Novo pedido de impeachment feito pela OAB joga ainda mais o frame sujo do PT na lixeira

1
65

presidente-nacional-da-OAB-Claudio-Lamachia-609x330

Agora não tem mais volta: um dos últimos bastiões onde os petistas se agarravam era a OAB. Mas ela apoiou o pedido atual de impeachment, e – para fazer os petistas ficarem se rasgando por dentro – protocolou um novo pedido de impeachment. O peso político disto é fulminante, desde que seja aproveitado pela oposição com frames ofensivos, como dizer que “o PT é inimigo da lei e da Constituição”. Leia mais, na análise de Josias de Souza:

Sob tumulto, o presidente da OAB, Claudio Lamachia, protocolou na Câmara um novo pedido de impeachment contra Dilma Rousseff. Com esse gesto, a entidade máxima dos advogados tornou ainda mais frágil a tese segundo a qual está em curso no Brasil uma tentativa de golpe. A OAB também foi signatária do pedido que resultou no expurgo de Fernando Collor da presidência da República, em 1992.

Pelo menos três ministros do STF —Cármen Lúcia, Dias Toffoli e o decado Celso de Mello— já declararam publicamente que o impeachment, respeitadas a Constituição e as regras, não é golpe. Ao formular seu próprio pedido, a OAB, que tem no respeito à legislação um dever de ofício, navega nas mesmas águas dos magistrados da Suprema Corte.

Se o governo fosse um caminhão, Dilma mandaria gravar no para-choque a filosofia que resume a realidade a que foi reduzido o seu governo: “Não vai ter golpe.” Mas é preciso levar em conta que nenhuma filosofia substitui o para-choque. Assim, o melhor a fazer é providenciar uma boa e consistente defesa.

Agora é ir para cima na guerra de frames. Lembrem-se: só dizer “impeachment não é golpe” é pouco, pois é um frame de defesa. De novo exemplos de frames importantes para o momento:

  • Impeachment é parte da constituição, e só é chamado de golpe por foras da lei e adeptos do crime
  • O rito do impeachment foi validado pelo STF, e ficar contra isso é ficar contra a constituição
  • Viver à margem da constituição é coisa de criminosos
  • O governo petista não cometeu apenas o crime de responsabilidade, mas um total de sete crimes
  • Impeachment é pouco para Dilma
  • O fricote petista é típico de bandidos, pois bandidos não gostam das leis e da Constituição
  • O discurso do PT é um discurso de quem não respeita o Estado Democrático de Direito, a Constituição e a civilização
  • Você deve ter muito medo de qualquer petista dizendo “impeachment é golpe”
  • Essas pessoas são inimigas da lei e das instituições
  • Pessoas com esse discurso fora da lei são perigosas
  • O PT é um partido perigoso por que não respeita a lei, a Constituição, a legalidade e as instituições

Dá para melhorar? Acho que dá. Mas é preciso manter a ofensiva. Com o novo pedido de impeachment da OAB, o cenário está “favorável” – mas nunca tranquilo, é claro – e não aproveitá-lo é até imperdoável.

Fonte: Pedido de impeachment feito pela OAB enfraquece ainda mais a tese do golpe – Política – Política

Anúncios

1 COMMENT

  1. Um traficante quando vai preso seus bens são confiscado.
    Um politico tem quatro anos de mandato e oito se releito,pois e so somar seus salários recebidos pelo tempo de serviço prestado que e seus por direito e confiscar o restante. Pois alem dos salários e roubo.

Deixe uma resposta