O cuidado extremo que Aécio e seus eleitores precisam tomar com a tática número 1 de Alinsky

28
143

big_1picsuntzu

Bruno Zanelli, também conhecido como Clarion Laffalot, postou a seguinte pérola no Facebook:

Sabe o maior medo que eu tenho em uma possível vitória do Aécio? O PT, com seu quadro colossal no congresso, voltar à sua antiga postura pré-2002 de embarreirar todo projeto que aparece só pelo prazer de ser do contra.

Não dá para saber se ele é petista ou tucano apenas por isso (se alguém tiver alguma informação nesse sentido, agradeço).

Mas vamos supor que ele seja tucano (ou apenas antipetista). Neste caso, ele caiu no jogo da falsa ameaça do oponente. E se ele for um petista. Neste caso, ele está, de forma direta ou indireta, usando um logro para que os oponentes achem que “a vitória de Aécio não valerá a pena”.

A funcionalidade deste tipo de truque é simples até demais: tentar desanimar os oponentes e atrair alguns neutros. Como efeito secundário, isso também serve para animar a própria tropa.

Imagine, por exemplo, que você esteja no meio de um conflito e o lado adversário consiga transmitir a seguinte mensagem: “não adianta vocês vencerem, pois as insurreições internas que já estão comigo irão inviabilizar quem tomar o poder”.

Quase sempre isso é mentira, com o único intuito de se desestimular a oposição.

Mas será que é logro mesmo? Claro, pois o PT não possui a maioria da Câmara. Ele possui uma maioria temporária, garantida pelo uso da máquina. Mas sem a máquina em mãos, o partido não tem como garantir o apoio de PMDB ou PP, por exemplo.

Na verdade, partidos fechados como PT são coisas como PSTU e PCdoB e sua linha auxiliar dissimulada, PSOL.

Então, não caiam nesse truque. Será que Bruno Zanelli caiu no truque ou tentou nos aplicar um truque?

Outro leitor me questionou o seguinte: “Luciano, na página Inglórious Doctor um post diz que na Venezuela o Capriles estava na frente até o último minuto . E perdeu. Ouvimos sobre fraudes e certamente, lá, houve. O que acha disso por aqui?”

Minha resposta: “Acredito que devemos fazer o melhor possível e não desanimar.”

Ou seja, já estou vacinado contra esse tipo de tática.

Este blog é focado na guerra política, e entendo que nem todos são focados em pesquisar esse conteúdo (eu tento fazer este trabalho e compilar o máximo possível para os leitores), mas algumas coisas são básicas.

Esse tipo de embuste é coisa extremamente básica, que até a leitura mais fundamental do assunto, A Arte da Guerra, de Sun Tzu, já deveria vaciná-los.

Lembre-se da tática número 1 de Alinsky: “poder não é o que você tem, mas o que o seu inimigo pensa que você tem”.

Advertisements
Anúncios

28 COMMENTS

  1. Caro Luciano.

    Hoje mesmo um comentarista político de Brasília alertou na BAND que o PMDB já está fazendo as malas.

    Alguém já ouviu falar no PMDB fora do governo desde os tempos de Sarney?

    Não haverá quadro colossal do PT no congresso se Aécio ganhar.

    Isso corre por conta do convencimento pelo medo.

    Muito pior é o “status quo”.

    • O PT perdeu 18 deputados federais, enquanto o PSDB ganhou 10 deputados federais.

      Ainda que os partidos da atual base aliada formem uma maioria pró-governo atual, o nosso presidencialismo de coalizão certamente não deixará Aécio na mão. Pelo contrário: a força de atração do Poder Executivo é muito forte.

      Assim sendo, descortina para o PT e suas franjas, um cenário até mais desolador do que aquele pré-2002, uma vez que Aécio já sinalizou que pretende atuar com o Congresso Nacional mediante a afinidade de princípios e programas e não pro meramente por meio de um balcão de negócios.

      E querem saber minha opinião? Embora eu defenda os acordos de natureza político-partidária, se existe uma parte do PMDB, e de fato existe uma parte que não é tão fisiológica, não vejo porque Aécio não posa compor com essa parte.

      Deve evitar sim, o que há de mais abjeto naquele partido: Collor, Jader, Sarney já tá fora, Renan etc caterva.

  2. Eu acrescentaria ainda as seguintes verdades:
    1) Já ocorreram as eleições no Primeiro Turno e o resultado destas foi PÉSSIMO PARA O PT. Como resultado destas, sua participação no Senado ficou reduzidíssima e, na Câmara dos Deputados não vai poder contar DE SEUS, com mais de 105 (mais ou menos) deputados. AGORA SE as eleições era para serem “mutretadas”, porque, então não elegeram mais senadores e deputados? Só para disfarçar?? Não faz sentido!

    2) Na Venezuela, o controle das suas Forças Armadas já era Bolivariano e, aqui, NÃO! E nossos milicos estão, bastante INSATISFEITOS com a famosa “COMISSÃO DA MENTIRA”, para dizer o mínimo, portanto, não creio que a comunistada se sinta com vontade de arriscar!

    Portanto, é ter fé, votar no Aecio e, uma vez eleito este, aí devemos fazer PRESSÃO para que a JUSTIÇA agarre pelo pescoço estas ratazanas petistas e os encarcerem a todos, que é o que merecem!

    VOTEM SEM MÊDO! VOTEM COM GOSTO! VOTEM COM RAIVA! E, FORA PT!!!

  3. A força “colossal” do PT no Congresso resume-se aos seus agora 70 deputados (eram 88) e mais alguns gatos pingados da esquerda radical. Não chegam a 100 se somarmos todos.

    Os demais vão para onde a banda toca.

  4. Que embarreirem, como sempre fizeram! O que não pode é não fazer a coisa certa com medo do que os bandidos vão achar! No morro, cercado de traficantes, até se entende, o amor à vida fala mais alto. Na vida política, NÃO!!!!

  5. Luciano, eu acompanho os vídeos de Clarion.
    Posso te dizer que ele é uma pessoa muito articulada quando questionado sobre suas posições.
    De forma geral ele faz parte de vloggers ateistas que discutiam o tema, mas ele é o que mais fala sobre outros assuntos, e ultimamente dá muita opinião política.
    Acredito que ele era alguém não muito ligado a política e está se descobrindo um Liberal. E como toda pessoa que não ligava para política era conquistado pela esquerda romântica, revolucionária, altruísta e engajada em melhorar o mundo, ele fica sempre em cima do muro no assunto político para evitar rótulos, como você pode ver em http://youtu.be/UoZ_X8a47Oc
    Eu acredito que você pode enviar um questionamento direto a ele, e terá uma resposta talvez em um vídeo.

    • Acompanho ele há um tempo também. Às vezes ele dá umas esquerdadas, ou fala uma besteira ou outra, mas acho que é sincero, realmente quer aprender. No geral eu gosto dele, parece bem aberto ao diálogo. Se pegar vídeos mais antigos dele, provavelmente vai ver opiniões velhas, e algumas ele aparentemente abandonou. Parece que tá caminhando pro liberalismo mesmo.

    • Já vi alguns vídeos dele no Youtube. Até o questionei por estar sempre com uma impecável camisa vermelha. Tem o lance da barba e tal. Estereótipo típico de esquerda.
      Mas a assinatura é mesmo os pensamentos e falas.
      É razoavelmente inteligente. Talvez esteja pressentindo a derrocada do PT e pulando fora do barco que afunda.
      Ainda apresenta as cicatrizes típicas de lobotomização em alguma lavanderia de cérebros esquerdista.

  6. Ele é um mineiro a favor do Aécio. Mas talvez tenha interpretado mal Luciano. O Clarion, pelo menos aparentemente, não está interessado nesse tipo de rigor. Ele fala muita bosta, muda de posição a todo momento para o que lhe convém, defende causas contraditórias, mas pelo menos fala coisas com consciência, às vezes. De uma forma geral, não consigo entender ele. Acredito que seja um indeciso (aos moldes do Eduardo Jorge eu diria), mas dessa vez está do nosso lado.

  7. E o que tem de mentira nesse comentário do Bruno?
    Será que vocês são tão tapados quanto os petistas para não observar certas coisas? Vocês não tem capacidade suficiente para buscar o melhor se desligando de partidarismo e ideologias? Não tenho dúvida que o PT irá formar uma oposição forte contra o governo do Aécio, pelo simples fato dele ser de um partido “rival”, mas ainda assim prefiro votar nas propostas sólidas de Aécio Neves, e ver como irá ser.

  8. Nao conheco as teorias, mas instintivamente pensei nestas possibilidades, estava conversando com um vizinho que comentava que o Lula ia botar para quebrar se a doida nao ganhar ia por fogo na rua, etc, ai eu falei para ele que eles nao tem esse poder todo nao,que e sempre um grupo pequeno que faz baderna, mas se a maioria silenciosa resolver agir eles correm com o rabinho entre as pernas.Lembrei a ele tal comicio da Petrobras aqui no Rio que tinha so gatos pingados,e que cao que late muito nao morde! Aproveitei para converter mais um pecador, Aecio nele, !rsrs

  9. Prezado Luciano,

    Caí na asneira de assistir este Clarion/Bruno no youtube, e a conclusão que tive, é que se trata de mais um imbecil querendo cagar regra, como tantos que proliferam hoje em dia. Podem entregar o troféu Todynho para ele que é merecido.

  10. Nao podem esmorecer, Olho vivo, Aecio la, mas nao salvara a Patria, ainda e parte deste todo que ai esta, e socialista. Eleito, cobrar no pe dele noite e dia, se largar pra la, …
    Alias, foi deixando pra la que as coisas chegaram aonde estao, sempre que eu ouvia alguem reclamando de politico , eu perguntava: quantas vezes na vida voce foi a uma sessao da camara de sua cidade? Nunca ne!
    Se botar um trio eletrico com uma reboluda seminua sambando vao trocentos mil atras, pra nada, nao vao nem ficar com a reboluda ou o reboludo.
    mas se convidar para ir la ver o que vossas execelencias estao fazendo contra voce,que vai de fato afetar sua vida, nao vai ninguem. Alienados , da nisso, os espertalhoes estao la, a espreita , nao tem medo do povo !

  11. Bem lembrado o que houve na Venezuela: o Capriles estava na frente até o último minuto . E perdeu.
    Como se diz em futebol: é preciso cuidado com o salto alto.
    Nada está ganho.
    Muita atenção.
    Precisamos trabalhar cada vez mais.

  12. Eu não tô nem aí. Se dissessem que Aécio enfrentaria zumbis e lobisomens no Congresso, continuaria votando nele. Eles querem nos intimidar rosnando pra todo lado, mas a gente pode descobrir que vem de um poodle e não de um pitbull.

    • Também digo isso, Jacqueline. Nosso presidencialismo de coalizão (aliás, único no mundo) atribuiu uma força impressionante ao mandatário do Executivo. Já enfrentamos um PT até mais colérico. basta lembrar que o PT foi contra tudo de bom neste país, desde a Constituição.

      • Pois, é, Alex. Fé em Deus e pé na tábua. O Aécio foi para o segundo turno porque 33% dos votantes ignoraram as pesquisas, as ameaças e o pessimismo.

  13. Ele e o Pirulla são dois manipuladores. Não é por não gostar pessoalmente que eu digo isso: acompanho eles desde 2011 quando começaram a crescer na internet com o movimento neo-ateu. O problema é que ambos usaram o argumento de que os direitos humanos nasceram na revolução francesa (revolução do filinhos de papai, igual ao atual black bloc, marcha das vadias e etc). Esse argumento não leva em conta todos os autores que já falavam em direito do homem antes mesmo do ano 825. E eles confessaram em um hangout de 2013 terem usado essa mentira para caluniar as pessoas em debate, como Yuri (o “Eu Ateu”) fez em 2012 contra o Ricardo Gama. Mesmo que o Ricardo Gama e Yuri não tenham autoridade intelectual para discutir a história, o Yuri usou mentiras sabendo que são mentiras enquanto o R. Gama por falta de conhecimento não sabia certas máximas eram invenção do “ouvi dizer.”

  14. Vale lembrar que o PCdoB, PSOL e outros partidos vermelhos PARECEM ser linhas ortodoxas ou “verdadeiras” em relação ao PT mas na verdade eles são a mesma coisa no núcleo: todo partido comunista precisa de 1 base de aliados e um inimigo. A base de aliados serve para empurrar os discursos que o partido comunista maior (PT) não poderia fazer para não perder votos. Temas como: “Aborto, pedofilia, direito de andar nú na rua, direito de fazer sexo na rua, direito de abortar de graça pelo SUS a partir de 12 anos, direito de doutrinar as crianças contra a família por pai e mãe e etc” são empurrados por esses partidos menores (PSOL, PSTU, PCO, PCdoB) com o aval e principalmente com as verbas do partido maior (PT). Vocês acham que Luciana Genro é contra o PT? Ela sabe que o PT é essencial para seus caprichos feministas virarem lei! Você chegar no primeiro dia de Janeiro de 2015 e confiscar o dinheiro dos bancos é a mesma coisa que dizer “Dia 1 de Jan 2015 vamos aplicar um golpe comunista”. Vejam: não estou defendendo os bancos mas nada melhor que dar um golpe comunista dizendo que a culpa foi dos bancos sendo que por 12 anos o PT deixou os bancos lucrarem trilhões e de uma hora para outra um partido da linha auxiliar lhe confisca o dinheiro.

    Existe uma forma perversa (porém genial) de dar um golpe comunista: Colocar as empresas que lhe ajudaram a lucrar no início contra a população e a população contra essas empresas, de modo que você será visto como “o Robin Hood do séc XXI que desafiou o capitalismo burguês e defendeu os pobres”. Na prática as empresas param de produzir, falta comida, roupa e serviços mas sua popularidade aumenta. Alguma coincidência com Venezuela e Argentina? Hum…..

  15. Luciano o pessoal do psdb lê esse blog?? Esse pessoal do marketing do Aécio ta demorando demais desmascarar essa quadrilha do pt de uma vez…vc tem contato com o Aécio?? Se isso for estrategia(tenho minhas duvidas) é bom lembrar que so faltam 10 dias…por favor faça esse pessoal acordar luciano…

  16. Ou seja: a tática número um do Alinsky não passa do VELHO BLEFE do do jogo de pôquer, não é? Em resumo, mais uma vez, o uso alucinado do discurso da mentira parece ser a PREMISSA básica de todas as táticas de guerra pelo poder.
    Em suma, trata-se de uma homenagem ao “pai da mentira”, aquele “unzinho” lá da boa e sábia Bíblia, onde também encontramos a vertente oposta, nas Epístolas de S.Paulo: “que seu Sim seja Sim, e que seu Não seja Não. Tudo que ultrapassar isso é pecado…”
    Nada de novo sob o sol, nunca.

    Oriana

Deixe uma resposta