Cunha detalha os próximos passos, incluindo um futuro sombrio para Renan

14
199

EduardoCunhaMarceloCamargoABr

Um artigo de Josias de Souza, a respeito de comentários de Eduardo Cunha sobre Renan Calheiros, é interessantíssimo. Leiam:

Em reunião com líderes partidários, na noite desta segunda-feira (24), Eduardo Cunha fez previsões funestas sobre Renan Calheiros. Afirmou que novas delações complicarão a situação do presidente do Senado no inquérito da Lava Jato.

A conversa ocorreu durante um jantar que Cunha ofereceu na residência oficial da Câmara. Ele se disse convencido de que Renan juntou-se a Dilma Rousseff num “acordão” destinado a garantir proteção mútua. Acha que o acerto fracassará.

Segundo a antevisão de Cunha, as delações que incriminarão Renan, por reveladoras, impedirão que prospere a suposta tentativa de conter o pedaço da Lava jato que pressiona os calos do senador.

Cunha falou como se dispusesse de informações privilegiadas. Afirmou que outros líderes do PMDB se enroscarão no escândalo da Petrobras. A certa altura, informou aos colegas que ele próprio deve ser alvejado por outro delator: Fernando Soares.

Operador do PMDB na Petrobras, Fernando Baiano, como é conhecido, está preso há nove meses e já foi condenado a 16 anos de prisão pelo juiz da Lava Jato, Sérgio Moro. Cunha crê que ele será impelido a virar delator.

Na previsão de Cunha, Fernando Baiano dirá que lhe repassou dinheiro desviado da Petrobras. Fará isso para obter benefícios judiciais. Mas não apresentará provas. Aliás, o presidente da Câmara reiterou aos líderes que é “inocente”.

A base da denúncia que a Procuradoria protocolou no STF contra Cunha é um depoimento do delator Julio Camargo, representante da Samsung em contratos de aluguel de navios-sonda à Petrobras.

Camargo disse ter repassado a cunha uma propina de US$ 5 milhões. Fez isso por meio de Fernando Baiano. A prevalecer o que disse Cunha, o operador confirmará à força-tarefa da Lava Jato que entregou o dinheiro. Mas ficará apenas no gogó, sem provas materiais. A ver.

Eu não sei se Cunha tem algum especialista em Segurança da Informação em sua equipe. Não deve ter. Mas este acerto é digno de um expert no tema. Prever um comportamento fraudulento antes que este comportamento se manifeste é no mínimo poderoso. Terá ainda mais potencial se estas declarações forem feitas em uma entrevista aberta. Deve ser feita também em Plenário.

Ao dizer que “Fernando irá afirmar (x), mas sem provas materiais” ele ajuda a retirar boa parte do impacto do evento, quando ocorrer – é claro que a imprensa vendida vai colaborar com o governo, mas quanto a isso já escrevi suficientemente sobre como acabar com essa farra.

Voltando à dinâmica da denúncia de um comportamento fraudulento por antecipação, é o mesmo que ocorre quando no escopo da Segurança da Informação afirmamos: “Geralmente alguém vai aparecer dizendo que é amigo de um gerente, para obter sua senha. Mas se você pedir que ele cite o nome do gerente, para que você o contate, o fraudador não fornecerá”. Bingo! Aqui ensinamos alguém a mapear uma fraude, e já avisamos que ela não tem mais direito de alegar ignorância caso entregue sua senha indevidamente a outro.

Boa tacada, Cunha!

Anúncios

14 COMMENTS

  1. Eduardo Cunha tem que pega pesado agora. Toda artilharia tem que se concentrar em Rodrigo Janot……
    …………….
    O ministro Gilmar Mendes e o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró colocaram dois bodes na sala do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, nos últimos dias.

    Cerveró não só entregou Lula, associando sua campanha de 2006 à propina do navio-sonda Vitória 10.000, como agora promete falar à PGR sobre a propina de Pasadena.

    “É claro e evidente que a decisão de compra dos 50% da Refinaria de Pasadena foi tomada pelo Conselho de Administração de 2006, da Petrobras, assinada pela então presidente do conselho, Dilma Vana Rousseff”.
    O prejuízo foi de 792 milhões de dólares à estatal

    http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/2015/08/24/mendes-e-cervero-colocam-dois-bodes-na-sala-de-janot/

  2. O Cunha de fato é muito inteligente politicamente.
    Se ele é ou não culpado, é outra história. Alias, ele era governista até pouco tempo atrás… por que será que ele mudou de lado? enfim…

    A verdade é que ele está ocupando hoje o espaço que a oposição nominal deveria estar ocupando…só posso esperar que ele faça isso bem enquanto ainda estiver no cargo…

  3. Vcs que gastam seus neurônios se preocupando com o que meia dúzia de parasitas estatistas vão fazer, já cogitaram a possibilidade desse cara ser culpado mesmo? Que é bem razoável, já que político é mesmo tudo bosta?

  4. Eu sou conservador e não gosto do Cunha mas desejo e torço que ele destrua o PT e com Renan Calheiros, Collor e etc. PT + Sarney + Renan Calheiros é a turma da SS (Henrich Himmler)

Deixe uma resposta