Portal Terra pratica difamação contra Aécio e o MBL. Agora surgem as oportunidades.

8
95

aecio

Em Rules for Radicals, Saul Alinsky forneceu 13 regras para a elaboração de táticas para quaisquer organizações lutando politicamente. A regra oito é particularmente interessante neste momento:

Mantenha a pressão, com diferentes táticas e ações, e utilize todos os eventos do período para o seu propósito.

Você reparou como é uma regra simples? Antes de exemplificar seu uso, vamos ver a notícia Aécio convoca povo a ir a protesto por impeachment de Dilma, do Terra:

O senador e candidato derrotado à Presidência Aécio Neves (PSDB-MG) postou, na tarde desta sexta-feira, em seu perfil no Facebook um vídeo no qual convoca a população a participar de mais um protesto pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT).

Marcado para as 15h deste sábado, no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), na avenida Paulista, em São Paulo, o evento já conta com mais de 100 mil confirmados no Facebook. “Venha manifestar sua indignação!”, diz a página criada para o protesto.

No vídeo postado por Aécio, o senador não fala em impeachment e trata o protesto como um ato contra as denúncias de corrupção. “Nós já dizíamos que o escândalo da Petrobras é o maior caso de corrupção do Brasil. Mas a coisa não parar de crescer, e agora nós estamos sabendo que não era apenas na Petrobras. Portanto, mais do que nunca nós temos que estar mobilizados”, diz Aécio.

Este será o quarto protesto contra Dilma. Além do impeachment, uma parte dos manifestantes defende intervenção militar no País. Em seu vídeo, Aécio pede que a democracia seja respeitada. “Vamos, portanto, pacificamente, respeitando os limites da democracia, para as ruas. E neste sábado, no Masp, na avenida Paulista, em São Paulo, haverá um grande encontro em favor da democracia, em favor da ética, em favor de um Brasil melhor. Isso nós temos e eles não têm: a capacidade de nos mobilizarmos e a capacidade de continuar lutando para mudar o Brasil”, afirma o tucano.

Veja o vídeo:

Quem viu as pautas do Movimento Brasil Livre, além do movimento Vem Pra Rua (unido ao MBL), sabe que a manifestação é completamente democrática, pedindo velocidade nas investigações do Petrolão, liberdade de imprensa e várias outras pautas democráticas. Não há nenhum pedido por impeachment na pauta do grupo.

Sendo assim, o Portal Terra mentiu deliberadamente com intenção de prejudicar Aécio Neves e de atacar o movimento.

Diante disso, alguns se desanimam e dizem: “está vendo, não tem jeito, eles sempre distorcem”. Mas deveria ocorrer o oposto, pois, de acordo com a regra 8 de Saul Alinsky, “todos os eventos do período” devem ser usados para o nosso propósito.

Por exemplo, a bandeira de liberdade de imprensa pode ser reforçada por nós ao citar o exemplo de mídias adestradas pelo governo, como o Terra, e mostrando o tipo de cobertura que a mídia fará por completo se o governo aprovar suas leis de censura de mídia. Ou seja, podemos transformar a publicação do Terra em um “caso” a nosso favor.

Indo além, podemos mostrar aos deputados da oposição ou do “blocão” como a mídia adestrada pelo governo pratica crimes de calúnia e difamação. Em tempo: uma mídia adestrada é aquela agindo de forma espontânea, a partir de coação psicológica por parte do governo (principalmente depois do corte de verbas para a Veja e da censura de Rachel Sheherazade), ou mesmo por infiltração de jornalistas petistas. O termo é “mídia adestrada” por esse motivo. Mas com a censura de mídia implementada, por lei, a mídia já não seria mais apenas adestrada. Seria uma mídia direcionada a favor do governo, difamando a oposição, escondendo indicadores econômicos ruins e jogando escândalos de corrupção para baixo do tapete.

O exemplo da matéria do Terra é, portanto, um motivo especial para que todos os democratas lutem a favor da liberdade de imprensa, reduzindo o poder do estado ao usar dinheiro de anúncios estatais para comprar apoio.

E outra oportunidade surge ao expor matérias assim para os manifestantes, mostrando por que eles precisam ficar muito, mas muito zangados. Eles estão simplesmente sendo difamados por um órgão de imprensa, lutando arduamente para criminalizá-los e desumanizá-los. São órgãos de mídia como o Terra que conseguem criar violência de governos contra os cidadãos.

Note que citei várias possibilidades (uso de evidência da falta de liberdade de imprensa, demonstração de valor aos deputados para que eles apoiem a liberdade de imprensa, e demonstração aos manifestantes de que eles tem motivos para ficarem muito mais motivados a lutar por sua liberdade).

Isso, em uma casca de noz, resume o que é a regra 8 para táticas de Saul Alinsky. Todos os eventos devem ser usados a nosso favor (e nenhum ataque oponente deve ficar barato). A matéria criminosa do Portal Terra é um desses eventos.

Anúncios

8 COMMENTS

  1. Falando em manifestações, eis uma pauta IMPORTANTÍSSIMA e URGENTÍSSIMA que precisa ser levantada pela oposição o quanto antes: a cassação de André Vargas. Por que ela é importante? Porque, de acordo com a reportagem, Vargas está desesperado e ameaçando delatar geral caso a organização criminosa que ele chama de “partido” não consiga impedir sua cassação. E porque ela é urgente? Porque a Câmara entra em recesso em 15 dias, e há uma possibilidade de a cassação dele ser decidida já nesta próxima quarta-feira.

    Acho que não dá mais tempo de integrar essa pauta aos protestos que acontecerão (ou aconteceram, dependendo de quando este comentário for lido) neste sábado no MASP, mas é vital que a oposição pressione a Câmara durante a próxima semana inteira para que a cassação ocorra. Estamos falando de uma derrota muito importante contra o Partido dos Trabalhadores.

    Vi que o cantor Lobão esteve convocando as pessoas para protestarem em Brasília na próxima terça-feira, então o momento é perfeito para que movimentos de oposição se aglutinem no Congresso e peçam para que Vargas seja cassado na quarta. Se os manifestantes puderem ficar lá fazendo pressão durante a “semana” inteira (isto é, terça à quinta, já que os deputados não trabalham de segunda e sexta), tanto melhor. É preciso que o PT sofra essa baixa NA PRÓXIMA SEMANA, pois acho muito difícil que os deputados tenham quórum ou disposição suficiente para cassar um colega na última semana antes do recesso.

    Recapitulando: protestos agendados para a terça em Brasília, possível cassação de André Vargas na quarta, e recesso da Câmara em 15 dias. O tempo é curto, mas o timing pode ser perfeito.

    • O fato é que o governo está adestrado pelo PT, para ter os bilhões para resolver o problema de água. Alckmin deve ser extirpado da possibilidade de concorrer ao Planalto em 2018, e devemos reforçar muito o ataque à essa medida em São Paulo.

Deixe uma resposta