Pizzaiolo Janot empurra com a barriga (mais uma vez) investigação sobre Renan

6
86

rodrigo_janot-634923

 

Renan Calheiros pretende dar um golpe ao segurar a votação da LDO. Seu objetivo, com isso, é evitar que aconteça o recesso da Câmara. Há de se perguntar: como alguém pode descer tanto de nível? Na notícia “Procuradoria pede mais prazo para investigar Renan e outros sete”, da Folha, encontramos uma boa parte da resposta:

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou ao STF (Supremo Tribunal Federal) pedido de prorrogação de inquéritos que investigam a ligação do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-RJ), e mais sete congressistas com o esquema de corrupção da Petrobras.

Essa é a quarta extensão requisitada pela Procuradoria nesses casos, que começaram a ser apurados em março. Com isso, as apurações devem se estender até fevereiro.

Ao todo, Renan é alvo de cinco inquéritos que investigam sua suposta participação nos desvios da estatal. Cada um investiga um fato diferente. Há suspeita de que o peemedebista tenha sido beneficiado com pagamento de propina de contratos de navio-sonda e ainda recursos da Transpetro. O deputado Aníbal Gomes (PMDB-CE), apontado como intermediário de Renan no esquema, também é alvo no Supremo.

Os pedidos serão analisados pelo ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo.

Janot quer ainda mais prazo para investigar os senadores Gleisi Hoffmann (PT-PR), Valdir Raupp (PMDB-RO), Humberto Costa (PT-PE), Edison Lobão (PMDB-MA), Lindbergh Farias (PT-RJ), além do deputado José Mentor (PT-SP) e do ex-deputado João Pizzolatti (PP-SC).

Teori já ampliou as investigações de outro inquérito envolvendo o senador Edison Lobão, o senador Fernando Bezerra (PSB-PE), e os deputados Simão Sessim (PP-RJ), José Otávio Germano (PP-RS) e Dudu da Fonte (PP-PE).

Ao todo, o Supremo investiga 68 pessoas, sendo 14 senadores, 23 deputados, o ministro de Estado Edinho Silva (Comunicação) e o ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) Raimundo Carreiro por suspeita de ligação com a Lava Jato.

É óbvio que ele está enrolando, e até a data do término da investigação é uma barganha, combinando com a data do fim do impeachment.

Aliás, que diferença entre a agilidade com que se investigou Cunha com o passo de tartaruga manca com que se investiga Renan, não?

Este atraso tem cheiro de um preço: fazer com que Renan dê todos os golpes possíveis para livrar Dilma de impeachment. E, enquanto isso, a oposição assiste, feito um bando de mortos, os governistas rotularem Cunha de “chantagista”.

Aí fica difícil. Com o governo agindo de modo a merecer todos os rótulos mais cavernosos possíveis, mas não recebendo nenhum, e ainda por cima rotulando sem economia Cunha e os opositores, parece que estamos assistindo a uma versão mais radical do processo de desconstrução que o PT fez nas eleições de 2014 contra Marina e, depois, Aécio. E novamente o PT está ganhando a guerra das narrativas não por estar dos lado dos fatos, mas por falar politicamente e sem “gugudadá”.

Se a oposição realmente decidir agir como oposição, entrará com uma ação no STF imediatamente pelo uso do cargo de PGR, por Janot, para fazer chantagem em troca do recesso de Renan. Será que os oposicionistas agirão, enfim, como adultos politicamente?

Anúncios

6 COMMENTS

  1. Essa frase foi escrita quando Lênin tinha 8 anos de idade

    “Quando, por um lado, o socialismo tiver destruído o que deve destruir por si, isto é, o exército permanente pela guerra civil, a propriedade pelas confiscações, a família pelos costumes e pelas leis; e quando, por outro lado o despotismo moscovita tiver crescido e se tiver fortalecido como deve fortificar-se e crescer por si, então o despotismo vai absorver o socialismo e o socialismo será encarnado pelo Czar; estas duas aterrorizantes criações do gênio do mal completar-se-ão uma pela outra.” Louis Veuillot (final do século XIX)

  2. O comportamento do Procurador Geral é, sem sombra de dúvida, o mais reprovável de todos, desde o início da Lava Jato. É uma vergonha para o Ministério Público o uso político que o Sr. Rodrigo Janot faz do cargo.

  3. O PIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER VER!QUALQUER BRASILEIRO COM MÍNIMO DE 2 NEURONIOS FUNCIONANDO ,SABE QUE HOJE EM DIA NÃO EXISTE OPOSIÇÃO VERDADEIRA NO BRASIL!MAS O BLA BLA BLA CONTINUA EM FRENTE.

  4. Esse velho que tem cara de personagem de comédia besteirol ruim é a favor da licença para menores matarem e estuprarem.

    Que que a oposição tá fazendo que ainda não derrubou esse lixo?

  5. Pede-se prorrogação do inquérito quando não há elementos para uma denúncia e um processo formal. É obvio que o inquérito ainda não reuniu provas mais fortes (documentais) contra Renan por isso a prorrogação é absolutamente normal. Se ela tem uma implicação política, paciência, a opção seria denunciar agora só com a palavra de um delator e depois ver Renan ser absolvido para sempre por falta de provas.

Deixe uma resposta