Mercosul pode suspender Brasil se impeachment passar. Só se for agora…

13
173

E o blefe petista do dia vem de uma interpretação desonesta de uma posicão da chanceler argentina. Segundo a matéria do Brasil247 – que cita, de maneira resumida, uma notícia do Estadão – estão dizendo que o Brasil seria suspenso do Mercosul caso Dilma sofresse impeachment. Temos mais um motivo para o impeachment, então, oras. Leia:

O Mercosul avalia suspender o Brasil caso haja golpe contra o governo da presidente Dilma Rousseff. O anúncio foi feito pela chanceler do governo argentino, do presidente Mauricio Macri, Susana Malcorra.

Segundo ela, há uma cláusula democrática do bloco que prevê sanções aos países que desrespeitarem os processos eleitorais. Por isso, está sendo organizada uma reunião de emergência entre chanceleres dos países do Mercosul para tratar da crise brasileira.

“Há uma cláusula democrática no Mercosul e é preciso ver se algum dos requisitos existe e pode ser aplicado. Não estou segura de – e não discutimos ainda – quais seriam as condições”, disse Malcorra, segundo reportagem do correspondente em Buenos Aires Rodrigo Cavalheiro, do Estado de S. Paulo.

“Não está, agora, em nossa agenda que se aplique uma desvinculação temporária de Brasil do Mercosul, mas poderia eventualmente existir”, afirmou ainda a chanceler argentina na tarde desta segunda-feira 21. Segundo ela, o Mercosul pretende divulgar “o mais rápido possível” uma nota em apoio institucional ao governo da presidente Dilma.

Um caso recente de punição por suspensão do Mercosul foi o Paraguai, em 2012, quando o então presidente Fernando Lugo foi destituído pelo Congresso. A suspensão só pode ser aplicada, porém, quando há votação unânime dos sócios do bloco. Sobre a situação do Brasil, não há unificação entre os líderes de países.

Ué, Brasil247, a chanceler disse que “não está segura” e precisa ver “quais seriam as condições”. Ou seja, como sempre, a BLOSTA mentiu. Nada de novo no front.

Mas é uma pena que a notícia do Brasil247 não seja verdadeira, pois sair do Mercosul seria uma bênção. É só observar quais países estão lá.

Vale lembrar que o Paraguai foi expulso quando teve seu processo de impeachment poucos anos atrás. Hoje está de volta, portanto as ameaças de “banimento” nada significam.

O Brasil é responsável por no mínimo 2/3 do PIB de todo o Mercosul. Isto é, estamos amarrando burro em toco podre. Não é a gente que tem que correr atrás do Mercosul. É o Mercosul que tem que agradecer de joelhos o fato de estarmos lá. Querem banir? Banam. Nos livram de um estorvo.

Acho que essa chantagenzinha do Brasil247 não vai dar certo…

Fonte: Mercosul pode suspender Brasil se golpe passar | Brasil 24/7

Anúncios

13 COMMENTS

    • Seria ótimo o Brasil se desvincular do Mercosul, principalmente destes países que vivem as custas do Brasil,.. Temos países parceiros bem melhores, : EUA , China, Russia, México, etccccc.

      • DEOCLECIANO
        Porque será que o Brasil usa sempre o mesmo CHAVÃO……BRASIL O PAIS DO FUTURO. pela incapacidade, e má fé, onde pouco são beneficiados, o povo paga impostos indevidos sobre acordos comerciais, e nunca benefícios. Se entramos nas areas minerais, territoriais e biodiversidades, cometeremos o suicídio.

  1. Blefe. Acuado como o governo está, partiu agora para gritar as cartas que não tem. Concordo com o que foi exposto. O Brasil é o eixo do Mercosul. Não vão banir e têm que rezar todo dia para que o próximo presidente pense da mesma forma. É o mesmo que o Brasil querer boicotar os EUA. O PT está meio perdido ultimamente. Vamos para cima para fechar o caixão e enterrar antes da meia noite com lua cheia. Essas assombrações tendem a voltar.

  2. Todas as premissas da chanceler e do 247 são falsas, além de o simples fato de “avaliarem” já significar ingerência interna na soberania do Brasil. O Paraguai foi suspenso por acordo cafajeste entre as duas viúvas. De qualquer forma concordo, demorou, FORA MERCOSUL.

  3. É a melhor notícia que eu já ouvi. Será maravilhoso sair desse grupo de países pobres. Basta nos! Juntar com pobre é pedir pra dois. Vamos desembarcar dessa nau e partir para acordos com a UE e USA.

  4. Luciano, esses números que você falou não se referem ao PIB, se é que se referem a alguma coisa. Urge que você os corrija, porque só em 2014 o PIB foi de 5,52 TRIlhões de reais. Acho que estão faltando 6 zeros ali…

  5. Não é a gente que tem que correr atrás do Mercosul. É o Mercosul que tem que agradecer de joelhos o fato de estarmos lá…” Por isso ficaram bem fodidos quando a gente parou a importacoes brasileiras aqui na Argentina ne… Pior coisa para um pais é um povo soberbio e ignorante. Nao é da graca aquele ditado que diz que cada povo tem o governo que merece… Chega de soberbia e de beijar cus norteamericanos, porque eles sim que nao perdoam…

  6. Até que seria bom o Brasil sair, aí a Argentina ia se vira para lá kk. Caso o Brasil saísse do MercoSul o EUA agradeceria porque assim ele ia ter uma maior chance de chama o Brasil para seu bloco, porém, caso o Brasil unisse com EUA em um bloco como o Nafta, as empresas brasileiras iam correr risco de entrarem em falência já que muitas empresas do EUA iriam migrar para cá e os produtos norte americanos iriam circula com preço mais abaixo aqui (e claro q eles iam ser melhor do que as da empresas daqui).

Deixe uma resposta