Tentativa petista de dar golpe no TCU pode ser tiro no próprio pé. Se assim decidirmos.

47
92

Adamsdebat_com_fisc74-850x565

Agora há pouco foi escrito no Antagonista:

Luís Inácio Adams disse agora à imprensa que vai pedir o afastamento de Augusto Nardes do julgamento das contas do governo Dilma no TCU. A alegação é que Nardes antecipou seu voto, embora o ministro apenas tenha dito muitas vezes o que pensa sobre as pedaladas. O governo Dilma atropelou a lei, agora quer massacrar uma instituição.

Diante de pessoas que já se manifestaram depressivamente (alguns me disseram “se Dilma der o golpe, leva tudo”), nada melhor que relembrar o seguinte trecho do livro A Escola dos Ditadores, de William J. Dobson:

Nenhum desses advogados ou ativistas tem qualquer ilusão sobre a corrupção dos tribunais ou a integridade dos sistemas políticos que eles procuram mudar. Todavia, trabalham pacientemente, tijolo por tijolo, para expor as inconsistências e simulações, conseguindo pequenas vitórias que pululam pelo sistema. Yevgenia Chirikova, uma das mais atuantes e famosas ativistas do meio ambiente, explicou-me sua visão. No seu ponto de vista, ganhando ou perdendo, não faria diferença. Poderia usar qualquer resultado a seu favor num sistema autoritário. ‘Algumas vezes, as perdas produzem maiores efeitos na sociedade. Aceito qualquer um dos resultados, pois ambos seriam igualmente bons para mim. Queremos mostrar que nosso governo mente’.

Por outro lado, para os autoritários ávidos pela legitimidade que só a lei pode oferecer, essa (a lei) – até mesmo em sua visão distorcida – pode fazer com que eles pareçam nus e totalmente ilegítimos. E de fato, não seria muito diferente disto”.

Daí vocês entendem como me sinto ao ver alguns direitistas dizendo “ei, desista, o sistema está corrompido” ou “não vai adiantar, pois está tudo mancomunado”. O comportamento de algumas pessoas da direita brasileira, ignorando todo um enorme manancial de oportunidades políticas, é algo que as vezes dá vontade de perder a fé na humanidade. Mas alguns casos de verdadeiro pensamento político, aqui e ali, nos dão esperanças.

Eu não estou dizendo que o Antagonista tenha feito isso (eu apenas citei a notícia para comentá-la), mas se algum formador de opinião vier com discurso catastrofista, pressione-o de volta. Se algum dos contatos fizer o mesmo, aja da mesma maneira. Comportamentos depressivos assim já deviam se tornar um crime moral.

É preciso começar a pensar a política de forma madura. Como adultos. Não há mais espaço para criancice, nem para birra e muito menos para manias. A reação republicana adulta implicará em saber que, se o golpe não der certo, o PT se dá mal. Mas se o golpe ocorrer, a revolta a ser lançada contra os governistas deve se transformar em uma derrota ainda pior para eles. Isto ocorrerá se assimilarmos aquilo que está contido no trecho citado no livro de Dobson. É nossa escolha decidir se nesse momento venceremos nos dois casos.

Anúncios

47 COMMENTS

      • Na verdade Luciano, estou vendo crescer nas redes um movimento pró-Denunciação do FdSP, com algumas pessoas dizendo que não adianta nada ter pequenas vitórias se o FdSP continua ileso, esses são seguidores da corrente ‘revolucionária’ do Olavo. Até entendo a demanda, porém não adianta nada combater o FdSP como uma abstração, se esquecermos de suas ações e modus operandi na parte de baixo.

  1. A direita brasileira, ou grande parte dela está mais interessada em combater abstrações como Foro de São Paulo( como se combate uma reunião? Como se derruba o FSP antes de derrubar o PT?) do que em coisas concretas como TCU, impeachment e etc.

    • Existem meios pra derrubar o Foro de SP. Com um projeto de igual tamanho. Construção à partir da base, de movimentos, mídias e partidos democráticos (que já existem mas estão isolados) por toda a América Latina; integração supra-nacionais deles (que não existe); e se possível um certo nível de comando estratégico disso (que obviamente não existe nem em sonho).

      Mas eu entendo seu ponto. Essa direita caps lock que enche o saco o dia inteiro falando do Foro de SP não oferece nenhuma solução real. Inúmeras vezes tentei conversar sobre o parágrafo anterior com esses tipos sem sucesso algum. Falam por falar.

  2. Essa notícia me deixou revoltado.
    Realmente, não da pra suportar tamanho cinismo.
    Entretanto, não creio que essa tentativa de golpe será bem sucedida.
    O argumento é ridículo e facilmente desmontado.

  3. Luciano, será que não nos falta um líder? Quando vejo a direita discutindo entre si sobre o passado do Bicudo, os defeitos de Olavo, as alianças do MBL, mais os puristas, eu fico a imaginar que é preciso um líder para direcionar e intensificar os ataques ao governo, concorda?

    • Eu discordo. Se tivéssemos um líder ele já teria tido sua reputação assassinada pelos petistas da grande mídia. Nossa força está exatamente no caos organizado das redes e dos protestos e nosso modelo (des?)organizacional se provou muito melhor que os movimentos sociais pagos, hierárquicos, mofados, sessentistas de CUT, UNE, MST & etc.

      Esse tem sido nosso grande trunfo. O PT (e todos governos autocráticos) faz política na base da destruição de um inimigo. Mas eles não conseguem achar um no presente momento. Atacar Aécio e PSDB é ridículo, ninguém liga pra eles. Atacar as manifestações soa impostura, atacar os movimentos individualmente (e eles fizeram isso) é inviável pq somos muitos e com muitas pessoas.

      • Allure falou tudo, além do que um líder nunca agradaria a todos. E a sociedade deve aprender a ser mais ‘líder’ e políticos os liderados. Temos é que escolher melhor os parlamentares.

    • Existe uma tática política chamada Infowars. Só disso que precisamos no momento, líderes são facilmente ridicularizados e neutralizados, o movimento tem que ser esparso.

  4. O pedido de afastamento do augusto bardes feito pelos petistas foi a maior amostra de desespero e golpismo. Se a direita fosse estrategista mesmo reconheceria isso na hora e capitalizaria a revolta pela proposta deles

  5. Se ele tivesse adiantado o voto, e daí, ele recebeu algo tão fedido, tão podre que não conseguiu se calar, as pedaladas para o estelionato eleitoral eram visíveis, bastou se aprofundar nos fatos para não conseguir aguentar de ter que ficar fingindo não entender só para dar mais 15 dias à Dilma, e depois mais 15 e mais 15, talvez se ele tivesse se curvado e calado, como os demais, agora estaríamos vendo prorrogarem por mais 15 ou 30 dias.

    Governo podre que ainda quer perseguir os agentes públicos que demonstram isso, persegue servidores e imprensa, ou vamos esquecer da Veja, do site reaçonaria, daquela agricultora que foi humilhada e ameaçada pelo autoritário pau mandado da petista Dilma.

  6. Atenção MBL: vamos colocar em prática a CARAVANA DA DEMOCRACIA e levar milhares de manifestantes, do Brasil inteiro, para protestar em Brasília. Basta contratar ônibus de turismo e cobrar PREÇO DE CUSTO. Eu topo gastar duzentos ou trezentos reais para gritar na cara deles! É mais barato que um smartphone, gente!

    • Apoiado!
      Eu estou topando a qualquer hora este tipo de caravana! Basta o MBL ou algum outro movimento liderar. Neste momento, dinheiro é o que menos importa: Não há dinheiro que pague a nossa liberdade!

  7. O problema do lider é evidente, mas a falta de oeganização é gritante. Sem organização, estrutura e recursos aa coisas se complicam. Como dizia Napoleão: é necessário três coisas para conquistar o poder: 1. Dinheiro; 2. Dinheiro e 3. Dinheiro
    O primeiro passo é definir os objetivos como o Tea Party, depois angariar recursos e estruturar

  8. Uma das questões fundamentais é que, tanto os profissionais do direito, quanto os pilantras da esquerda, adoram controlar os outros, seja através da força do direito, seja através do direito da força, num padrão comportamental sádico-anal e num flerte eterno com o totalitarismo. O mais curioso é que ambos chamam isso de democracia.

  9. Basta Aécio Neves fazer uma declaração mais dura contra a pixulecomania dos petistas e logo aparecem os soldadinhos de Edinho Silva pra falar do aeroporto de Cláudio outra vez!

    “O aeroporto foi construído em área pertencente ao Estado. O governo de Minas Gerais desapropriou um terreno que pertenceu anteriormente a familiares do senador para a construção do aeroporto. Quando as obras foram feitas, o terreno já pertencia ao Estado.”

    https://pt-br.facebook.com/AecioNevesOficial/posts/801580359886847:0

    “O familiar de Aécio teve alguma vantagem pessoal com a construção do aeroporto?

    Não. Ele resistiu à desapropriação e não concordou com o valor estabelecido pela perícia do Estado. Ele queria receber R$ 9 milhões e o Estado ofereceu R$ 1 milhão. O processo de desapropriação foi absolutamente regular, como confirmam os pareceres de dois ex-presidentes do Supremo Tribunal Federal.”

    https://pt-br.facebook.com/AecioNevesOficial/posts/801580359886847:0

    MESMO QUE FOSSE VERDADE, o que significaria este caso diante de um Petrolão ? Por incrível que pareça, esta é a principal defesa dos petistas, hoje em dia:

    “É só nóis que rouba ?”

  10. A conta é simples de fechar: ou o povo toma o Congresso e o Palácio do Planalto e expulsa os corruPTos de lá a “pontapés”, ou o PT irá fazer esse povo sangrar até a última gota. E então, o que escolhem? Reclamar na Internet não adianta porra nenhuma! Esperar por militar fazer alguma coisa, muito menos. O poder é de vocês, tá lá na Constituição. Tomem Brasília, acampem por 1 semana em frente ao Congresso e a Dentuça cairá. Faça isso e parem de choramingar feito madalenas.

  11. Não sou do time catastrofista, mas temos que ter a consciência de que se nada for feito (leia-se os cidadãos de bem continuarem indo as ruas protestando e mantendo a pressão sobre os políticos e autoridades), a “venezuelização” do Brasil pode se concretizar. Como havia dito a prof. de Direito Penal da USP Janaina Paschoal, em sua brilhante entrevista concedida ao programa Roda Viva ao lado do jurista Hélio Bicudo (dois dos três autores do último pedido de Impeachment), os petistas não inventaram a corrupção, mas a institucionalizaram. Eles (PT) entendem que são donos do Brasil e acham que podem tudo e o que nós (cidadãos de bem) temos que mostrar com nossas ações é que eles NÃO PODEM!

  12. Ótima dica de leitura Luciano. Se me permite citarei outro trecho:
    “A apatia política disseminada é o lubrificante que ajuda qualquer regime autoritário a funcionar. E nos sistemas autoritários consideravelmente lubrificados, os regimes têm feito o possível para tornar o desinteresse na vida política uma virtude pública”

  13. Vejam este vídeo do Herivelton Moreira e notem o quão perversa é aquela história de proibir empresas de doar:

    http://www.youtube.com/watch?v=YukbzgST4ks

    Sim, vai ser permitida a doação por pessoa física sem que o CPF seja declarado. Imagine o quanto de dinheiro de origem duvidosa vai ser usado para financiar as próximas campanhas do Foro de São Paulo. Eu achei extremamente esclarecedor esse vídeo e tenho a impressão de que o porvir vai ser ainda mais nebuloso.

  14. Apenas uma pergunta: temos partido de direita? Não existe um partido sequer. Passou da hora essa quantidade de siglas de balcão serem resumidas a duas, vivemos em um regime presidencialista, e não parlamentarista.

  15. Obviamente os ministros do TCU vão ver esse ataque como um ataque contra a independência do órgão e vão estar mais motivados a votar contra o governo. Mas o que o governo quer é tempo. Se o relatório é anulado, é preciso fazer um novo e isso leva meses. Eles querem usar esse tempo para derrubar Cunha e botar o vendido Picciani no controle do blocao da Câmara.

  16. Você (como sempre) bateu em cheio na ferida Luciano!
    Para combater uma Ditadura, o que importa é a OPOSIÇÃO A ESTA e não, apenas, os resultados obtidos!
    As vezes é fácil se esquecer que cada ação que praticamos, cada palavra que proferimos contra uma Ditadura, enfraquece esta, porque, inevitavelmente, esta se propaga, como um veneno de ação lenta, enfraquecendo o sistema e seus líderes despóticos.

    E também, não custa nunca lembrar: Não existe em toda a história da humanidade uma ditadura ou regime despótico que tenha durado um século, sequer! Ditaduras são instáveis e, seus líderes terminam caindo e pagando por seus crimes de um jeito ou de outro. Devemos sempre nos lembrar disso!

    PS: E, mais uma vez, muito obrigado por este seu “trabalho de formiguinha”, Luciano!

  17. É surreal até onde pode chegar a mendacidade dessa gente.
    Depois de tudo que fizeram ainda conseguem simular esses ímpetos de profunda observância das normas e leis, como se todo mundo fosse imbecil e não soubesse que a tentativa de afastar o Augusto Nardes é um ato de desespero do bandido que foi apanhado em flagrante.
    Ademais, ele deu uma declaração sobre isso:

    — A matéria já está sendo discutida há muito tempo e já houve dois julgamentos, tanto o processo original das “pedaladas” fiscais quanto a primeira parte do processo das contas. Não antecipei o voto.

    http://oglobo.globo.com/brasil/nao-antecipei-voto-diz-relator-das-contas-de-dilma-no-tcu-17686453

  18. Não temos oposição, o PSDB nasceu do MDB. Aécio, Serra, Alkmim não são lideres para o momento grave da politica brasileira, como este que estamos vivendo. Que saudade do Carlos Lacerda!

  19. Chegou o momento que o povo precisa fazer a diferença.
    Convoquemos as lideranças, o MBL, o VPR, o ROL, o PSDB, DEM, Bolsonaro, Caiado, Aecio, Van Haten, Ayan, Olavo, Constantino, Azevedo, Antagonistas, Puggina, Moura Brasil.
    Convoquemos as categorias, os médicos, dentistas, engenheiros, advogados.
    Convoquemos os cidadãos de bem, as mulheres, os negros, os religiosos, os brancos, os ateus.
    Vamos todos pra Brasília essa quarta.
    Eu largo tudo e vou.
    Vamos parar o Brasil ou vamos ficar de quatro?

  20. Lula acusa Hélio Bicudo de calúnia, mas avisa que não irá processá-lo. E aqui ficamos nos perguntando: revolta de fato do ex-presidente ou mais uma encenação de aparente briga entre membros do Foro de São Paulo para que as pessoas achem que não há coesão dentro de uma entidade cujos membros dão passos que na prática vemos serem extremamente coordenados?

  21. Vocẽ pode achar que é uma onda irracional de otimismo, vindo de minha parte, mas veja:

    – Se Eduardo Cunha Cair: eu não enchergo a possibilidade de algum membro do pt assumir. No entanto, imagina se o Carlos Sampaio consegue se eleger (mesmo que em segundo turno)?

    – Há muitos que defendem a extinção do pt, mas eu discordo, ao menos do ponto de vista estratégico. O projeto pt está muito desgastado. Se o pt acabar, todos os politicos vão continuar por ai, mas sem precisar carregar nas costas esse nome imundo. haveria portanto a chanse de que algum partido como o psol ocupasse seu posto, o que seria muito pior. Com o pt, a esquerda fica mais segmentada e fragilizada, ao menos moralmente. Com votos impressos (tomare que a situação mude) não haveria mais possibilidade de fraude.

  22. É real, no site do Antagonista que leio todos os dias assim como o seu, o derrotismo tem aparecido regularmente.Penso que esses derrotistas, são pessoas que também apresentam no cotidiano de suas vidas, a mesma desesperança, não visualizando um caminho para a reação como empregado, pai e marido quando surge uma intempérie. Da mesma forma não se enxergam inseridos na sociedade e entendem que nada podem fazer pois estão sós e fracos. Ao não buscar caminhos que os tirem do sistema vegetativo que vivem fragilizam a reação em bloco e a cada restrição imposta se sentem novamente fracos e sem rumo verbalizando a derrota como a ultima e final. A discussão sobre política é ainda algo muito recente para a maioria dos Brasileiros, sem falar em conhecer do que as esquerdas são capazes, dos discursos falaciosos, das benesses do tipo bumerangue que “oferecem de graça”, da doutrinação educacional em todos os níveis, da destruição de valores e por fim do uso da estrutura de governo para assaltar e dominar o estado e suas instituições.O importante é que a cada dia mais gente desse grupo negativo, está sendo libertado da letargia e se somando aos batalhadores todos que não se deixam abater por batalhas mal sucedidas.Vai levar ainda algum tempo para que tenhamos mais organização, mais lideranças e mais efetividade e nisso você Luciano Ayan tem tido um papel fundamental em manter seu site ativo com textos diretos, claros e educativos para quem o leia tenha sempre uma revisão da ação tomada ou a tomar. Como um grãozinho que batalha nessa trincheira diariamente, envio o meu muito obrigado.

Deixe uma resposta