O relativismo moral de Ricardo Boechat

44
412

BOECHAT

As declarações de Ricardo Boechat na segunda-feira, dia 17, feitas no programa Band News FM a respeito da Operação Lava Jato, foram comemoradas pela BLOSTA. Sinal de que devemos investigar este discurso a fundo pois, com certeza, encontraremos vários embustes.

Vamos começar:

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso veio a público para dizer que sentia vergonha do que estava acontecendo na Petrobras. Eu queria fazer a seguinte observação: Acho que ele [Fernando Henrique Cardoso] está sendo oportunista quando começa a sentir vergonha com a roubalheira ocorrida na gestão alheia. É o tipo de vergonha que tem memória controlada pelo tempo. A partir de um certo tempo para trás ou para frente você começa a sentir vergonha, porque o presidente Fernando Henrique Cardoso é um homem suficientemente experiente e bem informado para saber que na Petrobras se roubou também durante o seu governo. ‘Ah, mas não pegaram ninguém!” Ora presidente! Dá um desconto porque só falta o senhor achar que na gestão do Sarney não teve gente roubando na Petrobras.

É o eterno truque da mulher pega na cama com um amante e, para disfarçar, diz: “Vai me dizer que você não me traiu também?”. Mas ela tem provas, como fotografias e vídeos, da traição do outro? Se não tem, o truque não cola.

Se seguirmos a ética deformada de Boechat, todos os presos poderiam ser soltos, pois as pessoas que os condenam já cometeram erros no passado.

A verdade é que é bem possível que tenha havido corrupção não só na Petrobrás, como em todas as estatais (esse é o melhor argumento para privatizá-las).

Mas as questões são outras:

  1. Existindo corrupção, existem as mesmas provas que para os casos atuais? (ex. delações, entregas de evidências)
  2. Mesmo tendo existindo corrupção, ela chegou na mesma escala endêmica que no caso atual? (ex. dimensão de envolvidos, valores)
  3. Mesmo tendo existido algo neste nível, a corrupção chegou a ser o projeto de um partido, ao invés de casos isolados?

Se Boechat não tiver a resposta positiva para essas três perguntas, pratica um relativismo moral no nível da sarjeta, algo abaixo da avaliação moral.

Na gestão do Fernando Collor não teve gente roubando na Petrobras. Na gestão do Itamar Franco não teve gente roubando na Petrobras. A Petrobras sempre teve em maior ou menor escala denúncias que apontavam desvios. Eu ganhei um Prêmio Esso em 89 denunciando roubalheira na Petrobras.

Aliás, em 1989, falávamos do governo José Sarney, o qual é… aliado do PT.

Ficou feio, Boechat, muito feio…

[…] A Petrobras sempre foi vítima de quadrilhas que operavam lá dentro formada por gente dos seus quadros ou que foram indicados por políticos e por empresários, fornecedores, empreiteiras. Então essa vergonha do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso é sim uma tentativa de manipulação política partidária da questão policial.

A vergonha de Fernando Henrique Cardoso segue legítima até o dia em que Boechat provar a ocorrência dos itens 1, 2 e 3 na administração do tucano. Como Boechat não provou, e só resta a ele o esperneio digno de um colunista do Pravda, podemos dizer que não apenas a questão da Petrobrás é digna de vergonha alheia.

A postura de Boechat também é uma vergonha para todos os jornalistas sérios do país. É fato que quanto mais as corrupções do PT aparecem, mais os jornalistas chapa branca estão ficando descarados. Mas aqui Boechat desceu ao nível Brasil247, Conversa Afiada, etc…

Quem está pedindo o impeachment, mesmo que não peça a volta da ditadura militar está trabalhando com o mesmo DNA golpista, o mesmo tipo de idiotice, de imbecilidade, porque a Dilma, queiram ou não, foi eleita legitimamente não pelos nordestinos como parte deles prefere de forma neurótica e preconceituosa propagar, mas pelos mineiros que Aécio Neves governou, cariocas e fluminenses que jamais foram dados a votar em governantes da situação. Então ela foi eleita pela maioria dos votos do Brasil. Pronto, acabou, vira essa página e vamos em frente.

Somente é uma declaração válida moralmente se este senhor em público rejeitar as declarações de Lula pedindo impeachment de Collor. As provas estão aí. Lula pediu. Boechat silenciou. E agora?

Vamos reativar a memória de Boechat:

E mais um pouco de tortura…

Agora estamos todos no aguardo de um pronunciamento de Boechat em relação aos pedidos de Lula.

Caso contrário, teremos mais uma hipocrisia boechatiana exposta para todos.

Em tempo: o leitor Thiago lembrou de algo que eu não havia apontado. É que em 2013, Boechat gravou uma entrevista validando e exaltando o vandalismo nas ações dos Black Blocs, que dias depois levaram o cinegrafista Santiago à morte. Ou seja, para ele é super válido vandalizar, mas manifestar pacificamente é golpe.

Relembre:

Anúncios

44 COMMENTS

  1. A máscara desse jornalista como a da grande maioria, senão todos, que habita nas redações das TVs deve ser tirada para mostrar ao país o quanto temos de canalhas e criminosos desinformando e ameaçando a tão frágil democracia brasileira.
    Não dou mais audiência pra esses esbirros do comunismo há uma década e meia, graças à Internet.

    • A presença da laica presidenta na festa de inauguração do megalômano Templo de Salomão, da Igreja Universal, dá uma boa ideia das atuais relações entre a Rede Record e o governo federal. Muito dinheiro dos nossos impostos envolvidos em empréstimos e propagandas governamentais.

    • Temos que privatizar a Petrobras , dividi-la em uma dezena de empresas e vende-las . Empresa tem que ter dono , tem que visar exclusivamente o LUCRO ! Não tem função social ,tem apenas responsabilidade social o que é muito diferente! Usar o patrimônio dos sócios minoritários pra segurar a inflação e pior, pra financiar campanha de partido marxista é estelionato !

    • Infelizmente Eduardo está sendo visto que grande parte ou melhor quase a totalidade da mídia está envolvida com o sistema. Espero que não gritem quando seus direitos forem cerceados.

  2. Brilhante artigo,Ayan! Apenas o complementaria, na questão da seletividade da indignação referente às legítimas e pacíficas manifestações contra o governo, com o seguinte fato:Em 2013, Boechat gravou uma entrevista validando e exaltando o vandalismo nas ações dos Black Bloc´s.Ou seja, pra ele é super válido vandalizar,mas manifestar pacificamente é golpe.

  3. Esse Boechat é muito mais perigoso que a BLOSTA clássica pois há muita gente boa que o considera um jornalista sério. Essa porcaria matutina é um programa de elevadíssima audiência aqui no Rio e, não raro, costumo chegar ao trabalho e flagrar as pessoas comentando a opinião desse cupincha do PT sobre determinado assunto.
    É fundamental colar na testa do Boechat o rótulo de chapa branca. Torná-lo merecedor da mesma credibilidade que é dada a Miguel do Rosário ou Paulo Nogueira.

  4. Tinha visto comentário desse jornalista, mas como sempre, desconsiderei sua opinião, pois não passa de “pau mandado”, pessoa irrelevante, e tendencioso. Toda essa “lama” inundando o PT e a Petrobras e esse cara, cheio de desvelo pelos coitadinhos dos políticos corruptos do PT. Vai tomar vergonha na cara e produzir opiniões decentes como as de RAQUEL SHERAZADE, essa sim tem o “culhão” que Boechat não tem.

  5. Esse arremedo de jornalista é o retrato do nível abaixo de 0 que vive nossa “mérdia” e me fez desistir de exercer essa profissão tão aviltada por tipos da laia desse BOBOECHATO… BOBOECHATO É O TÍPICO JORNALISTA BRASILEIRO DOS PTEMPOS EM QUE VIVEMOS E DEVEM SER DESMASCARADOS!

  6. Esse cidadão jornalista não cansa de tecer elogios a forma como a China lida com os casos corrupção, ou seja, à bala. Faz ele um serviço de desinformação cafajeste pois se mostra “indignado” com fatos criminosos praticados por esse governo para logo na sequência de sua opinião trazer um conformismo a seus ouvintes com alegações de que é e sempre foi assim, não tem jeito, tá tudo dominado, deixa do jeito que está senão piora. Faz o serviço “anestésico”, como diz o Olavo.

  7. A coisa mais interessante sobre o discurso de Boechat nesse vídeo que o Thiago indicou, é que ele vai de encontro ao que ele falou do pessoal que pede impeachment, quer dizer, na cabeça dele, só é revoltado aqueles que fazem vandalismo, nós que pedimos impeachment não estamos no Rol do Boechat de pessoas que estão cansadas desse governo, esse cara é um lixo moral, como é possível que ele aceite gente que vai à protestos para agredir, furtar, incendiar, quebrar, matar e quem faz um protesto legítimo e civilizado é lançado como Golpista?

    Como assim? Será que o Boechat é coerente? Será que ele esqueceu que lá por volta de 1999 houve o Fora FHC promovido pelo PT e pelos partidos de esquerda desse país?

    Boechat já escolheu o seu lado, é um esquerdista, e dos mais rasteiros.

    • Concordo c/ vc Bruno. 99% dos jornalistas brasileiros são pau mandados do pt, pq na época dos militares era moderno. Eu queria ver essa cambada morando em cuba, iam varrer as ruas. Aqui mesmo, esses covardes sempre souberam quem era o pt e o lula, mas cade coragem para abrir a boca.

      • Muito interressante, que 99% dos jornalistas são pau mandados do PT, Porque me parece que a Veja(Editora Abril), JN, O GLOBO, ÉPOCA(ORG. GLOBO), que detem 99% da mídia sempre se mostram declaradamente a favor do PSDB, acho que su conta não tá batendo,…

  8. Vendo uma reportagem sobre a punição de militares da época da ditadura na Argentina, esse cachorro disse que o Brasil estava atrasado nesse ponto, por que que ele não pediu também a punição dos terroristas comunistas, é mais um comunista pau mandado do PT que gosta de demonizar a polícia e as forças armadas.

  9. Esse cara é maluco ? Ele quer justificar o que ? Tenha a santa paciência, tentar misturar governos anteriores nessa sujeira comandada pelo PT e aliados é um verdadeiro afronto , e em resposta lhe digo: Quando o PT assumiu o governo a Petrobras apresentava balanços trimestrais com lucros expressivos e a descoberta do pré-sal teve inicio nesse período, e suas ações eram valorizadas, basta retroagir e constatar.Então acho que este jornalista ao tentar defender o seu amado PT., deveria saber que,quando o governo Fernando Henrique quebrou o monopólio da exploração de petróleo, a Petrobras foi valorizada pela competência de gestão, tendo sido suas ações alavancadas nas bolças do mundo todo.
    O PT e aliados , roubaram tudo, vejam os valores das cifras desviadas, é assustador.Então, jornalista , não venha com este papo furado, preste informações corretas aos seus ouvintes, não jogue sujo.

  10. Esse artigo assinado pelo Sr. Luciano Henrique só pode ser matéria paga por alguém no escândalo da Petro. Não faz o menor sentido. O que está querendo dizer Sr. Luciano? Que no Brasil é assim mesmo e bola pra frente? Que todo brasileiro tem que ser preso? Que quem tem oportunidade para roubar não tem que dar satisfação pra quem não tem a mesma oportunidade. Realmente não entendi sua lógica? Quem o Sr. está defendendo ou melhor tentando defender?

  11. Ricardo Boechat já demonstrou o seu verdadeiro “caráter” naquele caso patético que custou a sua defenestração da Globo. Como alguém ainda dá crédito ao seu protagonismo enfezado?

  12. Ontem, o Boechat atacou de novo! Na legenda da sua matéria apareceu a frase… “propinoduto tucano” para se referir ao escândalo das multinacionais – que comprovadamente formaram um CARTEL para achacar o Estado de São Paulo, com apoio sim de um integrante corrupto que ocupava cargo de confiança de Mario Covas, e que já foi denunciado. A ideia dos jornalistas simpatizantes é jogar todos na mesma lama da corrupção avassaladora implantada pelo PT no Brasil. Mas não cola… até agora, não houve provas de que os dirigentes do PSDB estivessem com a mão na botija ao contrário dos petralhas…rssss, e olha que já tentaram de tudo heim… rsssss. Aloprados.

  13. ultimo suspiro da incompetência revelada achando que vai reviver no ramo jornalistico. cego por incompetência ou por conforto e concordância por justificativas obscuras.

  14. Pela sua lógica, se um ladrão fala que o céu é azul, o céu não será azul porque quem disse isso foi um ladrão. Vamos imaginar que quem disse isso foi outra pessoa que você não tem conhecimento sobre seu passado ou alguma animosidade. Em outras palavras, analise apenas o texto e não o mensageiro. Você acredita mesmo que não houve corrupção no governo FHC? Então pergunte a algum tucano porque eles tem tanto medo de que seja investigado alguma coisa da era FHC? sempre que se fala em investigar alguma coisa daquela época, nenhum tucano é a favor. Ao meu ver, quem não deve não teme. No entanto, realmente não houveram denúncias como se há hoje. Mas você já ouviu falar de um tal Geraldo Brindeiro? se não, pesquise no google. Em fim, respondo suas três perguntas te fazendo uma única pergunta: na época do FHC se investigou como se está investigando hoje?

  15. Procurei o tal prêmio Esso q esse bbk recebeu chamado “caso BR”, onde supostamente diz que existe corrupção na Petro desde 1989.. quem tiver me passe por favor

  16. “AHH tudo bem.
    e ai…
    de quem é culpa de tudo que está acontecendo, neste país que se diz democrático…
    em o que voto e obrigatório…
    somo nós brasileiros que votamos baseando nossa vontade no seu eleito querido…
    que votamos nos presidentes SARNEY..COLLOR..FERNANDO HENRIQUE..LULA E DILMA.
    “O ERRO COMEÇA COM O POVO QUE NÃO SABE VOTAR”
    não adianta fazer passeatas.. protestos….quando chega as eleições votam nos seus queridinhos para presidente; prefeito e vereador..etc
    “REAFIRMO SOMOS NÓS OS CULPADOS DE TUDO QUE ACONTECE NESSE PAÍS”
    A mudança tem que começar pelo povo “ser mais objetivo..
    na minha opinião, não tem politico honesto neste país.
    se houver é uma migalha mais ou menos 3 ou 4 caso isolados.

    o restante são tudo mascarados…Lobo em pele de cordeiro….
    “gostaria de ver se o mensalão…lava jato e outros tantos processos que vão terminar e pizza….
    fossem abertos inquéritos em todos de Brasília para ver que tem a ficha realmente limpa.

    tenho certeza que seria poucos que se salvaria dos processo de cassação e prisão da Policia Federal.

  17. Este jornalista com caráter e passado nebuloso, tinha um discurso totalmente diferente em 2013, basta ver no google, gostaríamos de saber o motivo da mudança de discurso de 2013 para hoje, será que tem alguma coisa haver com o mesmo caso ocorrido no passado, altas negociações?.

    • Respeito a posição do autor, porem, lamento pela sua desonestidade. Vejam bem o que o mesmo diz antes de formular as 3 interrogações: …..Existindo corrupção, existem as mesmas provas que para os casos atuais? (ex. delações, entregas de evidências)
      Mesmo tendo existindo corrupção, ela chegou na mesma escala endêmica que no caso atual? (ex. dimensão de envolvidos, valores)
      Mesmo tendo existido algo neste nível, a corrupção chegou a ser o projeto de um partido, ao invés de casos isolados?
      Atentem ao fato da desonestidade do autor do texto, quando o mesmo não informa ao leitor que a lava-jato foi seletiva até mesmo ao escolher o período em que se daria a investigação na Petrobrás…… foi do governo Lula para frente, ficando então de fora os demais governos anteriores…… busquem no youtube a referencia Paulo Francis, Petrobrás e Fhc. Todos verão que o texto não passa de tentativa de manipulação barata.

Deixe uma resposta