O delírio de alguns republicanos no ataque a Eduardo Cunha

33
78

cunha

Alguns republicanos, em especial do bom site O Antagonista, estão me surpreendendo diariamente, e negativamente, pelos ataques contínuos a Eduardo Cunha. Marcelo Madureira, seguindo a mesma linha, racionaliza dizendo: “Se a nossa última esperança for o Eduardo Cunha, é porque estamos definitivamente fo…, quer dizer, ferrados”. Isto é, enquanto o PT tem Cunha como um inimigo, alguns republicanos também. O PT sabe o que faz. Esses republicanos não.

O grande drama que se presencia aí pode se explicar na incapacidade de pensar em termos de hierarquia de valores, a qual consiste em entender que os valores se apresentam em graus de importância de acordo com o contexto. Isto não significa um endosso de imoralidades, mas em escolhas sempre com foco em atacar o que for menos moral e, com isso, compreender de fato seu papel na luta contra o que é efetivamente imoral. Observe que não estou propondo que isso deve servir para inocentar Cunha, mas deveria sê-lo para fazer algumas pessoas pensarem se vale a pena gastar tanto esforço atacando-o apenas para se exibir (talvez para petistas, aguardando que eles lhe joguem um osso) como alguém que “denuncia os dois lados”. Sim, pode até denunciar, mas em uma simples análise com base em uma hierarquia de valores, isso talvez devesse ser motivo de vergonha.

Acontece o óbvio: o maquinário humano (sangue, células, estruturas neuronais, ossos, etc.), entendido sob as leis da física, se traduz em entidades com potencial energético limitado. Enfim, não podemos fazer todas as denúncias do mundo, não podemos fazer todos os ataques do mundo, não podemos fazer todas as propagandas do mundo e daí por diante. Quer dizer, se eu conseguir, em meu limite, escrever 10.000 linhas por dia, então se eu escolher utilizar 2.000 dessas linhas para atacar (x), me restarão outras 8.000 para atacar (y). É uma escolha.

Para resolver este outro problema moral, criou-se a noção de retórica jurídica, conforme defende Chaim Perelman, onde nós aprendemos que na ótica da política, não há uma argumentação em busca do consenso universal. Em vez disso, temos conjuntos de advogados de causas específicas. E os argumentadores, então, atuariam como advogados, não juízes, nestas causas. A tentativa de se pensar como um juiz se traduz em esforço jogado na direção de lugar algum e, em alguns casos, em erros gravíssimos de hierarquização de valores. Isto não implica mentir, mas priorizar suas ações. (Obviamente, se alguém quiser mentir, espera-se que seus oponentes façam papéis de advogados em acusação contra o mentiroso. E é assim que essa espiral gira.)

A partir do momento em que republicanos assumem a posição de advogados de acusação de Eduardo Cunha, queiram ou não estão atuando em favor do PT. E, novamente, isto pode ser dito de uma perspectiva de acusação ao PT, sem nem mesmo precisarmos assumir a defesa de Cunha.

Querem ver? Então vamos lá.

É absurdo acreditar, no nível de fé cega, em funcionários de Dilma. Rodrigo Janot é um deles. As informações até agora trazidas surgem por parte de requisições feitas por essa gente. Ao mesmo tempo, investigações sobre petistas andam no passo de tartaruga. A suspeita deveria ser redobrada. Daí surgem as notícias sobre as contas de Cunha na Suíça. Mas dia desses falou-se sobre contas de empresas, das quais ele era apenas um beneficiário. Cadê as contas? Cadê os extratos? Até agora não vimos nada. Ou seja, como podemos condenar Eduardo Cunha com base em informações que até agora não foram validadas? Decerto são acusações fortes que, se provadas, podem complicá-lo. Mas ele nega. Logo, queremos ver as evidências. Enfim, hoje Cunha é um problema de quem o acusa. Que esses acusadores tragam as provas que tem em mãos, e as exibam ao público para avaliarmos.

Onde se viu alguma defesa de Cunha acima? Em lugar algum. Só há suspeitas sobre seus acusadores e os que alegam contra ele. Se surgirem as provas, eu me disponho a bater palmas. Espero que isso sirva de motivação para os acusadores.

Seja lá como for, melhor transformar a brincadeira em algo mais divertido e exigir evidências desses que querem fazer papel de “coluna do meio”. Peçam os extratos, os números de conta e daí por diante. Nada de frasezinhas de efeito. Se querem ser petistas de segunda mão, que ao menos paguem um pouco do preço.

Anúncios

33 COMMENTS

  1. Aquele site antagonista eh dirigido por um ex funcionário do pt, e mais um outro esquerdista. Não entendo como as pessoas de bem não percebem que eles são marxistas que ate a pouco defendiam o janot com tanta fe cega e estranheza a ponto de ofender abertamente alguns comentaristas que la acessavam, estes em busca de outras opiniões e não em busca de noticias, pois elas sempre vem reduzidas ao mínimo e fatiadas ao máximo em busca de mais acessos e consequentemente algum possível patrocinador desavisado. Alias vale dizer que o feed de noticias do google eh mais rápido e completo do que a quase copia que esses supostos antagonistas la postam sem mencionar a fonte.
    Não caiam nessa arapuca! La tentam manobrar as informações e verdade em beneficio próprio. Daqui a algum tempo os mais “lerdos” irão perceber a real natureza daquele local dirigido por comunistas.
    Ofendem quase que diariamente seus desafetos (Reinaldo Azevedo, Eduardo Cunha e outros) se utilizando de vários supostos usuários que na verdade são eles mesmos, tentando inflar e direcionar a opinião dos mais incautos.
    Não precisam acreditar no que escrevo, apenas prestem mais atenção aos fatos estranhos que la acontecem.

    • Diogo Mainardi disse em uma reunião de pauta que se um empreiteiro preso ajudasse a derrubar Dilma com uma delação premiada, ele colocaria uma estátua do sujeito na sala! A ajuda do criminoso confesso é válida, mas a de Eduardo Cunha deve ser rejeitada! Não faz sentido!

  2. Eles estão se comportando igualzinho a esquerda histérica:”5 milhões, 5 milhões, 5 milhões” e quando perguntamos “Mas e o rombo de bilhões na petrobrás para financiar ditaduras?” eles nos xingam. Nunca vi a esquerda conseguir tantas vitórias em apenas uma semana…

  3. Eles não vão mudar a postura, porque eles fazem uma crítica unicamente baseada na moralidade pública, é tosco mas é o que eles fazem, se um político desvia um caminhão de dinheiro para regojizo próprio e outro desvia a mesma quantia para construir uma ditadura para eles, ambos são iguais. PS: O que vc achou da demissão do Constantino, mudança na linha editorial da Veja?

  4. eh preciso raciocinar.
    a declaracao de bens de Cunha foi divulgada.
    uma declaracao mentirosa.
    Cunha tb mentiu quando disse nao ter contas na Suica, algo desmentido pelo governo Suico.
    posso nao acreditar em Janot, mas acredito no governo Suico.
    Cunha realmente tem as contas, como beneficiario. provavelmente sao contas de empresas offshore, as quais Cunha tem o poder de administrar.
    nao adianta, Luciano, vc sabe e todos sabemos, Cunha eh um corrupto de marca maior.
    ele nao quer a saida ao estilo de Jefferson. quer continuar como politico.
    para isso, a melhor opcao de Cunha eh manter o PT no poder pelo maximo de tempo possivel.
    mesmo que seja em guerra.
    a guerra eh melhor para Cunha do que seu desfecho.

    • eh preciso raciocinar.
      Então vamos raciocinar juntos.
      a declaracao de bens de Cunha foi divulgada. uma declaracao mentirosa.
      Aponte em mais detalhes.
      Cunha tb mentiu quando disse nao ter contas na Suica, algo desmentido pelo governo Suico.
      As investigações estão em andamento. Nada impede que alguém crie conta em nome de terceiros.
      posso nao acreditar em Janot, mas acredito no governo Suico.
      Mas ainda assim podemos suspeitar de alguém que tenha criado contas em nome de outro. É por isso que temos que investigar.
      Cunha realmente tem as contas, como beneficiario. provavelmente sao contas de empresas offshore, as quais Cunha tem o poder de administrar.
      É exatamente por isso que quero ver aonde isso vai terminar. Ainda tem algo que não está cheirando bem…
      nao adianta, Luciano, vc sabe e todos sabemos, Cunha eh um corrupto de marca maior.
      No dia em que as provas forem validadas, obviamente concordarei. Mas ainda temos várias suspeitas aí.
      ele nao quer a saida ao estilo de Jefferson. quer continuar como politico. para isso, a melhor opcao de Cunha eh manter o PT no poder pelo maximo de tempo possivel. mesmo que seja em guerra. a guerra eh melhor para Cunha do que seu desfecho.
      Pode ser. Mas o que provaria ou desprovaria esta tese?

      • da uma sacada na declaracao de Cunha, Luciano. nao engana ninguem.
        patrimonio de algo proximo a 1,5 milhao, 21 mil reais em uma conta.
        algo bem condizente com o salario de um deputado, mas sabemos que nao ha deputados com tao pouco. o sistema eh todo feito assim, as declaracoes dos bens eh uma farsa.
        veja o caso de Feliciano, em que sua mansao vale menos que a sala comercial ao lado de sua casa.
        minha tese eh apenas minha propria elocubracao, somente o tempo pode provar, mas mesmo assim eh subjetiva. Cunha nunca iria admitir seus pensamentos de forma publica.
        mas sabemos uma coisa, e isso vc nao pode negar: Cunha tem muitas informacoes sobre as falcatruas na Petrobras e outras mais, como no caso Telerj. pq ele ainda nao as denunciou?

      • Eu deixei de acreditar na sinceridade de propósitos do Antagonista. Atacaram o R. A. demonstrando que não sabem ler o que ele escreve. Coisa digna de um universitário aluno de letras na USP, semi alfabetizado. começaram a cortar comentários baseado em palavras chave, enquanto permitiam que outros usassem baixo calão e ofensa pessoal nos comentários. Minha opinião é que, independente da competência e conhecimento de fontes jornalísticas interessantes, o objetivo maior deles é faturar, a partir da criação de um público iludido, que valoriza seu espaço e obviamente o prêço da publicidade. Continuo preferindo o R.A. apesar de seu ego inflado. É mais coerente e intelectualmente centrado. Um escreve textos “jogo rápido”, para pessoas que assim como o Lula, não conseguem se dedicar à leitura com muito afinco. O outro escreve textos mais elaborados e longos para quem sabe ler, interpretar e formar opinião própria. É interessante dar uma olhada no que escrevem, mas não estão na minha lista de preferidos.

  5. Mandou muito bem. Conheço um monte de gente que fala mal do Cunha por puro reflexo. Aí você pergunta, mas porque você não gosta dele? Ah, o cara é um babaca, um filha das puta! Beleza de argumento.
    Aguardem os boletos das tais contas da Suíça antes de bancarem os virtuosos. Cunha faz uma oposição republicana e dentro da lei à uma terrorista semianalfabeta que temos a desgraça de ter como governante suprema do eterno país do futuro. Sem políticos como Cunha, com COJONES de enfrentar a tirania e seus adoradores, não temos futuro algum.
    .
    E isso tudo vale MESMO que ele venha a ser condenado. Eu ainda estou aguardando as provas. Contra Dilma e Lula há TONELADAS de evidências. E aí?

    • Só que Cunha é um contra um procurador e uma mídia televisiva poderosa que toma partido, apesar de fingir imparcialidade, e o partido da mídia o governo petista, que tem como arma bilhões em propaganda midiática, e que só aumenta nesses tempos. Já o procurador… não sei o interesse, mas está claro que tem.
      É bom estar atento que foi na base da pancada que o governo petralha conseguiu dobrar muitos, ele bate e oferece a mão grande depois.

    • Um ‘gerente’ de banco ajudar fazer isso para proteger clientes bilionários, acredito que também seria possível. Quantos bilhões em nome de petistas pode estar em bancos suíços? Cunha não seria louco de dizer isso nem se fosse verdade, seria a palavra dele contra um banco gigante, seria ridicularizado com alguns alegando que ninguém gastaria 5 milhões para prejudicar outra pessoa. Mas, se está em jogo impedir a descoberta de bilhões por meio da continuidade no poder + mais as vantagens dessa continuidade, não seria de duvidar que petistas conseguissem tal façanha. Já alguns petistas, seriam capazes até de mentir serem vítimas de uma conspiração assim, mesmo não sendo, claro.

  6. Luciano, a nova moda de ataques republicanos é ao Rodrigo COnstantino. Não gosto muito dele, pois acho que é mais conservador do que liberal (embora seja “liberal” o que esteja escrito em seu blog). Entretanto, tenho visto muitos liberais criticando ele agora que foi demitido. Quando argumentei que não gostava de muitas ideias dele, mas concordava com alguns textos assertivos dele sobre a esquerda beneficiária, alguns liberais alegam que o problema é essa conspiração dele com a esquerda.

    Liberais: maioria das vezes, idealistas demais.
    Conservadores: maioria das vezes, paranoicos demais.

    Por hora, acho que o MBL é a maior esperança da Direita: assertivo, liberal e eles leem seu blog, haha.

  7. O Diogo e o Mario são frutos da Veja, e a Veja tem na redação, desde sempre, forte influência da esquerda européia social democrata. Não a toa Veja adora aplaudir qualquer coisa que FHC fale (ainda que seja uma completa imbecilidade). Por isso essa necessidade de se fazerem de bom moço e atacar todos os lados.
    A fé cega em Janot ou na Operação Lava Jato como um todo também é um indicativo sintomático de como eles acham que a estrutura estatal pode resolver os próprios problemas que ela criou.
    Eles não são liberais clássicos, muito menos conservadores. Se você assistir as reuniões de pauta, dá para captar o que eles acham sobre temas como desigualdade, imposto progressivo, wellfare state e etc. Vão criticar o Brasil mas vão idolatrar a Europa social-democrata até não poderem mais (talvez por isso um deles viva na Italia e o outro está frequentemente em Paris).

  8. É aquilo que já falei em outro post: O mal menor versus um mal maior.#Bonhoeffer

    Cunha, nem de longe,é o ideal de líder que eu gostaria. Mas é infinitamente melhor do o PT. Então, se para tirar o PT eu tiver que apoiar, Cunha, que seja.

    Assim que o PT cair e – por exemplo – Cunha assumir, aí eu começo a bater nele e apoiar aquele que for mais próximo do líder que eu acho o ideal.

  9. APENAS TRES POLÍTICOS TIVERAM CORAGEM DE PEITAR LULA E O PT.
    O PRIMEIRO E O SEGUNDO FORAM RESPECTIVAMENTE CELSO DANIEL E EDUARDO CAMPOS … E JA CONHECEMOS OS DESFECHOS DESSES DOIS.
    O TERCEIRO É EDUARDO CUNHA E ESTÁ PAGANDO O PREÇO DA REBELDIA, NÃO DEVEMOS SCRIFICAR NEM DEMONIZAR CUNHA POIS É O ÚNICO CAPAZ DE TIRAR ESSA DESGRAÇAS PETRALHAS DO PODER. CULPADO OU NÃO ELE É O CARA!

  10. Se era apenas os extratos que você estava esperando, parece que eles já chegaram. Mas eu acho que, antes de começar a bater palmas, você deveria exigir, também, o cartão de autógrafos da conta e a cópia de algum cheque assinado pelo Eduardo Cunha.

  11. O Antagonista pediu a renúncia de Eduardo Cunha. Os petistas também pedem!

    http://www.oantagonista.com/posts/renuncie-cunha

    Para expulsar Dilma do Palácio do Planalto e acabar com o PT, aceitamos de bom grado a ajuda de empreiteiros presos, que confessam seus inúmeros crimes em delações premiadas. Portanto, não faz sentido rejeitar a colaboração de Eduardo Cunha. Ele está solto e nega todas as acusações. Repetindo: os empreiteiros estão presos e confessam!

    • As provas no momento são só palavras do Globo e Janot. Isso é verdade.
      Mas tem uma diferença entre apoio de um delator e de Cunha. Os delatores estão pagando e a colaboração deles foi entregar o que sabem e que seja verdadeiro, no momento, Cunha é apenas uma ‘arma’ política da oposição, ele não colaborou contando fatos para esclarecer a corrupção. Mas não podemos ignorar que ele é uma arma contra o partido que mais pratica e continuará praticando a corrupção, partido que tentará melar investigações, um problema que surge, se Cunha for corrupto, ele tentará o mesmo que o PT, livrar ‘os seus’ de serem punidos, mas nunca o fará com tanta eficácia quanto o PT.

  12. O que venho percebendo é que os jornalistas e colunistas de centro esquerda, social democratas, são os principais a caírem no truque de ficar perdendo tempo com ataques a Eduardo Cunha e colocando os R$ 5 milhões dele no mesmo patamar dos R$ 2,3 trilhões do PT. Sem falar que Cunha não defende um projeto de poder totalitário encabeçado pelo Foro de SP.
    Acho que aí está o problema: Seja por ingenuidade ou uma tentativa de tirar o PT salvando o resto da esquerda (Cunha é um inimigo das esquerdas), esses jornalistas ou não percebem a diferença enorme entre a gravidade dos crimes de Cunha e os do PT ou estão fazendo vista grossa.

    Luciano, se ver essa mensagem, estou precisando do link de um artigo que vc escreveu meses atrás sobre como adestrar um político, sabendo pressionar e elogiar quando ele faz algo que atenda nossos interesses. Procurei e não consegui achar.
    Desde já agradeço.

  13. Luciano,

    Este comportamento é típico de românticos e só ajuda o adversário. Além do mais, esquecem que, numa guerra, o tempo é variável determinante do resultado final. Os ataques, além de minar a força política do deputado, têm o efeito de “desviar o foco” (atraso na percepção) e criar condições diversas para protelar iniciativas (atraso na execução). As ações contra o Cunha (Min. Justiça – Suíça – PGR – vazamentos – comissão de deputados – pedido do PSOL ao STF com base na Lei de Acesso – deferimento do pedido do PSOL pelo Barroso), pela rapidez e coordenação, são golpes fulminantes planejados nos mínimos detalhes para: 1) desviar o foco (imprensa, políticos, sociedade) do julgamento TCU e seus desdobramentos, e; 2) colocar na pauta a cassação de Eduardo Cunha.

    Pela importância, sugiro um post genérico sobre a importância do ‘timing’ na guerra política.

Deixe uma resposta