E o pior é que foi de propósito…

30
62

276746_Papel-de-Parede-Ruas-de-Sao-Paulo_1920x1200

Um dos frames mais fortes (e testados) para falar com o cidadão comum a respeito da crise é o seguinte:

“Mas o pior não é isso, o pior é que foi de propósito

E depois é só explicar que toda a crise atual não é um “erro” de administração. É exatamente o oposto: toda a crise ocorre conforme o previsto, dentro do projeto do PT.

Só a título de exemplo, imagine um taxista que hoje vê seu movimento cair radicalmente por causa da crise. Isto significa que ele está com dificuldades financeiras por causa da crise. Conversei com alguns deles durante as últimas semanas, pois sempre tenho que pegar táxi para ir em reuniões com clientes, etc.

Percebe-se na indignação deles quando argumentamos, de forma fácil e contundente, o quanto é eficiente que a crise é antes de tudo um plano de um partido que escondeu a crise, mas ao mesmo tempo queria se eternizar no poder. Lembre-se: gerar indignação é um dos objetivos da ação política.

Os testes feitos tem confirmado minha tese. Taticamente, tratar o PT como de fato ele é, como um partido que destruiu a economia brasileira intencionalmente, é bem superior do que tratá-lo como “um partido incompetente em administrar o estado”.

Recomendo que façam o teste no dia a dia e compartilhem os resultados. A meu ver, agora é difícil eu abrir uma conversa nova sobre o assunto sem citar o frame “mas o pior não é isso… o pior é que foi de propósito“.

Anúncios

30 COMMENTS

  1. Eu já faço isso a bastante tempo, e é verdade que os taxistas são os que primeiro sentem os mais fortes efeitos da estagnação da economia. Também preciso usar o serviço de taxi com frequência e não houve ainda um que rapidamente não entendesse lições mínimas de estratégia política, explicadas de forma simples, que expõem as razões e os fins da realidade que os cerca!

    Muito bom você trazer esse assunto a tona! Os taxistas, mesmo sem erudição, são bons ouvintes e se interessam por tudo que o cliente fala, mesmo que no fundo não estejamos certos de que aquilo poderá lhes despertar o interesse pelo tema.

    • Essa é a polícia política que o PT quer instaurar no Brasil após desmilitarizar a PM.

      “Acuse-os do que eu faço”. Essa é a cara da esquerda radical e mais criminosa que a humanidade teve o desprazer e o sofrimento de conhecer. O que esse policial fez nesse teatrinho, a URSS fez na Ucrânia na vida real entre 1932 e 1933. Alguns dos milhões de ucranianos que passaram pela fome imposta pela URSS não morreram de fome, foram arrastados e enterrados vivos. Culpados por terem nascido. Crianças e idosos que sequer eram ameaça ao Estado.

      A resposta a esses adoradores da desgraça alheia seria um desenho com dois soldados soviéticos arrastando pela cabeça para fora de uma casa uma criança faminta e um dos soldados fala para o outro: “Gregório, é pela Porta dos Fundos que se joga o lixo fora”

  2. Republicou isso em Enquanto há vida, há esperança!e comentado:
    Muito mais do que um “frame” poderos a frase “o pior é que foi de propósito” simplesmente reflete a verdade dos fatos. Quando a pessoa entende seu significado e suas implicações, começa a perceber que se omitir na luta contra as forças que nos impelem para o inferno Socialista é mais, muito mais, do que simples comodismo, é covardia e traição ao Brasil e a todos os princípios democráticos que, mesmo aos trancos e barrancos, têm se buscado preservar nestes pouco mais de100 anos de República.

  3. Ótimo frame. Vou passar a usá-lo também. Afinal, dizer que o PT é incompetente é mais ou menos ser igual ao FHC que disse que o PT “erra muito”. Não estamos lidando com gente incompetente não, pelo contrário, são tiranos que sabem muito bem o que estão fazendo.

    Dia 16/08 conto com vocês na Paulista. Conforme foi divulgado no portal da gonorréia UOL, o governo tá meio com o cu na mão com esse protesto, agora que a rejeição tá Wilma tá pior do que em março e abril.

  4. E a bomba da semana: uma produtora de vídeos descobre que um concurso que o Haddad promoveu com a PREFEITURA premiou uma produtora de vídeos que tem alta ligação com a própria PREFEITURA e com empreiteiras investigadas na LAVA-JATO.
    É importante que isso se espalhe, mais uma máscara a cair desse que é o pior prefeito que São Paulo já viu.

    https://casacaindo.wordpress.com/2015/07/30/bomba-produtora-denuncia-a-prefeitura-de-fernando-haddad-pt-por-concurso-de-comadres-envolvendo-investigados-na-lava-jato/

  5. Estamos na mesma linha de ação, raciocínio, atitude. Isto é bom. Não uso exatamente assim: “o pior é que foi de propósito”, mas, a diferença é mínima: eu digo esta frase: “fizeram com esta intenção de …” e a depender da conversa e do tema emendo a intenção deles: desestruturar, caos, miséria.

    Cito também, os exemplos, de outros países à semelhança do Brasil, e argumento que é um método.

    Estamos falando e agindo! Continue Luciano! É necessário impactar, reproduzir, multiplicar esses frames!

  6. Eu venho fazendo isso com sucesso em relação à inflação. É sempre bom explicar que a mesma não é um problema exógeno ao governo, muito pelo contrário, é causada pelo próprio governo. Dá até para ridiculariza-lo quando alguma autoridade usa, por exemplo, o preço do tomate como causador do aumento generalizado dos preços.

  7. E esse conto do vigário de bomba no Instituto Lula?

    http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2015/07/31/instituto-lula-diz-ter-sido-alvo-de-ataque-a-bomba.htm?fb_ref=Default

    Os esquerdopatas já estão tudo ouriçados, esbravejando.

    Quando atacaram a Editora Abril, o que os esquerdopatas falaram? “Bem feito”
    Atacou o Instituto do Luladrão? “Terrorismo, ódio”

    ALGUÉM DUVIDA QUE FOI O PRÓPRIO LULA QUE MANDOU ATACAREM O INSTITUTO?
    Uma ajudinha na Lei Antiterrorismo, é claro. E um jeito de desviar o foco da Lava-Jato e sua possível prisão.

    Lancemos isso até não aguentar mais.

    • O divertido é que no próprio portal da gonorréia UOL os comentários mostram que NINGUÉM acreditou nessa historinha de atentado, todos sacaram que é só jogatina pra desviar a atenção da Lava-Jato e posarem de vítimas do ódio.

      É muito divertido assistir isso, ver o quanto a moral dessa porra de PT tá baixa.

  8. ‘Taticamente, tratar o PT como de fato ele é, como um partido que destruiu a economia brasileira intencionalmente, é bem superior do que tratá-lo como “um partido incompetente’

    Mas não foi intencionalmente, foi incompetência mesmo.Essa raça realmente acredita que pode controlar o mercado.

    • Slaine,

      ESSA É A MAIOR INGENUIDADE que pode existir. Achar que os socialistas beneficiários REALMENTE ACREDITAM nisso.

      A única coisa em que eles acreditam é na meta de ter um CURRAL de gente. É o paraíso na terra. PARA ELES.

      Abs,

      LH

      • Eu sei que eles querem um curral.Deixa eu tentar explicar o troço
        Como todo estatista, eles acham que podem controlar a economia, pelo menos parcialmente, o que eles não sabem é o ponto em que eles podem fazer as coisas sem uma reação tão negativa do mercado, a ponto de afetar a popularidade deles, e o ponto em que a reação não é tão ruim e ainda dá pra enganar os otários
        O Lula no começo do primeiro mandato era um comunista muito frouxo, no fundo ele queria inchar tudo mas deixou o mercado relativamente em paz, e isso foi uma coisa boa.Aí depois eles se empolgaram, acharam que podia fazer tudo e veio a conta agora
        Então a incompetência deles foi ter passado do ponto em que o crescimento do estado ficava um crescimento ‘suportável’ pra nosotros otários tax payers
        Eu não acho que os socialistas que se beneficiam acreditam em 100% de comunismo.Eles acreditam no maior estado possível, qual é esse maior, nem eles mesmos sabem.

      • Slaine,

        E então a partir desse momento em que a reação pode ser negativa, eles CENSURAM A MÍDIA.

        A censura de mídia é PARTE DO PROJETO.

        Estranho que sua análise é puramente econômica, como se o controle da mente do CURRAL nem sequer existisse.

        Abs,

        LH

    • Slaine,

      É só estudar o padrão do que ocorre na Venezuela e na Argentina.

      O detalhe é que a crise é causada intencionalmente JUNTO COM a censura de mídia, que o Cunha barrou.

      Se a mídia estivesse completamente censurada, hoje boa parte do povo estaria culpando os Estados Unidos pela crise, achando que Dilma fala com unicórnios, que Lula é um ser ungido que salvaria o Brasil do câncer fascista norte-americano, e que A CULPA TODA é dos empresários.

      Este é o mundo perfeito: mídia censurada + economia devastada.

      Daí os que não conseguirem fugir do país seriam, em sua absoluta maioria, cordeirinhos DEPENDENTES das migalhas.

      É assim que se constroí um CURRAL de gente, com o socialismo.

      Abs,

      LH

      • Na Venezuela a coisa está tão ruim que pela primeira vez o partido do tal maduro lá vai ficar em minoria.
        Pra mim isso é incompetência mesmo, mas não incompetência de um governante bem intencionado e burro mas sim incompetência de um parasita que não sabe parasitar direito e acaba matando o hospedeiro.

      • Na Venezuela, como em outras ditaduras, nem o Maduro e nem o partido chavista não precisa de popularidade, eles controlam os “generais”, mídia, judiciário e, governadores são reféns da vontade do Maduro, agora mesmo Maduro foi ao banheiro e “fez leis” que dificultam a eleição de opositores. Só o que talvez tira poder de Maduro seria uma extrema sanção vinda de muitos países, e talvez nem isso, ele fazer algo que desagrade muito os oficiais de alta patente, e talvez, algo que dificilmente, e Deus queira que não aconteça, uma guerra civil.
        A abordagem do Luciano é boa, mas, ela só funciona para pessoas que tem uma visão mais ampla, militantes como Tico Santa Cruz não entenderiam a vantagem de um governante com bastante poder colocar um país em crise, teria que ser desenhado.

        Pense num país chamado VeneSIL, a economia em frangalhos, crise antes ocultada agora crescendo, empresas sem dinheiro investem pouco em propagandas de mídia, a mídia entra em desespero, um “ptralha vai na gIobo” e, de maneira sutil e com indiretas propõe:
        Aumentaremos a propaganda de “Pátria educadora” e outros, mas só se, Jõ falar bem da Dilama, se vocês disserem que conservadores e coxinhas da oposição querem ditadura militar e são preconceituosos, e se derem destaque ao factoide dizendo que a pedra no sapato do PT(Cunha) persegue a ‘gata preta’, e etc… mas, se vocês não aceitarem tais termos, nosso governo petralha cortará publicidade aqui na globo assim como já fizemos com a Veja, e vamos investir pesado no seus concorrentes para que eles tenham dinheiro pra importar os melhores filmes e assim tirem toda a audiência de vocês o quanto antes, e, também poderemos tentar uma tal “democratização de mídia”, controle mesmo.

        Nesse país VeneZIL, ainda tem um monte de artistas que ganham da Rouanet para aplaudir e validar muitas das mentiras do partido do governo, um monte de blogueiros e “jornalistas”(alguns com parente em cargo público) que também recebem dinheiro de impostos para divulgar as mentiras do governo totalitário e seu partido. No VeneSIL tem um partido infestado por maquiavélicos estrategistas que perceberam que ele e seus companheiros continuarão cada vez mais ricos porque existem 200 milhões de contribuintes(exportadores de commodities baratas e mandioca) pagando altos impostos que ainda dá para aumentar, e por mais que a economia esteja em frangalhos, basta cortar verbas da educação e saúde que a companheirada terá o seu salário e cargo público garantido, além do que conseguirem de propina das obras faraônicas.

        A economia em frangalhos também deixou estados já anteriormente endividados(inclusive com mais empréstimos para obras da copa) em uma crise enorme, tal crise transformou governadores e a maioria dos servidores públicos em cordeirinhos dependentes da presidenta e, no futuro possivelmente impedirá que pessoas e empresas doem para bons candidatos, candidatos preocupados com a economia e crescimento verdadeiro do país, assim, a propaganda será um terreno exclusivo do governo e do partido dele, que recebeu muita propina.

        A crise criada por esse partido golpista foi muito bem planejada, vem de sendo colocada em prática a 12 anos com pequenos golpes, aparelhando setores e tornando-os menos competentes, mais caros, inchados e manipuladores. Impostos sendo usados pelo BNDES para beneficiar mais as grandes empreiteiras corruptas e deixar de lado outras milhares de médias e pequenas empresas, investimento em educação de má qualidade e doutrinação, o ECA permitindo que muitos dos adolescentes virassem os criminosos de hoje.

    • Slaine

      Não cai nessa de incompetência. Todo país que adotou o socialismo só o fez para um grupo chegar e se perpetuar no poder. Nem Stalin ou Lenin levaram a sério a baboseira econômica de Karl Marx em seu manifesto comunista. Eles sabem que a economia não tem como ser regulada.

  9. Eu uso o frame ” Vocês ainda ver o prejuízo que essa mulher vai dar” e povo pergunta se já não deu demais. Aí eu faço o discurso de desconstrução.

    • Uso este também, porque nos aproxima muito com a pessoa que escuta o discurso, nos coloca do mesmo lado e gera empatia. Dependendo do nível aproximado de escolaridade que se pode estimar do ouvinte, este cola melhor até do que o “foi de propósito”, pois a explicação é mais simplória e faz com que o ouvinte enterre a última chance de dar qualquer voto de confiança para um PTista novamente, pois este discurso interfere diretamente com o bem-estar do mesmo. Já o “foi de propósito” é mais eficaz quando se é compreendido, mas creio que a explicação deve ser um pouco mais elaborada. Portanto, gosto de usar o discurso de que a situação vai piorar e depois digo que foi de propósito, porque assim não preciso justificar muito a segunda afirmativa e potencializo as duas.

      Minha humilde opinião, é claro.

Deixe uma resposta