!

  20. Excelente análise, Luciano.

    Eu discordo um pouco sobre o que você disse sobre o Fidelix… Ao meu ver, ele se saiu muito melhor do que Eduardo Jorge e Pastor Everaldo. Ter os nervos a flor da pele, as vezes, é bom sim, pois é exatamente assim que boa parcela dos Brasileiros está sentindo neste momento. Dr. Enéas era assim, infelizmente não foi reconhecido a tempo.

    Pastor Everaldo foi bom no final mesmo (sobre Dilma e o apoio aos terroristas), mas para mim ficou claro que nem ele próprio acredita no discurso liberal dele… Alguém falou para ele que ele tem que vender “estado mínimo”, “livre mercado” e ele repete como um papagaio sem ao menos saber exatamente no que consiste isso. Ele repete muitos chavões (“Hoje o cidadão de bem está preso em casa e o bandido está na rua”, “Vou cortar na carne”, “Fui de família humilde”, e por ai vai) e ele sequer presta atenção no que estão falando para ele (a exemplo de quando Bonner perguntou deu o tema previdência e ele perguntou ao Aécio sobre o PAC).

    Luciana Genro é o oposto do Pastor Everaldo… Ela conhece o que ela defende e ela realmente acredita naquilo que ela diz. Felizmente todos sabemos que o que ela defende é uma merda, então mesmo com um discurso consistente, ela não tem chance de ganhar.

    Eduardo Jorge desta vez parece ter trocado a maconha pela cocaína… Ele estava mais rápido que o Bonner, o discurso era mais consistente, e arriscou até uns palpites sobre a política econômica. Esse foi de longe o melhor debate dele (o que não significa muita coisa).

    Eu discordo sobre o que você diz sobre os nanicos não participarem dos debates. Além de garantir algumas risadas e ajudar a manter o interesse do telespectador, eles tem mais liberdade para apresentar ideias diferentes e cobrar posicionamentos mais firmes dos principais candidatos. Acho muito válida a participação deles e não vou me surpreender se o Levi Fidelix – veja você – terminar o pleito com pelo menos o dobro de votos do que a última pesquisa previu para ele.

    • O Levy em sua fala final se declarou cristão e católico, chamou a atenção também dos evangélicos contra o absurdo a que estão sendo submetidos por essa minoria histérica sem noção. Há alguns dias um templo católico em Campinas foi ameaçado de invasão por um grupo de esquizofrenicas de uma tal marcha de vadias(mulheres, dêem se ao respeito para serem respeitadas).
      Esses malucos vão querer o Que? Daqui a pouco vão querer partir para degolar cristãos por Aqui? Olha que a doida 1 já quer bater papo com essa gente, vai que a doida 2 resolve aderir.

  21. A Genro é extremamente perigosa para o futuro. Ela, como o Freixo, estão sendo preparados para a sucessão da geração atual do Inner Party e ela, assim como ele, já demonstraram a capacidade, a qualidade para isso. Destruí-la é fundamental para 2018.

    “atirava para lutar nenhum” – deveria ser ‘para lugar nenhum’.

  22. As táticas da Luciana Genro são extremamente simples, mas ninguém veste a bota para entrar no jogo sujo e humilhá-la.
    Aécio não fez isso e foi até bom não criar rinhas com ela, pois o PSOL é apenas uma linha auxiliar do PT, é apenas para atacar Aécio e Marina e tentar dizer que “o PT é apenas um partido corrupto como os outros, vote PSOL ou vote PT”.
    Daria para chamá-la de nazista, apologista de genocídios, apoiante de duas ditaduras sanguinárias (o Estado Islâmico e Cuba), adoradora de um assassino de gays, aproveitadora de minorias, totalitária, defensora de um regime falido e assassino, criadora de ódio racial, criadora de ódio entre classes, vê homossexuais apenas como um grupo coletivo e não como indivíduos (o que realmente são), etc, etc.
    Levy, como está totalmente ferrado, deveria ter aproveitado que está no fundo do poço e lançado pelo menos 7 adjetivos para ela.

    Ótima análise, Luciano.

  23. Pois é, Luciano, a impressão que tenho é que até mesmo quando você elogia o Aécio em seus textos isso sempre ocorre em meio a muitas e pesadas críticas (você sempre sublinha um suposto “ponto fraco” para, só então, citar rapidamente algum eventual acerto do candidato).

    Ao contrário, quando você se vê obrigado a reconhecer as falhas de Marina, isso ocorre em meio a evocação de supostos acertos.

    Talvez isso ocorra porque para os observadores mais críticos e honestos, não raro, a cobrança é maior justamente em relação às pessoas entre as quais eles “esperam mais”.

    No entanto, acho que diante do caos que se avizinha a chamada “direita” deveria tentar “bater menos” em seus supostos candidatos.

    Sinceramente, acho que passou da hora de reconhecer que entre Aécio e Marina, esta última NÃO TEM: Vontade, Fôlego, Formação Intelectual, Trajetória, Competência Administrativa e Alianças Políticas capazes de propor e realizar um governo que rompa com o projeto populista/bolivariano Lulopetista (e, quem sabe, Psolista), aliás, como ela própria admitiu quando elogiou a Luciana Genro do debate (sobre isso, posso garantir que na minha área de formação e trabalho a proposta das três – Genro/Marina/Dilma – é exatamente a mesma, ou seja, contra o Brasil e maior parte de sua população).

    Finalizando, a cobrança em relação à oposição é tão exagerada entre os seus (supostos!) eleitores que cheguei a ler de um deles que “o Aécio foi bem no debate, mas faltou coragem para falar de energia nuclear”; pode isso? Não há “performance satisfatória” que acalme esse eleitorado da “direita”, enquanto a “esquerda” está sempre muito satisfeita com os seus candidatos, mesmo sendo estes caricaturas que sobrevivem em meio a clichês idiotizantes e que quando chegam ao poder as únicas “áreas” de grande eficiência sejam: a Corrupção, o Marketing pró-governo, o Roubo de Projetos, Gambiarras e Improvisos na execução das políticas públicas.

    Nesta eleição a ÚNICA oposição ao PT é a candidatura de Aécio, queira a “direita” ou não.

    • Eu concordo. Chega uma hora que temos que parar as críticas aos nossos e nos comportar um pouco como militantes, ainda mais perto do pleito e quando o candidato está em franca ascensão. E é preciso também reconhecer os méritos em sua exata medida. Aécio não foi “apenas” o melhor neste último debate. Foi um massacre, uma lavada acachapante! Todo mundo que é intelectualmente honesto percebeu isso. Se isso vai se transformar em votos suficientes para vencer, só o tempo dirá. Mas para chegar ao 2º turno, eu não tenho a menor dúvida.

      Que as críticas e análises voltem depois. Agora é hora de buscar votos. O Plano A, nesta eleição, é Aécio.

  24. Não acho que dilma tenha vencido marina no embate sobre a autonomia do bc.Ela terminou sua resposta olhando para o telespectador e dizendo “na verdade acho que qualquer um pode ser presidente.inclusive você cidadão comum” isso la é argumento?

  25. Muito bom, Luciano. E ótimo debate, embora tenha ficado com um pouco de sono a partir do 3o bloco… mas Aécio entrou cheio de sangue nos olhos, e gostei bastante disso, da postura dele no 1o bloco, com fúria no sangue. Tinha muito mais pratos que ele e a Marina poderiam ter devorado, mas ok.
    Acho que Aécio vai parar o segundo turno, mas não sei se isso é bom. É visível o MEDO que a Dilma tem da Marina. Repare que ela, sempre que precisava escolher alguém, evitou escolher Marina. Escolheu Aécio, mas não Marina. Me deu impressão de medo.

    Luciana Genro torna o debate interessante mas só por seu comportamento: moleca, mimada, do tipo aquelas vilãs de reality show que a gente se diverte observando, mas odiaria conviver.
    Metralhadora giratória, mas ainda assim, lambe as bolas do PT.

    E uma pérola que passou despercebida:

    Dilma dizendo que “qualquer brasileiro pode ser presidente”. Ou seja, qualquer merda pode entrar no lugar dela, e ela própria é uma merda. Ela e o tiozinho que vende quinquilharias numa avenida aqui perto, que já declarou “adorar garotas de 13 anos”, são iguais? Ele pode ser presidente também? Afinal, ele é brasileiro, é “qualquer brasileiro”. Bobinha.

      • Prefere um tiozinho que assume ser pedófilo do que o Aécio? Que bela “tirada” a tua. E reveladora. Sorte tua não ter revelado aqui quem você apóia. Mas por estar difamando Aécio já sei que é Dilma, ou no máximo a Louca Genro, também conhecida por Linha Auxiliar do PT.
        Legal saber que gente que apóia essas duas candidatas também apóiam a pedofilia (o que não surpreende, visto alguns projetos esquisitos que rolam com gente de dentro dessa onda vermelhôu).
        Legal saber que esse aí é seu partido, esse aí são seus amigos, tudo que apóiam pedofilia.

        Estamos de olho, Carlos. Aparece aqui de novo e eu jogarei isso na cara tua até não poder mais.

  26. Eu acho que a perspectiva melhorou para Aécio Neves, mas não sei se melhorou para o Brasil.
    Aécio pode ir para o segundo turno, mas, se formos objetivos, precisaremos reconhecer que as campanhas do Aécio e da Marina foram fracas e que a chance de reeleição da Dilma aumentou.
    A Marina apanhou bastante e perdeu muitos votos para a Dilma.
    Da forma como vejo, havia alguma chance da Marina vencer a Dilma até a semana passada. As chances agora estão com o PT, seja lá quem for para o segundo turno.
    Parte do eleitorado da Marina vai migrar para DIlma e parte vai anular. Parte do eleitorado do Aécio, se vingar a Marina, vai anular.
    Se as pesquisas estiverem certas, a Dilma vai ganhar. Já tem mais de 45% dos votos válidos. Um tiquinho mais e voilá! “Presidenta” eleita.
    Claro que posso estar errada, mas, como alguém diz aquela frase manjada, insanidade é repetir sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.
    A Dilma é arrogante, nada carismática, ruim de serviço, com economia ruim e escândalos de corrupção. O cenário não poderia ser mais favorável para a oposição e, mesmo assim, é provável que a gente perca.
    E Lula disputará 2018…
    O Luciano falou em plano A, B e C. O plano C se avizinha, na minha opinião. O alfabeto é longo…
    Me desculpem se o comentário parecer depressivo. É apenas realista. É que vejo muitos se inflamarem tanto, como se Aécio e Marina fossem grande coisa… Não são. São políticos ruins de serviço. Nunca perdem de verdade, porque vivem disso. Eu acho ambos desprezíveis. O Aécio, porque é político experiente e resolveu enfrentar a Dilma só agora. Apoiou o Pimentel no passado e confundiu o eleitor mineiro, que elegerá governador petista. A Marina, por sua herança esquerdista e sua fraqueza de campanha. Aliada a ONGs ambientalistas avessas aos interesses do Brasil. E nem direito de resposta ao TSE ela pediu, mesmo com tantos ataque mentirosos…
    É o nosso ganha-pão e nossa vida que são afetados pela eleição, nossos salários e a perspectiva de futuro dos nossos filhos. Vencer a eleição é trabalho para políticos experientes como a Aécio e Marina. Se perdermos a eleição por pura incompetência, merecerão apenas nosso desprezo.
    Espero que cada um de nós tenha a decência de votar contra a Dilma no segundo turno, sem mimimi sobre o candidato(a) derrotado(a), porque esta será nossa ÚNICA chance.

  27. Ayan, eu achei que você ia dar uma zuada na Luciana quando essa disse que é o socialismo utópico é concreto.
    A parte da Previdência foi hilária.Quando o Bonner disse que o Everaldo tinha que perguntar sobre Previdência (e não PAC) deu para ver na cara dele uma expressão do tipo “que porra é essa?”

  28. Ayan, uma pergunta (é esquisita mas eu gostaria de saber sua opinião):

    Você acha que a Luciana teria esse tipo de sucesso se fosse um debate entre ela e o David Horowitz?

  29. Não sei se você viu assim luciano, mas foi interessante notar o que a Luciana e o Eduardo disseram, que se a “homofobia fosse crime” o Levi teria saído de lá preso, acho que isso mostrou de vez o viés autoritário dessa lei anti homofobia, que não tem a intenção de proteger os gays e sim amordaçar qualquer pessoa que diga alguma coisa contra o ativismo gay.

    • Sobre isso, basta lembrar que a Marina não apoiou o Serra em 2010, mesmo sendo ele, segundo ela hoje declara, um possível ministro em seu virtual governo.

      Marina é petista de coração e construiu a sua imagem pública (sua conta bancária e oportunidades profissionais) sob os alicerces do projeto de poder da ala mais à esquerda do PT; só quem conhece as entranhas dessa galera sabe que não há a menor possibilidade de mudança “à direita”, mesmo que o discurso mude um pouco ali e aqui para ampliar o número de votos.

      Aécio não é o Serra, não é da geração do movimento estudantil dos anos 60, e exatamente por isso não tem qualquer compromisso (nem mesmo imagético) com a ala política da esquerda “histórica” e jurássica do Brasil (ao contrário de outras personalidades hoje anti-PT, mas que por sua trajetória teimam em não bater na “esquerda” em geral, como é o caso do Serra, do Marco Antônio Villa, do Demétrio Magnoli, do FHC etc). Por isso, Aécio teve coragem de dizer que para ele trocar Dilma por Marina é trocar seis por meia dúzia, ao contrário das falas das personalidades acima citadas..

      Ainda assim, como FHC já sinalizou, acho que o PSDB (ou parte expressiva do partido) apoiaria Marina num eventual segundo turno. Já em relação à Marina, estou convencida de que no 2º turno ela se manterá “NEUTRA” (irá trair seus eleitores da oposição ao Lulopetismo de novo!!) e irá dizer que se concentrará a partir de então e tão-somente na consolidação de sua “Rede”. Mesmo assim, acho que parte do PSB e todo o PPS apoiarão Aécio caso ele vá para o 2º turno. Por isso, estou convencida, a Marina será uma grande desilusão para a verdadeira oposição ao PT, não dá para confiar!

      • Não acho que Marina realmente pense que o lula não estava envolvido nos ataques do pt a ela.Ela só não queria critivca-lo e perder o eleitorado que vota nela,mais adimira ele como se fosse um herói dos pobres .Talvez o maior defeito de Marina ser o que esta entre o psdb e o pt é que ela ficou muito em cima do muro em muitas questões,o que acaba confundindo a nossfa mente.se ela for ao segundo precisa deixar as coisas bem claras e dizer qual é realmente a sua opinião sobre vários assuntos .

  30. ATENÇÃO!
    A Medida Provisória 650/2014 criada pelo PT e sua turma, acaba com o limite de idade mínima para o ingresso na PF! Ela está em pauta e será votada na próxima semana, dia 7:
    http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/POLITICA/475159-PLENARIO-RETOMA-VOTACOES-NA-TERCA-COM-MP-E-PROJETO-COM-URGENCIA-TRANCANDO-A-PAUTA.html

    Confiram no artigo 7º, inciso IV, do DL 2.320:
    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del2320.htm

    A MP elimina as idades mínima, de 21 anos, e máxima, de 30 (nível médio) e de 35 anos (superior), para prestar concurso para a Polícia Federal.

    Isso não seria uma “Porta dos Fundos” para facilitar a entrada de estudantes recém-doutrinados pelo “MECxismo”?

  31. Eu acredito sinceramente que essa e todas as outras eleições e uma farça,sempre ganha quem os poderosos elege e nesse caso a Dilma.um belo dia vai aparecer a seguinte denuncia “As urnas eletrônicas sempre foram alterado seus resultados” de acordo com interesses de poderosos isso e fato. Meu voto e do Aécio mais acredito que o Presidente já foi escolhido que dizer escolhida “Dilma” e quem elegeu ela foi o “Dinheiro”…

      • “Mas se é assim, pq a oposição não denunciou as fraudes nas urnas?”

        Rsrsrs… tá de gozação, não é?

        Não denuncia as urnas pela mesma razão que não denunciou o mensalão. Aliás te pergunto: a que “oposição” tu se refere, no país do mensalão?

  32. O monstro que nos ataca nesse País, chama-se inflação. Quem são os responsáveis pela inflação, pelas remarcações preços? Será que é inflação de demanda, ou de custos? Então o Banco Central tem que atuar, e tem que ter autonomia, não pode receber ingerência política. O Banco Central tem que ser o verdadeiro guardião de nossa moeda. Os juros não estão altos, vejamos então o seguinte cálculo: 11% x 98% x85% = 9,16% para uma inflação de 6,62% = 2,54% de juro anual. Alta está a inflação, e inflação não é juro. O Banco Central tem que ter a competência de manter o poder de compra de nossa moeda, pelo menos.

  33. Sem dúvida foi o melhor debate do Aécio. Ele melhorou bastante, mas perdeu muitos pontos quando foi questionado pela Luciana. Não explicou sobre a privataria tucana e ainda ficou nervoso sobre a questão do aeroporto. Foi a única que conseguiu deixar o mineiro nervoso. Vejam o olhar furioso dele….

  34. Tinha preferencia pela Marina mais em varios debate Aecio mostro mais preparado em postura e conhecimento, sofremos da incerteza do melhor para Brasil mais com a serteza de um ponto final nas corrupições e no pais de mentira q prega PT.
    Muitos sabe do feito do Lula em Paga a divida externa, mais pouco divulgado atual cituação do Brasil q oculpa 3° posição dos paises mais credore junto FMI divulgado pelo jornal Globo.
    Hora de nos brasileiro acorda mostra nosso repudio atoda essa cituação mostramos na copa p mundo nossa indiguinaçäo
    não é agora que vamos nos vende para pais de maravilha q só existe para Dilma nas suas declaração vamos da o nosso verdadeiro Grito neste domingo votando serto e pro de um pais mais justo que Deus abençõe a todos e inlumine acada brasileiro na escolha serta

  35. Há muito venho afirmando que o nosso presidente será o Aécio independentemente das urnas.Vejam claramente que Dilma é cabo eleitoral do Aécio,só bate em marina e que a retirada destes votos vão para Aécio,assim justifica-se o segundo turno,oficializando Aécio o vencedor.Dobradinha doutrinaria dos esquerdistas;PT PSDB.PMDB.Irão governar por mais um mandato.Governando a nação pelo decreto do voto oral,8.243.

  36. Deveríamos incentivar candidatos e candidaturas do perfil de Levy Fidelix e Pastor Everaldo, o debate de ontem mostrou que é imperativo termos nanicos conservadores e liberais que minem a candidatura esquerdista e que se digladiem com os nanicos da extrema esquerda deixando o caminho livre para o ataque corpo-a-corpo.
    Luciano Genro e Jorge mostraram ontem que estão a serviço do PT, os dois suavizaram pra cima da Dilma enquanto agrediam a candidatura do Aécio e Marina, em contrapartida o Fidelix ( que ganhou minha simpatia ) e o Everaldo bem que tentaram mas pouco fizeram contra Dilma, mas valeu a levantada de bola para que o Aécio cortasse.
    Será que só eu ouvi e vi a Luciana Genro afirmar com todas as letras que se a PL122 a tal lei de homofobia estivesse em vigor o Levy Fidelix sairia algemado do debate por conta de sua opinião! E quanto o quesito segurança pública, Marina, Jorge e Luciana deixaram claro que estão mais preocupados com os bandidos e marginais do que com suas vítimas, discursaram sobre o péssimo sistema carcerário a suposta falta de oportunidade que fazem com que os jovens pobres tornem-se bandidos, a periculosidade da PM etc…
    Não tinha nenhum assessor do Aécio ouvindo essas aberrações, nenhum que lhe dissesse para desmascarar esses impostores!

  37. E mais, quando a Dilma louvou seu programa habitacional ou quando disse com todas as letras que a inflação estava controlada, o Aécio deveria olhar para as câmeras e falar como se estivesse falando pro povo: Vocês acreditam nisso, vocês estão satisfeitos com o programa habitacional do PT, estão satisfeitos com os preços dos alimento. E quanto ao Bolsa Familia ele deveria dizer com todas a letras que o PT não está dando nada de graça que isso é o pouco que volta para a mão do povo do muito que o PT tira através dos impostos.
    O Aécio foi sem dúvidas o melhor no debate, é de fato o mais preparado para governar o País, mas ele deve deixar isso claro para o povo. Digo isso pois sou do povo e sei como o povo pensa ou sua imensa maioria, sou prestador de serviços e visito muito condôminos e prédios, e sempre procuro levantar o assunto de política com os porteiros, com meus vizinhos e familiares, muitos estão esgotados com o governo do PT mas ainda estão presos ao medo do passado, fruto somente da intensa e sucessiva propaganda petista contra o governo de FHC. Dou um exemplo de um conversa que tive com um porteiro: Ele ouvindo minha conversa com o zelador sobre as eleições e que eu votaria no Aécio e o Zelador na Marina, ele veio perguntando se nós nos lembrávamos do que tínhamos de bem pessoal antes do governo Lula, como era nossa casa etc… e que os ricos estavam raivosos pois hoje nós ( eu o zelador e o porteiro ) tínhamos alguns bens e acessos a lugares que antes não tínhamos. Lembrei a ele que essa mudança econômica não começou com Lula e sim FHC, falei sobre o Plano real e e perguntei-lhe se ele lembrava do plano cruzado, cruzeiro e cruzeiro novo, de Collor, Sarney. Falei sobre o sucesso das privatizações, de como era antes a telefonia em nosso país e que poucos tinham telefone em casa ( quando criança me lembro de duas ou três pessoas que tinham telefone no bairro ), hoje as empresas batem em nossas casas oferecendo planos telefônicos e nem se fala sobre celulares. Enfim ele assentiu com minhas palavras, mais um que livro da propaganda terrorista do PT.

  38. Não discuto nem debato com pessoas que afirmam votar em Marina, apenas endosso que seja Marina ou Aécio no segundo turno, um dos dois tem que ganhar do PT. Com os que afirmam votar no PT ( por acreditarem nas ilusões da propaganda petista ) desfaço as ilusões falando sobre os hospitais e a segurança, com os que votam no PT ( por afinidade ideológica ) desmascaro a ideologia esquerdista demonstrando a monstruosidade moral que é a esquerda, apoio incondicional aos bandidos, seletividade das vítimas, apoio irrestrito aos genocidas ao redor do mundo e despudor com que assaltam os cofres públicos, e inversão de prioridade, enquanto mães perdem seus bebês em filas de hospitais eles preocupam-se em obrigar hospitais a realizarem abortos, enquanto o mundo luta contra o cigarro eles preocupam-se com a liberalização do cigarro da maconha, enquanto bandidos matam, torturam e sequestram, eles preocupam-se em condição de presidio e em como suavizar a pena desses criminosos e não com as vítimas desses bandidos. Não os deixo em minha presença convencer ou influenciar outros indecisos ou ”neutros”. Com os que votam no PT ( por comodidade ) mostro o perigo de se votar só por continuidade apenas e em como isso é ruim para o país e que deveríamos dar chance a outros, aos que votam branco digo que isso dá voto para os políticos que eles não gostam, aos que votam nulo digo que é preferível votar na oposição por protesto para mostrar que não se está satisfeito com o governo atual.

    Mesmo não sendo um entusiasta do PSDB ou Aécio, é o que temos no momento e devemos fazer o máximo possível dentro de nossas limitações. Até um dia que surja um conservador da cepa, vamos lutando com o que temos.

  39. O TSE esta temerário por que os eleitores podem ANULAR as eleições Votando NULO.Se a maioria votar NULO haverá uma nova eleição com candidatos a presidente diferentes,estes serão eliminados e só poderão concorrer daqui a 4 anos.Sem o voto eles não podem falsificar as eleições em beneficio dos partidos,pelas pesquisas.Se o regime é ditadura comunista,vocês já viram ditadores fazerem eleição pra perderem,como em Cuba?

    • Joaquim Caldas.

      Essa afirmação sobre votos nulos é falsa.

      Somente se o ambiente e as condições de votação forem subvertidos, então o pleito será anulado.

      Não é a maioria de votos nulos que anula um pleito eleitoral.

      Não durma nesse barulho. É papo furado dos esquerdopatas.
      ……….

    • “Se a maioria votar NULO haverá uma nova eleição com candidatos a presidente diferentes”

      Mentira!
      Se a maioria votar nulo não vamos ter outra eleição com outros candidatos porque o voto nulo é contando como inválido.

  40. Naquela ocasião em que o bonner interronpeu o Everaldo por que estava fora do tema,porque não fez o mesmo com a dilma e o eduardo jorge que também fugiram do tema em uma pergunta anterior ?

  41. A Luciana Genro tem toda essa desenvoltura porque não encontrou alguém com vontade mesmo de dar um passa moleque nela. Ela está preparada para usar os chavões mais velhos que cueca furada. Tudo bem ensaiado. Se mudar a cor do capim, morre de fome.

    E afinal, bater em quem não tá batendo é fácil né! Se ela topar com alguém graúdo, perde até o caminho de casa.

    Veja o exemplo da Marina. Era um furacão. O poço da razão. Mas caiu na maquinaria do petê, agora ela não tem nem mais certeza do próprio nome, ó coitada. Se bobear, isso afetará até a tal Rede.

    Voltando à Genro, ontem o Aécio a desestabilizou. Foi patético ela gritar “num aponta o dedo pra mim mimimi mimimi acabou com meu argumento, seu feio, vou chorar buáá”…

    Boa guerreira política. Apesar de ser um lixo.

  42. Enquanto não houver um movimento anti comumismo estaremos à mercê de sermos perseguidos com dinheiro público. Não é irônico ser perseguido com seu próprio dinheiro? Bem vindo ao Brasil.

  43. Algumas vezes eu acho que a equipe do Aécio lê o blog, pois em várias oportunidades o candidato adotou as sugestões aqui dadas alguns dias após aos posts. Tomara que seja verdade, pois as lições daqui valem muito mais do que o discurso insosso de bom mocismo e tecnocracia que são a marca do PSDB há várias eleições. Aécio evoluiu muito ao adotar as técnicas descritas aqui. Para mim é o candidato do PSDB mais combativo das últimas eleições. Serra e Alckmin naufragaram repetindo sempre as mesmas coisas. Ele pelo menos tentou melhorar.

    Eu trocaria fácil qualquer marqueteiro desses que estão por aí pelo Luciano.

    Que essa eleição sirva de uma vez por todas para enterrar o mito de que não é bom ser agressivo. A queda da Marina após os ataques petistas são a prova cabal de que ataques dão resultado sim. E nem precisam ser feitos com ética, mesmo mentiras grosseiras dão resultado, desde que não sejam refutadas.

  44. pelo que eu senti, o Fidelix levou vantagem, mas não pelo seu desempenho no debate, mas porque o Brasil conservador está tão puto com ativismo LGBT que sentiu-se lutando junto do Fidelix.
    Vejo isso na minha federal: a quantidade de alunos reacionários dando as caras aumentou nos últimos anos!

    A quantidade de memes que surgiram na internet é uma prova disso.
    Então eu penso: se o objetivo fosse “converter” mauricinho esquerdista, então o Fidelix falhou miseravelmente. Se o objetivo foi chamar os reaças pra guerra, então ele foi bem sucedido.
    Eu vejo isso: um monte de meus contatos falando que vão votar no fidelix, ou que votariam nele se ele tivesse chance. Mesmo capengando, ele se tornou um herói.
    Como um time série b que fica o jogo todo na retranca contra um série a (luciana) e, no último minuto, arranca um empate no contra-ataque.

  45. A presidente Dilma esquece que no seu governo, vários ministros da sua equipe saíram com suspeita de corrupção. E ela dizendo que sempre não sabia.
    Ela como ex diretora da petrobras assinou a compra de passadina, então foi a maior responsável por este prejuízo.
    A petrobras no governo do PT virou um cabide de emprego, isso e muito pior do que a acusação que ela fez ao Aécio que empregou 3 parentes no governo de minas quando o mesmo era governador , o mesmo acontece com os mensaleiros que deveriam estar presos e o PT nunca reconheceu esse desvio de dinheiro público.
    A presidenta parece que nunca foi a supermercado para ver o poder de compra cada vez menor que ela deixou de herança para nós brasileiros.
    Se ela diz que vai fazer várias mudanças no seu governo o PT teve 12 anos para fazer essas melhorias e não fez, quando o presidente lula assumiu o governo ele pegou o país com uma infração pequena, a nossa maravilhosa presidenta vai entregar o país com uma infração alta.

    • Estou totalmente de acordo,Dilma não sabe governar. Agora me explica se uma pessoa dessa pode governar um país como nosso querido BRASIL.Ela é muito incompetente,por isso que a solução é Aécio 45.Fora ptralhas!!!

    • A turma do PT, eles jogam tão sujo que ficam inventando mentiras do candidato AÉCIO,que ele foi pessimo governador,se fosse não teria dois mandatos,eles são uma corja de incompetentes e não aceitam que AÉCIO é o melhor,a equipe dele é 1000 e eles não conformam com a sabedoria deles.Coisa que esses PT não tem e nunca vão ter.Mas nós vamos dar a resposta pra eles.Fora PT…Fora LULA…Fora DILMA…

Deixe uma resposta