O PT é favorito para as eleições de 2018. E o que fazer quanto a isso?

35
87

O Antagonista lembra duas previsões de Fernando Limongi, professor da USP, entrevistado pelo Estadão: “Para 2018, a chance de o PT ganhar a Presidência é zero. Na eleição de 2016, para prefeito, o PT não vai eleger nem síndico no prédio do Lula”.

O Antagonista concorda com Limongi. Eu discordo.

O PT é o favorito para as eleições de 2018, mas não para as de 2016 – o impacto agora é muito grande e neste ano eles estarão mais preocupados em se safar do impeachment. Isso não significa que eles vão ganhar, mas que são os favoritos, exatamente por isso teremos que nos preparar e aumentar a pressão.

O PT tem o controle bolivariano de campanhas, a BLOSTA, a mídia comprada, a Lei Rouanet e, mais do que tudo, é o único partido a jogar o jogo político. Se no fim das contas as coisas complicarem tanto que nem a conjunção de ditadura sutil e jogo político servirem, eles vão investir em linhas auxiliares, como Raiz, Rede, PSOL e PSB, transferindo para estas linhas seus arquitetos políticos, os únicos com agilidade mental para a guerra política no momento.

Ainda alguns podem dizer que “o PT está em baixa nas pesquisas”. Mas na hora do combate no primeiro e no segundo turno eles vão começar a a atacar o adversário, desconstruindo-o, aumentando a cada semana cerca de quatro percentuais o nível de rejeição do oponente enquanto este nem conseguirá perceber a chuva de rotulagens lançada sobre sua cabeça, talvez até acreditando no mito de que “na política, quem ataca se dá mal”. Foi assim com Marina, com Aécio e agora com Cunha, assim como será com Temer. No jogo político, só um lado joga neste momento: o da extrema-esquerda.

Se nós tomarmos a decisão de criarmos uma linha de frente de formadores de opinião que exijam de outros formadores de opinião e políticos a aplicação de técnicas do jogo político, do uso de desconstruções, de uma metodologia de pressão política, do aumento de tom, da rotulagem incessante, do apelo ao coração, da polarização e daí por diante, aí sim podemos tirar o favoritismo do PT.

Portanto, há muito trabalho pela frente.

Advertisements
Anúncios

35 COMMENTS

  1. Concordo totalmente.
    Eu só falo que o PT está acabado quando, de fato, ESTIVER. Até lá, ele ainda está no governo de um país e cercado de militantes pagos e tudo mais que você citou.

    • PT não vai acabar, isto é infelizmente um sonho. Se pensar: acabamos com o PT. E o PSOL, Rede, PC do B e por aí vai. O partido pode cair, as figuras e a ideologia serão as mesmas, porém com um agravante: o ódio terá aumentado e muito.

  2. V está certo. Adiciono que devem ser desconstruídas as imagens de Maduro e Evo Morales para assegurar o afastamento do PT, NA MEDIDA EM QUE ELES TÊM RECORRENTEMENTE AMEAÇADO O PAÍS COM OS COSTUMEIROS FRAMINGS DE GOLPE LEGISLATIVO. Lembrar que Maduro sugeriu golpear o impeachment de Lugo.

  3. Ayan, não sei se viste o tratamento pilantra dado à extinção dos sovietes da mídia argentinos por Macri:

    https://www.brasil247.com/pt/247/mundo/210938/Macri-interv%C3%A9m-em-ag%C3%AAncias-da-Ley-de-Medios.htm
    http://www.brasil247.com/pt/247/mundo/211521/Justi%C3%A7a-anula-interven%C3%A7%C3%A3o-de-Macri-na-Lei-de-Meios.htm

    O truque consiste, basicamente, em fingir que Macri extinguiu os mandatos por meio de Decreto, quando na verdade o fez pelo equivalente argentino à Medida Provisória. A diferença é que um Decreto é, em suma, ato do Executivo, que tem por escopo expedir normas à Administração Federal (no caso do Presidente) e regulamentar leis (em ambos os casos, seu conteúdo não poderá transgredi-las, sob pena de inconstitucionalidade), enquanto a Medida Provisória possui força de lei, ou seja, pode inovar no ordenamento jurídico. Por esta razão, a MP deve ser referendada pelo Congresso, e somente pode ser emitida em caso de necessidade e urgência e em matérias específicas, nos termos do art. 62 (“Em caso de relevância e urgência, o Presidente da República poderá adotar medidas provisórias, com força de lei, devendo submetê-las de imediato ao Congresso Nacional”), seus parágrafos e incisos (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm).

    O ato utilizado por Macri chama-se Decreto de Necessidad y Urgencia, e está previsto nestes termos (http://infoleg.mecon.gov.ar/infolegInternet/anexos/0-4999/804/norma.htm):

    “Artículo 99.- El Presidente de la Nación tiene las siguientes atribuciones:

    3. Participa de la formación de las leyes con arreglo a la Constitución, las promulga y hace publicar.

    El Poder Ejecutivo no podrá en ningún caso bajo pena de nulidad absoluta e insanable, emitir disposiciones de carácter legislativo.

    Solamente cuando circunstancias excepcionales hicieran imposible seguir los trámites ordinarios previstos por esta Constitución para la sanción de las leyes, y no se trate de normas que regulen materia penal, tributaria, electoral o de régimen de los partidos políticos, podrá dictar decretos por razones de necesidad y urgencia, los que serán decididos en acuerdo general de ministros que deberán refrendarlos, conjuntamente con el jefe de gabinete de ministros.

    El jefe de gabinete de ministros personalmente y dentro de los diez días someterá la medida a consideración de la Comisión Bicameral Permanente, cuya composición deberá respetar la proporción de las representaciones políticas de cada Cámara. Esta comisión elevará su despacho en un plazo de diez días al plenario de cada Cámara para su expreso tratamiento, el que de inmediato considerarán las Cámaras. Una ley especial sancionada con la mayoría absoluta de la totalidad de los miembros de cada Cámara regulará el trámite y los alcances de la intervención del Congreso.

    Por mais que esta seja uma medida excepcional, e que deve ser usada com cautela para que não haja usurpação do poder legiferante do Congresso, não há violação aqui. Os governos bolivarianos do PT, por sua vez, são os campeões das MPs, veja-se alguns exemplos: http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/dilma-decide-editar-medida-provisoria-com-perseguicao-inconstitucional-a-caminhoneiros/, http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/dilma-decide-editar-medida-provisoria-com-perseguicao-inconstitucional-a-caminhoneiros/, http://g1.globo.com/politica/noticia/2011/12/dilma-conclui-primeiro-ano-com-menos-medidas-provisorias-que-lula.html. A blosta, portanto, cinicamente finge que uma medida provisória é um decreto para rotular Macri de autoritário, ao mesmo tempo em que não dá um pio às torrentes de MPs emitidas pelos desgovernos bolivarianos.

      • Sou nordestino, conheço de perto vários cidadãos que vivem no sertão da região, e já presenciei inúmeras vezes esse fato, Luciano, mas…Mas em política, inocência demasiada é o suporte da calamidade…Mais ainda, eu arriscaria, ela é a sua voz anunciadora, a base sonora que embala o empossamento dos “conquistadores”!! Enquanto isso, os ingênuos e os “simples” são os primeiros a se alistar, com todo ardor febril, nas filas da guarda pretoriana do seu idolatrado benfeitor . Eis quando a inocência, a “simplicidade”, e a “bondade”, acabam por destruir uma nação. A famosa cordialidade do brasileiro, somado ao seu fanático amor ao lúdico, estão nos aniquilando por inteiro. Uma bem calculada união de estratégias vindas de certos grupos organizados, bem como a atuação corajosa de um ou outro funcionário do judiciário, podem até expulsar o PT e seus carrapatos da administração brasileira. Mas para isso não contem com o povo, ou com o “povão”, porque eles não vão se desfazes facilmente da tirânica imagem afetiva que os atrela a essa gente. É uma pena, mas é assim.

  4. Tive essa mesma impressão hoje de manhã quando li essa notícia. Esses cientistas políticos estão falando de que país? Acrescentando tudo que foi colocado; temos que os principais adversários do PT devem ser em 2018 os candidatos do PSDB, que lideram apenas em termos de arrogância em achar que pela crise atual; o PT está no fundo do poço.

  5. Consideração esta ERRADA!
    Pois parte do principio que PT é favorito, sim, mas qual candidato?
    O PT não é candidato, de qual candidato você fala?
    Não apresentou!
    Ja pensou que em 2018 LULA pode estar preso e Pt extinto ?
    por isso concluo INEFICIENTE estas conclusões acima

    • Raciocínio um pouco simplista e por isso perigoso. A prisão do Lula é uma possibilidade. Deixar de agir de forma a mitigar os riscos de perder as eleições em 2018 baseado na não participação do Lula é insano. Muito melhor pecar por excesso e ter que enfrentar um Jacques Wagner do que não fazer nada e se deparar com o Lula e sua legião de fanáticos que votarão nele mesmo que ele apareça em um vídeo matando uma mulher negra lésbica. Não consigo enxergar a extinção do PT até 2018. É possível uma desmoralização se trabalharmos pesado seguindo as dicas do próprio texto que você desconsiderou.

  6. Cara se tiver mente aberta pra poder escolher eu quero o melhor pro meu Pais prefiro votar em que deu o maior crescimento para o Pais ! e nao ficar com presidentes escondendo a farça de uma politica que rouba e se esconde atraves da midia ! eu acredito que todos deste site ja devem estar com o tucano como presidente ! eu de verdade prefiro esperar !

  7. A direita é tão burra, tão burra que em minha cidade acha o máximo apoiar um pedetista e ex-secretário do Pezão para tirar o petista da prefeitura.
    Vai quebrar a cara de um ou de outro jeito.

  8. O PT só ganhou em 2014 porque fraudou as urnas eletrônicas controladas pelo TSE, controlado por Toffoli. O PT só ganhará em 2018 se continuar essa pilantragem das urnas eletrônicas. Enquanto existir urna eletrônica sem possibilidade de recontagem ou conferência, com TSE aparelhado, o PT ganhará todas.
    O resto é conversa fiada.

      • Concordo plenamente que em termos de campanha, o PT dá de dez nos trouxas politicamente corretos do PSDB, e isso vem desde os tempos de Lula X Serra.
        Mas esta última eleição não foi vencida pela melhor propaganda, porque tirando os clientes do bolsa família, ninguém mais aguentava o PT, como não aguenta agora. Se hoje 90 por cento desaprovam Dilma, há um ano esse número não era muito diferente. O que houve foi fraude dos institutos de pesquisa comprados e das urnas eletrônicas. Não há campanha que seja capaz de reverter a antipatia e até o ódio que a maioria do povo nutre por esse partido das Trevas.

    • Carlos, a coisa é mais complexa do que isso. Primeiro, veja o seguinte texto:

      15 EVIDÊNCIAS DE ILICITUDE NA CAMPANHA PRESIDENCIAL DE 2014

      01. O TSE foi aparelhado, pois seu presidente foi advogado fervoroso do PT, num evidente conflito de interesses;
      02. Insistência na informatização do sistema, vendido como inexpugnável, e na biometria dos eleitores, na presunção de que são os únicos fraudadores;
      03. O PT não poderia disputar as eleições, pois pertence ao Foro de São Paulo, uma organização internacional e narcoterrorista, o que infringe a legislação eleitoral, entre outras coisas;
      04. Uso de dinheiro ilícito, doações irregulares e gráficas fantasmas durante a campanha;
      05. Sabotagem na entrega de material impresso de campanha pelos correios;
      06. Uso de dinheiro público para patrocinar blogs, MAVs e robôs chapa-branca durante a campanha eleitoral, que promoveram um festival de baixaria, injúria, calúnia e difamação;
      07. Institutos de pesquisa patrocinados pelo governo, com metodologias duvidosas e resultados estranhos, além da proibição das pesquisas de boca de urna;
      08. Dilma abusou da máquina pública e “abandonou” a presidência durante a campanha, deixando o país à deriva;
      09. Uso de urnas eletrônicas fraudulentas, com prazo de validade vencido, sem contraprova impresso e adquiridas de uma empresa com processos de fraude mundo afora, bem como dificuldades de toda ordem para se realizar auditorias independentes;
      10. Apuração secreta, o que fere o princípio democrático da transparência;
      11. Atraso na divulgação do resultado devido ao fuso horário do Acre;
      12. Os petistas já sabiam dá vitória e a comemoraram antes que a apuração pudesse indicar tal fato;
      13. A lei matemática de Benford demonstra discrepância dos votos em relação ao esperado, principalmente nos estados do RS, BA, PE e PI, governados convenientemente pelo PT ou PSB;
      14. TSE aprovou “com ressalvas” as contas de campanha eleitoral da atual presidente;
      15. Obsessão da situação na tese do “golpe” em relação ao impeachment de Dilma negando a legalidade e sanidade do ato.

      Segundo, o PT não ficou no poder tanto tempo somente por essas fraudes eleitorais, embora pareça muito, pois isso é parte de um projeto maior, mediado por um pensamento revolucionário, que é o poder total. Lembre-se que o PT teve muito apoio da população e “dazelites”, principalmente depois que adotou cinicamente o papel de arauto messiânico da ética (para o povão admirar), rotulando e atacando gregos e troianos, enquanto preparava o mensalão e negociava com os empresários nacionais a troca de favores;

      Terceiro, o PT é um partido de matriz comunista, que, como os demais, está há mais de cem anos se reunindo, discutindo e agindo de várias formas em todo o mundo, seja através de publicações, internacionais socialistas e golpes de toda ordem. Ou seja, o PT faz parte de uma organização internacional antiga, bem estruturada e bem financiada (do qual o Foro de São Paulo é apenas uma parcela). Em suma, eles têm conhecimento, sede de poder, logística, dinheiro e falta de escrúpulos, isto é, mentem, roubam e matam sem dó nem piedade, mas pela causa.

  9. O brasileiro é refém da classe média alta que criou Lula, FHC , José Serra, Dilma Rousseff, José Dirceu, Fachin , Dias Toffoli, Luiz Roberto Barroso, Haddad “O Louco”, José Genoíno e por aí vai.

    Enquanto esses psicopatas da USP/PUC/Mackenzie/UFRJ/ não forem erradicados da vida pública não há esperança.

  10. Me desculpe, mas pela primeira vez estou vendo você tendo a mesma postura derrotista que tantas vezes criticou em outros leitores. Não adianta, perdemos, tá tudo dominado mesmo, já era… Que é isso? Vai ficar acreditando em pesquisas de datafolha? O bagulho ainda vai piorar muito economicamente, e os 0.5 por cento que ainda defendem essa quadrilha sem levar algum vão acordar. E ao PT só vão sobrar os votos dos 200 mil aspones e talvez de suas famílias. Me preocupo mais com a Smartmatic e os “exércitos” mencionados volta e meia pela bandidagem.
    .
    Ah, e Lula não atinge 2018 vivo. Já o viram falando recentemente? Já viram fotos mais recentes. Ainda que esteja vivo, estará tão alquebrado que não termina o mandato vivo. Já vai MUITO tarde! Cuidado com o vice!

  11. A história já provou que o modo direitista de governar, retrógrado e elitista, não combina com a diversidade e as desigualdades sociais do povo brasileiro. Foram 170 anos pós independência ignorando os negros, os pobres e os nodestinos, com poucos investimentos em educação e tecnologia. Se o Brasil hj não é um país desenvolvido e uma grande potência econômica mundial, não foi por culpa do PT ou da esquerda, foi por culpa da direita que só se preocupou em governar para os ricos..

  12. Noticia quente ! ” Estrela critica leis, imposto e programa social e estuda ir para o Paraguai”
    http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2015/12/19/estrela-critica-leis-imposto-e-programa-social-e-estuda-ir-para-o-paraguai.htm

    A reportagem diz que a Estrela,tradicional fabricante de brinquedos prendente-se mudar para o paraguaí.
    A Homeplay,outra fabricante de brinquedos,deixou Atibaia, no interior paulista, e instalou sua fábrica lá.
    “Muitas empresas manifestaram o interesse de estudar nossas propostas”, diz Sebastian Bogado, adido comercial do Paraguai.
    Na minha opinião muitas empresas podem emigrar para o Paraguaí e países vizinhos ou outras partes do mundo.
    Quando se fala eleições em 2018,muitos temem que Lula possa voltar e ganhar as eleições por causa da massa de eleitores pobres e ignorantes.
    È o temor dos leitores Big Horse e Zé Pitaco que disse a frase : “E o PT vai ganhar, porque o povão bundão gosta de Ladrão!!! Merece!!! ”
    È certo que o eleitor pobre e ignorante (os ricos e ‘cultos’) também, não conhecem o mundo complexo e imprevisível em que vivamos. Fui sacoleiro e conheço o Paraguai e sei o desprezo pelo Paraguai,sim,por está população pobre,carente,tipo ‘bolsa família’.
    Quero ver a cara desta gente quando as empresas fecharem,irem para o Paraguai e desemprega-los.
    Esse povão precisa levar umas cacetadas para fazer os neurônios funcionarem melhor.
    Só assim compreenderam como o mundo é complexo e imprevisível. Pode ter certeza coisas muito,muito estranhas ,estão para acontecer neste Brasil.

  13. Acrescento a sua lista, o intenso doutrinamento praticado nas universidades, escolas e artes em geral . Para todos os efeitos, esquerda ainda é sinônimo de tudo que existe de bom, justo e correto no mundo. Some isso aos fatos apontados no texto e não temos nenhuma razão para otimismo. É preciso se dar conta de que estamos diante de algo gigantesco e até agora não temos combatentes a altura. O Antagonista às vezes é ingênuo.

  14. CARTA AOS PETISTAS

    Vários já foram condenados e presos pela Ação Penal 470, do Golpe do Mensalão, e pelo juiz do Golpe do Petrolão. Alguns ainda estão presos. Outros, mandados ou mandantes de crimes, ainda se encontram sob sérias investigações da PF e do MP, e é fácil supor que venham a ter mesmo destino que tem sido reservado aos membros da “sofisticada organização criminosa” que tomou de assalto os cofres públicos e as instituições do país, golpeando o Erário e o Estado Democrático de Direito. Emaranhados na vasta trama dos pixulecos, dificilmente escaparão do “japonês da Federal”.

    Ou seja, podem ser vistos, de um modo geral, como bandidos da pior espécie que há, criminosos do colarinho branco, corruptos, mensaleiros, bandoleiros, quadrilheiros, golpistas, vendilhões da Pátria, verdadeiros psicopatas no poder ou orbitando em torno do poder.

    E vocês – que fecham os olhos para os monstruosos crimes deles, que os apoiam incondicionalmente, que investem insana e furiosamente contra as leis, os juízes e os tribunais que os condenaram, que chamam de “golpe” qualquer punição ou qualquer tentativa de puni-los, que fazem “vaquinhas” para pagar as multas que lhes são impostas pela Justiça, que os consideram, pateticamente, como “heróis do povo brasileiro”, que militam ainda, pasmem!, no partido de que eles se servem para “fazer o diabo” -, como deveriam ser tidos e havidos pelos cidadãos respeitadores das leis, da ética, da ordem, da justiça e das liberdades democráticas deste país?

    Olhem para o espelho e respondam, mas sem mentir para si mesmos. Eu sei, será praticamente impossível para vocês expor-se a esse momento único de verdade, mas, se o fizerem, terão a resposta. Ela será extremamente dolorosa, mas, coragem!, poderá ser, também, o primeiro passo da redenção de vocês depois de “o cinismo ter vencido a esperança e de o escárnio ter vencido o cinismo”.

    Lucas Daniel

  15. Pois é, Eduardo.
    O pior é ver que ainda tem tanto trouxa, como esse Felipe Matheus, que acredita nas urnas eletrônicas!
    Tem gente que acredita até no PT!!!
    Petista, quando tem de dizer uma verdade, fica vermelho.

  16. Não é o PT que sabe jogar a guerra politica é os outros que não sabem nada.
    Disputa sem concorrência.
    Tu enche muito a bola da esquerda, da muito mérito onde não tem tanto talento assim.
    Veja as declarações do ministro da casa civil Jaques Wagner.

  17. Concordo.
    Principalmente com o uso de suas linhas auxiliares PCdoB-PSOL-PSB-PDT-PSTU-PCO-REDE.
    Além das ONG’s sustentadas pelos contribuintes como ALANA-VIVA RIO- ETHOS- ICATU- SOU DA PAZ…etc e aparelhos para-estatais como OAB-UNE-MST-CNBB-CUT.

  18. Concordo, infelizmente o PT ainda e´ favorito pras eleições de 2008.Enquanto a massa eleitoral do PT, ignorante e desinformada continuar se contentando com Bolsa Famìlia, o PT continuara´ se eternizando no poder.

  19. Concordo com a análise do Luciano. A oposição tucana está incorrendo no mesmo erro de 2005, quando estourou o Mensalão. Os tucanos não sabem criar fatos políticos diários contra o PT. Imaginem se fosse o contrário, se o PSDB fosse governo e houvesse um Mensalão e um Petrolão. Os petistas iriam nadar de braçada, criando um fato político por dia contra o governo e ocupando todos os espaços da imprensa. Já os tucanos passam dias em absoluto silêncio, quando deviam aproveitar para criticar o PT diante de cada aumento do dólar ou de um escândalo do Petrolão.

    Os tucanos, ingenuamente, acreditam que o PT está morto e que as urnas serão o seu túmulo, bastando esperar que elas se abram em 2018 para poder enterrá-lo. Vão dar com os burros n’água. Se não fizerem oposição ferrenha, diuturna, desde já, aproveitando cada fato da corrupção e da economia para desconstruir o PT, vão levar uma nova surra em 2018, ou do PT ou de um partido-satélite do PT.

    E Lula – que muito provavelmente jamais será preso, haja vista a crença de Sérgio Moro em sua inocência – saberá transformar limão em limonada, dizendo que a prisão de políticos, empresários e até de petistas é uma obra de seu governo, que democratizou as cadeias, abrindo-as também para os ricos.

Deixe uma resposta