Marta, a tucana. Ou: o dia em que a BLOSTA partiu para o humor involuntário depois do pedido de demissão da Ministra da Cultura.

20
157

marta-suplicy

A notícia do dia é o pedido de demissão da Ministra da Cultura Marta Suplicy. Corrijo. Não é esta a notícia. A notícia mesmo é o tom de sua carta de demissão. Veja:

Todos nós, brasileiros, desejamos, neste momento, que a senhora seja iluminada ao escolher sua nova equipe de trabalho, a começar por uma equipe econômica independente, experiente e comprovada, que resgate a confiança e credibilidade ao seu governo e que, acima de tudo, esteja comprometida com uma nova agenda de estabilidade e crescimento para o nosso país.

Qualquer um sabe que o desafio para Dilma é realmente trazer estabilidade e crescimento para o Brasil, além de credibilidade para o governo. Só a realidade e nada mais. Isso se você ainda tiver um pouco de fé nessa gente. Eu não tenho.

Mas para os petistas, se você apontar para uma pedra e dizer “é uma pedra” e isso for contra os interesses dele, você será um tucano golpista, estúpido, grosseiro, anti-ético e… a lista tende ao infinito.

Duvida? Então leia o texto Carta de demissão de Marta é o colar de tomates de Ana Maria Braga, de Fernando Brito, do Tijolaço (citado por Paulo Henrique Amorim):

O velho Brizola sempre dizia que o meio, muitas vezes, determinava o fim, ao contrário do notório “o fim justifica os meios”.

A carta da Ministra Marta Suplicy  – que só sai no dia em que, justamente, pede-se a todos os ministros o gesto cortês de pedirem sua exoneração, para que Dilma Rousseff monte sem constrangimentos o ministério de seu segundo governo – é uma destas coisas cujo único sentido político é apequenar a sua autora.

O exercício de um cargo político, de confiança, obriga a quem o ocupa. Quem não quiser ter o comedimento e o respeito que merecem aqueles que nos colocaram nesta condição, que não o aceite. Aliás, se Marta quisesse, já senadora outra vez, subir à tribuna para desejar que Dilma esteja ” iluminada ao escolher sua nova equipe de trabalho, a começar por uma equipe econômica independente, experiente e comprovada, que resgate a confiança e credibilidade ao seu governo” não seria nada demais, apenas a manifestação de uma parlamentar sobre os rumos do governo.

Mas uma ministra de Governo pedir que se “resgate a credibilidade” do Governo que integra é, além de contraditório, estúpido e grosseiro. Foi, se me permitem a metáfora, o “colar de tomates” de triste memória da apresentadora Ana Maria Braga. Um exibir grosseiro de crítica que não tem coragem de assumir honestamente. Mas o gesto é tolo, sobretudo, porque foi ela, Marta, quem desferiu com ele o pior golpe em sua própria credibilidade.

Nem entro no mérito de seus eventuais desentendimentos com Dilma. Pode ou não ter razão, embora seu nome esteja longe de ser uma unanimidade na área cultural, depois destes anos de ministério, ao ponto de, durante a campanha, em reuniões com o setor, a presidenta ouvir coros de “Volta, Juca”, referindo-se ao ex-ministro da Pasta, Juca Ferreira.

Marta, porém, sai se oferecendo para o conservadorismo, sugerindo caminhos não para a Cultura, mas para a “equipe econômica”. Quem acha que isso corresponde à posição que Lula possa ter na escolha do futuro ministro da Fazenda, está redondamente enganado. É apenas ânsia da senadora a, de volta ao Parlamento, ocupar o lugar que Eduardo Suplicy deixou vago como petista sempre pronto a concordar com a oposição.

Há um pequeno detalhe a separar esta postura de Marta daquela que tem Lula, muito mais do que qualquer nome que venha a ser indicado. Chama-se ética.

Lula é um simples “da Silva”, não é um Smith de Vasconcellos Suplicy e não estudou no chique Colégio Des Oiseaux nem no Sion, onde, ao que parece, não se ensina a velha expressão noblesse oblige. Mas tem  modos democráticos que faltam à ilustre senadora por São Paulo.

Ai meu saco…

Alias,  ele não chamou Marta de tucana. Quem fez isso foi Paulo Henrique Amorim, conforme vemos abaixo:

marta___

A mídia chapa branca mantida com dinheiro público não poupa nem os políticos que apoiavam há alguns dias atrás.

É claro: ao falar a verdade, eles atrapalham os planos de quem os paga hoje. Bobos eles não são.

Anúncios

20 COMMENTS

  1. Você não acha que o PT está simplesmente se afastando do governo Dilma porque este governo está fadado ao fracasso? O caso “petrolão” pode gerar mais baixas entre os “inimigos” ideológicos do PT do que aos companheiros? Que já demonstraram no mensalão que não se importam com a cadeia em nome da causa petista/bolivariana/comunista (Saul Alinsky). Pode ser muita teoria da conspiração da minha parte, mas acho que se não prestarmos bastante atenção tudo vai acontecer conforme a estratégia traçada pelo Foro de São Paulo. Esse escândalo da Petrobrás pode ser o tiro de misericórdia aos inimigos do PT, afinal, quem sabe o que sairá da boca de delatores que foram colocados ali pelo próprio esquema?

  2. Gostaria de perguntar ao próprio Luciano e seus leitores, em quais sites ou jornais mais vocês se informam e quais consideram menos parciais? Pois hoje a chamada imprensa livre está cada vez mais escassa. E acabamos entrando numa ditadura de opinião, pois se não concordar com o governo irá perder seus patrocínios estatais.

  3. Luciano, essa demissão da Martaxa e a demissão coletiva dos ministros com a Dilma no exterior não parece sinalizar uma mudança de rumo do PT?

    Digamos que o PT esteja vendo a situação econômica/política muito ruim e, com medo ou certeza de que ela vai explodir no colo deles, decidissem fazer da Dilma um boi de piranha a ser sacrificado para deixar escapar o resto da manada.

    Assim, a deixariam sofrer impeachment para que um outro partido assumisse o poder e segurasse o abacaxi da crise enquanto o PT faria um recuo estratégico tentando salvar o que pudesse.

    Ao mesmo tempo eles poderiam se fazer de vítima acusando de “golpistas” e usariam o MST, os bolivarianos infiltrados e o estado aparelhado para colocar todo obstáculo ao partido que herdar o abacaxi e criar o máximo de caos.

    • Capaz ate dela renunciar por motivo de doenca ou outra desculpa esfarrapada qualquer, porque a quadrilha age em conjunto, mafioso e assim,nao deixam os seus pra tras, para nao abrirem a boca , ja estso bilionarios , nao ha mais nada pra saquear, tao se lixando .

      Nao sao brasileiros, sao mercenarios predadores, a servico de organismos internacionais.
      por isso nso usam a Bandeira Brasileira, usam abandeira deles?

      Tem que prender todos antes que seja tarde.
      Janot se reuniu secretamente com Renan e Henrique Alves, combinaram a pizza, por que estao todos envolvidos na delacao dos petroleiros. Vao desmoralizar a policia federal,e dar o golpe fatal.

    • Na verdade não! Essa ‘debandada’ é protocolar nesse processo de transição. O Mercadante ‘sugeriu’ que todos os ministros colocassem o cargo à disposição, para evitar um constrangimento na escolha de novos nomes. Imagine se, por exemplo, o Mantega resolve não entregar o cargo. Como todos já sabem que ele não vai ficar, ele seria ‘demitido’ para que outro assumisse o Ministério da Fazenda. Entre ser ‘demitido’ e ‘entregar o cargo voluntariamente’, a primeira opção acaba sendo menos constrangedora. Mas esteja certo que muitos dos atuais ministros vão continuar.

    • Esse Yuri é petralha da espécie “canalhus covardis”. O homem dá mil voltas para terminar dando razão ao PT. Como é que pode? O cara se manda pro Canadá e depois fica do ladinho de quem destruir o Brasil. Pra ser coerente, devia se mudar para um país comuna ou calar a boca.

  4. Como é que é?!? Lula tem modos democráticos que faltam à ilustre senadora por São Paulo? Lula e democracia na mesma frase não dá, querido! Tente outra vez!
    Ah, e toda essa palhaçada é só para Marta marcar posição pró-lula e contra dilma.

  5. O blog bolivarianista do luis nassif admite que ser de ‘extrema direita’ para ele é ser a favor de transparência e democracia.Entre outras coisas ele comenta:

    “Segundo Lobão, a carta de intenções deve deixar claro que os manifestantes que sairão às ruas no final de semana não pedirão intervenção militar ou separatismo. ”

    “Olavo de Carvalho sustentou que a apuração secreta de votos já torna a eleição presidencial brasileira nada transparente e muito questionável. Ele também defendeu que as lideranças de direita que estão articulando movimentos contra o PT não sejam unificados sob um mesmo símbolo pré-estabelecido, como se fossem um partido político. Para ele, é preciso se manifestar em nome dos 200 milhões de brasileiros. ”

    “Ultra direita se articula para contestar a reeleição de Dilma”
    http://jornalggn.com.br/noticia/como-a-ultradireita-se-articula-para-contestar-a-reeleicao-de-dilma

  6. HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
    HUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUAHUAAAAAAAAAAAAAHUAHAUAUHAHUAUAHUAHUAHUA
    LSJFSIFJJJJJJJKçfjisjwojwdakldjçkLJDPQIWRQRHJQOIHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
    HUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUAHUAAAAAAAAAAAAAHUAHAUAUHAHUAUAHUAHUAHUAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
    HUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUAHUAAAAAAAAAAAAAHUAHAUAUHAHUAUAHUAHUAHUAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
    HUUHAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHAHUAHUAHUHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUUHAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHAHUAHUAHUHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUUHAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHAHUAHUAHUHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUUHAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHAHUAHUAHUHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUUHAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHAHUAHUAHUHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUUHAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHAHUAHUAHUHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUUHAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHAHUAHUAHUHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUUHAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHAHUAHUAHUHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUUHAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHAHUAHUAHUHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUUHAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHAHUAHUAHUHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUUHAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHAHUAHUAHUHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUUHAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHAHUAHUAHUHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUUHAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHAHUAHUAHUHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUUHAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHAHUAHUAHUHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUUHAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHAHUAHUAHUHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA

    não me aguento, socorro

    HUUHAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHAHUAHUAHUHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA

    SENSACIONAL!

    Que cambada de filhos da puta, é alguém virar as costas pra eles, eles jogam na fogueira.
    TIRANOS. DITADORES. SANGUINÁRIOS. BANDIDOS. Quem é, quem é, quem é? É o PT.

    É assim mesmo, caros: quando a casa cai, fica cada um por si.
    Isso é sinal para comemorarmos, é o PT se destruindo por dentro. Quem não crê que esse partideco sobreviva até 2018 venha tomar um champagne comigo.

  7. O forte do PT não é descascar o abacaxi, mas sim come-lo já descascado, nesse caso é preferível que ele fique c/a fruta e vá come-la com casca e tudo, as feridas que isso provocará servirá de lição pra ele e seus eleitores. Talvez isso traga a divisão interna e externa do partido e aliados e seja o começo do fim de uma era nebulosa p/a maioria dos brasileiros.

  8. Luciano, lembra daquela prática nazista de praticar escracho com lojas de judeus e que aqui no Brasil foi transferida para a casa de militares que fizeram parte do regime? Pois bem, eis que agora em Natal (RN) ela foi transferida para o dono de uma Kombi que vende salgados na frente de uma faculdade:

    http://3.bp.blogspot.com/-7ShljbnL2Ec/VGNsoihFSKI/AAAAAAAAKYg/bUQ4NrGoB5w/s1600/IMG-20141112-WA0022-1024×768.jpg

    http://2.bp.blogspot.com/-nv8B7UI-bQg/VGNv2koH1gI/AAAAAAAAKYw/B1NSegS98Tk/s640/kombi%2Bpichada.png

    Frases:

    Na lateral esquerda: NÃO COMPRE AQUÍ (sic) ELE É ANTI-PT E FALA MAL DE PETISTA

    Na lateral direita: PEÇA A AÉCIO QUE ELE APAGA

    Por ora fica difícil saber se de fato foram petistas que fizeram isso, uma vez que o dono dessa Kombi, uma das onze que possui, levanta a possibilidade de concorrentes terem feito isso baseando-se no fato de que o vendedor de alimentos em questão é antipetista, talvez querendo tirar a parte petista dos fregueses de sua clientela, ainda mais se considerarmos que Dilma venceu no Rio Grande do Norte. E, como sabemos bem, é perfeitamente possível que em negócios de rua tenhamos práticas dignas de sindicato do crime contra determinados concorrentes.
    Porém, não podemos descartar a possibilidade de que alguém possa ter feito um servicinho sujo de cunho político com a intenção de gerar medo em outros pequenos empresários a partir de um exemplo, que poderia se irradiar para outros empreendedores menores, como taxistas (se considerarmos que eles costumam descer bastante a lenha no PT). Não temos a imagem das câmeras até agora, mas já há o impacto de criar o medo de um vândalo sem rosto que pode ser qualquer um na rua ou um grupo maior do qual não se consegue reconhecer seus membros.

    Essa história já foi repercutida também no Facebook, como verá aqui:

    http://www.facebook.com/photo.php?fbid=568674223265709&set=a.119822098150926.21510.100003694106680&type=1

    Já há gente sugerindo a partir de agora só comprar salgados com o cara em questão e alguns falam de marcar um protesto no qual todos comprem coxinhas na referida Kombi como forma de ridicularizar quem ressignificou o termo “coxinha” para dizer que supostamente o povo teria criado um significado que na prática é equivalente em desumanização ao “gusano” usado pelo regime cubano contra os opositores.
    Ainda no mês de outubro e antes do segundo turno, houve coisa parecida em Sarandi (PR), em que as empresas de Walter Volpato, presidente municipal do PSDB do município em questão, foram pichadas:

    http://fabiobalako.sarandionline.com/wp-geral/uploads/2014/10/posto.jpg

    Observe-se que, a exemplo da Kombi na capital potiguar, também se quis associar o Aécio à oposição ao PT, quase como se quisessem sintetizar o todo dessa posição política em uma única pessoa, sendo que já existe oposição ao PT (e ao Foro) fora da esfera tucana. Tudo bem que aqui tem muita cara de ter sido algo feito de fato por antitucanos e o dia 22 de outubro ainda estava na toada do pleito, mas não podemos deixar de pensar na ação intimidadora de tal ato, que pode comunicar a outros sarandienses que se eles falarem determinadas coisas poderão ter seus lares e empresas pichados.

Deixe uma resposta