Avaliação: debate Aécio X Dilma em 14/10

125
171

dilmecio

Enfim, aconteceu na Band o primeiro debate da série que eu esperava há dias. Especialmente pelo fato de que a campanha de TV do PSDB não tem sido feita com a contundência necessária. Simplesmente no horário eleitoral o PT tem conseguido atacar mais do que o PSDB tem conseguido se defender.

Por sorte, o Aécio dos debates é bem melhor que a propaganda de TV do partido.

Durante todos os embates de ontem à noite, houve uma tensão muito maior do que nos debates anteriores, o que sempre é positivo, pois é assim que a política funciona. Sem a presença dos “nanicos”, finalmente tivemos foco.

Sem perguntas dos jornalistas, foi quase 1h30 dos dois candidatos se confrontando. Por isso mesmo, foi muito melhor do qualquer debate até o momento.

Aécio não teve papas na língua para chamar Dilma de mentirosa, chegando a dizer que a campanha não passa de um amontoado de mentiras. Ele também ganhou pontos ao lembrar que as mentiras do PT não se baseiam apenas em mentiras contra ele, mas contra Marina e contra Eduardo Campos.

Essa postura inicial foi essencial para associar o frame “mentirosa” a Dilma. Isso significa que grande parte do discurso (como sempre mentiroso) desta última fosse visto com reservas por boa parte dos espectadores.

Por parte de Dilma, não tivemos algo sequer próximo ao que podemos chamar de “conteúdo”. Por exemplo, ela falou da Lei Maria da Penha, assunto totalmente irrelevante, pois o PT não tem mérito algum nisso, o que foi explicado satisfatoriamente por Aécio.

Dilma continuou como sempre usando o discurso de que “criou mais empregos” e que “ninguém olhava para o social antes do PT”. Os pontos que ela conseguiu foi por que nem todas essas mentiras foram neutralizadas.

Por exemplo, Aécio pecou ao não dizer que o DIEESE sempre aponta o dobro de desemprego em relação ao IBGE, instituição aparelhada pelo partido. Por causa disso, Dilma ainda conseguiu enganar alguns incautos em relação ao truque de dizer que “reduziu o desemprego”.

Dilma ficou constantemente nervosa, gaguejando em vários momentos e até batendo sem querer no microfone. Se algum internauta quiser fazer uma compilação das gaguejadas, pode ser divertido, pois esse nervosismo conta ponto negativo para ela no subconsciente do eleitor. Em um momento inesquecível, ela disse: “Prev, prev… previsibilidade”. Patético.

E quanto a Aécio? No geral foi melhor em termos de assertividade e ataque, embora tenha começado muito melhor do que terminou. Se fôssemos avaliar apenas o primeiro terço do debate, ele teria ganho por uns 9×4 facilmente. Mas se avaliarmos o evento como um todo, eu diria que ele ganhou por uns 7×5. (Como eu já disse, nem todas as mentiras de Dilma são neutralizadas, e é aí que ela pontua)

O problema que ele precisa corrigir é deixar várias mentiras passarem. Tudo bem que Dilma usa tanta desinformação que é justificável se esquecer de uma ou outra.

Uma dica para os próximos debates é que Aécio use um bloco de notas (ou um tablet), anotando mentira por mentira. Daí, quando construir suas respostas, é possível dedicar espaço para refutar todas as mentiras relevantes.

Por sorte, várias das mentiras mais importantes foram refutadas.

No caso do frame “Aécio é rejeitado pelo povo de MG”, o tucano rebateu adequadamente ao dizer que nas pesquisas atuais ele tem 10% de vantagem sobre Dilma. Mas poderia também ter dito que foi Durval Angelo, deputado petista, que afirmou que “Dilma passou de 30% para 40% nas pesquisas depois da ajudinha de petistas infiltrados nos Correios”. Ou seja, ela não poderia comemorar a vitória em MG. Mas não se pode ter tudo.

Sobre o Mais Médicos, Dilma disse que ele foi contra, o que não é verdade. Aécio apenas criticou a forma cruel de contratação de cubanos. Dilma afirmou que “a proposta dele inviabilizaria os cubanos”. Ele rebateu citando o preconceito contra os cubanos.

Quando Aécio mostrou, com referências, que o Bolsa-Família teve sua origem nas propostas do PSDB, Dilma simplesmente negou, dizendo que “o Bolsa-Família não tem qualquer relação de ancestralidade com programas assistenciais do PSDB”. Mais uma mentira que deve ser rebatida agora no horário eleitoral, pois a própria lei que menciona o Bolsa-Família cita essa ancestralidade.

Fiquei muito satisfeito que finalmente Aécio tenha defendido Armínio Fraga, enquanto a campanha de TV do partido até agora tenha deixado o ex-presidente do BC ser devorado pela matilha de cães petistas. Para começar, ele mencionou que Dilma distorceu afirmações de Armínio Fraga. Mas brilhante mesmo foi ele ter citado os elogios de Palocci (e de Lula) ao Armínio.

Quer dizer, está fácil para mostrar que Dilma mente ao fazer campanha de medo ao citar FHC (pois ela escreveu uma carta elogiando FHC), Armínio (elogiado por Palocci e Lula) e até mesmo Aécio (que estava sendo proposto pela aliança PT/PMDB como sucessor de Lula, mas não aceitou). Ei, pessoal da campanha de TV, o que vocês estão esperando?

Uma boa sacada de Aécio foi dizer que “medo é o que o brasileiro tem do PT continuar no poder”. Também foi digno de nota ele mencionar que atende ao pedido de libertação do Brasil das garras do PT.

Dilma ainda tentou citar a questão do aeroporto, no que foi chamada de “leviana” por Aécio, com bastante assertividade. Quando Dilma acusou Aécio de nepotismo, ele a desafiou a dizer qual o cargo da irmã dele. Sem resposta.

Na questão da corrupção, Aécio acertou ao dizer que nada se compara ao Mensalão na história da república. É sempre importante mencionar que o PT não pode ser comparado a nenhum outro partido da história nacional na questão da corrupção.

Por exemplo, ela usou a técnica da metralhadora dizendo “onde estão os envolvidos no caso X, Y e Z?”. Bastaria ele ter dito: “O PT está falando que há crimes não investigados do PSDB mas não consegue demonstrar provas e nem reabrir inquéritos. É claro que ela está blefando ao comparar criminosos condenados com suspeitas investigadas. E se tiver alguém condenado, o PSDB expulsará do partido. O PT apoiou seus mensaleiros”. Pelo menos, ele disse “não tente nos igualar”.

Sobre Paulo Roberto Costa, ele questionou: “Quais foram os bons serviços prestados por esse senhor?”. Não teve resposta.

Como se nota, em linhas gerais, com bastante intensidade, Dilma teve muito mais “lixo” jogado para cima dela do que o inverso.

Se Aécio resolver refutar todas as mentiras, basta manter a assertividade vista ontem que isso aumentará a vantagem sobre Dilma. Espero que isso inspire a campanha de TV, que aí tudo fica mais fácil.

Anúncios

125 COMMENTS

  1. Muito bom texto. Nem preciso comentar sua avaliação muito boa e não é elogio vendido, é de verdade. Tenho impressão que Dilma tinha decorado certas falas de forma tão robótica que na hora dos ataques – e justamente nessa hora – pareceu que ela ia atacar algumas coisas independente da resposta do Aécio. Nunca pensei que a Dilma tinha neurônios para decorar meia dúzia de palavras, quem dirá em um debate onde a verdade venceu contra a mentira. Será que é uma tática do PT meter ferro para cansar o Aécio para o debate da Globo e SBT que serão de mais repercussão?

  2. Dilma teve um bom momento no debate quando perguntou a si própria sobre envolvidos em supostos casos de corrupção ocorridos no passado e respondeu seguidamente dizendo: “Estão todos soltos”. Sem juízo de valor a respeito da veracidade do conteúdo, ela teve ali um bom momento.

    Fora isso, Dilma estava nervosa, gaguejando, sem conseguir articular as ideias. Assim, Aécio, seguro, firme e mostrando indignação, venceu com tranqüilidade. Não precisou golear e nem se desgastar para os próximos embates utilizando todas as armas. Foi uma vitória na medida certa. As vitórias devem ser gradativas até o massacre final no debate da Globo.

    • Nesta hora faltou ao Aécio responder que estão soltos porque não foram condenados, por falta de provas e etc…. Já os petistas estão presos porque foram condenados pela Justiça.

      Mas concordo que ali foi o ponto alto dela.

  3. Aécio venceu sem dúvida. Por um placar apertado, mas sem sustos. Digamos que foi uma vitória por 2 a 1, com o gol de honra de Dilma saindo aos 48 minutos do 2º tempo. Ela mente tanto que nem sempre é possível refutar todas as mentiras. Em adição, há que se avaliar se seria interessante gastar todo o arsenal logo de cara, quando ainda faltam três debates ao longo da campanha. Considerando que Aécio está na frente nas pesquisas, julgo que seria interessante conseguir uma vitória simples, guardando munição para o debate que realmente interessa, que é o da Globo. Esse intento foi conseguido. Assim, meu veredicto é de que o resultado final foi positivo.

    • Verdade, e o placar poderia ser mais largo. Mas certas coisas como o escândalo dos correios, o uso de certas frases de efeito, uma defesa mais assertiva do futuro ministro Armínio Fraga, dentre outras oportunidades serão usadas no último debate que terá repercussão maior. Creio que assim será feito.

  4. Eu não sei se você notou, mas ela passou boa parte do debate tentando desqualificar o Armínio Fraga.Seria interessante se o pessoal responsável pela campanha do Aécio desse atenção para essa parte.
    Sobre a parte da agressão contra mulhereses, Dilma ficou tão complicada (mais do que de costume) que fez um raciocínio sem pé nem cabeça (o próprio Aécio disse que não tinha entendido o que ela quis dizer).
    Dilma ficou, em boa parte do debate, com aquela ladainha sobre Armínio Fraga e Minas Gerais (duas coisas que o Aécio respondeu).
    Para terminar, olha que patético Ayan.O Dilmista querendo aplicar a tática número 1 de Alinsky:

    http://www.revistaforum.com.br/blogdorovai/2014/10/15/dilma-jantou-aecio-com-palitinhos-debate-da-band/

    “Jantou” tanto que até fez um raciocínio sem sentido sobre a Lei Maria da Penha.

  5. Por mim, teria valido apenas pela negação da paternidade do Bolsa, reiterada, com veemência, por uma Dilma alterada. Basta botar a cara dela na TV negando e negando junto da lei assinada pelo Lula e, talvez do vídeo em que ele agradece ao Perrilo, Acaba com a história de que o PSDB é contra o Bolsa e mostra ela definitivamente como mentirosa.

  6. O Aécio tem que levar a lei 10.836 de 2004 impressa no próximo debate, lê-la quando Dilma disputar a origem do Bolsa Família e convidar os telespectadores a procurarem a lei na internet, repetindo os números pausadamente. Se fizer isso no início do debate, já larga em grande vantagem.

  7. Aos leitores deste site: Vi novamente os vídeos do Roda Viva do Zé Dirceu, as entrevistas dele e li textos no blog dele tanto antigos quanto novos. Eu tenho a suspeita que a dialética do Dirceu está sendo usada novamente pela Dilma. Quem conseguiu com maestria colocar o PSDB como extrema-direita e o mensalão como “somente caixa 2 para poder governar e não há nada de ilegal nisso” foi ele e a Dilma está fazendo isso novamente na questão de colocar o PSDB como um partido sempre contra os avanços sociais. Quando o BRAVO Augusto Nunes perguntou a Dirceu sobre como falar do PSDB extrema-direita sendo que o FHC defendeu Lula e Lula elogiou FHC e queria Armínio Fraga em 2003 ele ficou nervoso e disse que “Nunca disse isso, eu defendi FHC, eu defendi o FHC contra um movimento do PT “. Um sociopata dos mais baixos na história deste país. Ele é o que o sonho de Gramsci. Convido a quem quiser ter o desprazer de ouvir e ver as entrevistas de Dirceu e notar como ele aprendeu que não adianta luta armada, o que interessa mesmo é “corromper as instituições”, assim como A. Gramsci ensinou. Precisamos não só tirar o PT como apoiar o AÉCIO mais do que nunca.

  8. Dilma mostrou muita insegurança para contra-atacar Aécio. Além disso, devia mostrar mais humildade, sem isso ela se queimou: petista se acha melhor em tudo mesmo quando tudo anda mal; Lula faria melhor. Fora que ela realmente não mostra respeito e reconhecimento por nenhum de seus adversários. Fugiu de responder diretamente a várias perguntas. Na firmeza do argumento e coerência, Aécio foi sem dúvidas o melhor.

    • Aeroporto em Cuba construído com dinheiro de brasileiros carentes poderia
      construir milhares de pistas de pouso a exemplo da pista necessária feita em
      Cláudio MG.

  9. Um trecho muito interessante do debate, o qual denotou o quão cínicos, mentirosos e usurpadores de méritos são os petistas, foi quando Dilma disse que procurar a origem do bolsa família no bolsa escola seria confabulação e na resposta Aécio leu o trecho da lei que afirma ser o programa a unificação do que já existia no governo FHC. A mulher ainda teve a pachorra de negar o “DNA do bolsa família” apesar de devidamente provada a paternidade.

  10. Um fato relevante no debate, foi que o Aécio, mesmo dominando amplamente a adversária, em momento nenhum perdeu a elegância e o autocontrole. Bom comunicador, fluente, soube responder bem as principais acusações com justa indignação, mas sem rancor. Estava com uma aura invejável e marcou pontos, sem dúvida. Excelente a posição que assumiu como libertador do Brasil do julgo do PT.

  11. Muitos tentam negar mais a verdade e que Aécio leva a melhor nos debates e o resultado e uma Dilma nervosa que quanto mais medo tem de perder o poder mais aumenta as calúnias e mentiras da sua propaganda

  12. Luciano,

    Concordo com a análise e acredito que o Aécio pode melhorar alguns frames.

    Alguns dizem que deu empate pelo fato da Dilma ter trazido fatos novos questionando a atuação de governador do Aecio.

    Neste ponto apesar do Aécio ter conseguido um desempenho favorável, na minha opinião faltou destacar a sua aprovação, repetindo o argumento forte, algo que a Dilma faz insistentemente e posso está enganado, mas para o telespectador essa repetição tem melhor efeito quando tratar de um argumento consistente.

  13. Luciano, o que você achou da “análise” do esquerdista Noblat? Eu discordo. No máximo pode ter havido um empate no terceiro e quarto blocos, mas no primeiro e segundo Aécio claramente foi superior. Difícil acreditar que Dilma vença algum debate travando e gaguejando.

  14. Luciano, um dos argumentos que podem ainda ser usados pelo Aécio e sua campanha é sobre a nefasta política externa do governo petista, que se alia a todo tipo de ditadura e de maus governos no mundo. O episódio em que Dilma discursa na ONU defendendo o diálogo com o ISIS deveria ser relembrado.

  15. Acho que quando ela começou a falar sobre a Lei Maria da Penha ela achou que ia desconcertar o Aécio, fazendo ele ficar mais na defensiva por causa daquele (suposto) caso de agressão em que ele teria batido na então namorada dele numa festa. Só que ela não desceu o nível. Vale lembrar que o PT costuma descer o nível bem, por ex. naquela campanha contra o Kassab.

  16. O povo tem memória curta, com o PSDB o Brasl só sabia tomar empréstimoz devia absurdos para o FMI. Com o PT o Brasil não só pagou a dívida externa como também empresta para outros países. O Brasil quer a continuação do PT.

    • engano seu minha colega , foi justamente o psdb com fernando henrique a frente que o brasil começou sua caminhada rumo ao desenvolvimento e a estabilidade , com uma economia liberal e progressista , ao contrario da politica fracassada e pseudocomunista do pt , aproximando se de pesos mortos de fidel castro ecompanhia e afastando se da elite capitalista do mundo transformando o brasil em um pais da desconfiança por parte daqueles que tem alguma relevancia no mundo , a saber os capitalistas e progressistas , pt e sinal de populismo e populismo e certeza de fracasso economico ,vide argentina , fernando henrique cardoso nao foi apenas um presidente , foi tambem um estadista , um nacionalista foi o presidente com uma real ideologia politica verdadeira ,o que e o que falta ao nosso povo ? falta a ideologia positiva , faltam homens e mulheres que sejam nacionalista como FHC .

      • Ora, Amaaury, nao me diga que voce acredita nessa balela de que o Lularapio pagou alguma divida. Se ate agora voce ainda nao entendeu, la vai. Ele emprestou dinheiro dos bancos nacionais privados e pagou o FMI, certo? So que os juros do pagamento ao FMI eram de 4% sobre 212 bilhoes e os juros dos bancos internos ele tramou pagar 19,5% de 640 bilhoes, so nessa SAFADEZA a divida total Externa e Interna que eram de 852 bilhoes (some 212 bi + 640 bi) passou MILAGROSAMENTE para 1,4 trilhao. Voila, Lula pagou a divida? So se for na sua cabecinha!

      • querida tereza , com toda certeza o meu comentario nao foi direcionado corretamente , pois vejo que vc e eu temos a mesma ideologia politica gostaria de me desculpar pelo mal direcionamento e tamben agradecer pelas informaçoes no que tange a divida externa brasileira , e acredito que vc como eu estamos no mesmo caminho e vamos dar nosso apoio ao psdb . O brigado pela atençao !!!

      • li a sua mensagem Tereza ,e saiba que nao tem do que se desculpar pois jogamos no mesmo time , um abraço e ate mais !!!!

  17. Eu fui ouvir o debate pela rádio e acabei dormindo. Quando acordei, já estava no fim. Mas posso ver no Youtube. Ricardo Boechat deu empate para os dois. Faça-me o favor! Dilma mente pra caramba. Dar empate para o Pinóquio contra uma pessoa que fala a verdade é desonesto.

  18. Boa do Aécio foi quando ele perguntou Paulo Roberto Costa fez de bom pelo Brasil ela não respondeu, que Aécio deveria ter suscitado a questão da saúde no Brasil, sem espaço físico, sem leitos, sem medicamentos, sem especialistas em varias áreas, gente morrendo nas filas de hospitais, mas no geral foi uma cacetada na Dilma mentirosa.

  19. A Dilma está usando a velha tática do futebol, que é a melhor defesa é o ataque. O Aécio ficou a maior parte do tempo se defendendo, o que na minha opinião deveria ser o contrário. Deveria dar mais ênfase no apoio, não só financeiro que o Brasil está dando aos Países bolivarianos(citar todos os investimentos feitos em Cuba, Nicarágua, Bolívia entre outos), e o que se poderia fazer com estes recurso se fossem investidos aqui. Mostrar que estas atitudes está afugentando o investimento do capital estrangeiro, deixando de gerar empregos e renda ao Brasil.
    Por outro lado não tem que entrar na discussão de Minas Gerais, o assunto é outro ē a governabilidade do Brasil, a inflação, a corrupção, a impunidade, o caos das estradas, entre outros.

  20. Olha gente, sabe o que eu fico triste ? As escolas petistas e o fornecimento de assistencia social faz com que tanta gente humilde ache que o PT é uma coisa boa. Essas pessoas não conseguem ver que merecem muito mais que um partido que rouba bilhões da maior industria do Brasil ou que faz parte do maior escandalo de corrupção do Brasil. Eles não veem que essa ”mudança” que a Dilma fala tanto, ela deveria ter começado há 12 anos.
    Infelizmente, ignorância no Brasil é uma benção. Eles são felizes com esse governo. Enquanto nós, ficamos aqui nervosos e incrédulos que alguém possa ainda votar em uma pessoa assim.
    Eu não acho que o Aécio seja o melhor, mas acho que é o menos pior. E em um país que ainda compra de voto pode com nome de bolsa familia, enquanto as pessoas ganharem pra ter filhos sem tem que estudar ou ao menos tentar trabalhar (não de forma geral, claro, tem muita gente que precisa) o Brasil vai continuar assim.
    O que o Brasil ainda nao viu é que o estado mais desenvolvido do Brasil não quer mais PT. Onde a maioria que vota no PT vem procurar emprego, não quer o PT.
    Infelizmente, o futuro no Brasil fica na mão de quem não teve oportunidade de estudo pq seu proprio governo o manteve assim pra se manter no poder.

  21. Aquele repórter que mediou o debate não serviu pra nada.
    O Aécio ganhou esse debate, apesar que muitas vezes faltava tempo para responder algumas indagações, mas ele foi superior, respondeu bem e perguntou bem, a Dilma é péssima oradora, ela fala com um monte de “vírgulas”.

  22. Sempre preferi ver futebol na TV qua qualquer outro programa, mas ontem foi interessante ver o desafio pela presidência da república.
    Evidentemente que o Aécio deu show de bola. Mas, o que me deixa perplexo é que Minas Gerais deveria ser toda do Aécio e no 1º turno não foi, e talvez por causa da lei 100. Acredito que essa lei foi em benefício da educação mineira e não contrária como afirma muitos professores que deveriam agradecer eternamente ao Aécio.

  23. Mais sobre educação: as cargas horárias dos cursos são ridículas. Outro dia, peguei meu histórico escolar do 2º grau e quase caí pra trás. Era uma vergonha. Olhei os de outros vizinhos que estudaram em escola pública a pouco tempo e me choquei. Einstein iria emburrecer nesse ensino cretino. 160 horas para Matemática e Português, 120 horas para Biologia, História e Geografia;40 horas para Redação. Pior: 80 horas para Sociologia e Filosofia. Parem de encher as crianças de conteúdos inúteis. Como as crianças podem aprender com essa carga horária ridícula para Matemática e Português?

  24. Luciano, eu sei que o foco do seu blog é política, mas você poderia passar um pente-fino nesse tal de Pronatec? Ouvi falar que ele só forma manicures e cabelereiras. Não consigo tirar nenhuma conclusão sobre programa.

  25. Tentei assistir o debate com a visão de uma pessoa menos instruída ou informada.

    No geral, com essa forma de ver o debate, achei um debate triste, basicamente com trocas de acusações. Acho que muita gente pode ter chegado a conclusão que nenhum dos dois presta.
    Que os dois são sujos. E isso pode ser mais favorável a Dilma já que sua imagem estava mais desgastada frente as denúncias de corrupção na Petrobras. Enquanto o Aécio tinha uma imagem de mais honesto.

    Achei também que o Aécio esteve mais tempo na defensiva que no ataque. Se defendeu razoavelmente bem embora deixou algumas perguntas sem resposta ou sem uma resposta mais clara. No caso da acusação de nepotismo, não acho que apenas questionar qual seria a função da irmã foi uma resposta contundente. Ficou no ar a dúvida.
    Pode ser que o debate tenha servido mais para a Dilma igualar ou, pelo menos, aproximar a imagem de político desonesto que a Dilma carregava.

    No caso de Cuba, acho que faltou o Aécio fazer a pergunta clara e simples. “Por que o governo Dilma decretou como secreto por 30 anos os detalhes do financiamento do porto em Cuba ? Qual é o motivo para esconder do brasileiro essa informação ?” E também, como a Dilma justificou que isso gera empregos, “Por que não financiou a reforma de um porto brasileiro. Há vários portos precisando urgentemente de reformas e ela foi usar o dinheiro do BNDS na DITADURA Cubana”
    Falta usar mais esses termos. Bilhões na DITADURA cubana enquanto falta investimento dentro do Brasil. Quando ela comparou o financiamento de ônibus, ele poderia ter ridicularizado comparando o que é financiar a venda de alguns ônibus com a reforma bilionária de um porto.

    Acho também que o Aécio precisa ser um pouco mais claro e simples nas respostas, explicações e ataques.
    Como você diz Luciano, é preciso colar mais frames ruins sobre ela. Mas tem que colar com “superbonder” (rs). Para não deixar ela descolar ou levantar dúvidas.

    Enfim, acho que dá pra melhorar a atuação do Aécio nos debates. A impressão final que cheguei é a de que a Dilma conseguiu trazer o Aécio para a lutar na lama em que seu partido está envolvido. E isso pode favorece-la. Não achei o debate tão positivo para o Aécio não.

  26. É prudente levar em conta que é mais fácil para Aécio atacar a Dilma, do que o contrário. Afinal, quem está no governo é a Dilma, que fica exposta aos ataques pontuados onde o governo está falho. É como se ele estivesse no banco de reserva de um time, e pudesse ver o jogo de maneira mais cômoda, e é claro, querendo entrar para mostrar algum serviço. Nunca vi um debate entre governo e oposição, onde não sobressaísse a oposição. Em momento algum Aécio relatou o que foi feito de bom para o país. Parece-me, que de estranho se esconde entre as frases soltas de Aécio. Tenho medo do que possa vir num futuro bem próximo. Entre vencidos e vencedores no debate o saldo é zero. Pontinha

  27. Para mim o risco de derrota de Aécio ainda é elevado. Martelar mentiras mil vezes dá resultado (deu contra Marina), e a campanha do Aécio é lenta demais para reagir. Resultado: está na defensiva quando quem deveria estar é o PT. Estão pedindo para perder a eleição.

  28. Reencenação Branca de Neve e os 5 ladrões;

    Dilma: -Espelho,espelho meu,no que se refere a questão de corruptos no governo,quem tem mais do que eu?
    Espelho(voz de Lula):-Companheira Dilma,como nunca ants na istória desse paiss,não existe governo mais corrupto do que o teu.

  29. Concordo com vocĕ quando diz que Aécio foi melhor no começo do que no fim do debate. Porém, o volume de mentiras que Dilma soltou contra o tucano foi muito grande. Digo a você que me envergonha termos no Brasil uma candidata desse nível. Despreparada e incompetente.

  30. Um fato a registrar: dizem que FHC é o responsável pelo Plano Real. FHC foi ministro da Fazenda de Itamar Franco (escolhido por ele, Itamar) que em dois anos concertou o desatino de Collor. FHC na condição de sociólogo pouco sabia de Economia, contudo, comandou muito bem a equipe econômica de Itamar Franco -, parabéns, FHC. O verdadeiro pai do Plano Real foi Itamar Franco e isso ninguém reconhece, pois o filho era bonito, e por isso, todo mundo quer ser pai. Se, por ventura, o filho fosse feio, seria de Itamar Franco.

  31. Nossa! Ela ficou repetindo a mesma coisa. Que coisa mais retardada! Não respondeu nada do que foi perguntado. Só usou o dedo acusador para apontar as falhas de Aécio. Vão às favas, comunas.

  32. Penso que na maioria dos assuntos ele saiu ganhando, mas uma mentira contada mil vezes se tornara verdade, e foi isso que ela está tentando nos transmitir, que vai nos matar no cansaço, o povo vai começar a duvidar do que o Aécio fala. Falar mais dos empréstimos do BNDS a países comunistas, bater mais nessa tecla, que é o nosso dinheiro que ela acaba doando, e aqui no pais esta tudo no caos, emfim a CBN deixou claro que ela ganhou o 1º round!!! Mas temos tempo e inteligencia para reverter e acabar com esta nulidade.

  33. Luciano, meu medo ainda é a Dilma ganhar. Ao menos no meu trabalho vi muita gente defendendo que ela foi a campeã do debate e que o Aécio é que era um mentiroso. Mesmo mostrando, indicando as mentiras dela, uma das pessoas me disse que prefere acreditar nos boatos sobre o Aécio acabar com programas sociais. Também escutei como justificativa votar na Dilma, que a Veja e a Globo apoiam o Aécio, logo, elas são manipuladoras e deve-se votar no PT. Depois dessas eu penso “tem gente que deve precisar de instrução para tomar sorvete. Caso contrário, vira ele ao contrário”.

  34. Olhei só o final. Tinha lido uma matéria do Polito no UOL sobre a linguagem corporal deles, não consigo perceber a questão dele ficar se apoiando ora numa perna ora na outra. Mas o fato de ele ter uma dicção muito rápida as vezes atrapalha ele. Pelo finzinho do 4 bloco até achei Dilma melhor (esperava ela pior) mas não vi o resto. Inexplicavelmente ela falou mal nas considerações finais, ficou duas horas pra lembrar palavras fáceis. Tomo isso como o resultado geral, o Aécio apareceu leve nas considerações.
    Obs: garoteada do Aécio ter contratado sem concurso aquele numero de Professores. Segundo a Folha é verdade. Ele pode ter feito isso pra ganhar o sindicato, cheio de petista. Tem alguma refutação?

  35. Dilma , 4 anos: Mensalão, Petrolão,Cubanão, Mentirão!

    Aecio , 4 anos: Empregão, Dinheirão, Saudão, Educação!

    Será que ela não tem nem um pouquinho de Vergonha?
    Assim quando vai dormir , fica pensando, caramba quanta m… que eu Fiz!
    E agora ? Desempregada com um colchão cheio de dinheiro, ninguém gosta de mim, desprezada pela maioria da população.
    Deve ser triste, ela devia se converter, se arrepender, quem sabe Ele dá uma ajudinha.
    vai pro lixo da história. tchauzinho!

  36. Achei bom o desempenho do Aécio neste debate, porém acho que faltou duas coisas. Uma delas é mais indignação com as mentiras do PT, ele poderia ter exposto mais a capanha suja que o PT tem travado na internet, as 75% das promessas não cumpridas (http://deputados.democratas.org.br/dilma-nao-cumpre-74-das-promessas-e-aplica-golpe-publicitario-no-cidadao-diz-caiado/) e falar o perigo disso para democracia. Se o povo escolhe um presidente baseado em uma ilusão criada pela campanha publicitária, este presidente não representa a vontade do povo. Ele poderia ter citado diversas promessas não cumpridas e associado com os escânda-los de corrupção, demonstrando que estes escânda-los impedem que muitas destas promessas sejam cumpridas.

  37. Dilma comentou que 70% dos trabalhadores ganham 2 salários mínimos. Onde ela viu isso?
    Hoje o salário médio gira em torno de 1000,00 reais. Inflação acelerada, só ir nos mercados, saídas com a família a noite não sai por menos que 150,00 reais, Qualquer aluguel de um imóvel simples gira em torno de 500,00. Como o sujeito vive com um salário mínimo de 728,00 reais, onde uma conta de luz a 100,00 reais. Realmente é um belo governo esse do PT.

  38. Pois eu pensei bastante sobre o debate de ontem: Realmente, o Aecio poderia ter sido beem mais duro, sobretudo na questão da Corrupção. No entanto, analisando melhor achei um aspecto que, até onde li os comentários, ninguém parece ter notado: A Dilma MENTIU DEMAIS, sobre Minas e, isso certamente vai enraivecer ainda mais o povo de lá, encorajando-os a votar ainda mais massivamente no Aecio.
    E, ele, Aecio foi muito inteligente também ao citar o Campos e a Familia deste e ao reprovar enérgicamente a vergonhosa campanha que o PT e a Dilma fizeram contra A MARINA, no primeiro turno. Em consequência, creio que isso vai, novamente, render preciosos votos junto ao eleitorado de Eduardo Campos e da Marina. Até posso estar errado a este respeito mas, de cabeça mais fria, me pareceu isso. Se alguém discorda deste meu raciocínio, por favor sinta-se à vontade para colaborar.

  39. Talvez a única palavra que tenha valido a pena ser ouvida no debate da Band tenha sido GENEROSIDADE , dita por Aécio. Pelo amor de Deus,tenham generosidade com os brasileiros
    Estamos cansados de embates ,ataques ,disputa de poder e de vaidades. Sera que os políticos poderiam perceber que nós, brasileiros , somos povo inteligente , temos discernimento e opinião .NÃO NOS SUBESTIMEM!!!!!!!!!!!!!! !!Tenham a generosidade de se comprometer com o Brasil .Nos permitam continuar acreditando que somos um país abençoado por Deus e bonito por natureza.

    • O grande problema e a desconstrução do perfil que o PT faz,invenção do João Santana que foi muito efetivo contra Marina e vão fazer o mesmo com o Aécio,olhe na TV a diferença de campanha.O PT só ataca,não fala nada de Brasil praticamente,o do Aécio pelo menos tenta mostrar um pouco dos planos de Governo,agora uma coisa eu posso afirmar é que se a Dilma ganhar,as eleições que foram ruins esse ano serão piores na próxima,pois muitos vão adotar o modelo de atacar e se exploda o povo brasileiro do João Santana.

  40. Não tive a mesma impressão que você Luciano, me pareceu que a Dilma estava preparada para contra-atacar as investidas do Aécio, principalmente no que diz respeito a corrupção, tanto que o Aécio não insistiu muito nesse tema ( uma pena pois deveria centrar seus golpes nesse tema ) e não dispersar forças golpeando a esmo, o calcanhar de Aquiles do PT é a corrupção.
    Ele tem que ressuscitar os nomes do Dirceu, Delúbio e Genuino e mostrar que a Dilma e o PT são sim coniventes com a corrupção, que o PT não respeita nem seu regimento interno pois não expulsou nem os mensaleiros condenados do mensalão, muito pelo contrário, saiu em suas defesas incondicionalmente, preferindo atribuir suas condenações a uma suposta orquestração da mídia e de Joaquim Barbosa.

  41. Falas transcritas de Dilma no debate da BAND do dia 14/10
    SOBRE EDUCAÇÃO:”blá blá blá blá PRONATEC
    SOBRE SEGURANÇA: blá blá blá blá PRONATEC.
    SOBRE ECONOMIA: blá blá blá blá blá PRONATEC, ….
    E ASSIM SEGUIU O DEBATE E DILMA DE TUDO SÓ DISSE SOBRE O PRONATEC…

  42. É sempre meio deprimente ter que torcer para o PSDBunda….

    O Aécio é muuuito bonzinho…. o que ele diz é menos que 5% do que ele realmente deveria dizer, e já soa agressivo para os padrões do PSDB…

  43. Gente eu tenho um medo tremendo que a Dilma vença, voces imaginem o pt ficar 16 anos e com o perigo de lula vir na proxima com sua popularidade, 20 anos de escuridão. Ontem comentava com o meu pai, sobre o desgaste natural do pt, ja é hora deles vazarem daqui, como que pode um operário que era o lula com poucas posses e sem condiçoes como ele afirma, ter hoje um filho milionário, como pode ele ter ajudado tanto o filho dele o salario de presidente não é tão alto a ponto de deixar um filho milionário. No governo de lula ele visitou fidel castro e trocou figurinhas como ele nos velhos tempos, assim como jose dirceu que ficou tres anos lá na guerrilha.

    Quando lula voltou fez um discurso na petrobras, com uniforme da petrobras e capacete, e disse meu amigo fidel castro é o unico mito vivo da humanidade, e disse que fidel construiu tudo com muita competencia e muito carater, o fidel matava pessoas no paredão, implantava ódio e repressão, como pode o lula chefe de pais democratico dizer isso, e as pessoas aplaudirem. E tem um video na internet de um discurso da presid ANTA, com uma big bandeira da revolução cubana atraz do palanque discursando e isso aqui no Brasil é mole isso ou querem mais.

    Ontem no debate, ela só falou o que decorou , totalmente insegura, ela não admite nada, unica coisa que faz é comparar o Aecio com o FHC, mais ela nao admite o MENSALÃO, E A PETROBRAS, PORTOS EM CUBA, AHH…ELA NOMEOU O CIDADÃO QUE TRABALHAVA NA PETROBRAS E DIZ QUE NÃO SABIA DE NADA, É UM BARBARIDADE ISSO, ISSO É IMCOMPETENCIA DELA… LEMBRAM DO COLLOR O CARA QUE ABRIU O HORIZONTE DO BRASIL, FOI DERRUBADO DO PODER POR CAUSA DE UM CARRO ELBA, QUE HOJE VALE 1 REAL NOS FERROS VELHOS, É AI QUE EU VEJO O QUE FAZ FALTA DE UM GRUPO FORTE DE OPOSIÇÃO PRA DERRUBAR O PT, O QUE MAIS PRECISA DE PROVAS PRA DERRUBAR ESSA GENTE Ó MEU DEUS…

    PT FOI CONTRA PLANO REAL, FOI CONTRA O VALE GAZ , BOLSA ESCOLA, E NUMA ENTREVISTA É SÓ PROCURAR NA INTERNET, LULA DIZ CRITICANDO QUE ESSES PROJETOS SÃO MOEDAS DE TROCA COMO OS PORTUGUESES FIZERAM COM OS INDIOS, DAVAM ESPELHOS E COISAS, PARA COMPRAR OS INDIOS E DISSE QUE O POVO CARENTE SE DOMINA PELO ESTOMAGO, E O QUE ELES FIZERAM IMPLEMENTANDO O BOLSA FAMILIA, NÃE É ISSO MINHA GENTE!!!! ME PROVEM O CONTRARIO SEUS VERMES DE UMA FIGA DO PT.

    NO DEBATE DA GLOBO O PASTOR EVERALDO FALOU UMA COISA IMPORTANTE, O MELHOR PROJETO SOCIAL É AQUELE QUE ALEM DE ASSITENCIALISMO COM COMIDA DINHEIRO OU COISAS DO GENERO, É O AUXILIO PARA AQUELE CIDADAO A SAIR DAQUILO, DIZENDO QUE A MELHOR COISA É QUANDO O CIDADAO DIZ PRA SI MESMO, NAO PRECISO MAIS DESSE PROGRAMA, AGORA EU ESTOU GRAÇAS A ELE QUALIFICADO E COM TRABALHO DIGNO PRA SEGUIR EM FRENTE. E O PT DEIXA O POVO IGNORANTE A MERCE DE SEMPRE PRECISAR DO AUXILIO DO BOLSA FAMILIA PRA ALGARIAR VOTO PELO ESTOMAGOOOOO….COISAS QUE ELES PREGAVAM QUE O PSDB IRIA FAZER.

    OUTRA COISA, TUDO QUE É RUIM FOI OS OUTROS, TUDO QUE É BOM FOI O PT, ISSO É A POLITICA E O JEITO PSICOLOGICAMENTE FALANDO MAIS PODRE QUE EXISTE NO MUNDOOOOOO….

    DILMA É GUERRILHEIRA, PASSOU A NADO O PARANAZÃO PRA FRONTERIA DO PARAGUAI,,KKKKKKK….E O POVO VOTA NESSA VIBORA…

    EU TENHO 30 ANOS E SEI QUE NAO VOU VER O BRASIL MELHOR, UM PAIS SÓ SE TRANSFORMA COM CULTURA, REVOLUÇÃO CULTURAL, E ISSO NÃO É CONCEITO NOVO, ISSO É O QUE MAIS VELHO EXISTE. O JAPÃO SAIU DESTRUIDO DA SEGUNDA GUERRA, BOMBA ATOMICA NA CABEÇA, TODOS OS INVESTIMENTOS QUE FORAM MANDADOS PRA ELES SE REERGUEREM , A MAIORIA FOI PRA CULTURA.. HOJE ELES DITAM REGRAS MUNDIAIS…UM PEDACINHO DE CHÃO QUE É AQUELE LUGAR, MENOR QUE O ESTADO DO PARANÁ EU ACHO. DA UM TSUNAMI , E EM UMA SEMANA VOCE OLHA PARECE QUE NEM ACONTECEU ELES RECONSTROEM TUDO EM HORAS. IMAGINE SE FOSSE NO BRASIL..KKKKKKK

    DILMA COMPACTUA COM TERRORISTA, É A FAVOR AO DIALOGO COM ELES, DEIXAM O POVO IGNORANTE PRA FICAR DEPENDENTE, DÃO ESMOLA PRA DIZER QUE SÃO CARIDOSOS E GENEROSOS.

    A ALTERNANCIA DE GOVERNO TEM QUE SER FEITA O DESGASTE DO PT É MUITO GRANDE, JA É MAIS DO QUE HORA….

    SE NÃO FOSSE OS MILITARES, COM AS MAIORES OBRAS QUE O BRASIL JA VIU, COLLOR, ITAMAR, FHC INFLAÇAO DE 980 PORCENTO E DETALHE, A MAIOR JOGADA E MERITO DE FHC FOI A SEGUINTE, COM UMA INFLACAO ABSURDA QUE ESTAVA COM O POVO QUASE AOS DELIRIOS, ELE IMPLEMENTOU O PLANO E A TRANSIÇÃO FOI SILENCIOSA E SEM MANIFESTAÇOES, NÃO É A TOA QUE ESSE PLANO É ESTUDADO POR ECONOMISTAS E PESSOAS QUE IRÃO SE FORMAR EM UNIVERSIDADES CONCEITUADAS NO EXTERIOR, COMO HARVARD E ETC… ISSO NINGUEM DIZ, MAIS EU JA VI ISSO COM MEUS PROPRIOS OLHOS QUANDO VISITEI FACULDADES NOS EUA.

    VEJAM NA FRANÇA POR EXEMPLO QUALQUER DESLIZE ECONOMICO O POVO SAI NAS RUAS E PÕES PRA QUEBRAR, AQUI NO BRASIL A TRANSIÇÃO FOI PASSIFICA, DAI TEM UNS IDIOTAS QUE DIZEM…..

    AHHH …O SALARIO QUANDO FHC ESTAVA ERA 120 REAIS….MAIS DAI EU LHE DIGO, UMA MOTOCICLETA MODELO DE ENTRADA BASICA, ERA 860 REAIS, UM FIAT UNO, 4870 REAIS, UM TERRENO DE ESQUINA, DEPENDENDO A REGIÃO ERA 400 REAIS, COM 120 REAIS, O CIDADAO IA NO MERCADO E FAZIA A FESTA, BUTIJÃO DE GAS A MENOS DE 9 REAIS, EU LEMBRO MUITO BEM DE TUDO ISSO, PRA QUEM BEBE UMA CERVEJA,, RSRSRSRS….CAIXA DE 12 LATAS, DE SKOL ERA 4,20, HOJE TA A LATA QUASE…PRA TOMAR NO BALCÃO DE UM BARZINHO A GARRAFA GELADA ERA 0,70 CENTAVOS, HOJE TEM BARZINHO A 10 REAIS UMA GARRAFA.

    AGORA ME DIGA EM QUAL PAIS OS PTistas vivem que não veem inflação aqui no Brasil, logico eles, tem dinheiro…..DINHEIRO NA MEIA, NA CUECA, TEM CACHOEIRAS DE DINHEIRO, TEM 3 PORCENTO DA MAIOR EMPRESA DESVIADA PRO CAIXA 2 DO PT, ENQUANTO EU OLHA, DEPOIS QUE TERMINAR O MEU DESABAFO AQUI, VOU CONTINUAR MEUS ESTUDOS PRA VER SE PASSO EM UM CONCURSO PUBLICO PRA MELHORAR UM POUCO DE VIDA… POR QUE EU NAO NASCI PRA SER LARAPIO, SENÃO EU ESTAVA PREGANDO MILHOES DE MARAVILHAS AQUI DO PT…..

    A DILMA NO DISCURSO, NÃO FALA NADA COM NADA SEMPRE MESMAS COISAS DECORADAS..É PRONATEC…PRONATEC….BOLSA E NAO SEI O QUE….

    AÉCIO 45, TEM QUE MOSTRAR NA CARA DELA AQUI ESTA A LEI, QUE VCS IMPLEMENTARAM O BOLSA, E NAO TER MEDO DE NADA, DESQUALIFICAR ELA NA FRENTE DOS BRASILEIROS, NA CARA DURA, ASSIM COMO COLLOR FALOU PRO LULA, “VOCE LULA , PODE ATE GANHAR A CAMPANHA, MAIS VOCE, VAI COMER PELAS MÃOS DOS OUTROS” E É VERDADE, DILMA NÃO TEM CACIFE E NAO TEM VIDA POLITICA HONROSA, ELA NADA MAIS É QUE UMA MARIONETE COLOCADA POR CONTA DO POPULISMO DE LULA, PRA CONTINUAR COMENDO PELAS MAOS DE GENOINO, MERCADANTE, JOSE DIRCEU, E CORJA REPULSIVA DO PT.

    PSDB TEM SEUS ERROS DE PASSADO, POIS ENTÃO, PTistas de uma FIGA,,, SE FALÃO TANTO ISSO….DESENTERREM OS CASOS E COLOQUEM A JUIZO NOVAMENTE,,, REABRAM OS CASOS…. FAÇAM JUSTIÇA….

    POR QUE SE DEUS QUISER O PSDB VAI ENTRAR E É ESSE O MEDO, PT TEM MEDO DO QUE É QUE O PSDB VAI ACHAR DE PODRE DESSES 12 ANOS PÚTRIDOS…. A DILMA TREME COMO VARA VERDE DE MEDO NO DEBATE, PORQUE TODA A MAFIA ESTA NOS OUVIDOS DELA,,….DILMA VOCE TEM QUE GANHAR A ELEIÇAO…O DEBATE,,, SENÃO NÓS TAMO F……

    AÉCIO 45 NÃO TENHA MEDO, NÃO CONHEÇO VOCE PESSOALMENTE, MAIS TENHO CERTEZA QUE DEUS ESTA OLHANDO POR VOCE ASSIM COMO TODO O POVO QUE NÃO É ILETRADO, E QUER MUDANÇAS, FAMOS FAZER JUS AO HINO NACIONAL…. GIGANTE PELA PROPRIA NATUREZA, UM BRASIL ENORME SENDO CORROIDO POR MÃOS DIABOLICAS.

    DILMA É INCAPAZ, TEVE 4 ANOS, FORAM MAIS 8 DO ILUSTRÍSSIMO COMUNISTA DE UMA FIGA ENRUSTIDO, PEGARAM AS MARAVILHAS DAS CONSEQUENCIAS DO PLANO REAL. AGORA O CENARIO MUNDIAL MUDOU, PAISES HERMANOS ESTÃO DESENVOLVENDO MAIS QUE O GIGANTE BRASIL, RICO EM TUDO QUE DEUS PODERIA DAR A UMA NAÇÃO.

    AGORA É A HORA DE PARAR A MENTIRA DE SE GOVERNAR, DO MUNDO DE FAZ DE CONTA, ONDE DAR O PÃO EM TROCA DE VOTO E DEIXAR O POVO IGNORANTE, E ROUBAREM POR TRAZ DOS PANOS E DIZEREM…COMO DIZIA O JOSE DIRCEU…NÃO É VERDADE…NAO TENHA MAIS VEZ.

    CHEGOU A HORA DE ALGUEM QUE AUXILIE E EM CONTRAPARTIDA DE UM NORTE A ESSE POVO PRA TER A CARTEIRA ASSINADA E DIZER , OBRIGADO MAIS O MEU IRMAO AQUI PODE FICAR COM O MEU BENEFICIO DO PROGRAMA POR QUE EU ME ENCAMINHEI NA VIDA.

    CHEGOU A HORA DE AÉCIO NEVES 45….

    ME DESCULPEM O DESABAFO, E PARABENS PELO SITE…

    DEUS NOS GUIE ….NÃO DESANIMEM, FAÇAM CAMPANHA, COMENTEM COM OS AMIGOS, E COM QUEM PUDER, POR QUE VAI SER PAU A PAU ESSA CAMPANHA…POR QUE O PT É ESPECIALISTA EM PREGAR A MENTIRA E COMO TODO MUNDO SABE A MASSA QUE DOMINA O PAIS….POR ENQUANTO É ILETRADA…E SE DEUS QUISER QUANDO AÉCIO ENTRAR…ESSE POVO VAI RECEBER CULTURA, ESCOLAS E ACESSO AO ENSINO, E VÃO COMEÇAR A RACIOCINAR E REAMENTE SEREM FORMADORES DE OPINIÃO…É ISSO QUE EU QUERO ….BRASIL GIGANTE PRA TODOS OS BRASILEIROS…..

    AÉCIO 45

    • Falou muito bem. Parabéns.
      Chega de dólar na cueca, Petrobrás nas páginas policiais, candidata a presidentA com ponto eletrônico (patético, o cúmulo do despreparo), superfaturamento com obras de copa do mundo, mensalão, conchavos com collor, renan calheiros, jader barbalho, maluf.
      Esse pt (minúsculo mesmo) é o cúmulo do absurdo. É composto por pessoas que vendem a mãe e pedem troco, vendem a alma pro capeta (provavelmente, filiado ao pt). Só falam coisas a esmo, lançam uma mentira e a repetem mil vezes para que, aos ouvidos dos menos esclarecidos, “se torne” verdade.
      Só para citar um exemplo – se o dinheiro gasto com estádios de futebol fosse aplicado para fabricar hospitais (algo de suma importância nesse país), poderiam ser contruídos 240 hospitais do padrão do Hospital Municipal Souza Aguiar (a maior emergência da América Latina, situado no RJ), os quais seriam suficientes para atender 120 MILHÕES de brasileiros. Levando-em em conta que cerca de 36 milhões de brasileiros têm planos de saúde, a rede pública hospitalar atual precisaria cobrir 44 milhões de brasileiros – bem factível pelos dados do DATASUS nos últimos 20 anos.
      Enriquecimento ilícito de componentes deste partido e de seus familiares. Quem acha que a dilma presta, leva pra casa. Quem acha que o lula presta, leva pra casa. Não acredito em nenhum político. NENHUM. Aécio não é santo, mas com certeza é melhor que a dilma. Não gosto de aécio, dilma, alckmin, lula, marina, maluf. Mas quem sabe LER, COMPREENDER e RACIOCINAR um pouco, tem obrigação intelectual, moral e cívica de ajudar a tirar essa corja vermelha do poder. Independentemente de quem ganhe. Mandemos dilma e sua quadrilha para Cuba. Fiquem com o porto de Maribel e com o fidel castro.

  44. Conconcordo com vc em vários pontos… Só esqueceu de esclarecer a mentira dele sobre o aerorto de Cláudio mg e é a taxa de homicídio em mg que ele disse que diminuiu e foi mentira temos que ser parciais e não omitir pontos negativos dos 2 nisso já basta a globo.

  45. Luciano, como eu disse na outra matéria, vergonhoso também foi o Boechat (apologista de black blocks) tentando negar que Dilma minta ao negar relação do PSDB com a origem do Bolsa Familia, ele usou da tática de apelar ao “ponto de vista” ou “interpretação” diferente, tentando assim igualar ambos.

  46. Fico chocada com alguns blogs e ate mesmo com a opinião de algumas pessoas intituladas jornalistas dizendo que a Dilma conseguiu superar Aécio no debate ou ate mesmo que a mesma conseguiu ter melhores argumentos. Chocaaaaada, acredito que tenham assistido a outro debate, não é possível. Dilma foi colocada contra a parede, me deu vergonha ver que quem lidera este pais atualmente não tem argumentos ou uma defesa consistente/convincente. Acrescento ainda que a candidata tem um português vergonhoso. Faz me rir assisti-la gaguejando, batendo no microfone de nervosismo e ainda fazendo cara de poucos amigos em razão de todas as verdades podres e acusações escancaradas direcionadas a ela.

  47. Ee Luciano, e agora hein? O PT não vai querer sair do poder, psicopatas como são, vão até as ultimas consequências. Sera que quando eles perceberem que não tem mais como ganhar as eleições, as brechas de segurança nas urnas serão usadas?
    Num cenário desse, o que é que a gente faz???

      • Um movimento social com quem votou no Aécio pela apuração das eleições é uma possibilidade, mas talvez mesmo nesse caso, o Aécio consiga ganhar eleições. Acho que o PT já está preparando para acusar a oposição de golpe no estilo “acuse-os do que fazemos” e tentando associar o Aécio ao Collor, só não sei se terá apelo suficiente do povo. Dilma já ensaiou também a aproximação com alguns movimentos sociais, ao mostrá-los em um de seus programas.

      • Ou é o argumento “Militares, venham porque guerra política é totalmente impotente quando o sistema é fraudado.”

        Não me leve a mal, eu sou contra a intervenção militar, e também não acho que os militares se envolveriam a menos que houvesse comprovação incontestável da fraude, caso em que nem seria necessário que eles se envolvessem. Isso não anula a importância de se procurar falhas no sistema e soluções para o caso delas acontecerem.

        E então, o que podemos fazer? Se fraudarem mesmo, quem vai investigar, quem vai reunir evidências? Como?

        Eu seria mais a favor de – depois das eleições (e da derrota da Dilma) – sequestrar todos os filiados ao PT, reuní-los num silo e incendiar, mas acho que não encontraríamos voluntários pra essa tarefa…

  48. Gostei do texto. Dilma só fala de PRONATEC e esta gastando tanto a palavra que daqui a pouco acaba, mas a minha preocupação é a seguinte: Dilma é uma besta quadrada, despreparada e desequilibrada, mas é a presidente do país com uma boa aceitação. Não entendo como, mas tudo bem. Eu aceito. Aécio esta sendo atacado com a história do “colocou o Brasil de joelhos” e por incrível que pareça Dilma não faz água com 10 bilhões desviados por apenas um dos braços operacionais do partido. Aécio se enrosca com um aeroclube que não deu um centavo a seu tio-avô, enquanto Dilma passa ao largo do lamaçal petista.
    Onde esta o erro?
    Quando Aécio ataca o povo fica com pena de Dilma, quando Dilma elimina Marina o povo infla a petista.
    Não consigo entender como funciona a regra 5, porque nada é mais ridículo que Lula e Dilma e eles sempre surfam. E não consigo entender, porque atacar não funciona quando o alvo são petistas.
    Tomei pra mim a ideia do fortinho-fraquinho e é isso que acredito que o PT faça.
    Bate e grita. Bate e finge apanhar.

  49. Assisti ao debate, por isso concordo com todos os comentários acima. No entanto, ninguém falou das propagandas contra o Aécio, nos intervalos do debate e nenhum contra a Dilma. Me parece que a Band é favorável a ela.
    Oswino Bertolaldo

    • A mim não parece – é certo que a Band pende para o lado do PT. Inclusive essas propagandas, da “série “quem conhece o Aécio …” mostram exatamente esse viés.
      Que os petistas são extremamente desonestos é amplamente conhecido. Nada de esperar deles lealdade no jogo democrático. Quanto à emissora, se fosse equânima na condução do debate teria avisado ao pessoal da campanha do Aécio que seriam veiculadas tais propagandas nos intervalos.

  50. Luciano, no blog do Coronel, mostra-se uma foto em que a dilma apareceu usando ponto eletrônico ontem no debate. Não parece montagem.
    Por isso, estranhei que a madame conseguisse articular várias frases com começo, meio e fim, algo raríssimo para essa senhora.

    A ser verdade, isso é uma grande fraude, jogo sujo e baixo, típico dos petralhas. Tem que ser investigado e denunciado.

    Aliás, o Reinaldo Azevedo, só para lembrar, fez um post em que levanta a possibilidade, ainda em 2010, da dilma haver feito isso na campanha em 2010.

    Ver aqui http://coturnonoturno.blogspot.com.br/2014/10/dilma-usou-ponto-eletronico-no-debate.html

      • Essa notícia do Vitor Vieira é verdadeira.

        Eu mesmo fiz questão de contar as propagandas políticas nos intervalos, e constatei:

        1º Intervalo: três (3) propagandas pro PT contra duas (2) propagandas pro PSDB.

        2º Intervalo: três (3) propagandas pro PT contra duas (1) propagandas pro PSDB.

        Nos demais intervalos eu parei de contar, pois já havia ficado por demais evidente a PARCIALIDADE ASQUEROSA da BAND.
        ……….

      • ERRATA.
        ……….

        Essa notícia do Vitor Vieira é verdadeira.

        Eu mesmo fiz questão de contar as propagandas políticas nos intervalos, e constatei:

        1º Intervalo: três (3) propagandas pro PT contra duas (2) propagandas pro PSDB.

        2º Intervalo: três (3) propagandas pro PT contra uma (1) propagandas pro PSDB.

        Nos demais intervalos eu parei de contar, pois já havia ficado por demais evidente a PARCIALIDADE ASQUEROSA da BAND.
        ……….

  51. A divergência e o debate são comuns e saudáveis em uma democracia. Podemos discordar em muitos pontos, mas tenho certeza que concordamos nos principais valores básicos, essenciais à sociedade que sonhamos para o futuro.
    Podemos discordar das privatizações, mas não podemos aceitar que a roubalheira, o aparelhamento político e a incompetência tomem conta das nossas estatais.
    Podemos admirar os programas sociais do PT, mas não precisamos aceitar um governo que mente descaradamente que seus adversários acabariam com eles em um óbvio terrorismo eleitoral.
    Podemos não gostar dos EUA, mas não precisamos apoiar um governo que se alia às piores ditaduras do mundo e defende países terroristas.
    Podemos não gostar da Globo ou da Veja, mas não precisamos aceitar um governo que tenta controlar a imprensa.
    Podemos não gostar do PSDB, mas não podemos aceitar um governo, que se dizia guardião da ética, viver mergulhado em escândalos diários, e se aliar e defender a escória da política nacional como Maluf, Collor, Renan, Sarney, Jader Barbalho.
    Podemos não gostar de Aécio, mas podemos permitir que todas essas práticas sejam incentivadas, premiadas e perpetuadas.
    Podemos querer outras alternativas, mas não podemos deixar no poder uma quadrilha cuja cúpula, mesmo presa na Papuda, é tratada como heróis e continua filiada ao partido.
    Não podemos deixar que continuem a sambar na nossa cara, infiltrando membros no STF para livrar seus pares, comprando o legislativo com mesadas, sangrando nosso país em benefício próprio e de ditaduras e pseudodemocracias. Se fizermos isso será um atestado de que somos tão sem-vergonha quanto eles, que NADA nos choca e TUDO pode nessa terra porque não temos mais qualquer capacidade de indignação.
    Se você não concorda com isso, é hora de mudar. Voto nulo, branco ou abstenção é o mesmo que endossar suas práticas.
    É hora de união contra aqueles que tentam rachar o país com um discurso irresponsável e preconceituoso de “nós” contra “eles”, “pobres” contra “ricos”, “negros” contra “brancos”, “povo” contra “elite branca”…
    Ricos, pobres, mulatos, negros, brancos, sudeste, nordeste, centro-oeste, norte, sul, Aécio, Marina, Eduardo Jorge, não importa… Todos juntos contra a podridão desse grupo corrupto e incompetente que atualmente governa.
    FORA DILMA E LEVE O PT JUNTO!!!
    (O texto não é meu, é de todo brasileiro que cansou e quer um país melhor).

  52. DILMA, GOSTARIA DE SABER SOBRE A SEGURANÇA PÚBLICA DESSE PAIS?

    RESPONDENDO SUA PERGUNTA CANDIDATO: PRONATEC, PRONATEC, PRONATEC, AHHH…MAIS UMA COISA BOLSA FAMILIA, BOLSA FAMILIA…É ACHO QUE É ISSO….PERA AÍ…LEMBREI DE MAIS UMA COISA…..PRONATEC…PRONATEC….

    COMO DIZ O BORIS CASOY…. ISSO É UMA PAMONHA….KKKKKKKKKKKKKK

  53. ONTEM EU VI NUM BLOG DE UM PETISTA DESMIOLADO, DILMA COMEU AÉCIO COM PALITINHOS….ACHO QUE O CIDADÃO TAVA EM MARTE ASSISTINDO, E O MALDITO NEM CONVIDOU A GENTE PRA VIAJAR NO ESPAÇO…KKKKKKKK…..

    ESSE POVO QUE BABA OVO POR PETRALHAS, DEVERIAM VIR AQUI NA MINHA REGIAO NO ABENÇOADO PARANÁ….SABE O QUE OS COMUNAS VERMES DE UMA FIGA FIZERAM….

    TINHAMOS UMA REGIÃO DE FAUNA E FLORA MARAVILHOSA, DO TAMANHO DA REGIÃO METROPOLITANA INTEIRA DE CURITIBA, VIERAM OS PETRALHAS, OS DITOS MST E DESAPROPRIARAM OS DONOS, FICARAM COM AS TERRAS, OS DONOS NUNCA RECEBERAM INDENIZAÇÃO, FICARAM SEM ONDE MORAR, MATARAM GADO, QUEIMARAM CILOS, DESTRUIRAM TRATORES, COLHEDEIRAS, TOCARAM O HORROR… OS PETRALHAS, DESMATARAM TUDO, ASSOREARAM RIOS….

    DEPOIS QUE VENDERAM TUDO O QUE TINHA, POR QUE DIZIAM QUE NAO TINHAM TERRA PRA PLANTAR E MORAR, FIZERAM O SEGUINTE, ARRENDARAM AS TERRAS PRA FAZENDEIROS DE POSSE, E VIVEM DE RENDA. GENTE ISSO É UM ABSURDO….É DESUMANO…E ISSO ACONTECE TODOS OS DIAS, NÃO SÓ DESTA MANEIRA AQUI NO INTERIOR, COMO AS CIDADES REPLETAS DE BANDIDOS POR FALTA DE AMPARO DO ESTADO OU POR PURA IMPUNIDADE..ISSO É PT…ISSO É DILMA….FANTOCHE DOS VERMES

    GENTE AGORA É AÉCIOOOO 45

    • Não, ele não estava em Marte. É TÁTICA. Aprendam que nada é gratuito vindo dessa gente. NADA.
      A picaretagem é igual a dos números fajutos que são disparados pelas pesquisas “cumpanheiras”.
      É sempre a mesma coisa: mentir, mentir, mentir e mentir, esse á o mantra da esquerdopatia, desde SEMPRE. Nunca será um jogo limpo, é briga de foice no hospício…

      Oriana

  54. LH,

    A DilmAnta tava usando ponto eletronico no debate ontem.

    O PT nao tem limites, eticos e morais principalmente nao existem.

    O Aecio tem que se preparar pra qualquer coisa. Mentira e calunia
    nao importa. Eles nao tem consciencia ou problemas com isso.

  55. ATENÇÃO: naquela porcaria do BLOG da CIDADANIA, em que as hienas salivam, batendo as patinhas, alardeando que Dilma surrou Aécio de cabo a rabo, ficou claro o sentido daquele APARENTE disparate da anta sobre Lei Maria da Penha: vem chumbo grosso amanhã, ou na propaganda diária, insinuando que Aécio surrava as namoradas.

    É muita baixaria, e o Aécio continua BONZINHO demais. Não dá para ser “programático” e, no mesmo tempo exíguo, rebater a avalancha ESTRATÉGICA de mentiras disparadas por Dilma, com função de atropelar o espaço dele, impedindo-o de atacar os assuntos mais relevantes. O povão entende baixaria SIM, com rapidez fulminante: e GOSTA!
    Quem tem discernimento e honestidade intelectual não vai mudar o voto em Aécio. O problema é a massa de fragílimos intelectos que abundam no segmento de indecisos e chutadores de voto.

    Outra coisa: pára com essa estorinha de apelar para a “generosidade” da cretina, porque isso é a última coisa que petralha tem – nem entre eles, é claro – É perda de de tempo, é desgaste, é tiro na água.
    Sim, ele ganhou o debate, mas para NÓS, que torcemos por ele e compreendemos o que está-se passando no país. Aécio não tem de nos convencer, tem de convencer os indecisos porque, igualmente, quem vota no PT votará até no além-túmulo.

    Quando ele tiver a chance de fazer as perguntas a ela, deve ser incisivo, CLARO, fulminante, como quem joga xadrez, e já tendo na manga o comentário da réplica ou da tréplica. Ele tem de ARMAR para ela, criar situações de xeque-mate, induzi-la ao erro. Isso pode ser ensaiado antes do debate. Dá trabalho, mas vale a pena. Afinal, quer ganhar ou não?

    Outra coisa óbvia: se ela insistir na fofoca do aeroporto de Cláudio, cujo mérito já está resolvido a favor dele, é caso de meter um processo na Dilma, AMANHÃ, por calúnia e difamação. Ele rebate muito rapidamente coisas cruciais, como o caso dos supostos crimes de corrupção tucana, que ela citou como uma ladainha. Ele tem de pinçar um, caso, o mais relevante, e rebater energicamente, explicando a malícia da citação e estendendo o raciocínio a todos os outros, no final.

    Ou vai na garganta da Dilma pra valer ou fica no meio do caminho. Não é hora de luvinhas de pelica. Ela tem um telhado de vidro infinitamente maior do que o dele. Tem de espatifar tudo.

    Oriana Curitiba

  56. Campanha não funciona no campo da razão e não adianta a gente batalhar voto de petista, nem ficar em grupo que já pensa igual. Temos que ir atrás dos alienados, que se abstiveram.

  57. Inverteu o onus da prova, uma ova!E o cumulo achar que essa mentirosa fez alguma coisa certa. Ela distorce os fatos nao responde as questoes. Se isso e virtude, entao eu me recuso a assistir mais debates. So matraca PRONATEC, PRONATEC, PRONATEC. Se eu fosse Aecio Neves eu me levantaria e falaria, pois bem, voce quer continuar mentindo e acusando, atacando FHC que nao esta em questao, pois deixou o governo ha 12 anos, entao fique debatendo sozinha porque eu nao fui ensinado a ser grosseiro e se eu continuar aqui eu vou acabar perdendo minha educacao e enchendo sua cara de socos, bandida, mentirosa!

  58. Luciano,

    Chegou aquele momento da guerra política que fazer contingenciamento evitando o avanço do adversário já não servem, o índice de rejeição do Aécio subiu e não há margem para erro.
    Agora é partir para o ataque nos pontos fracos da presidente.
    Ou vai ou pode rachar.

  59. Aécio está cometendo os mesmos erros que fizeram a candidatura de Marina naufragar, não está desconstruindo as acusações do PT. Está sendo encurralado pela própria inação, não adianta apenas se defender, pois, nessa chuva de balas, uma passa e faz um estrago colossal, é hora de contra-atacar e não voltar para a defesa, terá que se manter na ofensiva. Se Aécio continuar fazendo esse papel de “candidato chic” deixará a vitória escorrer por seus dedos.

  60. Quem lançou os programas de transferência de renda foi FHC e quem teve a
    ideia de juntar tudo num só cartão foi o governador do PSDB Marconi Perilo.
    O vídeo segue abaixo e mostra, que Lula não inventou porra nenhuma.
    Ele elevou a estado de arte, a capacidade de mentir. Só isso.
    Quando candidato, Lula era contra a transferência de renda e dizia, que era compra de voto e que servia apenas para deixar o povo preguiçoso.
    Para os petistas preguiçosos Lula AGRADECE Perilo 1:10 do vídeo.

  61. O deputado federal Jair Bolsonaro hoje na tribuna da Câmara dos Deputados diz:

    1. O desemprego no Brasil alcança 33% da população, somando os números do IBGE: aqueles que recebem o bolsa família – proibidos de trabalhar – mais aqueles que ainda procuram emprego. Outra prova é que, se o índice de Dilma fosse correto, o PIB não estaria perto de ZERO e os índices de violência não seriam tão altos.

    2. O bolsa banana – Dona Dilma autorizou em março/2014 a importação e controle sanitário de banana do Equador diretamente para o CEAGESP, em São Paulo, prejudicando mais de DOIS milhões de trabalhadores desse setor.

  62. Parabéns aos colegas que tiveram a salutar paciência em acompanhar esse dito “debate”. Sou da tese de que não existe debate quando se tem um petista “debatendo”. Você tem bate-boca, vale tudo. No meio desse vale tudo, inevitavelmente você terá de descer ao nível “do pântano” para evitar o linchamento moral. Eu aguento, no máximo, 5 minutos de mentiras, depois disso, vendo as más intensões do “debatedor”, já mudo de canal ou vou fazer outra coisa.
    Certa vez vi alguém dizendo que nos debates de sociedades mais “avançadas”, as teorias apresentadas pelos candidatos podem ser falsas, mas elas falam na linguagem da realidade. Há pelo menos o compromisso em partir da realidade para tentar aproximar o discurso das expectativas dos eleitores. Os marqueteiros tentam tornar suas campanhas atrativas, apenas.
    Aqui, um marqueteiro é necessariamente um falsário. Explico: se uma mentira pode ecoar mais que uma verdade, e se a mentira contada pelo PT ecoará mais, chegando aos mais remotos rincões do Brasil por meio de sua rede de apoio e de sua militância, decerto que a refutação da mentira só será acessível a um público letrado e leitor.
    O PT sabe que seus eleitores potenciais não vão se informar sobre a origem do Bolsa Família. Isso dá a ele o conforto de mentir num debate nacional – sobre a origem do programa. Ainda que o texto de Lei da criação do Bolsa Família desminta completamente a candidata do partido, investir na mentira é mais vantajoso pois aquele iletrado que acredita no terrorismo eleitoral do partido não terá conhecimento do texto da tal Lei e, muito provavelmente, não vai ver debate algum.
    Sendo assim, transformar denúncias falsas ou processos inconclusos em punições consumadas, inventar que esse ou aquele candidato irá fazer isso ou aquilo é eficiente.
    O PT pode estar onde nenhum outro candidato ou partido pode estar. Em bares, em repartições públicas, em trabalhos sociais (pelos assistentes sociais), etc.
    Se o PT resolve espalhar que o candidato X bateu no pai e a mãe, sabe que a verdade só será reconhecida por uma parte pequena do universo de eleitores potenciais que ouviram a mentira.
    Eu vi isso na prática, em 2004, numa eleição em Diadema. No dia exato da eleição, na região sul da cidade, rondava uma falsa denúncia de que um segurança do adversário à Prefeitura teria jogado gás de pimenta em alguns vagabundos do partido que iniciaram uma confusão e que, no meio disso, uma senhora com criança no colo teria sido atingida e hospitalizada.
    Isso bastou para que muitos eleitores mudassem seus votos de última hora. Resultado: o candidato do PT venceu por 500 e poucos votos – numa cidade com mais de 300 mil habitantes.
    Para o PT, a verdade não tem valor algum fora do partido. Ela só se resume a um círculo diminuto de chefes que analisam a realidade (a dita “conjuntura” tsc). Fora de tal meio, o método do PT é fraudar a realidade, distorcer números, brincar com factoides, etc, pois isso é basicamente eficiente em meio ao mar de ignorância generalizada que jaz aqui.
    Quanto à postura de petistas em “debates”, não se pode esperar nada do partido bolivariano. As campanhas de Chávez na Venezuela eram da mesma maneira: esmiuçavam as vidas pessoais de seus adversários procurando detalhes dos mais bobocas – que pudessem ser amplificados ou distorcidos. Além disso, existe um certo limite para ad hominens. Pode-se entender os motivos pelos quais a disputa política volta e meia caminhe por este artifício, mas se espera que ela tenha ao menos um pouco de conteúdo por trás do recurso do argumentum ad hominem. O que se nota é apenas propagandas vazias, dados distorcidos e argumentum ad hominem – que corresponde a 3/4 do discurso.
    Então, é isso. Quem estiver lutando contra o PT pelo cargo maior do executivo estará enfrentando a máquina de difamações mais poderosa do Brasil. Neste último ponto, o Aécio pode se ajudar muito, mas infelizmente não depende tão somente dele.

  63. Excelente analise Luciano, demonstrou claramente que Aécio está se garantindo nos debates, porém, na propaganda política a estratégia de desconstrução PTista está surtindo os efeitos por eles esperados, o aumento da rejeição a Aécio Neves, o que me causa muita apreensão, visto que ainda nos resta 10 dias para as eleições, muitos ataques podem ainda serem deflagrados. Uma boa noticia em meio a tais problemas é de que, o PSDB tomou consciência disso e de acordo com o G1 (http://g1.globo.com/politica/blog/blog-do-camarotti/post/aumento-da-rejeicao-de-aecio-e-um-alerta-para-campanha-tucana.html), tomará medidas de contra ataque, focando menos no vitimismo tal como Marina Silva fez. Gostaria, se possível que você comentasse tal fato, continue fazendo esse trabalho maravilhoso, boa sorte.

  64. Aécio mandou muito. Muita paulada em cima da Vilma.

    Tem como ridicularizá-la muito mais.
    Por exemplo, em um determinado momento a Louca-Dilma disse que o Aécio é “um confuso”, e segundos depois o chamou de GOVERNADOR. RISOS.

    Momentos depois ela fez uma pergunta super confusa.
    Começou falando de ações sociais, falou de aeroporto, DE DITADURA, chamou eu que estava assistindo de dona de casa, misturou os assuntos numa salada russa e num bolo intagrável que puta que pariu!

    SE DECIDE, VILMAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA (com voz de Fred Flinstone)

    E agora tomem um Engov antes de ler o que o PT publicou em sua detestável e imunda página. Mais imunda que um cinema de putaria do centro de São Paulo.

    Com a palavra, o partido do caralho todo sujo de gonorréia, PT:

    ———————
    “TROGLODITAS SOCIAL CLUB

    Diga-me em quem votas que te direi quem és. A releitura do ditado popular cai como uma luva para o candidato Aécio Neves e os eleitores dele.

    No debate da Band, ontem (14), a tucanada não conseguiu esconder a falta de educação e, pior, o machismo que os une.

    Para começar, a presidenta Dilma foi recepcionada na chegada à emissora por um coro que dizia “Vaca! Vaca!”.

    Em seguida, durante o debate, Aécio mostrou sua falta de respeito referindo-se à Dilma como “mentirosa”, “leviana” e “ignorante”; e o machismo, ao usar expressões ultrapassadas, como “dona de casa”, ao falar das mulheres e, “trabalhador”, ao citar os homens.

    “Ele externou o que ele é: machista e conservador”, diz a secretária Nacional de Mulheres do PT, Laisy Moriére.

    O candidato, que já havia sido reprovado por levantar o dedo em riste para a então candidata do Psol, Luciana Genro, mostrou desconforto em assuntos como a violência contra a mulher e a Lei Maria da Penha.”
    ———————-

    JESUS, QUANTA MERDA.

    [1]
    De cara xingam quem vota no PSDB de TROGLODITA. Já começam ofendendo. Eles que prezam tanto pela moral e bons costumes da Imaculada Família Brasileira, xingaram. Que ficaram aí se doendo por xingarem a presidente de “vaca”, de “mentirosa” e etc, xingaram também.

    Não xingaram só o Aécio aliás, ME xingaram, eu que abertamente vou votar nele. Xingaram eu, que nada tenho a ver.

    Eu, como não prezo pela moral do PT porque quem dá moral pra merda é mosca, xingo mais claramente: CAMBADA DE DESGRAÇADOS FILHOS DA PUTA ESSE PT.

    [2]
    Então quer dizer que chamá-la de MENTIROSA é um machismo já que ela é mulher? Então se ela chama o Aécio de CONFUSO como chamou, tudo bem porque ele é homem?
    Burros. Tratar com diferenças é MACHISMO. Poder xingar homem e não poder xingar mulher é MACHISMO. Idiotas.

    MACHISTAS SÃO VOCÊS, PT DO CARALHO, PARTIDO DO INFERNO, que ficam pedindo gentilezas com a Dilma por ela ser mulher, insinuando que mulher é mais frágil.

    Merecem uma surra de pau mole esses chorões e choronas petistas.

    Lembrando que o PT sentou a lenha com gosto na Marina, que também é MULHER e é NEGRA. Se nós da oposição quiséssemos deitar e rolar em cima disso, como teríamos material, hein? Que delícia seria. Mas não somos como os petistas que se aproveitam de tais características para INFERIORIZAR. Inferiorizar é com o PT mesmo.
    Marina não precisa disso. Ao contrário da Dilma.

    [3]

    Estão tratando como absurdo o fato do Aécio ter se referindo a quem estava assistindo como “dona de casa”.
    MAS.
    A.
    DILMA.
    TAMBÉM.
    FEZ.
    ISSO.

    ELA.
    TAMBÉM.
    CHAMOU.
    QUEM.
    ASSISTIA.
    DE.
    DONA.
    DE.
    CASA.

    ELA FEZ IGUALZINHO, PORRA.
    Vai se fuder quem cagou essa merda de texto na página deles.

    [4]

    Laisy Moriére é o nome da tiazinha do PT que cagou que Aécio é conservador?

    Que nome de… nem vou dizer, vs. já sacaram, risos.

    [5]

    Aécio é conservador. Mas que raios vcs querem, afinal?
    Primeiro ficam dizendo que ele é festeiro, comedor, cheirador, etc etc, petistas se revelaram super conservadores e adeptos da moral e dos bons costumes, onde palavrões, xingamentos e droga alguma é permitida. Postura mais conservadora não há.

    Aí, agora, estão acusando Aécio de ser conservador.
    Quem é conservador faz tudo isso que acusam o Aécio de fazer?

    Raios.

    SE DEDICE, VILMAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA (de novo com voz de Fred Flintstone, no ponto eletrônico que ela provavelmente utilizou no debate)

    [6]

    Estão criminalizando o Aécio por ter levantado o dedo para Luciana Genro, como se levantar o dedo pra alguém fosse um grande crime.
    Nossa, onde já se viu, ela é mulher, não pode né?
    No momento que ela (Luciana Louca) repreendeu o Aécio, levantou também o dedo. E o tom da voz. Mas ok, porque o Aécio é homem né?
    De novo o PT mostrando como é MACHISTA.

    E eu também achei que foi um erro ele ter levantado o dedo pra ela. Levantou o dedo errado, o indicador. Devia ter levantado um outro dedo, se é que me entendem.

    ————

    Luciano, vc que sabe descascar esses discursinhos deles bem melhor do que eu, sugiro que faça um post achincalhando esse textículo de merda que o PT cagou na página deles.

    Abraço.

  65. Sem querer ofender, apenas uma constatação. Os brasileiros estão literalmente endividados…os menos favorecidos com Bolsa Família, os que trabalham duro vêem-se na eminência de substituir a carne pelo ovo e para ELES , FRIBOI…é justo que nos contentemos com isso?

Deixe uma resposta