Avaliação: horário eleitoral 09/10

26
72

dilmaaecio

Resolvi acompanhar o horário eleitoral hoje à noite, mostrando o programa inicial dos candidatos Dilma e Aécio. Infelizmente, o começo não foi nada bom para o tucano.

Eu espero sinceramente uma mudança de rumo na campanha de Aécio a partir de amanhã. Entre os erros graves cometidos pela equipe que montou seu programa, ele perdeu simplesmente 2 minutos com musiquinhas que não significaram absolutamente nada. Um verdadeiro desperdício de tempo.

Nos quesitos técnicos (de acordo com os paradigmas de guerra política), o programa de Dilma foi um espetáculo. O marqueteiro de Dilma não precisou nem sequer utilizar Lula. Bastou usar símbolos de medo e esperança o tempo todo, intercalando propostas novas com ataques contundentes à Aécio e o PSDB. Em alguns momentos, os ataques vinham sempre em sincronia com símbolos de esperança. Exemplo: “Eu represento X, ele, ao contrário, representa Y; eu fiz Z, ele, ao contrário, fez W”.

Veja uma lista de frames de ataque lançados por Dilma:

  1. Aécio não foi eleito em MG, então seu povo não o apoia
  2. FHC quebrou país três vezes
  3. FHC privatizou empresas
  4. FHC causou desemprego
  5. FHC se curvou ao FMI
  6. FHC esqueceu os mais pobres
  7. O PSDB não investiu na área social e nem na infraestrutura
  8. O Brasil do PSDB varria tudo para baixo do tapete
  9. FHC era apático e insensível ao povo
  10. FHC chamou os aposentados de vagabundos
  11. FHC atacou chamou os eleitores do PT de ignorantes
  12. O Brasil era o segundo país do mundo em desemprego no governo FHC
  13. O Brasil tinha 50 milhões de indigentes no governo FHC
  14. O governo do PT resolve corrupção, ao contrário de FHC
  15. FHC produziu além de desemprego, arrocho salarial
  16. Só o PT tem propostas concretas para arrumar a corrupção
  17. Hoje o pobre, negro, favelado existe, antes não existia

Ou seja, 17 frames de ataque em 10 minutos de programa. Belíssimo aproveitamento dos 10 minutos disponíveis.

Veja agora os frames de ataque lançados por Aécio:

  1. Os brasileiros querem mudar o que está aí, e representamos a mudança
  2. O povo está indignado com a má política
  3. O PT não tem limites em seu projeto de poder
  4. O governo atual é ineficiente
  5. Dilma pegou um país que ia bem e entregou em recessão
  6. Dilma aumentou o número de ministérios de cargos públicos
  7. Dilma diz que a culpa do problema é do mundo, o que está errado

Acho que os números são claros. Por uma opção deliberada da campanha do PSDB (que incluiu 2 minutos de musiquinha, lembre-se), foi dado à Dilma um potencial de ataque fabuloso. João Santana pode ser um Goebbels, mas está de parabéns.

Por exemplo, se Aécio é uma mudança, como ele vai “tocar” o coração das pessoas se não apresentou pontos contundentes de ataque ao governo de Dilma? Para que mudar algo que não é tão ruim? Será que eles acham que o eleitor deve adivinhar o que está ruim?

Mas nem tudo foi desastroso no programa de Aécio. A exibição do início da carreira do candidato, junto a Tancredo, pegou bem. Outro bom momento ficou perto do final, quando ele mostrou as novas alianças do PSDB, o que dá um tom de “crescendo” à campanha. Basicamente, é o uso do efeito dominó, presente não apenas no ser humano, como nos demais animais.

Mas é claro que a falta de ataques é imperdoável. Em um dos aspectos mais importantes da guerra política, simplesmente não foi um bom começo do uso do horário eleitoral.

Não é motivo para desespero, claro, pois o estado atual das coisas é sinistro para Dilma, com o aumento da inflação e as notícias mostrando as delações premiadas de Youssef e Costa. E mesmo com uma ótima campanha, as notícias da mídia podem ser suficientes para derrubar o PT. Mas um alerta deve ficar claro para a campanha tucana: a campanha de Dilma hoje deu um show de competência.

Como já disse antes, espero que eles mudem o tom das coisas, pois nos debates Aécio Neves tem ganho de lavada de Dilma Rousseff, destoando completamente deste programa aguado.

Anúncios

26 COMMENTS

  1. Eu assisti também e achei o programa do Aécio muito fraco em relação a assertividade. Creio que precisa atacar o PT, pois material não falta.
    Meu temor é o salto alto pela dianteira na pesquisas de intenção de voto, pois o momento até o segundo turno é redobrar a força da arrancada que se iniciou há duas semanas.
    Chamo atenção que a Dilma está com o pé na estrada enquanto Aécio ainda não indicou roteiro de viagens para captura de votos.

    • Também assisti, fiquei emocionada com a visão do Aécio, mocinho, ao lado do avô, na campanha pelas diretas!

      Lembro que o horário nobre, localizado dentro do jornal Nacional, ainda o programa de maior audiência da TV brasileira, é o mais visto, portanto, turma do Aécio: aproveitem para passar das 17 “batidas” de Dilma. É verdade que nem precisa muito esforço, olhem o que as notícias de ontem, sobre os depoimentos, já forneceram!!

      Concordo com o Jogadoric, que ele tem que pôr “o pé na estrada”!!! Tem que ir para o Nordeste e usar seu carisma maravilhoso!

      No entanto, horário político à parte, penso que ele acerta em não ceder na questão da redução maioridade penal, como quer Marina. Ontem, o JN não divulgou esse terceiro ponto que ela negocia para apoiá-lo. Se eram 3 pontos, ficou estranho o JN só mostrar 2… Vi a questão em outros telejornais.

  2. Ainda haverão outras tentativas, seria útil encaminhar esse material ao PSDB, e melhor, aos assessores e marqueteiros de Aécio.
    Na área de contatos, onde pode-se deixar comentários e sugestões, não seria oportuno cada membro do fórum indicar o link deste post afim de chamar a atenção? É um meio simplista demais talvez, mas não custa tentar, é fácil e rápido. Quem por ventura conhece formas ainda melhores, por favor, deixe isso à ciência de todos.

  3. Antes mesmo do programa ir ao ar o PT já afirmava que visava a desconstrução do Aecio e o PSDB antecipou que faria um agradecimento inicial neste programara depois partirá para o ataque, vamos aguardar.

    Acredito que não haverá a passividade da Marina e o Aécio tem o que mostrar de resultado, além disso conta também contra o PT a realidade (inflação e as delações).

    Agora é aguardar, mas acho que as mentiras do PT ou esta estratégia não tem mais a mesma força que antes, e se pareceu num primeiro momento contra a Marina foi porque faltou combate, tempo na tv e recall da candidata em relação a resultados para convencer o eleitor.

  4. Eu não sei onde fiquei mais puto da vida(me desculpem a expressão):na campanha vigarista e ofensiva da Dilma, ou naquelas musiquinhas ridículas do Aécio.
    Tem que bombardear o PT no Horário Eleitoral!!!

  5. Luciano,
    Vc acha que a campanha negativa e de terrorismo do PT pode se voltar contra o partido depois de tantas semanas de campanha negativa (primeiro contra a Marina e agora contra o Aecio)? O publico fica cansado disso em algum momento? Pode se virar contra o PT em termos de rejeicao?
    Abs,

  6. Não vai mudar nada, Aécio vence. Está aumentando o número de eleitores politizados que estão mudando para o Aécio, e esses nenhuma propaganda idiota terrorista convence. E a Dilma não vai conseguir aumentar seus votos entre os idiotas, pois esses ela já tem todos. E se tentar levar o dos um pouco mais politizados, vai tomar naquele lugar. Não tem pra onde fugir.

    • Vc pode até vir a estar correto. Mas como se trata de um exercício de futurologia, convém não nos acomodarmos com tal crença, muito menos nos eximirmos de pressionar Aécio por melhorias na propaganda eleitoral, sob pena de sermos pegos de calça curta pela mesma estratégia que fulminou Marina no 1º turno.

  7. Também achei o programa do PT melhor. É óbvio que é cheio de mentiras e acusações sem fundamento, mas é do jogo. Aécio não precisa ter um programa melhor, basta ter um programa que equilibre os níveis de ataque. Tem que colocar o Petrolão em destaque com fotos e vídeos dos delatores e acusados confraternizando com a Dilma. Tem que entrevistar o povo nos supermercados reclamando da inflação. Coisas simples, rápidas e baratas pra fazer. Os debates vão destruir a Dilma e o último da Globo vai fechar o caixão.

    • Assisti ao debate e, lamento dizer, Guido Mantega saiu vencedor. Armínio Fraga não se preparou para um debate de viés político. Ignorou por completo quaisquer dos fundamentos da guerra política de que o Luciano tanto fala por aqui. Prá se apresentar de maneira apática, meio que contando o tempo para dar o fora dali, é melhor Fraga ficar em casa.

    • Destaque para “Dois criminosos confessos fazem acordo para escapar da prisão. Passam a fazer denúncias cuidadosamente costuradas para agradar a imprensa às vésperas da eleição. Não apresentam provas, mas denunciam.” Ou seja, mais uma vez vemos um retardado petista dizendo que “não há provas” e a Justiça está a favor da oposição.

  8. FHC não é candidato, mas Aécio.
    Ivo sartori provável governador do RS, ganhou as eleições sem atacar os dois adversários.
    Aécio propõe a união Dilma a discórdia.
    Mas, tenho que concordar que o programa foi fraco.

  9. Isso me deixa com a pulga atrás da orelha, por que Aécio não fala a nação as intenções do PT em transformar o país numa Venezuela e Cuba. Por que não fala do Foro de São Paulo, do decreto 8.243/14, porque não fala do programa comunista de governo da Dilma?, etc…. Será que é verdade os comentários sobre FHC e Lula estarem junto no revezamento do poder?

  10. O PT NEM BEM TERMINOU O PRIMEIRO TURNO JÁ INICIARAM ROUBALHEIRA VEJAM REPORTAGEM EM TODOS OS JORNAIS, OS CARAS COM DINHEIRO ROUBADO NO AVIÃO CUJO PROPRIETÁRIO DO AVIÃO TEM UM CAPITAL SOCIAL DE DOIS MIL REAIS, ISSO É UMA BOMBA,ELES NÃO PARAM E NÃO VÃO PARAR, A MUDANÇA JÁ SERÁ BEM VINDA SE ACABAREM COM ISSO E NÃO SÓ COLOCAREM NA CADEIA OS QUADRILHEIRO E TAMBÉM FAZEREM DEVOLVER AO TESOURO OS VALORES TOMADOS DE ASSALTO,

  11. Acho que até sites de humor ajudam a montar estratégias no âmbito da guerra política. Vejam essa pérola no site Sensacionalista:

    “PT fez “Minha empresa, minha vida” na Petrobras

    Depoimentos gravados na Polícia Federal mostram que o partido dos trabalhadores teria montado o maior programa social da história de uma agremiação no Brasil. De acordo com um ex-diretor da empresa, o PT receberia cerca de 2% de propina em contratos fechados com a empresa.

    A distribuição de dinheiro impressionou até a ONU. “Nunca vimos uma transferência de de renda tão grande. Realmente reduziram muito a pobreza. A pobreza de um grupo de políticos”, disse um representante da ONU.

    Não por acaso o cargo ocupado pelo executivo era a diretoria de abastecimento. Abastecimento da conta dos partidos.”

    Simples. Claro. Objetivo. Ridicularização. Ataque. Denúncia de ligação com bandidos. Mostra a atuação sorrateira de um partido criminoso. Etc…Material não falta.

  12. Luciano, você não acha que eles estão repetindo a estratégia anterior e deixando as armas maiores para o meio e final da campanha? Quem sabe se ele atacar muito o PT agora, o PT usara seu tempo para responder e se atacar mais no final a última impressão pode ser mais fixada na mente das pessoas. O que você acha?

  13. Não é o momento de tirar o pé do acelerador. Aécio cresceu justamente quando resolveu falar mais grosso. A eleição só se ganha no dia da eleição. Se liga, Aécio!

Deixe uma resposta