Dilma chama adversários políticos de golpistas. E a reação? Onde está?

11
59

size_810_16_9_presidente-dilma

Muitos dizem que os socialistas usam em excesso o seguinte recurso “Acuse-os do que fazemos”. Tecnicamente, pelo paradigma da guerra política, isso significa usar o princípio 3 (dizendo que o agressor geralmente prevalece) de forma desonesta. É um método que para o PT funciona que é uma maravilha. Todavia, seria um desastre para eles se os oponentes jogassem a guerra política, pois aí todas as mentiras petistas teriam um preço, a ser pago pelo partido.

Em uma notícia do Brasil247, Dilma disse o seguinte sobre a oposição:

Esses golpistas que hoje têm essa característica, eles não nos perdoam por estar tanto tempo fora do poder. Temos que tratar isso com tranquilidade e serenidade, não podemos cair em nenhuma provocação e não faremos radicalismo gratuito, pois temos a responsabilidade de governar.

É fato que Dilma nem fica constrangida ao chamar seus adversários de golpistas. Mas na verdade ela apenas executa um método, por saber que ele funciona.

Ao chamar seus adversários de golpistas, de forma repetitiva e em ritmo bate-estaca, ela consegue elaborar projetos golpistas (que são os principais projetos do PT) enquanto seus adversários já ficaram rotulados como “golpistas”. Enquanto isso, nem a oposição do PSDB e nem mesmo muitos militantes “de direita” (das redes sociais) ainda não entenderam esse jogo. Aí fica fácil para Dilma.

Já assistimos isso durante as eleições, não?

Dilma foi extremamente agressiva nos debates e também ganhou na quantidade de vezes em que chamou o oponente de agressivo. Ao invés de revidar, o que os assessores de Aécio fizeram? Pediram que ele agisse feito uma moça recatada no debate da Record em 19/10. Resultado: as pesquisas o apontaram como “o mais agressivo”. Não por ser agressivo, mas por ter ficado mais na defensiva, enquanto sua adversária era muito mais agressiva e, ao mesmo tempo, o rotulava de “agressivo”. É quase um caso de “perdeu por que quis”.

Aliás, uma parte da direita tem falado do “Foro de São Paulo”, que eu também reputo como uma ameaça. Mas se a culpa é “do Foro”, então o PT é apenas uma vítima das maquinações deste Foro, não? Ou seja, enquanto essa parte da direita ataca “o Foro”, o PT ataca as pessoas da base adversária. Quer dizer que enquanto um lado atira em uma abstração (conforme a visão de muitos brasileiros), os petistas atacam indivíduos de carne e osso. Não seria melhor então atacar os petistas por desviarem dinheiro nosso para outras ditaduras, denunciando a “participação no Foro” ao invés “do Foro”? Mas aí é o de sempre: cada um que escolha os seus resultados. É fato que rotular diretamente os seus adversários, deixando as entidades abstratas em um como coadjuvantes, funciona mais.

O que estamos vendo no comportamento do PT, lançando rótulos pejorativos sobre seus oponentes, de forma direta, é o que já vimos nas eleições: um lado jogando a guerra política, de forma esperta, com objetivos claros de obter resultados políticos, e o outro lado apegado aos seus hábitos. Enquanto o PT coloca a estratégia acima do ego, a oposição (seja ela qual for) coloca o ego acima da estratégia.

Depois algumas pessoas ficam indignadas quando eu digo “pare um pouco para aplaudir as técnicas do adversário, e depois veja se consegue aprender uma coisa ou duas”. É uma conclusão inescapável: a rejeição de uma boa parte dos republicanos (muitos deles da direita) em compreender os jogos políticos é o maior adversário da democracia hoje. Essa é nossa maior âncora. Se finalmente conseguirmos soltá-la, o PT passa a ter motivos para ficar com medo.

Anúncios

11 COMMENTS

  1. Exercício

    Se eu fosse um Esquerdista, com pós em Levy Fidelix , diria:

    Esse povo golpista não está a serviço do Brasil Nós governamos há muito tempo por aprovação do povão. Se eles detêm esse tipo de comportamento, questionando nossa legitimidade é porque são golpistas. Eles escondem o fato de que o povão nos aprovou, de que estamos num Estado Democrático de Direito, e portanto não podem criticar quem foi eleito democraticamente. Eles não se envergonham de expor o governo ao ridículo, criticando os escândalos de corrupção diariamente. Isso corrói a credibilidade das instituições democráticas, às expõem ao ridículo, portanto, estimulam a população a apoiar um golpe. Seria mais digno se os direitistas cuidassem de suas vidas e deixassem as instituições democráticas em paz. O Controle da Mídia é uma medida de emergência, só ela garantirá nosso direito democrático de governar o país.

    Assim como o Evo Morales ou o Chaves mantiveram o rumo de suas nações, nós deveríamos continuar caminhando, temos a responsabilidade de estabelecer nosso projeto hegemônico de Poder.

    • Olha, o Eduardo Guimarães faz o que está ao alcance dele: jogar a guerra política. Falta a oposição contradize-lo. Acho que o problema maior não está no PT. Está em nós, que assistimos eles ganhando no frame, nas rotinas, etc.

    • Segundo o que eu entendi, o quê eles afirmam é que esse cara é um “testa de ferro”, uma maquiagem para tornar a cara do perfil econômico do governo mais “palatável” ao mercado.

      O Mercado deve ser idiota então, pois estão afirmando que ele “não tem carta branca” para mudanças efetivas.

      Mas será mesmo?

      Ou será apenas um EMBUSTEIRO, um calmante para sossegar a militância ptralha?

      O PT promete intervencionismo econômico nas eleições, posteriormente sinaliza ao mercado políticas neoliberais através de um nome conservador. Depois diz que “não muda nada”, pois o cabra não tem “carta branca”.

      o povão chama isso de “mete o loko”.

      A verdade:

      A economia está em recessão econômica.

      Acabaram com as finanças do Pais ao descumprirem a Lei de Responsabilidade Fiscal.

      Estão dando um golpe no processo democrático ao forçar a alteração da lei.

      São uns bundões, e agora correm atrás do receituário liberal/conservador para apagar o incêndio. E aí de você se esfregar essa verdade na cara deles. Eles sabem que, quem sustenta o “regabofe” bolivariano é a economia de mercado MORIBUNDA d Brasil. Se eles matarem o paciente (a economia), não há Bolivarianismo que permaneça em pé. No fundo, no fundo, eles sabem que são falsos e que o projeto de poder dele sufoca a economia.

  2. Luciano, sabe aqueles lances de controle de frame e sobre como agir com mídias como o CQC? Pois bem, eis que o Jair Bolsonaro deu uma aula e tanto de como fazer isso:

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=JyN4hhTGdlQ

    O primeiro de tudo foi ter alguém gravando a íntegra da conversa para evitar edição maliciosa. O segundo é o quanto que o deputado mais votado no Rio deixou o assunto de posse dele e esclareceu bem a coisa para mostrar que ele não é o racista ou homofóbico que os marxistas-humanistas-neoateístas dizem que ele seria. Achei as palavras que ele usou bem cuidadas, sem que em momento algum ele precisasse ficar com aquele discursinho formatado por algum assessor de comunicação qualquer e sem que ele deixasse de falar do jeito que ele fala. Aliás, há muito que eu não ria com, e não de, uma reportagem do CQC, ao menos no material bruto, ainda que aqui quem tenha feito rir é o deputado em questão, que demonstrou um certo timing daqueles humoristas que fazem humor de cara séria (pense no Walter D’Ávila, por exemplo). Observe-se inclusive que ele usou o Guga Noblat como um “escada”, tal qual o Dedé Santana ou os integrantes da família Nóbrega sentados na mesma praça e no mesmo banco.
    Tendo o vídeo já mais de 15 mil visualizadas, podemos dizer que já há na sociedade brasileira um bom efeito multiplicador prévio, que provavelmente irá aumentar pelos próximos dias devido à postagem no Bolsonaro Zuero.

  3. Todos que ameaçam com o Foro é porque o conhece, e se conhece sabe que PT e o Foro são a mesma coisa, apenas com um diferencial, o primeiro mascara mais pq é o que está cara a cara com o povo a ser ludibriado.
    E esta ligação fica clara quando estabelecemos os criadores deles, muito fantasioso achar que denunciar o Foro se esquece do PT, a direita que ataca o Foro o faz muito bem como que dizendo que é um dragão com várias cabeças, ou melhor um polvo com seus vários tentáculos.
    O que falta é como já disse outras vezes é esta direita se unir para desmascarar de uma vez por todas, vemos muito poucos falando sobre isso, assim os solitários ficam sem voz com essa direita morta que nunca vai conseguir nada se não atacar no alvo principal, não adianta atacar pelas beiradas, atacar os tentáculos ao invés da cabeça. Nunca vão sair do lugar!

      • Acha mesmo que isso faz diferença? O povo não vai querer saber disso e nem saber avaliar isso, ele vai fazer é o que os que já possuem o conhecimento atualmente já fazem, protestar e reivindicar.
        E como já disse, um dos fundadores é um brasileiro e também o mesmo do partido. Simples simples de obter ligação entre um e outro.
        Enquanto atacamos as propostas eles se eternizam no poder, vamos continuar esperando alguém com pedigree surgir para levar do Lula, na guerra política ele é simplesmente demais. Voltando ele haha, mais 8 anos! E qual a entidade que mantém tudo isso? Não é o PT.
        Derrubar o PT? Ha, querendo Lulinha, ele lança um candidato no PSOL por exemplo, pronto iniciemos novo ciclo. É assim que vai ser enquanto atacamos os tentáculos e deixamos a cabeça intacta.

        RESP

        Quais ações práticas você propõe?

Deixe uma resposta