Dilma vence. É a política, estúpido!

171
80

horowitz

Enfim, Dilma venceu as eleições por ligeira margem: 51,63% a 48,37%.

E eu já avisava dias atrás que independentemente dos resultados, estas eleições seriam as mais fascinantes da história da política nacional. Discutiu-se “tecnicamente” o que ocorria nessas eleições muito mais do que no passado. Eu particularmente fui bastante focado neste quesito.

Se nosso nível de conscientização política aumentou, também é fato que vimos o quanto precisamos evoluir no que diz respeito a entender a política como uma guerra. A partir de agora, teremos que ser muito mais incisivos diante de pessoas do nosso lado que se recusem a entender isso. 

Se Aécio Neves tivesse sido eleito, seria um mérito dele (especialmente por sua participação nos debates) e de nossa capacidade de apoiá-lo, nas redes sociais. Sua derrota foi mérito de uma campanha política irretocável, do PT, e de uma campanha que se recusou a entender a política como uma guerra, a do PSDB.

Acompanhar o programa eleitoral do PSDB foi uma agonia durante vários dias. Víamos o PT marcando posição atrás de posição e, enquanto isso, do outro lado só omissão.

A derrota não é responsabilidade do povo, mas dos formadores de opinião de cada lado.

A meta agora é atacar a ingenuidade política daqueles que estão ao nosso lado. Chega de infantilidade política diante de oponentes. Chega da arrogância de se recusar a entender a política como uma guerra. Chega de deixarmos de ver a realidade como ela é.

***

Repito: a responsabilidade da vitória do PT nesta eleição é da campanha de TV e rádio do PSDB. Além, é claro, da militância petista, muito mais orientada a pensar em termos de guerra política. Mas quem ditou o tom foi a campanha oficial. Lembremos uma análise que fiz em 10/10, a respeito do horário eleitoral em 09/10:

“Nos quesitos técnicos (de acordo com os paradigmas de guerra política), o programa de Dilma foi um espetáculo. O marqueteiro de Dilma não precisou nem sequer utilizar Lula. Bastou usar símbolos de medo e esperança o tempo todo, intercalando propostas novas com ataques contundentes à Aécio e o PSDB. Em alguns momentos, os ataques vinham sempre em sincronia com símbolos de esperança. Exemplo: “Eu represento X, ele, ao contrário, representa Y; eu fiz Z, ele, ao contrário, fez W”.

“Acho que os números são claros. Por uma opção deliberada da campanha do PSDB (que incluiu 2 minutos de musiquinha, lembre-se), foi dado à Dilma um potencial de ataque fabuloso. João Santana pode ser um Goebbels, mas está de parabéns.”

“Mas é claro que a falta de ataques é imperdoável. Em um dos aspectos mais importantes da guerra política, simplesmente não foi um bom começo do uso do horário eleitoral.”

“Não é motivo para desespero, claro, pois o estado atual das coisas é sinistro para Dilma, com o aumento da inflação e as notícias mostrando as delações premiadas de Youssef e Costa. E mesmo com uma ótima campanha, as notícias da mídia podem ser suficientes para derrubar o PT. Mas um alerta deve ficar claro para a campanha tucana: a campanha de Dilma hoje deu um show de competência.”

E a coisa não melhorou a partir daí. Ao contrário, piorou.

***

Como devemos nos sentir em relação à campanha de TV e rádio do PSDB?

Vamos fazer um exercício mental e voltar à era do nazismo, onde temos um partido defendendo que os judeus sejam respeitados, lutando contra o partido de Hitler, que quer o preconceito contra os judeus.

Imagine-se em uma reunião de campanha:

X: Hitler está usando discursos cada vez mais fortes, usando divisionismo, apelando ao coração e atacando o tempo todo. Precisamos fazer algo contra isso!
Y: Nós vamos usar musiquinha!
X: Musiquinha? A cada programa de rádio, o Hitler redobra a intensidade, usando a técnica do “shock and awe”, e aumenta nossa rejeição.
Y: Para cada ataque, faremos uma proposta!
X: Mas e os ataques que ele não pára de fazer?
Y: No fim a verdade prevalecerá!
X: Isso é um absurdo! Ele definiu a estratégia de aumentar nossa rejeição, o que vai ajudá-los. A nossa imagem está piorando.
Y: Nós vamos usar musiquinha!

Agora basta visualizar as consequências de alguém se recusando a entender que política é guerra. Neste exemplo, são as afirmações de Y em direção a X.

Como você encararia a postura de Y? A meu ver, isso é crime moral. Y foi a campanha de TV e rádio do PSDB nestas eleições.

No fim das contas, é claro que falamos de uma derrota merecida. Não para Aécio, que foi muito bem nos debates. Não para nós, das redes sociais. Mas um crime moral cometido por quem teve tempo suficiente para jogar a guerra política no horário eleitoral. A prática de um crime moral de tamanha dimensão não poderia ficar impune.

***

Mas se a campanha do PSDB foi desastrosa, nós também não devemos sair ilesos de críticas. Precisamos melhorar a forma de percebermos a política.

Várias pessoas chegaram em meu inbox durante essas eleições dizendo: “Olha, Luciano, veja o que o PT fez”. Se essas mensagens fossem apenas informativas, tudo bem. (Tive várias dicas de boas postagens dessa forma)

O problema é que as mensagens vinham em tom de espanto e indignação. Em outras palavras, o sujeito está no meio do campo de batalha e se espanta quando o outro lado atira. (Estou sendo metafórico, é claro)

Era assim: “Olha o meme que o PT está usando! Olha o que eles fizeram no programa! Olha o que a Dilma acabou de falar!”. E minha resposta quase sempre era a mesma: “Eles estão fazendo a parte deles.”

O que isso nos mostra? Que agora é a hora de mudarmos nossa estrutura mental. A forma de como reagimos aos estímulos do mundo está errada quando tratamos de questões políticas.

Essa cena, que já postei dias atrás, resume tudo:

Não podemos mais tolerar a ingenuidade política daqueles que estão ao nosso lado.

***

As próximas metas devem ser derrubar o Decreto 8243 e os projetos de censura de mídia do PT.

Mas para isso, será preciso entender que essa eleição demonstra o fim de um ciclo: a derrota moral daqueles que se recusam a entender a política como uma guerra. É preciso, antes de tudo, que essa parcela da oposição entenda o motivo da derrota.

Na guerra política, o agressor geralmente prevalece. E a política é uma guerra de posição, onde posições são conquistadas através de símbolos de medo e esperança.

Foi só isso que o PT fez, mentindo à rodo, enquanto a campanha do PSDB se recusou a entender algo tão básico.

O PSDB realmente tinha a verdade em mãos, enquanto o PT mentia. Mas de nada adianta você ter a verdade em mãos se não joga a guerra política.

Ter a verdade em mãos, ao mesmo tempo em que se recusa a jogar a guerra política, também é uma forma de desprezo pela verdade.

***

Me perguntaram: “Como você está com isso?”

Bastante chateado por estar certo no que eu havia dito há muito tempo. Vemos um partido, o PT, entendendo a política como uma guerra. Enquanto isso os outros brincando de fazer musiquinha.

Toda a eleição foi uma torcida para que eu estivesse errado. Infelizmente, não estava.

***

Observem como Horowitz se sentia na abertura de A Arte da Guerra Política, escrito em 2000:

Durante o debate sobre o impeachment, o povo americano sabia que Bill Clinton era corrupto e o desprezava como pessoa, mesmo que não o quisessem afastado do cargo. A maioria dos americanos sabia que ele era culpado de perjúrio, mas estavam relutantes em vê-lo cassado. Clinton escapou do julgamento porque baseou sua defesa em princípios conservadores, e também porque os republicanos ficaram em silêncio por oito meses decisivos, o que permitiu-lhe definir os termos do debate. Quando os republicanos finalmente encontraram sua voz coletiva, eles ignoraram as preocupações imediatas do eleitorado americano e basearam o seu julgamento em questões que eram demasiadamente complexas para serem digeridas pelo público.

É a política, estúpido.

Hoje é o dia em que me sinto um Horowitz.

Sou alguém que viu um partido tomar decisões erradas atrás de decisões erradas, na hora da campanha, e depois ainda terminou vendo muitas pessoas surpresas dizendo “Como isso pôde acontecer?”. Na verdade, era muito previsível que fosse acontecer. Lembremos que eu apenas torci para estar errado. Não estava.

Bastaria prestar atenção em como o PSDB agiu em algumas questões nesse segundo turno

  • Não reagiu ao frame “desaprovado em seu estado”, usado pelo PT magistralmente desde o primeiro dia do segundo turno (aliás, Aécio perdeu em MG de novo).
  • Parecia catatônico enquanto o PT acusou Aécio de “agressivo contra as mulheres”, ao passo que o mesmo partido tem em seu histórico o apoio a um pedófilo estuprador de meninas (Eduardo Gaievski) e o endosso ao governo venezuelano que quebrou o nariz de Maria Corina Machado. E nada disso foi usado pelo PSDB na campanha. Não me perguntem o motivo.
  • Não defendeu Armínio Fraga, trucidado pelo PT. Enquanto isso, Mantega e Mercadante saíram ilesos.

Isso é só para citar alguns exemplos.

É a política estúpido!

Se finalmente aprendermos algo, agora no momento de lutarmos contra o Decreto 8243 e o projeto de censura de mídia, essa derrota terá valido algo.

Anúncios

171 COMMENTS

    • Eu me recuso a aceitar este sujeito como líder de seja lá o que for. Um sujeito frouxo que nem conseguiu se dar conta de que as pessoas que votaram nele o escolheram não por acharem um bom representante, mas porque queriam tirar o PT do poder. Um sujeito que não trata uma organização criminosa pelo nome daquilo que ela deve ser tratada, que faz uma campanha com este discurso tecnocrata. Tenho certeza que fiz muito mais inimizades do que este bundão fazendo campanha para ele!
      E agora? E agora fica tudo bem para ele voltando para o Senado e enchendo o rabo de dinheiro enquanto eu fico aqui, na m***, por causa da covardia dele.
      Um líder precisa estar disposta a perder a propriedade, a honra e até mesmo a vida por aqueles que ele lidera. Você realmente vê isto no Aécio? Tenho certeza que agora se tentarem dar andamento com o impeachment ele vai se colocar do lado da Dilma.
      É por isto que a direita aqui no Brasil é inexiste, porque ao invés das pessoas que estão em posição de poder para falar para um grande público ao invés de criarem verdadeiras lideranças ficam bajulando pessoas indignas de admiração.

  1. Concordo com vc, foi realmente uma agonia ver o programa do psdb,…
    Mas o PT tbm tem o bolsa-família que é o maior programa de compra de votos da história e tem todo o dinheiro roubado pra financiar milhares de pessoas e a propaganda. Somado a isso, o fato que o psdb só entrou pra fazer oposição pra valer no período da campanha eleitoral mais o que vc já mencionou foi surpreendente quase vencer a eleição.

    Se o psdb se mantivesse na liderança de uma oposição firme durante os próximos 4 anos..mas acho pouco provável que isso aconteça, só se tiver uma pressão monstro por parte dos eleitores em cima do psdb como vc já mencionou outras vezes…acho que é por aí, foi o pt que falou em: “nós contra eles”, então agora aguenta!

    • Não concordo quanto ao bolsa pois foi um programa cujo embrião era do PSDB. Nesse caso foi muito feliz por parte da oposição tocar nesse ponto, que o PSDB foi pai do programa. Eles pecaram por não acusar o bastante o PT de ser contra o programa. Por outro lado entendo seu ponto de que o BF foi usado de forma mentirosa pelo PT, ameaçando os mais pobres de perder o beneficio.

      Agora quanto essa oposição frouxa me pergunto: Por que é desse modo? Por que o PSDB é tão bundão? Por que os tucanos são tão surrados e não fazem nada? Até bons moços quando provocados “surram” seus adversários o que não acontece na política… Será mesmo que o PSDB quer lutar realmente?

      • Realmente, depois de não conseguir implementar o seu Fome Zero por incompetência o Lula só trocou o nome de Escola para Família (e isso está escrito no Diário Oficial). Só que o PSDB só lembrou de dizer isso na última hora, 12 anos depois. Antes, podia ter esfregado o documento na cara dos petistas, mas apanhou quieto e deixou o PT dizer que “os tucanos diziam que é o Bolsa é esmola e agora falam que vão manter, você acredita nisso?”. Nunca nenhum tucano disse isso. Ao contrário, foi o Lula quem disse que o Bolsa Escola era esmola (e isso está em vídeo), mas essa parte ainda esqueceram de esfregar na cara deles. Resultado: vendo essa paternidade tucana do Bolsa como uma novidade, 75% dos seus beneficiários (que são 25% da população) preferem acreditar na “segurança” do PT e votam nele dando-lhe uma diferença de 12,5% no total da população. O raciocínio da maioria desse pessoal é mais ou menos assim: não importa essas conversas de rico sobre economia porque eu vou continuar fudido igual, então quero pelo menos garantir o dinheirinho que me permite comer, sem o mínimo de risco.

  2. Luciano, nunca me interessei por política a fundo assim. Desde que encontrei seu site, venho lendo ele todo dia, lendo até o fim todos os posts e até todos os comentários de cada. Estou triste, muito triste e com medo em ver a Dilma ganhar e vivermos mais 4 afundando nessa lama. Nunca gostei do PT, mesmo sem saber de muita coisa, não ia com a cara do Lula e muito menos da Dilma e com tanta coisa que vi, agora consigo justificar meu desinteresse por esse partido. Gostaria de agradecer por abrir tanto meus olhos! Aprendi muita coisa com tudo aqui e vou continuar acompanhando seus posts até o fim! E ainda acredito que há salvação para esse país. Obrigado!

  3. Meu caro, reúna todas suas publicações das eleições, revise-as e adicione o que achar necessário e por favor publique isso em forma de livro. Será importantíssimo.

  4. Luciano, só tenho uma pergunta a fazer: qual será seu objetivo em termos de artigos a partir de agora?
    Quanto a mim, só me resta estudar e aplicar esses termos políticos, me aprofundando, pois meu objetivo é ainda ajudar a tirar o bolivarianos do poder, sejam através de discursos falando ao coração do povo ou desmantelando esses psicopatas em redes sociais (além do Decreto 8243).
    É como você disse, o que adianta ter a verdade se não saber lançar a verdade como uma arma politica.

      • Então a luta contra o PT continua firme? Eu pensei a mesma coisa, só que eu pensava em uma vitória do Aécio, iria até te perguntar isso, em qual seria o foco agora.

        A verdade Luciano, é que temos que ser realistas, porém otimistas, o PT perdeu feio nessas eleições, foram mais de 25 cargos que eles perderam, só se fala na onda conservadora e eles temem isso, além do congresso ser o mais conservador desde 1964.

        Pessoas que antes eram analfabetos políticos, hoje estão MUITO mais conscientes, é a ala cristã, a ala ateísta (muitos céticos aderiram ao direitismo), a ala liberal, a ala libertárias, a ala militar, até a ala gay já começa a mostrar sinais de simpatia com a direita, com a Talita Oliveira e o Smith Hays se destacando, acho que o momento é perfeito, o Brasil precisa de usar essa força contra a tirania e nós estamos com a bola.

  5. Luciano, não sei se vc considera isso parte do escopo de nossa nova guerra política contra o totalitarismo, mas gostaria de ler sua opinião. Além de condenarmos os nossos próprios aliados que se recusarem a entender os termos da guerra política, qual deve ser nossa postura diante do jornalismo que se acovarda frente a este totalitarismo iminente? Pergunto isso porque fiquei extremamente incomodado com os rostos risonhos, alegres e descontraídos do William Bonner e do Heraldo Pereira no Fantástico durante a cobertura do resultado das eleições. Enquanto eles faziam um papel que não lhes cabe, conclamando à união e interpretando o discurso da vitória de Dilma com um viés conciliatório que não houve, víamos a claque do PT xingar a Rede Globo ao vivo para todo Brasil. Na minha opinião, a mensagem que passaram foi de uma normalidade que considero moralmente criminosa. Como são homens de sucesso, bem assalariados e desfrutando de vidas abastadas, me parecem estar acomodados com os confortos de suas vidas pessoais. Ou são covardes mesmo. Considero que esse tipo de jornalista precisa ser alvo da guerra política. Acho que devemos TAMBÉM pressionar essa gente, tentando fazê-los descer do muro e da zona de conforto onde se encontram. É em cima dessa minha opinião que indago: esta eventual pressão sobre o jornalismo murista é equivocada e pode ser vista como uma perda de tempo / foco ou é uma tática que deve sim ser incorporada à guerra política que travaremos nos próximos tempos?

  6. Ficava puto toda vez que tinha essas malditas musiquinhas enquanto o PT só lançava foguete! Parecia campanha de antigamente só que em Blu-Ray.

    O Aécio poderia ter esculachado a Dilma quando ela falou para o senhor que teve seu aluguel aumentado que ele deveria ir para o SORTEIO do Minha Casa Minha Vida e quando sugeriu para a senhora desempregada de ensino superior(economia) ir para o PRONATEC e SENAI.

  7. Eu disse para a gente combinar um plano de ação, mas parece que os leitores do blogs estão mais interessados em leitura de auto-ajuda do que, de fato, em guerra política, esse papo de: “Luciano, veja isso!”, “Luciano, refute aquilo!”, sinceramente já deu, na época em que eu e o Luciano debatíamos no Orkut, não tinha essa porra, era pau neles sem pena, se eu fosse esperar só o Luciano agir iria ficar 10 contra 1 somente, sei que é um caso diferente, porém é uma analogia válida, já que o conhecimento que o Luciano deu é apenas uma porta, o caminho cada um tem que trilhar o seu, a quantidade de blogs, sites, comunidades, grupos, páginas que ofereciam material para refutação é enorme, bastava mesclar.

    Por isso sugiro uma atualização constante na Leitura Recomendada Luciano, inclusive recomendo uma renovado nos site e blogs recomendados na sua barra lateral, muitos já caíram, ou não fazem mais sentido nessa sua nova fase.

    Desculpe se magoei alguém, mas a verdade tem que ser dita.

      • DIlma Mente, Calendário de Escândalos, É mentira do PT, Turma do Chapéu, PTbrás, Porco Capitalista, O Implicante, Reacionaria, Mídia Sem Máscara, MEC da Depressão, Marx da Depressão (esse aqui eu tenho ressalvas), TV Revolta, Folha Política, Ficha Social, É Mentira do É Mentira da Direita, Liberdade BR, Spotnicks, Pizzaria Brasil, enfim, tem uma série de outros que eu não tenho marcado aqui.

      • Meu destaque: “vimos o quanto precisamos evoluir no que diz respeito a entender a política como uma guerra”. Eu comecei a pensar assim em 2008 mas nunca tinha visto esse site. E naquela época só conhecia o Olavo e o Constantino por chateações histericamente longas no orkut. Minha visão de política mudou em relação a algumas reflexões sobre o livro “a arte japonesa de criar estratégias” do Thomas Cleary. Como eu sempre me interessei por religiões o fato do escritor ser um tradutor de obras budistas me ajudou a ficar mais interessado. (não procurem esse livro, não existe mais, é igual o cd do Ronaldo goleiro).
        Só me decidi a apoiar o PSDB, digamos militantemente, nessas eleições (votei no Lula em 06 e Serra em 10, justamente pq o PT não tinha nenhum projeto para o governo, como fui estudante de economia julgava o BC do meirelles quase perfeito) depois de conhecer a fundo o trabalhos feito, as posições nas votações do Senado, Câmara, debates, ficou óbvio qual partido me representava mais. Menção honrosa pro PSB que se construiu em torno de Campos, mais moderno e sem velharias ideológicas (chutaram a bunda do Amaral ainda bem).
        O PSDB ganhou: ampliou sua votação e reduziu a diferença para 3 milhões e pouco de votos. Se menos de 2 milhões de eleitores (um colégio eleitoral de 1/6 de São Paulo capital tivesse invertido o voto, o eleito teria sido Aécio)

        30 milhões se abstiveram, aí faltou militância básica, tenho amigos no face que adoram ficar em cima do muro apesar de serem da mesma classe social que eu, sem nenhuma espécie de benesse e criado com o usufruto de alguns bens que só foram obtidos após 4 gerações da migração da Itália e as primeiras gerações com trabalho mais intenso que de escravo. Meu pai foi o primeiro a fazer curso universitário e acho incrível como pessoas como eu podem acreditar em coisas como “o Lula criou o Brasil em 2003”. Posso estar superficializando a análise mas no fundo é por isso que votaram no PT, acharam que era o partido melhor pro povo. Não é.
        O PSDB perdeu por que o Serra ficou fazendo CU DOCE até metade de 2013 fudendo com a campanha do Aécio enquanto a Dilma, um poste inerte, fazia campanha desde 2011 e com a máquina na mão. Perdeu por que Campos morreu e não conseguimos ter nenhuma voz no NE para explicar que eles não estavam sendo tão bem tratados assim pelo PT. Se houvesse uma redução para 20 pontos de vantagem para Dilma, O PT não teria sido eleito. Não quero me alongar muito. O PSDB paga pelos erros que cometeu, subestimando o adversário nas últimas 3 eleições – não falo do Aécio – pela ausência de militância formada.

      • Pessoa, vc tocou em uma questão que faz todo o sentido. Eduardo Campos poderia ter se aliado a Aécio no segundo turno e poderia ter feito a diferença em relação aos votos do Nordeste e isso seria um baita motivo para assassiná-lo. Partindo do princípio de que eles são capazes de tudo pelo poder…

  8. Tá rolando um comparativo das eleições dos outros países do foro, e diversos deles são decididos por margens muito apertadas, dizem que é para dar uma falsa sensação de liberdade de opção.

    Desde o fim do primeiro turno, eu estava com a sensação que esta eleição seria bem parecida com a da Venezuela, e foi quase lá, pasmem.

    Já pensou se mudam a regra no meio do jogo e colocam um motorista de ônibus aqui também?

    Enfim, será que existe mesmo a chance de trocarmos de governo no voto ou estamos sendo ludibriados? Qual sua opinião?

    • N.A., estou como você. Desde o começo fiquei desconfiada e ainda “cantei a pedra”. Disse que a Dilma ganharia só por uma margem muito apertada.

  9. O que está expresso no texto é de minha plena concordância mas quero e espero acrescentar alguma coisa. Já afirmava Hitler e antes dele Napoleão, e creio que todo pretendente ao poder, concordando ou não com suas idéias e objetivos, que ninguem vence uma guerra apenas se defendendo e a política é a guerra por meios não letais e destrutivos, exceto para reputações e verdades. A história tem atestado esta máxima ao esgotamento, mas parece que os opositores ao PT e aos grupos de esquerda e semelhantes que se apossaram do poder neste país não se aperceberam ainda, por escrúpulo, inibição, ingenuidade e covardia mesmo talvez. E em especial o partido do Aécio, o PSDB, abdicou como sua vocação talvez, de ser contudente, agressivo, lutador, enfim, opositor como lhe caberia esses 12 anos de poder petista absoluto ou quase por via disso. E talvez por esse bom mocismo calhorda, para não dizer covardia idiota que me faz sentir antipatia por esse partido de vocação murista, além de profundas razões ideológicas. Agora só nos resta pressioná-lo a assumir contundência oposiciomista, e em se recusando, nós meros cidadãos não militantes devemos e até precisamos cumprir tal papel, mesmo desarticuladamente. Não vamos esmorecer e nem descansar até livrar o Brasil dessa desgraça fazendo a guerra implacável que se negou fazer até agora…

  10. É o seguinte, vamos ser objetivos: é óbvio que houve fraude, pois essa era última carta na manga do PT. SEMPRE será assim enquanto eles estiverem de posse da máquina pública, cada vez mais forte com o passar dos anos Isso não é uma brincadeira num jogo democrático decente, é uma briga de foice no escuro, com as mãos amarradas e o olhos vendados. Enquanto as pessoas não entenderem a essência do que é o PT, seu DNA de bandidagem cascuda, não haverá chance de mudar o quadro. Como se lida com bandido? Com diálogo gentil? Gestos de conciliação? Luvinhas de pelica? Pois é. Espero que a lição tenha sido aprendida.
    Faca nos dentes, se quiserem habitar um país VIÁVEL nos próximos anos.

    Próximo passo: IMPEACHMENT da energúmena, pressão TOTAL nas instituições que ainda têm condições de fazer algo que preste, Lula na cadeia, denúncia escancarada do FORO de SÃO PAULO, mutirão para explicar aos debilóides de sempre o que realmente se passou nesta PSEUDOELEIÇÃO, pois é claro que Aécio ganhou, mas não levou. Ninguém levará nada, aliás, enquanto essa gentalha estiver no poder.

    O pedido de cassação do PT deve ser tentado de todas as maneiras, com base na CF, em face à ingerência do FSP na política nacional.
    Há ADVOGADOS honestos no país ou todos já foram comprados? Então, que entrem com essas petições, em sistema de BOMBARDEIO, no Judiciário. Façam campanhas, esclareçam às pessoas sobre o que o PSDB nunca teve coragem de esclarecer, o que lhe valeu a quarta derrota eleitoral.
    A sociedade tem de se mexer porque o tempo está encurtando, e o trem vem na contramão!
    Os passaportes estão em dia? Há dinheiro para sair do país?
    Deu para entender que é GUERRA?
    Espero que o que restou de dignidade nas Forças Armadas não tenha nos abandonado. A intervenção militar é constitucional quando tudo está à beira do abismo. E já está.

    Oriana Curitiba

  11. Luciano, continuemos vigilantes oferecendo resistência a esta obra funesta deste governo em destruir como está fazendo no Brasil… desta vez que Aécio preste mais atenção às críticas construtivas, às orientações valiosas oferecidas de graça de uns poucos aliados que ele tem e que ele parece desconhecer entre colunistas ou bloguistas, e que ele evite endossar sempre a estratégia de sua assessoria de marketing de campanha em eventual futura eleição. Tem que acabar com o instituto da reeleição pois com um candidato fazendo campanha com os pés no mandato a sua capacidade de empregar recursos públicos para comprar prefeitos com doações e inauguração de obras inacabadas é enorme. Que haja a possibilidade de reeleição sim, porém em pé de igualdade. O candidato a reeleição que está no poder já começa sua campanha desde quando tomou posse, não há um mês ou há dois meses antes da próxima eleição. Se Aécio consegue 48,3% e PT 51,6% com esta desigualdade de vantagem ele fez muito. Aécio transmitiu vontade de vencer. Não esperava dele muita coisa porém mereceu o meu voto. Sobre como acabar a corrupção ele disse pra todos que bastava derrotarmos o PT hoje. O outro 51,6% parece querer corrupção. Mas continuemos vigilantes…

  12. Esse Blog foi um dos que me deram entretenimento e arsenais para a guerra política. O Brasil precisa de um partido e uma militância organizada verdadeiramente de direita. A reeleição de Dilma não me surpreende, mas alguns resultados dessa eleição sim. Contudo, repetindo com Tancredo: não vamos nos dispersar! Digo isso, é claro, a nós que combatemos o esquerdismo e seguiremos combatendo. Dilma falou no seu discurso que uniria o povo brasileiro, querendo desmentir uma divisão do país, política!, mas como ela é sempre confusa e contradita, fez as mesmas acepções de pessoas, mulheres, negros, causando essa divisão.

    E que singelo! Num discurso em que ela falava em democracia, engrossaram o coro de “Ei, Rede Globo! O povo não é bobo!”, uma intimidação clara e censória, assim como agiram contra a VEJA os camicie nere do PT, os autoritários da UJS, União da Juventude Socialista, esses cretinos que incentivam luta de classes e que têm o apoio da Dilma. Outros coros de ódio e de intimidação tomaram as ruas, entoados pelos inebriados sectários do socialismo, essa gente sentimentalóide que fala de amor (da boca pra fora), mas que quer expulsar pessoas do país – vocês sabem do que eu estou falando.

    O país está sim dividido. O cabo-de-guerra está estirado e em tensão. Parabéns a Aécio (ou depois dessa análise, nem tanto) e seu eleitorado! Mais de 50 milhões de votos, perdendo por uma diferença de pouco mais de 4 milhões de votos. Eu fiz o que eu pude, looonge de ser entusiasta da Social Democracia. A campanha de difamação venceu, mas venceu por pouco. A verdade prevalecerá. Não desanimemos. Recrudesçamos ainda mais a nossa insatisfação. O cabo-de-guerra está estirado e em tensão, e isso causa um extremo medo da parte deles.

    Dilma disse que é a presidente de todos. Não! Ela não é a minha presidente, assim como não é a presidente de mais de 50 milhões de brasileiros. Não estou ressentido nem atiçando briga, só cobrando posicionamento. A quem eu quero enganar? Também estou chateado e perplexo! Eles, como são corruptos, quando obtiveram a vitória falaram logo em coalizão, ou seja, ganhar apoio por benesses ou chantagens. Não! Um país democrático precisa de uma oposição séria e o Brasil terá. Se Dilma vinha sendo vaiada por onde ia, façamos mais e mais, afinal, estamos aturdidos com tanta corrupção e fomos – somos! – mais de 50 milhões. Te cuida, Dilma. A batalha só está começando.

  13. Luciano, concordo contigo. Porém vc está ignorando a seguinte realidade:

    1-o PT tem apoio do PMDB/PCdoB/PSOL/PSTU/PP/PDT/Patria Libre/MST/PCO, ou seja, muitíssímo dinheiro para financiar tudo o que vc possa e não possa imaginar! Um dos objetivos dele agora é conquistar a maioria no Parlamento!
    2-o PT possui uma fábrica de militantes que saem do ensino médio já com a mentalidade de esquerda, devido a doutrinação marxista imposta pelo Estado através do MEC, pelas provas do ENEM, concursos públicos e vestibulares federais
    3-o PT tem militantes com todo o tempo disponível para fazer militância na Internet e nas ruas. Há inclusive militantes que vivem disso, não precisando sequer trabalhar de verdade
    4-o PT tem apoio de professores universitários, geralmente de disciplinas de sociais
    5-o PT tem a vantagem da retórica socialista e militantes com uma boa oratória

    Você tem solução para essas barreiras? Como você vê isso?

      • Entendo que o Luciano é o ponto de equilíbrio entre o Olavo/Radiovox, que dá bastante enfase no Foro. Luciano consegue demonstrar que o Foro não tem toda essa força que dizem, como de certa forma fica demonstrado pela votação do Aécio. Pensando friamente, foi uma boa batalha, o que me preocupa é como avançar justamente naquele território onde a búlgara prevaleceu.

        Luciano, qual é o índice de visitas do teu blog por região?

      • A aceitação do resultado , mesmo tendo o PT, cometido crimes eleitorais passiveis de cassação da diplomação do eleito, me pareceu uma atitude passiva, ele poderia ter dito que aceita provisoriamente o resultado até julgamento de ações que podem ser impetradas na justiça . Seria um gesto de um verdadeiro oposicionista.
        Mas é tudo esquerdista, vai ficar naquele discurso molenga, vamos dar as mãos, que o cofre ainda não esvaziou, né?
        Se a campanha foi suja, cheia de crimes eleitorais, vai ficar por isso Mesmo?

        E que coisa estranha, a cara envergonhada dos petistas, nao?
        E a maluca e o bêbado de Branquinho?
        E nenhuma Bandeira do Brasil, nas comemorações chocha deles,
        na avenida,Paulista, parecia a Cuba chinesa gay, só tinha bandeiras deles. Uma Coisa!

        Dia das Bruxas, é Hallowen!

  14. Luciano, acho que a recuada do PSDB nos momentos finais com essa politica de não agressão foi que o tirou a vitória, a rejeição ao PT -ou pelo menos a Dilma- nunca esteve tão alta e os casos de corrupção e de mal feitos eram incontáveis, mas com tantos eufemismos e frescuretes o eleitor mais simplório não conseguia pegar O Ponto de porque votar no PT o prejudicaria…..a si e seus familiares….

    A comparação insistentes com os nossos falidos vizinhos bolivarianos seria um dos melhores itens de propaganda pra mim, causar medo dizendo que começaria a faltar comida no prato do brasileiro, e justamente dos brasileiros mais pobres! Sim, pois essa imagem de Aécio como o candidato dos ricos e do PT como o partido dos pobres é que criou essa goleada no norte e no nordeste, e no próprio RJ e MG, onde alguma pessoas ingenuas cairam nessa lorota

    Os erros foram muitos e muitos, é difícil até enumerar todos! O PSDB não merecia ganhar mesmo, se ganhasse o faria, apesar de todos seus erros de campanha e não por méritos próprios dela.

    (A campanha do PSDB só falava com os proprios eleitores, e não com os eleitores da oponente, mantinha os seus eleitores, mas não conquistava eleitorado de Dilma, o PT por outro lado roubou vários eleitores mineiros do PSDB numa jogada de mestre)

  15. Desculpe, mas não estou com animo nenhum para politica…Rebater frames, criar frames, mostrar a verdade não adianta enquanto houver regiões do país que simplesmente nem acesso a internet possuem, que não possuem acesso a informação e educação.

    Eu fiz minha parte, militei bastante e conquistei no minimo uns 6 votos a favor do Aécio. Mas ao olhar a votação no Nordeste e a diferença de votos que ela obteve lá desanima qualquer pessoa

    Horowitz é fantástico em suas analises e livros, sou fã dele e ainda nem li 1/3 das obras dele.

    Porém, a guerra politica de que ele trata nos livros dele é feita para os EUA, onde a população possui um acesso muito maior a informações e possuem uma cultura anti-estadista e pró-liberdade que difere totalmente da brasileira.

    A minha torcida (um tanto louca eu sei) é para que a economia vá para a lama, que o desemprego e a inflação aumente visivelmente (visivelmente pq sabemos que os numeros são manipulados).

    Apesar de ter me surpreendido com o Aécio, ainda estamos longe de ter um candidato de Direita apto para a Guerra politica, em alguns momentos nos debates até eu tinha respostas melhores contra a dilma do que ele.

    Teremos 4 anos tenebrosos economicamente pela frente, e no momento eu estou preocupado em como eu e minha família, que não temos muitas posses e nem somos funcionários públicos, iremos enfrentar esses anos…

    Sim, eu sei que irão me chamar de pessimista. Não ligo, como diz o livro de Roger Scruton existem vantagens em ser pessimista.

    • ‘Porém, a guerra politica de que ele trata nos livros dele é feita para os EUA, onde a população possui um acesso muito maior a informações e possuem uma cultura anti-estadista e pró-liberdade que difere totalmente da brasileira.’

      bingo. E onde também não existe a compra de votos legalizada na escala que tem aqui.

      • “A minha torcida (um tanto louca eu sei) é para que a economia vá para a lama, que o desemprego e a inflação aumente visivelmente (visivelmente pq sabemos que os numeros são manipulados).”

        Isso não faz o menor sentido! Quanto pior a economia, mais votos da a esquerda. Por que? Por que os programas assistencialistas como o bolsa família só tem o apelo que tem se o povo está na miséria. Além disso, uma miséria da economia é uma limitação no acesso a informação e dependência maior de serviços públicos.

      • ‘Isso não faz o menor sentido! Quanto pior a economia, mais votos da esquerda.’

        E quanto MELHOR a economia, mais votos pra ela também. Ou vc acha que o lula vai falar a verdade e dizer que o brasil foi bem por causa da china?

    • O engraçado que muitos que sabem argumentar, são pró-liberdade, anti-estado, não querem se envolver “diretamente” com política. Não querem concorrer.

      Daí fica nessa de votar no menos pior.

      Veja a campanha que pessoas como Paulo Kogós fazem, para não se votar.

      Como, se uma grande parcela quer manter seus benefícios e viver à custa dos outros?

      Muitas vezes, sinceridade, torcia para uma bomba cair aqui e arrasar boa parte do país, para ver se tendo que se recuperar de uma catástrofe, criaríamos vergonha na cara.

      Eu, infelizmente, não tenho sei discutir e passar esse conhecimento adiante (embora eu seja cara de pau), tanto que a pouco, vieram aqui para arrecadar dinheiro para um faixa protestando pela falta de água e eu só soube pedir para incluir o Fora PT.

    • É, amigo. A situação para a oposição, aqui no Brasil, está difícil. Eu moro no Nordeste e sei bem como são as coisas aqui, em relação à política.

      Estudo em um colégio particular, e praticamente todos os professores são pró-Dilma, além de muitos, principalmente da área de Humanas, como era de se esperar, são esquerdistas anticapitalistas. Já tive de aguentar de tudo aqui: professor de Geografia usando aula para difamar o sistema Capitalista, dizendo que ele é a causa de quase todos os problemas atuais; outros usando o espaço para falar bem do Governo, porém contando mentiras; outros espalhando terror em relação às privatizações; e outras coisas.

      Acho que a esquerda soube como conquistar bem as massas. Como relatei, isso não ocorre apenas no Ensino Médio, mas em todos os níveis, e com mais força nas instituições públicas. Não é por acaso que muitos afirmam que nas universidades federais há um grande exército de esquerdistas.

      Resta, a partir de agora, a oposição fazer o seu importante papel: se opor à essa situação.

      • Daniel, pelo amor de Dio amigo não confunda conceitos por favor! Esquerdista não significa anticapitalista e nem o PT o é!Se fossem anticapitalistas meu amigo não estariam a roubar a Petrobras!

    • O problema não foi o Nordeste. Veja abaixo:

      SP- 36% PARA DILMA (8,5 MILHÕES DE VOTOS)
      PR-39% PARA DILMA (2,4 MILHÕES DE VOTO)
      SC-35% PARA DILMA (1,4 MILHÕES DE VOTO)
      RS-46,5 PARA DILMA (3,0 MILHÕES DE VOTOS)
      MG- 52% PARA DILMA (6,0 MILHÕES DE VOTOS)
      RJ-55% PARA DILMA (4,5 MILHÕES DE VOTOS)
      ES-46,15% PARA DILMA(911887 MIL VOTOS)
      TOTAL DE VOTOS PARA DILMA NA REGIÃO NORTE E NORDESTE (24,3 MILHÕES)
      TOTAL DE VOTOS PARA DILMA NA REGIÃO SUL E SUDESTE(26,7MILHÕES)
      Portanto, fica visivelmente comprovado pelos dados da apuração, que a região norte e nordeste deram menos votos a Dilma do que a Sul e Sudeste. Quem fez realmente a diferença nesta eleição foram as regiões sul e sudeste do país e que deram à Dilma a Vitória, pois o Nordeste já era esperada esta votação, por ser o reduto do PT, mas o que surpreendeu foi Minas , reduto do candidato e,
      que foi o fiel da balança e que desequilibrou!

      • Certo, mas notou como no Nordeste a diferença entre Dilma e Aécio é sempre monstra? Dilma vem muito a frente por lá. No Sul e Sudeste o Aécio vem a frente uns 60% quando é caso bom, mas lá, a Wilma vem com 80%, 90% em alguns lugares, vem muito a frente. É preciso uma guerra CULTURAL que chegue lá, desmentindo essa crença de que o PT é a melhor coisa que já aconteceu na vida deles.
        PT só conseguiu colocar Bolsa Família lá e outros programas porque a ECONOMIA permitiu, e como que permitiu? PLANO REAL. Criação do FHC, do PSDB. Eles que se enxerguem (PT, e o próprio PSDB).

      • Cauê, tenho uma filha morando no Nordeste e lhe digo, enquanto tiver um nordestino puxando a manada, pode esquecer! Minha filha disse que os nordestinos estão hipnotizados por Lula, pode esquecer!Por isto lhe disse que o Aécio perdeu, onde não poderia perder, que foi em seu estado e aí a coisa foi pro brejo!!O Lula faturou em seu território e o Aécio tinha que fazer o mesmo, mas o merda não fez, os mineiros o repudiaram!!Estou puto da vida com este PSDB, tinham que botar um cara que seus conterrâneos não gostam dele? Porra!!Bando de imbecis!! Deveriam ter colocado o Serra ou Alkimim, pois agora o destino com certeza seria outro. Estou puto é com estes imbecis do PSDB!!!

  16. Mas vc acha que com um TSE aparelhado pelo PT, com ex-advogado do Dirceu na presidência do TSE e ex-advogado da campanha da Dilma como ministro, iria adiantar ser agressivo? O PT não iria conseguir direito de resposta toda hora? Quando eles adotaram uma nova jusrisprudência de não agressão(depois do PT já ter agredido o suficiente) até criticas administrativas com manchetes de jornais o TSE vetou.

  17. Caro Luciano.

    Foi bom participar.

    Julgaria procedente em parte.

    Se as coisas são só e exatamente como V. diz, os resultados deveriam ser iguis em todo país. Não são.

    Como V. explica as.diferenças no sul?

    Somos um País com dois discursos ?

    Há intercorrência de concausas ?

    A exatidão desse diagnostico é vital.

    Obrigado.

    • O que deve ser feito é ser pró-democracia e explicar o que é democracia de forma simples. A maneira mais simples de explicar democracia que eu conheço, embora possa ser meio simplista demais, é entender que democracia é liberdade para se organizar e falar e representação do povo. Falar em democracia direta é um paradoxo se esta democracia direta não fortalecer a democracia representativa.

      • Acho que devemos sim nos posicionar pró-democracia, mas o primeiro passo após isso é desdeificá-la. A democracia não pode ser um deus, não pode estar acima da moral, não pode estar acima do bem e do mal. A democracia não pode ser um fim, deve ser um meio para se ter liberdade e se proteger do totalitarismo. As falhas da democracia devem ser apontadas, ao lado dos motivos delas existirem e de possíveis soluções para elas. A “democracia” que existe no Brasil deve ser comparada à democracia que existe em países desenvolvidos, para todos verem os motivos de não podermos chamar essa oclocracia em que vivemos de democracia. Acho que isso é o começo pra evoluirmos. Estou com planos pra fazer um blog com esses objetivos.

  18. Luciano, baseado em um comentário aí em cima (sobre as diferenças básicas entre eleitores americanos e eleitores brasileiros), pergunto: diferenças entre populações em quesitos como escolaridade, acesso à informação, imaginário cultural e etc. podem alterar certos preceitos da guerra política ou esta é universalmente válida? Por exemplo, se David Horowitz fosse brasileiro, suas lições seriam essencialmente as mesmas ou algo teria de ser mudado para uma melhor adaptação?

    Agradeço a resposta, e desde já sugiro que, caso seja necessário, caiba a você escrever a “Arte da Guerra Política Para Brasileiros”.

    • Coloco isso como uma diretriz estratégica: os pobres votam em Aécio, foi o que vi na minha região.

      Conferi todos os boletins de urna em dois locais de votação, (um centro social e um colégio numa região de baixa renda) inclusive o que eu votei onde A MAIORIA AMPLA é pobre ou classe média baixa. o mais apertado foi Aécio 140 e Dilma 100.

      Então, pra quem quer esmorecer eu lhes revelo o motivo da derrota: O PT APOIA O SARNEY (que saiu enfraquecido mas já teve seus tentáculos em todo o NE) e os currais de RENAN E COLLOR EM DOBRADINHA, O BARBALHO (a vitória de Simao Jatene sobre o seccionador de estados Barbalho lavou a alma), OS GOMES (ganharam em AP e CE, são importantes) e não tivemos boa votação em AL terra de Teotônio Vilela. A PB e PE foram decepções mesmo. Cássio Cunha Lima teve contra si o mesmo adversário que não possibilitou a vitória do Aécio – o apoio intenso na região ao Lula. Pernambuco ensaiou um movimento para a oposição mas acho que com a morte de Campos não deu para desenvolver essa ideia. O Acre é Aécio/Marina agora.

      Ouvi uma notícia sobre a abstenção. O governo do MS decretou feriado na segunda e mais de 400.000 eleitores não compareceram porque foram viajar. Lá também uma grande vitória do PSDB ainda assim (mas diminuiu votos pró Aécio). Enfim, se não fosse o cabresto que o Lula apoia e que brigou com o PSDB em 2002 teríamos a possibilidade de fazer um grande governo para o NE. Não foi dessa vez. Comece a pensar nisso visando 2018.

  19. GOLPE! Não adianta qualquer análise política se não se falar num golpe orquestrado. O PSDB lutou com as armas que tinha, a campanha adversária tinha o TSE a seu favor, toda a estrutura do Governo, a chantagem do bolsa família, abuso do poder econômico, compra de votos e fraudes nas urnas.

  20. Luciano, poderia opinar sobre uma coisa?

    Esta vitória de Dilma foi muito apertada. Menos de 3,5% de votos válidos, e um macabro índice de abstenção. Nunca antes na história desse país houve uma disputa tão acirrada. Podemos dizer que Dilma não representa nem mesmo metade desse País.

    Dada essa minúscula margem, será que a direita brasileira tem chance de se fazer presente no Brasil?

    • Não “tem chance”. Ela já está lá. METADE dos brasileiros não querem que Wilma continue. Temos que esfregar esse fator na cara deles: venceram por uma migalhinha, uma esmolinha, uma moedinha de 1 centavo. Foi a vitória mais vergonhosa já vista.
      A gente da oposição tem que manter a mesma fúria, a mesma vontade de abrir os olhos de quem não se contaminou ainda completamente com o discurso do PeTê, partido do caPeTa. 1% é facinho de esmagar.

      • Estamos no caminho errado, o caminho que diferencia a esquerda da direita!!!!
        Enquanto eles são aparelhados, para irem a rua, fazerem depredações, e marchar pela causa,
        nós… reclamamos em nosso pc!!!!
        Infelizmente se fosse o contrário
        (urnas fraudadas e Aécio vitorioso, por margem pequena)
        Já estaria mais de 02 milhões nas ruas protestando, e quebrando tudo!!!!

        Nós não temos cultura de protesto,
        esta é exclusiva do PT, PSTU, PSOL e do PCdoB.

        Ontem mesmo,
        tivemos motivo de sobra de irmos para as ruas, com mais que o triplo de pessoas que foram em 2013, simplesmente por sabermos que as urnas foram, e realmente foram fraudadas, e que as acusações de Youssef chegaram ao final, apontando Dilma e Lula como culpados,
        isto é suficiente para retirar a candidatura de Dilma, e de retirar o PT da lista de partidos (ou seja extermínio oficial do PT).

        Mas…. vivemos no Brasil
        O país de carnaval, futebol e samba!!!!!!!
        Daqui a pouco, todos acompanharão a vitória espetacular da Beija Flor,
        assistirão Faustão, cantando as músicas de Ivete Saigalo,
        e acordarão felizes, ao saber que as Olimpíadas serão no Rio!!!

        Só gostaria de finalizar com meu último texto!!!!

        Parabéns, para você que votou no PT!!!!
        -Por favor, a partir de agora, não reclame da inflação!!!!
        -Por favor, não reclame que os políticos são corruptos!!!!
        -Por favor, não reclame quando em breve, começar a censura!!!

        O que mais quero é ver você elogiar!!!!!!!

        -Elogiar, quando houver a unificação das polícias!!!!
        -Elogiar, quando o plebiscito for aprovado, e os sovietes, começarem a atuar!!!!
        -Elogiar, quando aqui, estiver igual a Cuba!!!!!
        -Elogiar, quando faltar papel higiênico, e ter que utilizar suas digitais, para pegar sua cota de comida mensal!!!!!
        ****Parabéns você foi responsável por isto!!!!!****
        Por favor não reclame depois de 2016, pois aí, serei obrigado a lhe chamar de BURRO!!!!

      • O pior da reação à reeleição de Dilma não é a intensificação dos discursos separatistas e sim a volta à tona de pedidos de intervenção militar.

  21. Saudações a todos!
    Engana-se criminosamente, todo aquele que acha que “só serão mais 4 anos de PT”, pois a Esquerda, não fica parada, porra!

    Concordo com todo aquele que fala de AUMENTAR O NÍVEL DE CONSCIÊNCIA POLÍTICA DO POVÃO e, pressionar o Congresso a derrubar o Decreto dos Sovietes!
    É nossa única esperança, agora!

    SE NADA, fizermos, em 4 anos teremos COMUNAS e Campos de Concentração e, nada ou quase isso saberemos, pois a midia será inteiramente sufocada pelo PT!!!

    VAMOS ENCARAR OS FATOS: ESTAMOS EM GUERRA E, ESTAMOS SENDO DERROTADOS!!!

    Outra questão, que eu considero importante é: Como eficientemente AUMENTAR O GRAU DE EXPERTISE EM GUERRA POLÍTICA DA OPOSIÇÃO AO PT??

    Conseguir isto, teria o efeito de potencializar em muito o grau de habilidade da oposição em enfrentar em pé de igualdade a Esquerda. Foi o que faltou para o PSDB!

    • O que falta é o estudo prático das coisas. O povo conservador, quando estuda, só quer saber de religião, de filosofia, de satanismo etc. mas ninguém fala de economia, teoria do poder, processos de formação de ditaduras, as representações sociais no brasil, como formar militância, captação de recursos etc. Todo o aspecto prático é deixado de lado.

    • Sugiro incluir no arsenal do próximo ano o tema do rearmamento da população com os objetivos de rearmar a população e incomodar os opositores, principalmente colocá-los na defensiva.
      O anti-petismo precisa de vitórias na próxima legislatura que forcem os bolivarianos a tomar medidas precipitadas ou tresloucadas para expô-los ao ridículo.
      Outra coisa é mudar a relação com a grande mídia comprada. É preciso ridicularizar a forma como escrevem, como falam, a incultura, etc

      • Já estão armados, só que o lado deles, basta ver a quantidade de armas que a bandidos em tem. O governo é armado legalmente.
        Só a classe média honesta está desarmada porque fica sonhando com o mundo da carochinha.compra se armas em qualquer lugar, na esquina da sua casa, na birosca do interior, na internet,
        não é a toa que tem 50 mil mortos assassinados por ano no país

    • Saudações, Diego.
      Bom, ontem, após anunciarem a vitória da Wilma, minha timeline no facebook virou um muro das lamentações. “Luto”, “Depressão”, “Vou sair do país”… só povo entregando o jogo. Falei com cada um e disse: não é assim que se briga!
      Concordo que estamos perdendo, mas será que é uma perda tão monstruosa assim? Veja bem, nós fomos METADE. Só 1% a mais tiveram. Esses 1% correspondem a 3 milhões, e tiveram 27 milhões que não votaram – Aécio poderia ter levado, portanto.
      Ou seja, não tem causa perdida não, os petistas mais sérios estão é espertos, e alguns até chateados, pois notaram que a vitória deles foi ridícula.
      E tem mais, na Câmara e no Senado a vitória foi da OPOSIÇÃO. Tem muito petista menos festeiro e mais centrado que tá de olho isso, já sacou que pra eles não tá fácil também. Foi-se o período de hegemonia, agora a gente tá pau a pau. E temos 4 anos pra superarmos essa bosta desse 1%.

      Na minha humilde opinião, aumentar o grau de expertise na guerra política, um dos meios é trocar ideia com os amigos que vc sabe que estão mais para o teu lado, e até com os que estão bem para o teu lado, alertá-los da importância de não entregar o jogo, de não baixar a cabeça pra petista de meia tigela, recomendar o site do Luciano pra que aprendam como nós que estamos aqui há tempos temos aprendido.
      Eu também era da turminha do #luto, mas agora to querendo é fazer honra a um time pra LUTAR. Luto, como verbo.
      Ridicularizar gente que apóia o PT é lindo de se fazer e divertido, também compartilhar as notícias podres sobre eles… e devem haver muitos outros meios, mas deixo ao Luciano para indicar.

      Só queria mesmo lembrar que somos METADE, tamo pau a pau, a gente não pode esquecer disso nunca e também dar risada dessa comemoração deles como se estivessem muitos e muitos milhões a frente, quando estão só com 1%. Eu não deixei de gritar não: ACABOU SEU TEMPO, PT. Esse 1% a mais é seu último suspiro. E eles próprios sabem bem disso…

      • PS: postei de manhã no fb “1%? que merda, rs, facinho de esmagar. lamentável pro próprio PT esse último suspiro, uma vitória ridícula dessas, mixaria, esmolinha. prazo de validade do PT vai vencer antes de 2018, ou mesmo antes de terminar 2014. PT tá na reserva da bateria, 1% ontem, 0,99% hoje, 0,98% amanhã…”

        deu certo: tão tudo xiliquentos, ofendidos, se doendo. que pessoal previsível, fácil de irritar. tão lá querendo me provar o contrário, enviando comentários enormes, mas é fácil quebrar: 1%, mixaria. um cuspe. uma caca de nariz.
        aproveitem e divirtam-se também expondo-os ao ridículo que são.

  22. O período de luto tem que durar 5 minutos.
    Nem começou, Serra já está amaciando…
    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/10/1538842-psdb-nao-fara-oposicao-destrutiva-afirma-serra.shtml
    Aliás, quem é o Ministro da Fazenda? Cd os dados econômicos escondidos? Investigação do petrolão?
    A oposição vai esperar a pobre Dilma repousar para começar a cobrar alguma coisinha só em janeiro?
    Temos que pressionar muiiiitto os políticos e as instituições. A partir de hoje.

  23. A gente tem que entender que o PSDB não é uma oposição legítima ao PT. Os dois parecem mais namorados entre tapas e beijos. Essa leniência em atacar o PT é fruto da ideologia vagabunda que os dois partidos defendem. Pensem num Bolsonaro no lugar do Aécio, não ia sobrar nem o pó do PT. Mas é isso aí. Quando orava por essa eleição, sempre disse ao Senhor que se o Brasil já não tivesse enchido sua taça de ira, que nos livrasse de mal. Bem, pelo que entendi, estamos sob juízo divino. O povo do Norte e Nordeste provou que se vende e pronto. Descobrimos também que são cristãos de fachada, pois um verdadeiro cristão jamais daria seu voto para uma partido que espolia o país. Estou tranquila, só não quero ser testemunha do desastre em que o Brasil se tornará nos próximos 4 anos. Estou orando para que o Senhor abra uma porta no estrangeiro pra mim. Bye, bye, Brasil!

    • Li todos os comentários até aqui e constatei que o foi o mais lúcido até a metade. Depois descambou sei lá pra quê.

      É óbvio que PT/PSDB têm muito mais convergências do que divergências. A definição foi perfeita: “parecem mais namorados entre tapas e beijos”.

      Quanto ao Norte Nordeste, é preciso um adendo: Não foram apenas os votos daqui e do NE que elegeram Dilma. A soma dos votos do S, SE e CO somaram 27 milhões, ultrapassando os 26 milhões obtidos por ela nas duas regiões de cima. Sem contar que RR, AC e RO deram vitória a Aécio, mas por serem pequenos colégios, sua contribuição foi quase nula.

      Enfim, vida que segue.

  24. E viva a democracia, comprovando mais uma vez sua eficiência em criar regimes totalitários. Qual era mesmo aquela história de jogar os textos do Hoppe e dos Ancaps para o lixo da história?

  25. Prezado Luciano Ayan, já acompanho o seu trabalho há a mais de um ano e confesso que, por mais que já soubesse que Dilma venceria, a dor é forte. No entanto, o Brasil perdeu, mas nós, como conservadores, podemos ganhar.

    Vejo nessa reeleição de Dilma a mesma atmosfera da última eleição que o PRI mexicano conquistou antes de perder sua hegemonia.

    Tudo indica que o cenário da economia possa piorar e assim podemos ascender como força. Não me sinto representado pelos esquerdistas do PSDB, por pastores idiotas ou pelo raivoso Jair Bolsonaro.

    Não possuímos um partido essencialmente conservador ou um nome com o apelo de um Ronald Reagan que possa divulgar as nossas ideias na próxima eleição.

    O próprio Olavo sempre frisa que demorará 20 anos para chegarmos ao poder. Ainda assim, creio que é possível nos articularmos para pelo menos participar do processo político.

    Dessa forma, gostaria de saber sua opinião sobre qual deveria ser a nossa atitude nos próximos 4 anos para tirar o PT do poder e tentar influenciar ao máximo seu sucessor.

  26. Luciano, esse fracasso na guerra política do PSDB não poderia ser de certo ponto intencional, por ser, segundo alguns, parte das estratégia da tesoura. O PSDB não seria na verdade um simulacro de oposição?

  27. Enquanto estava na minhas idas e vindas, de buzu em buzu, ouvi um militante do PT conversando com um popular e ele disse que era velho na batalha pela eleição de Lula e que ninguém acreditava que o dito-cujo um dia ia chegar ao poder. As pessoas o chamavam de louco por investir tempo e dinheiro naquela ambição sem medidas. Até aí eu não achei nada demais. Aí ele soltou a seguinte confissão: Lula teve que vender a alma ao diabo pra conseguir a presidência. Ooooooooooooohhhhhhhhhhhhhhhhhhhh! Quer dizer que seu molusco foi pedir ajuda ao chifrudo pra se eleger? Taí a resposta pra a degradação do Brasil.

    Em outro episódio, um popular aconselhava ao outro: ” Não vota nela que vai dar m…” A isso a mulher respondeu: “Deixa dar m… mesmo”. Bem, eu não tenho filhos (GRAÇAS A DEUS!!!!) e não preciso me preocupar com o futuro de minha prole. Sou livre como um passarinho. Mas isso não quer dizer que eu seja egoísta: estou com pena das crianças e dos jovens. Muita pena mesmo. Não vejo um bom futuro pra eles. Vão ficar numa matrix até que descubram que foram enganados. Os jovens venezuelanos acordaram da fantasia, mas tiveram que enfrentar balas de verdade das milícias cubanas que por lá se encontram. Estão sem liberdade, tadinhos. E a pior coisa é ser prisioneiro de qualquer coisa: do álcool, das drogas ou de um governo cretino.

    Que Deus tenha misericórdia de nós.

  28. Luciano,

    Você não acha que é o momento de Aécio sair do PSDB e liderar um esforço de coalizão da oposição através de um partido novo e sem as amarras tucanas?

  29. Se tiver eleiçoes em 2018 (coisa que não acredito que aconteça), vamos ter que botar um Bolsonaro no poder. Bolsonaro não tem mimimi, fala o que pensa e todo mundo sabe o que ele defende. A direita precisa de um representante real, não de um arremedo de adversário. O PSDB morre de amores pelo PT. É a dura realidade. O PT não foi trucidado porque seu amante ainda estava apaixonado. Simples assim.

    • Concordo com você. Se fosse com Bolsonaro, não ia ter salamaleque. Ele ia chamar as coisas pelo nome: comunista, ladrão, terrorista, assassino, incompetente e mentiroso, E calma, por favor. Estamos a caminho da Venezuela sim, mas ainda não chegamos lá. Muita água vai passar por baixo da ponte.

  30. Bom dia Luciano!

    Concordo com tudo o que você disse, mas acho que há mais uma coisa a propaganda do PSDB não enfrentou como deveria: a falácia de que o Aécio extinguiria o bolsa-família.
    Particularmente eu entendo que o Estado deveria interferir o mínimo possível na vida dos cidadãos (inclusive na “transferência de renda”) e por isso detesto programas sociais, mas embora o Aécio tenha assumido o compromisso de manter o bolsa-família, a imagem de que ele extinguiria o programa não foi suficientemente refutada.
    Aliás, não sei se você conhece a página do Instituto Liberal de São Paulo (ILISP) no Facebook, mas eles elaboraram um mapa do eleitorado nestas eleições, e ao que parece os beneficiários do bolsa-família foram decisivos para que a Dilma se reelegesse.
    Por isso entendo que não se trata somente de guerra política, mas do bolso do cidadão. Parece que estou chovendo no molhado e dizendo o óbvio e o senso comum, mas creio não ser o caso!
    Qual sua opinião sobre isso?

    Um abraço!

  31. Não acredito 100% na vitória do PT. No primeiro turno aqui em rondônia minha mãe votou no PT com o auxílio da máquina. Ela digitava o 20, mas aparecia o 13. Com a minha mulher aconteceu o mesmo, mas ela fez trocar a máquina para votar no candidato que ela queria e não no 13 que a máquina queria. No segundo turno meu irmão trabalhou como mesário, ele disse que no final do dia quando foram tirar a relação dos votos da máqina com a relação da folha, tinha computado três votos a mais.

    • A urna é fraudável. Ponto. O pessoal da Radiovox fez um hangout com a Graça Salgueiro dizendo que já sabia que a coisa ia ser assim. Se fomos roubados. Sei lá. Mas tá na hora de trocar essas urnas obsoletas.

    • Que piada, o pessoal do Mises parece que sofre de amnésia, eles agora reclamam do resultado, porém esses boçais estavam apoiando o voto nulo, mesmo sabendo das consequências de suas ideias.

      O pessoal do Mises tem que se responsabilizar pela cagada que eles fizeram, pois, apesar de serem um site onde há várias correntes, esse tipo de atitude deveria ser repreendida e desestimulada, pois você não pode deixar que a ideologia te desloque da realidade. E a realidade é que Dilma está eleita e a bolsa vai continuar caindo, dólar subindo, inflação também, PIB caindo, enfim, a merda está plantada, só não quero ouvir merda do pessoal da Mises desse governo, pois eles foram omissos e merecem ser responsabilizados, principalmente o boçal do Dâniel Fraga e o otário do Kogos.

      • Pior são os boçais que se conseguem se contradizer no mesmo comentário, ao mesmo tempo que ficam clamando superioridade. O que o Kogos e o Fraga tem a ver com o Instituto? E com a escola austríaca de economia? Os indivíduos não podem ter opiniões diferentes?

        Cada um… Depois reclama dos eleitores da Gilma.

      • Indivíduo, se você não sabe a resposta, é porque você nem faz ideia do que está falando. Mas, já que você acha que o que eu estou falando é besteira, dê uma olhada nesses artigos:

        http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1425

        http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=815

        Agora dê uma olhada no que outros libertários FORMADORES DE OPINIÃO falam:

        http://www.libertarianismo.org/index.php/artigos/cruzada-anti-voto-nulo/

        https://www.facebook.com/arazaoinadequada/posts/880149558669453

        Você pode tentar fechar os olhos para isso, mas a verdade é que esses caras que citei são influentes dentro do Mises e do meio libertário em geral.

        Se você acha isso sussa, tem todo direito a essa opinião, porém não pode reclamar da re-eleição da Dilma e esses que propagam tais ideias não podem simplesmente ligar o modo “like a boss” e achar que são incriticáveis, pois seu ato de omissão, mesmo sabendo o que o PT representa para a TÃO falada liberdade que eles supostamente defendem; supostamente SIM, pois quem se cala diante de uma eleição tão crítica como essa, onde a nossa liberdade está seriamente ameaçada não merece vir com esse texto aí, que pra mim é uma puta hipocrisia. Se você não quer se envolver com política, beleza, mas então se cale quanto ao político escolhido, pois você colaborou por omissão na sua eleição.

  32. Luciano, que ações praticas podemos fazer?

    Seria uma boa formarmos uma militância de direita e liberal nas universidades? Como podemos fazer isso?

    A internet já está bem forte em termos de páginas, eu mesmo trabalhei durante 3 anos na internet, alcançando em média 500 mil fãs por semana em uma das minhas paginas, com ideias contundentes anti pt, e pro direita, acho que na internet, ja conseguimos excelentes resultados, e eles estão aumentando, por isso acho que é hora de abrir novos fronts importantes.

    Quais seriam esses fronts importantes para vencermos a guerra no medio prazo? E como podemos abrir-los?

    Se tiver algum material bom, por favor nos indique

  33. Luciano não acho q o PSDB tenha sido culpado, temos q parabenizar o terrorismo do PT que ganhou esta eleição e quem sabe 2018 , pois tenho certeza q se surgir um candidato minimamente integro , republicano e pragmático de oposição q o povo sinta vontade de votar ele será categoricamente esmagado pelo Lula no futuro ou qualquer um q tenha uma retorica razoável pra combate-lo.

    • Caro Thiago, o PSDB foi completamente culpado por não entender a guerra política! Enquanto de um lado tinha um Joseph Goebbels(ministro da propaganda do Hitler) com sua metralhadora de mentiras, do outro se tinha um diretor de clipe que deixava passar tudo e na hora de avisar alguém, ninguém avisou a ele que não era o clipe da Ivete Sangalo que deveria ser feito ali.
      O único elitismo do PSDB é ir com luvinha para bater no PT!(mesmo tendo programas tão parecidos o PSDB é visto pela população como um partido dos ricos e o PT como o partido dos pobres).

  34. Luciano, nem dou ouvidos a bobagens como essas conversas de separatismo. Mas o IMPEACHMENT parece ser um caminho viável. Você acha que podemos ir por ai? Como agir no caso?

  35. Hoje eu acordei ansioso pra ver o País Lindo, Bonito de se ver, Sem Pobreza, prometido pelo PT caso ganhassem as eleições ontem.
    Saio de casa, na avenida vejo os mesmos mendigos de sempre por lá. Pego o ônibus, estava lotado, mesmo trânsito. O metrô também. Tudo igual. A cidade igualzinha, o país igualzinho, tudo igual.
    Cadê a Lindeza, o Paraíso Prometido para a reeleição?
    To ansioso pra vê-lo, ué, mas o que vi foi tudo continuar igual… mesmos mendigos, mesma pobreza, sem falar em tanta merda que provavelmente eu nem to vendo.
    De qualquer forma, no aguardo. Vou esperar sentado.

    ALIÁS, uma mudança já vi… bolsa caiu 6% hoje. É esse o Paraíso Prometido?

  36. Gente, não assinem nada naquele site da avaaz. O dono é petista e aquela estrovenga não passa de um banco de dados que será usado mais tarde para perseguir os inimigos do PT. O pessoal da Radiovox avisou, então fujam dessa armadilha pega-pato.

  37. Bom, o resultado das urnas é soberano, é inelutável. Agora resta-nos articularmos nossa base militante com a oposição que se dá pelo congresso mais ou menos renovado. Acredito que é uma unanimidade entre nós que o líder da oposição que se forma ainda mais forte é e continuará sendo Aécio Neves.

    Sigamos o caminho de desmascaramento e lutemos na forma da lei para conter as garras ensanguentadas do partido que hoje comanda o governo central.

  38. organizem se, filiem se a partidos, não deixem a politica só para o dia da eleição.Essa é a diferença deles,( além do mau caratismo, rsrs, )para a oposição, mais descansada.
    Agora é mobilizar para barrar Um petição com mais de 7 milhões de assinaturas deles para um constituinte que vai dar respaldo ao decreto Sinistro 8 mil sei lá o que,
    o tempo urge
    movam se , não adianta ficar chorando nos blogs,
    Somos maioria, ninguém deu cheque em branco para a maluca fazer o que quiser
    Bora trabalhar espalhem, nas redes e fazer uma contra petição,
    Impeachment já!

  39. Luciano,

    Agora fico preocupado com a censura. Existe a chance dos blogs e sites de direita (como o seu) serem censurados? Tenho a impressão que o pt vai atacar a Veja. E o decreto 8243 está em vigor não é?
    O que você pensa sobre estas coisas?

  40. To vendo muita gente postando LUTO, que tá deprimida, que quer vazar do país (sabem como não é fácil) e etc etc. MENOS. BEM MENOS.
    O que é preciso agora é mais sangue nos olhos do que nunca.
    Nós somos METADE. METADE! Hoje mesmo um amigo petista veio comentar comigo que não estava satisfeito com a vitória, e que os petistas mais ferrenhos também não estão (só os petistas festeiros, babacas, siga-o-mestre-, faça-tudo-que-seu-mestre-mandar, esses babacas estúpidos sim tão por aí festejando, já os espertos notaram algo): a vitória foi ridícula. 51%. Isso é RIDÍCULO pra eles. Mostra duas coisas:
    1- tem cada vez menos peixe nesse mar. tem uma oposição MONSTRA, do tamanho deles.
    2- abre portas pra crer que há uma fraude aí, e eu não descarto.

    A oposição mostrou sua cara, saiu do armário, teve famoso apoiando Aécio, teve gente pipocando aos cantos gritando FORA PT. Eles levaram essa, mas nós temos é que ZOMBAR.
    Povo, ZOMBEM DO PT. Essa vitória foi ridícula. Tosca. Não foi vitória esmagadora, não foi vitória bonita. Eles precisam é ficarem de olhos bem abertos.

    Se virem o povo “chora tucanada”, quem precisa chorar são ELES, que ganharam mas ganharam por pouquíssimo. Coisa que dá pra trazer pro nosso lado fácil em 2018, mesmo porque até lá Wilma vai cagar até não poder mais, visto que a economia HOJE já começou piorar.

    Não se intimidem. Riam da cara deles. Ganhadores de merdazinha, de 1%. Não foi um 7×1, foi um 5×4,5.

    Eu continuo com a mesma postura de antes do resultado da eleição: ACABOU SEU TEMPO, PT.

      • Sei não, Slaine. Que o Lula tá assumindo que quer se candidatar em 2018, tá mesmo, segundo o que saiu no Estadão:

        http://politica.estadao.com.br/noticias/eleicoes,lula-prepara-volta-mas-isolamento-de-dilma-o-preocupa,1583458

        Mas também o Lula fez (ontem, inclusive) 69 anos. Ou seja, em 2018 ele terá 73.

        E vocês viram quem ele sugere colocar pra concorrer caso ele não concorra?
        – Mercadante
        – Jaques Wagner, governador da Bahia (que está queimadíssimo por lá por conta de incompetência com a segurança)
        – Fernando Pimentel (risos)
        – Fernando Haddad (prefeito de São Paulo, cujo qual nunca antes na história dessa cidade houve um prefeito com tão baixa aceitação, acho que só perde pra Marta)

        Sei não vcs, mas direitismo da depressão não é comigo não. Também não to feliz com o que ocorreu e o que ocorrerá nos próximos 4 anos, mas reparem, tem muita gente com raiva do cenário atual, nós não temos histórico de ir pra rua protestar ou coisas do tipo mas podemos agir por nossos meios, como na guerra CULTURAL cuja qual Luciano faz muito bem e todos podem fazer entre amigos e conhecidos e suas timelines de facebook.

  41. Não vamos nos esquecer de um “detalhezinho”; A taxa de abstenção que ficou em torno dos 20% ! Foi, provávelmente, esta taxa que elegeu a Vaca. Comuna vota em Comuna nem que chova “canivete aberto”. Os que não foram eram indecisos, preguiçosos, ou eleitores da direita frustados…
    Foram estes, principalmente, que elegeram o PT… 🙁

  42. E a campanha de rádio, então? “Dilma, vc é ruim de serviço”… uma musiquinha horrível, irritante, dava RAIVA!!! A luta, agora, mais do que nunca, é contra o Decreto dos “movimentos sociais”. Precisamos, urgentemente, arrumar uma linguagem para atacar e tbém ensinar a muitos desavisados honestos (ou idiotas úteis, que tem do meu, do seu e do lado de todos nós, pessoas que nutrimos respeito e até amamos) que acham que estamos delirando com este papo de bolivarianismo. Isto, agora, é o mais importante!

  43. Vou reproduzir aqui um post do Alexandre Borges(https://www.facebook.com/AlexandreBorrges) no Facebook que sintetiza muito bem a importância de não esmorecer.

    Alexandre Borges
    Há 10 anos, George Walker Bush era reeleito presidente dos Estados Unidos. Poucos vão se lembrar, mas a vitória foi celebrada como o fim da esquerda americana. Em apenas quatro anos, ela elegeu Barack Obama, o mais radical esquerdista e anti-americano que passou perto da Casa Branca.

    Vale a pena ver como esse pessoal pensa e reage quando perde. Eles já amargaram derrotas humilhantes mas não ficaram de chororô, de mimimi, não buscam bodes expiatórios, eles fazem o diagnóstico da situação, tomam todas as decisões que tem que ser tomadas e voltam para a luta.

    No dia seguinte à reeleição de Bush, seu inimigo mais verborrágico, Michael Moore, o cineasta e ativista de extrema-esquerda que desde a adolescência recebe dinheiro de Cuba para fazer propaganda comunista nos EUA (veja o ótimo documentário “Manufacturing Dissent: Uncovering Michael Moore”), publicava o texto “17 razões para não cortar os pulsos”, que você pode ler aqui: http://bit.ly/1wB1qmE

    A ocupação do Iraque não tinha dois anos e ainda havia um sentimento nacional de união contra o terror. O que a esquerda americana fez? Apostou na guerra cultural, em minar a autoridade moral do país, assim como havia feito na época da Guerra do Vietnã. Se o país está unido em torno da guerra, é preciso fabricar a idéia de que a guerra foi uma mentira (“Bush lied, people died”) e que seu líder representava o que havia de pior na alma humana. Deu certo.

    Em 72, a Guerra do Vietnã estava, para todos os efeitos, vencida. Richard Nixon foi reeleito numa goleada histórica, com 18 milhões de votos a mais que seu oponente, o ultra-esquerdista George McGovern, a maior vantagem eleitoral na história americana. Nixon venceu em 49 dos 50 estados (fora a capital) e conquistou 96,65% dos votos do colégio eleitoral. A imagem do mapa eleitoral é impressionante, como se a oposição tivesse sido varrida do país: http://bit.ly/1tYwixe

    O que a esquerda fez? Conseguiu um impeachment de Richard Nixon dois anos depois, em 1974, três meses antes da eleição legislativa. No clima da comoção nacional pelo impeachment, teve uma vitória avassaladora nas urnas e virou o Congresso para a oposição. Em janeiro de 1975, assim que tomaram posse, os novos congressistas partiram para desfazer todo o legado de Nixon e ainda entregaram o Vietnã do Sul para os comunistas do Norte, o que acabou em algumas milhões de mortes, um preço que a esquerda costuma pagar sem maiores constrangimentos em nome da sua agenda.

    Não custa lembrar que a reação de Fidel Castro ao ver a queda do Muro de Berlim foi fundar o Foro de São Paulo com Lula. Nada de chororô, nada de dar cabeçadas na parede e em 12 anos Lula foi eleito presidente no Brasil, que vai para o quarto mandato consecutivo.

    Lembre disso: o outro lado já perdeu e feio. O que eles fazem quando perdem? Juntam os cacos, sacodem a poeira e voltam pra briga. O que fazem quando ganham? Dão um jeito de usar o estado para continuar no poder. Eles sabem que política é uma guerra e quando apenas um dos lados está guerreando o resultado final será sempre o mesmo.

    Foi uma vitória com margem apertada, metade do Brasil não quer mais o PT. Essa metade precisa de líderes e de veículos de comunicação que gerem conteúdo para eles. Quem se habilita?

  44. Caro cético,
    Em alagoas, a juiza presidente do tre baixou uma ordem proibindo os ptistas de insinuarem que o bolsa família seria bloqueado caso Aécio vença. Proporcionalmente Alagoas deu mais votos para o Aécio no nordeste, prova que houve terrorismo político nos outros estados do norte/nordeste.

  45. O PSDB tem uma boa parcela de culpa. Quem admitiu isso, nas entrelinhas, foi o coordenador da campanha do Aécio em São Paulo, ontem na Band, ao dizer que o partido tem se equivocado na opção de fazer oposição suave, quando em se tratando de PT é preciso dureza e aplicação.

    Espero, pois, que ao menos essa derrota nas urnas sirva para o partido e seus correligionários reverem a postura de oposicionista e se fortalecerem para a guerra política contra os petistas, pois de fato é assim que deve ser entendida, uma guerra.

  46. – Ah! Os oficiais-generais estão comprometidos com a disciplina!Mas que disciplina? Nossos algozes estão desmoralizando as FFAA, de graça, sem nenhum protesto por quem de direito e dever. Eles já sentiram: de alguma forma existe um cheiro acre de intimidação no ar. Até o traidor Carlos Lamarca já foi promovido a coronel, no Exército que ele traiu, e nenhum “quatro estrelas” da ativa se dignou a indignar-se! Ah! Oficiais-generais não são feitos para satisfazer a clamores golpistas do populacho mal votante! A que ponto chegamos!

    Arrego para essa papagaiada, chega de “pastores de ovelhas” ! Eu diria que oficiais-generais são promovidos para salvarem a nação quando ela precisar! Assim foi com o duque, assim foi com o Marechal Floriano Peixoto e assim foi com o Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco I O resto é conversa de quem não tem ação de comando, de quem não lidera, enfim, de quem não comanda nada ! O Exército não vai fazer nada! Isto não existe ! Isto é ser pusilânime! Um verdadeiro fiasco!

      • A propaganda é a alma do negócio , já diziam os antigos.
        O pessoal que estuda marketing, tem um prato cheio de exemplos sobre o que deve e não deve ser feito.
        Concordo com o Sergio, souberam capitalizar melhor.
        Mas também tiveram mais recursos $ vindos do uso de propinas de estatais (prática ilegal) , uso da máquina pública (correios por ex.)trabalhando a seu favor(pratica ilegal), empresas de telefonia enviando mensagens (prática ilegal)até o uso do avião presidencial (prática ilegal)terrorismo psicológico contra pessoas dependentes de programas assistenciais (pratica ilegal), por aí vai deve ter uma centena de outras ilegalidades.
        Uma campanha desigual, não vou dizer que o outro lado tenha sido santo, mas nada tão escancarado.
        e engraçado que só a mídia independente, no caso da Veja tenha sido punida.
        Quando eu digo que esquerdista tem umas taras esquisitas. Quando não é papel higiênico, é revista , quando não é EUA , é banco, etc.
        Essas taras são o prato cheio para o pessoal que estuda sociologia.

  47. TEXTO ESCRITO POR RICARDO MANGO, DO VK.COM, COMUNIDADE MMA – PRIDE – UFC:

    >coloque esse vídeo com essa música

    https://www.youtube.com/watch?v=u7d2bV2BDTw

    >prepare seu corassaum

    >coloque esse vídeo com o som mais baixo

    https://www.youtube.com/watch?v=JY1Mjqr3kvc

    >feche os olhos

    >imagine que hoje poderia ter acordando com o seguinte breakingnews

    >dilma e lula com medo dos depoimentos de youssef pedem asilo político em cuba

    >bovespa sobe 4%, petrobrás 18%, dólar caí 5%… tudo em apenas um dia

    >armínio fraga passa de cidade em cidade do nordeste mostrando como será o novo bolsa-sudeste

    >fara os beneficíarios do bolsa-esmola fazerem do seu estado uma potencia

    >em 2 anos o ceara se tornará uma las vegas

    >construirão pirâmides de cassino no deserto do maranhão, e recife terá praias como de ibiza

    >aulas de português farão aos bahianos perderem o sotaque que fazem eles atrasarem tanto qualquer conversa

    >sotaque esse que impede que evoluam economicamente

    >bolsolengend ministro da defesa

    >viramos parceiros militares dos eua, israel, inglaterra e canadá.

    >bolsomistic numa reunião da onu dá um tapa na cara do obama

    >chama de frouxo

    >e diz que se ele não tacar uma bomba nuclear pra fuder de vez com o isis ele mesmo vai acabar com a palhaçada dos terroristas

    >bolsonaro vai liderar com os nossos pracinhas ao ataque

    >SELVA!

    >obama volta chorando pra casa branca

    >envergonhado nos dá caças f-22, drones e metade da força americana

    >2 dias depois bolsonaro sai do meio do palácio do califa do isis pela janela

    >sangue por todo seu corpo viril

    >rasga a bandeira do estado islãmico e ergue a bandeira do brasil

    >sendo saudado por todos árabes

    >bolsonaro agora é fürher da colônia de pretóleos do brasil no oriente médio

    >ganha prêmio nobel da paz

    >no discurso: _mas você não teve medo de enfrentar o isis na frente de batalha bolsolenda? pergunta toda a imprensa internacional.

    >bolsoking responde: “soldado que vai a guerra e tem medo de morrer é um covarde!”

    >steven spielberg já compra direitos pra fazer o filme: bolsodestruction IV – nascido pra mitar –

    >dilma assiste tudo pela tv de um quartinho sujo e mal-iluminado em cuba

    >tv de tubo dos anos 40 preto e branco

    >chorando

    >lula internado ao lado dela num leito

    >cancer voltou

    >medicos cubanos tratam com pomadas de ervas e band-aid

    >no brasil aécio é ovacionado por todos

    >joaquim barbosa ministro da justiça

    >toda cúpula do pt presa

    >século 2018

    >novas eleições

    >nordeste se tornou 1° mundo

    >PS5 e xbox1240 a 400 reais

    >carros populares a 5.000R$

    >todas pessoas se perguntam como puderam deixar o pt reinar no poder por tanto tempo

    >todas cidades são reinadas por marchas azuis de pessoas trabalhadoras que estudam exatas

    >você abre os olhos

    >e percebe que não está mais nos “estados capitalistas unidos do brasil”

    >você está na “república socialista bolivariana petista do brasil!”

    Descanse em paz doce príncipe…

    Se preparem companheiros, a falta de papel higiênico e a fila pra comprar pão vem!

  48. Luciano, li no blog do Reinaldo, que Gilberto Carvalho colocou a revista Veja na mira do pt. Será que não passou da hora de Veja fazer uma reportagem sobre o Foro de São Paulo? (E por que ainda não fez?) Já que ela está no meio dessa guerra, e com o cú na reta, seria um bom momento pra ela publicar isso. Uma matéria impressa, de capa, teria um grande impacto e cairia como uma bomba no colo dos petralhas. Que tal organizar um movimento pra pressionar a Veja, nesse sentido?
    http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/deem-um-copo-de-sangue-a-gilberto-carvalho-ele-esta-com-sede/

  49. Caro Luciano, parabéns pelo blog!

    Na continuação da guerra política, um ponto é fundamental: a desconstrução do mito Lula. É impressionante como a oposição (principalmente o PSDB) respeita o líder petista. É necessário desmascará-lo, mostrar sua verdadeira face, sua falta de caráter, os negócios escusos do filho, a amante, o caso “menino do MEP”, as mentiras admitidas em vídeo, a piada contra gays etc. É um arsenal monstruoso e a oposição jamais utilizou. Imagine o contrário, o que o PT já não teria feito com todo esse material?

    Repito: é preciso bater no Lula, acabar com o mito, usar as armas que o inimigo usa.

    Forte abraço!

  50. Luciano Ayan, você deveria se posicionar sobre as supostas fraudes nas urnas, ou ao menos nos dizer o que pensa. Caso seja verdade essas fraudes, como poderemos então vencer o PT, ou como ao menos ter certeza ou certificar-se de que elas não são fraudáveis, como podemos pressionar o congresso Nacional para fazer uma auditoria ou testes nessas urnas?

    Podemos estar vivendo uma fachada de democracia, dominada por dentro e por fora mas com uma aparência democrática.

  51. Gostaria de saber o seguinte:

    como atuar na guerra política quando o campo de ação é restrito? Quero dizer, no meu caso, conheço poucas pessoas e destas, a maioria tem a cabeça feita.

    Daí, não tenho com quem conversar e trocar informações. Como desenvolver-me no discurso, utilizar das armas aqui ensinadas. Apenas pela net?

    Pela net, não acho que esteja chegando no eleitor do PT.

  52. Luciano me perdoe por voltar a tocar no assunto, mas essa conversa de: aumento de nível de consciência política do povo, a oposição será mais constante, um congresso mais ativo e vigilante e etc…… já está me preocupando. Todas as eleições a conversa é a mesma, lembro-me de que foi o mesmo discurso na época do Serra quando a pauta foi o aborto, ou o Alckim quando o assunto era o mensalão, e agora é o petrolão e os 1% de diferença nas urnas, país rachado, congresso mais conservador, etc.

    Estou com a impressão de que jamais ganharemos do PT se continuarmos a usar essas urnas eletrônicas, talvez estejamos vivendo já num golpe e não nos demos conta ou optamos inconscientemente por não nos darmos conta, talvez essa realidade seja dura de mais, quem pode nos certificar ao certo se as urnas são de fato confiáveis, quem pode nos assegurar com certeza absoluta ou ao menos com um nível razoável de certeza de que elas não tem sido adulteradas e manipuladas para favorecer o governo?

    O que você pensa sobre o assunto? Será que o PT e seu instinto Bolivariano respeitaria a democracia e manteria as urnas ( que não sei quem as fabrica, quem as concerta, quem dá manutenção, quem as vigia, quem as guarda, quem as protege e quem as fiscaliza ) longe dos ”mau-feitos” da companheirada?

    Se queremos ser oposição de fato, devemos exigir uma junta autônoma, escolhida pelo congresso e sabatinada publicamente, com capacidade técnica comprovada e que não seja um militante ativo de nenhum partido, para testar e provar que essas tais urnas eletrônicas é isenta de fraudes ou que em sendo passível de fraude, quando solicitado a apuração por desconfiar das mesmas, que se possa averiguar e comprovar se houve ou não fraude. Caso contrário, desconfiarei de toda eleição nesse país e as entenderei como ilegítimas, assim como desconfio e desconsidero as eleições na Venezuela, Argentina, Bolívia e todo e qualquer país sobre influência Bolivariana.

    • Conheço uma pessoa que trabalho no TRE-SP. “Conheço” só de conhecer mesmo, não tenho amizade e proximidade. O cara uma vez já garantiu que não tem esse papo de urnas fraudadas e explicou o porquê, eu não vou lembrar tudo, mas basicamente era que se fosse pra fraudar, teriam de comprar muita gente e seria uma trabalheira do caramba.

      Como você, também não boto a mão no fogo.

      Agora, isso peço atenção de todos, a presença do DIAS TOFFOLI, presidente do STE, AO LADO DE DILMA EM BRASÍLIA COMEMORANDO A VITÓRIA DELA, fez até os petistas desconfiarem de FRAUDE.

      _____________________________________________________

      ‘Não há chance de fraude na votação’, diz presidente do TSE, Dias Toffoli

      Após a realização de testes e a aprovação dos softwares que farão a transferência e a totalização dos votos no segundo turno das eleições, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, disse que tudo está funcionando “perfeitamente sem nenhum problema” e que não há risco de fraude na votação.

      “De jeito nenhum, de maneira nenhuma (há possibilidade de fraude)”, afirmou Toffoli. “Isso (verificação do sistema) é a garantia de que aquilo que foi votado na urna eletrônica é o que está totalizado”, continuou o ministro.

      As declarações de Toffoli foram dadas em cerimônia de verificação do sistema, realizada neste sábado na sede do TSE, em Brasília. O evento contou com a presença do secretário de tecnologia da informação do TSE, Giuseppe Janino, e do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado Coêlho, além de representantes de partidos.

      A fim de assegurar a confiabilidade do sistema, o presidente do TSE disse ainda que, após o encerramento da votação e o fechamento das urnas, vários boletins de urna serão emitidos e entregues aos fiscais dos partidos para que possam checar os dados separadamente, por seção eleitoral.

      http://noticias.terra.com.br/eleicoes/nao-ha-chance-de-fraude-na-votacao-diz-presidente-do-tse,2426c8969e749410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html

      ____________________________________________________________

      Balela?

      Luciano, não acha estranho o cara ser o responsável pela fiscalização da segurança das urnas e subir no palanque da Dilma pra comemorar a vitória dela?

    • Não acho que chamá-la de leviana tenha sido um erro.O erro foi ter caído na conversa de que chamar ela de leviana era um desrespeito com as mulheres e não ter rebatido essa mentira.

      Para quem não é do RJ, ele conseguiu vencer a disputa porque boa parte da campanha do Pezão se resumia a ligar Crivella com a Igreja Universal (outro ponto negativo para o PSDB.Poderiam ter explorado o fato de Dilma ser simpática com Edir Macedo.Talvez tivessem conseguido mais votos aqui no RJ).
      Uma pena ele ter deixado de ser marqueteiro do PSDB.Provavelmente com ele os programas do partido seriam menos “bunda-mole”.

    • Boa entrevista mas achei engenheiro de obra pronta qdo enumerou suas razoes para sua propria vitoria. Avançada essa ideia de patrimonialismo como dono de voto não existir mais, mas se vale para o zeze de camargo e o neymar, o eleitor principal como Lula, Joaquim Barbosa, tem sim uma influencia. Ela pode nao ser um exército a mais no campo de batalha mas é uma companhia aguerrida.

  53. Deu para perceber que a campanha em nada diferenciava das campanhas anteriores e a impressão de que o comando ficou a cargo do filho de um figurão do partido que acabava de receber o diploma da área, entregando a ele a incumbência de fazer o seu primeiro trabalho. Por outro lado em nenhum momento alguém lembrou, principalmente após a virada pessoal dele, de fazer uma campanha para despertar o interesse dos que votam em branco ou anulam o seu voto e aqueles que preferem uma praia e que consideram todos os políticos iguais, mostrando a esses a diferença entre eles e os outros quanto aos objetivos, no caso, a perpetuação no poder contra a oposição a isso. Para deixar bem claro você, que fez falta nessa campanha, estaria prestando um grande serviço e publicaria um grande trabalho se, diante o acontecido durante toda a campanha, mostrasse para cada situação, qual deveria ter sido a ação ou reação do nosso candidato. Mais ou menos isso.

  54. Luciano,

    Com essa reeleição os movimentos separatistas cresceram nas redes sociais de forma bem alta e estão até preparando manifestações.

    Tem como você fazer um post sobre isso?

  55. Aos que dizem que, foram os 20% de abstenções que elegeram a Dilma, tenho uma péssima notícia: Se a abstenção tiesse sido de 10% a Dilma teria ganhado 345 mil votos à mais.Adiferença passaria dos 4 milhões.

    Aécio perdeu não por causa de abstenções, mas por erros estratégicos já amplamente divulgado aqui.

    As abstenções NÃO influenciaram no resultado final. Tenho os dados compilados caso alguém se interesse.

    • Meu amigo de onde você tirou isso? Os eleitores de Dilma votariam até mortos. Os brancos e os nulos, daqueles que se julgam acima dos acontecimentos e que todos são iguais, farinha do mesmo saco e fazendo apenas parte da paisagem, uns imbecis, tiraram votos do Aécio

  56. Também me pareceu que o PSDB explorou pouco o medo, que nas atuais circunstâncias é muito justificado. Acho que isso tudo deve ser trauma da campanha aloprada da Regina Duarte na campanha de 2002. Mas há o risco sério de inflação descontrolada, desabastecimento causado por planos econômicos malucos, fechamento de órgãos de imprensa, aparelhamento completo do judiciário, aumento ainda maior da violência e agressão a Constituição pela formação de uma nova constituinte.

    Tudo isso foi tirado de fatos reais que acontceram em países vizinhos com governantes do Foro de São Paulo. Alguns aconteceram em vários deles. Isso jamais podia ser deixado de fora. Seria o caso de ataques “na sombra” feitos pela internet, utilizando a mesma tática que os petistas fizeram com acusações de agressão a mulher ou de uso de drogas. Sim, alguns figurões petistas repetiram essas acusações sujas, mas sou da opinião de que isso é uma faca de dois gumes, pois cravou no PT a imagem de partido sujo. Os ataques de medo devem ser feitos de forma descentralizada, para evitar o efeito Regina Duarte.

    Se a população vota pelo medo, que pelo menos seja um medo justificado. Alertar para perigos reais do mesmo modo que o PT espalha boatos é uma necessidade. Queria ter visto mais gente mostrando as filas na Venezuela por produtos racionados, o fechamento de empresas na Argentina, os militantes favoráveis a Maduro atirando na população que protesta, as ameaças de agressão para quem votar “errado”na Bolívia.

  57. Realmente, a campanha do PSDB foi uma dolorosa decepção. Chego a pensar que tem gente do PT infiltrada no ninho tucano. Contudo, isso é apenas a concretização daquilo que o profº Olavo de Carvalho disse acerca desses dois partidos: são como gêmeos siameses. Agora, seria interessante que tivéssemos uma forma de atuação mais orquestrada, seja na “net” seja no mundo real; também seria interessante que tivéssemos um curso de capacitação política, como fazem os de esquerda. Que tal você planejar um, Luciano?

  58. Vamos combinar uma coisa? Vamos acabar com o PSDB e isolar todos que possam ser confundidos com ele, eles sempre irão encontrar uma forma de usar a mesma receita. Eles não sabem construir mas sabem destruir a oposição, pela terceira vez. A primeira não conta, os sacrifícios do Plano Real cuidou disso. Quanto ao que foi dito acima, que o Olavo de Carvalho considerava os dois partidos irmãos siameses, eu já pensava isso bem antes do mensalão, como frutos de uma mesma arvore podem ser diferentes, apenas se diferenciam pela condição dos frutos, uns verdes, outros maduros e outros podres.

      • Desculpe intrometer, mas o PSDB não é um partido de direita e sim centro esquerda!! Tem muito petista dizendo que o PSDB é de direita e não é!O Vice de Aécio, o Aloysio, era o único comunista entre todos os candidatos. Ele era o único, entre os demais, que foi filado ao partido comunista de 1964 e fazia parte de uma aliança revolucionaria armada contra a ditadura!

Deixe uma resposta