Os quatro passos retóricos para vencer definitivamente o PT

21
163

silvio-costa

Ontem o governo se deu mal na votação do impeachment. Melhor para o Brasil. Porém, isto se deve ao mérito dos movimentos democráticos, de pessoas como Hélio Bicudo e Janaína Paschoal, do juiz Sérgio Moro e de alguns deputados de oposição que saíram do lugar-comum. De resto, devemos reconhecer o óbvio: a oposição política ainda não está preparada para o combate verbal com os petistas. Foi um verdadeiro massacre de frames e aplicação de técnicas. Há um risco de que a vitória por 367 x 137 esconda essa deficiência que, se não for sanada, pode complicar os próximos passos.

Enfim, a direita precisa começar a falar politicamente como fazem os adultos na política. É preciso começar a colocar agressividade no discurso, aumentar a assertividade, ganhar na rotulagem e entrar de cabeça na guerra de frames. Ou é isso ou os próximos passos serão ainda mais complicados.

Ontem vimos várias lições ensinadas por professores na retórica política da extrema-esquerda, como Paulo Pimenta, Jandira Feghali e especialmente Silvio Costa. No momento em que este último falava fui obrigado a aplaudir. A sensação foi: “já que estamos ganhando, será que as palavras de Silvio podem ensinar algo do alfabeto político para esses patetas da oposição?”. Dentre as lições de sempre, encontramos a regra dizendo que na guerra política o agressor geralmente prevalece. Mas, em especial, vimos a tática 13 de Saul Alinsky, que é descrita nestes quatro passos:

  1. Escolher o seu alvo
  2. Congelar o alvo
  3. Personalizar o alvo
  4. Polarizar em relação ao alvo

Vejamos como a extrema-esquerda aplicou a regra com maestria:

  1. Escolher o alvo: É a oposição.
  2. Congelar o alvo: Não é para falar do papagaio, da seleção brasileira, do Mickey Mouse. É para atacar os alvos escolhidos, por repetição. Repetição é a chave da retenção. (Claro que você pode incluir temas adversos, mas sobre como adorno. O centro do ataque é a mensagem repetida, várias e várias vezes)
  3. Personalizar o alvo: Não há entidades abstratas. O alvo estaria em pessoas, facilmente identificáveis: Cunha, em primeiro, e Temer, em segundo.
  4. Polarizar em relação ao alvo: Demonstrar seu adversário como a representação do mal, e colocar você e os seus em pólos opostos.

Basicamente, os petistas executaram os quatros passos. E nada mais. Não há nada de muito complexo nisso. E como a oposição poderia aplicar o jogo? Igualmente é simples:

  1. Escolher o alvo: É o PT e seus aliados.
  2. Congelar o alvo: De novo, não é para falar do “general Ustra”, da “mãezinha que está na roça”, e nem do Grande Arquiteto do Universo. É para atacar os alvos escolhidos, por repetição. Repetição, repetição, repetição…
  3. Personalizar o alvo: Dane-se o “Foro de São Paulo”, “o estamento burocrático” ou “a classe política”. O alvo está em pessoas, facilmente identificáveis: Dilma e Lula, e toda a sua escória do PT e aliados.
  4. Polarizar em relação ao alvo: Basta usar a regra de ataque e usar epítetos como “desonrada”, “criminosa”, “golpista”, “tirana”, “desumana” e daí por diante. Mas é preciso jogar forte.

Além de se organizar, é preciso treinar, treinar e treinar. Mas jamais, sob hipótese alguma, deixar que os petistas usem rótulos mais fortes que os seus. Ontem foi um dia de agonia, apesar dos votos a favor do impeachment. No discurso, a oposição tomou uma surra histórica de frames. Isto levando em conta que seus agressores estavam mais sujos que pau de galinheiro. Logo, o uso de uma técnica simples como a regra 13 de Saul Alinsky – junto com a lembrança de que na guerra política o agressor geralmente prevalece – cuidaria de enterrar de vez o PT.

Basta escolhermos aceitar as aulas de alfabetização política que os petralhas deram ontem. Se falarmos de forma adulta como os petistas e seus aliados fizeram, e levando em conta o contexto favorável aos adeptos da liberdade, é só treinar, combinar o jogo, caprichar na repetição e ir para o abraço.

Anúncios

21 COMMENTS

  1. mãezinha que está na roça, hahaha

    Espero que esse xôu da Xuxa que aconteceu ontem na TV sirva para que haja interesse de surgirem novos deputados. E que o povo tenha aprendido, enfim, para que serve um deputado e agora escolha melhor. Que novas pessoas se filiem aos partidos e com nova disposição, com bom entendimento de guerra política. Não é algo que vai ter resultados grandes tão cedo, mas uma hora terá.

    E ver o sofrimento desse Silvio Bosta foi uma das minhas maiores alegrias ontem. Tenho tanta raiva desse velho gordo, mas tanta… nem vou dizer as coisas que eu desejo que ele tenha. Paspalho do caralho.

    Um velho gordo, com cara de quem sofreu bullying a vida inteira e só comeu pagando. Se tiver uma mulher é certeza que conheceu a vagabunda na zona. E que se foda o politicamente correto. De Bosta a gente tem que falar com muita boca suja, porque esse deputado é um dos maiores inimigos dos cidadãos brasileiros e merece tudo de PIOR que houver nessa vida.

    • Cauê,

      Seus insultos são muito direcionados aos aspectos físicos, o que tira o poder dos insultos associados ao CARÁTER.

      Isso é regra básica do insulto político.

      Ao ofender os velhos, você perde aderência de quem é velho.
      Da mesma forma que alguém ao ofender os gays, perde aderência de quem é gay.

      Politicamente, é tiro no pé.

      Só uma dica.

      Abs,

      LH

      • E esse Silvio Bosta na real nem é tão velho assim, rs. Velhos geralmente são legais e cheios de história pra contar. Silvio Santos é um velho super gente fina, Bruce Springsteen é meu velho favorito.

        Passei a achar graça em falar “velho” como termo pejorativo desde que xinguei o chato recalcado do Olavo aqui de “velho” e uma olavete se doeu toda nessa questão, com aquele discurso de “é por isso que o país não vai pra frente, jovens desrespeitam os mais velhos” e toda uma ladainha clichê. Ainda dou risada quando lembro disso. Mas ter muita idade passa LONGE de ser um defeito do Olavo.

  2. Vi pela imagem que o Silvio Bosta tem uma aliança… é, alguma prostituta que ele trouxe da zona para casa. Ou que engravidou propositalmente dele dando o golpe mais antigo que existe. Silvio Bosta: quem caiu em um GOLPE foi você, seu MERDA! Golpe da barriga, que a vagabunda que dorme com você te deu, seu LIXO humano, gordo dos infernos.

  3. Caramba, foi a coisa mais inteligente que já li até agora. Acho que intuí esta técnica e usei hoje no trabalho, deu certo. Vou treinar bastante porque é nossa obrigação ajudar a desconstruir esse maldito discurso do pt que ao inverter o sentido das palavras inverte também os valores, fazendo uma lavagem cerebral nas pessoas. Muito obrigada, valeu pela dica!

  4. Apesar que os petistas dominam completamente a retorica do mal.. Os de direita mal conseguem articular um ponto de vista mais contundente, daquelas que tb pudesse fazer qualquer esquerdista tremer na base, bem na base da intimidação.. A regra de Saul Alinsky, afinal só serve para os esquerdistas?? Eu acredito que os de direita tb devem saber usar com maestria.. Mas parece que eles tem medo.. Se borram de medo, é como se pegassem em armas e começar a borrar nas calças..Infelizmente, direitistas não tem o traquejo e a malicia nas palavras e são medrosos em jogar com o mal.. e até de partir para uma atitude mais agressiva.. A atitude de Jean Willis é de desprovação e ofensiva?? Sim.. É que os direitistas sempre pensam.. -Ah!! Eu é que não vou me rebaixar ao nivel desse crapula!! Ele ( o ofendido) que se mantenha firme em seu lugar e trate de revidar com todo vigor e fazer com que o agressor sim se sinta removido de seu lugar.. As Regras de Saul Alinsky.. é como uma arma carregada, mas sozinha ela não mata ninguem..precisa de alguem que saiba usa-la com maestria.. Serve tanto para o bem ou para o mal.. Na forma como as Regras são em sua estrutura, é destruidora para ambos os lados. Urge que direitistas, republicanos, conservadores ( que na minha opinião são os mais fracotes), mas que devem conhecer a fundo as Regras para alem de se defender, também atacar na mesma medida e agressiva para que os esquerdistas provem do seu próprio veneno destruidor…. Que é preciso muita pratica, muito treino, isso é de suma importancia para toda pessoa que se considera um militante de direita. esteja em forma e Derrotar e humilhar seu oponente e desestabilizar os frames esquerdistas..
    O que vimos no domingo só foi uma enchurada de ataques à pessoa de Eduardo Cunha e defenderam a Dilma.. Os da direita se limitaram a agradecer ao pai, a mãe, o filho, o cachorro e o gatinho da familia e dizer sim.. Fora um ou outro parlamentar que atacaram o Governo.. Mas em suma: os direitistas também devem jogar pesado quando se trata de se entrar num embate com esquerdistas, socialistas, comunistas, petistas.. enfim.. As Regras para Radicais está ai, como uma arma engatilhada, pronta pra pra usar em seu beneficio..

    • Acontece, que o LULA e seus comparsas, PT, são uma facção criminosa, estão preparados e inalam o mal, a toda prova, são pessoa de índole má, articulam o mal. Você, acha que sendo agressivos e insanos, irá conseguir vencer á política?? Acho que não, acredito que somente usando ás palavras de bom senso, com a verdade, que irá demarcar terreno, usando de tácticas com bom senso e grande pragmatismo e principalmente união á uma mesma causa, atacar todos num mesmo propósito! Pois o PT, já demostrou, a sua brutalidade de palavras, mas que a mim, não emite nenhum efeito, muito pelo contrário, ao meu ver não adianta jogar, palavras agressivas, achando que com gritos, será escutada! Na verdade, da oposição, não são politicos frouxos, são apenas mais comedidos e diplomáticos, como Caiado, Aécio, Alvaro Dias, são bons articuladores, os que gritam, e não dizem nada, perdem todo o enredo! Na votação de domingo, onde enaltecerem a família, achei bom, denota sensibilidade e bom caráter familiar! porque na verdade era apenas para falar sim, ou não, já haviam explanado, suas convicções! A Dilma, é carta fora do baralho! Michel Temer, por lei tem que assumir, e pelo fato dele, cortar verbas, referente ao MST, já é um bom feito! Torço, para que tudo dê certo! A soberba, sucede a queda! E viva a democracia, mas sem máscara!

      • Sonia,

        Se não fosse essa agressividade verbal, o PT já teria caído antes. O PT só está saindo por causa da crise e dos grampos revelados. Senão ficariam no poder, UNICAMENTE PELA RETÓRICA ASSERTIVA.

        Abs,

        LH

  5. Mesmo sem pessoas de Direita utilizarem essa tática a contento, eu vejo há tempos pessoas da esquerda utilizando contra-ataques prontos para tudo isso. Por exemplo:

    – Escolher o alvo: PT. Resposta: o PT não inventou a corrupção; o PT faz o que todo mundo já fez; por que vocês estão focando só no PT? Isso é perseguição? Parece que pra vocês se o PT cair vocês se darão por satisfeitos.
    – Personalizar o alvo: Dilma, Lula etc. Resposta: (mesma coisa de antes) vocês acham que tirar a Dilma vai resolver os problemas de corrupção do Brasil? A Dilma não governa sozinha. Vocês estão preocupados com o Lula e “aqui embaixo” (estados e municípios) a corrupção está comendo solta.
    – Polarização em relação ao alvo: rótulos na Dilma e em outros. Resposta: se for na Dilma, vocês são sexistas, misóginos, não aceitam uma mulher no comando etc etc.

    Isso tudo é o que eu tenho escutado costumeiramente por aí. Minha dúvida é: temos respostas a altura desses contra-ataques? Eu tenho algumas idéias e as coloco em prática. Mas queria ouvir o que vocês têm a dizer.

    • Marcio,

      Eles tem que lançar discursos assim, que podem ser ridicularizados.

      “O PT não inventou a corrupção” = “Hitler não inventou o genocídio, e?”
      “Por que vocês estão focando só no PT” = “Só petista defende bandido. Os brasileiros de bem querem punir todos”
      “Vocês acham que tirar Dilma vai resolver os problemas de corrupção do Brasil?” = “Prender Suzanne Richtofen não vai resolver os problemas de agressão aos pais, e?”
      “Vocês são sexistas, misóginos” = “Vocês são sexistas, misógicos, chamam feministas de mulheres de ‘grelo duro’, batem em mulheres e etc etc etc”

  6. Encantada em te conhecer. Perguntei no post do MBL, quem era vc, se era jovem como eles, é uma pessoa me disse que seu nome é um pseudônimo, que vc não é tão jovem como eles, mas que ajudou muito esses garotos. Passei a te seguir. Quero aprender com vc, e compartilhar seus ensinamentos. Grata por tudo!

  7. Pessoal não podemos esquecer que se temer assumir vai ser apenas o primeiro passo ele vai ficar apenas por 180 dias precisamos levar até o final o processo para ele fica permanentemente

    • João Paulo,

      De jeito algum. Se você está sendo verdadeiro nas rotulagens (enquanto eles mentem nas rotulagens) estamos sendo HONESTOS. Ao nos recusarmos a dizer o que os petistas são, estamos sendo DESONESTOS.

      Abs,

      LH

  8. Luciano, você viu o debate entre o Kim e a Carina Vitral, presidente da UNE? Acho que o Kim é um jovem promissor, mas ainda precisa melhorar um bocado. Ainda assim, eu achei o debate… disputado, demonstrando a minha tese que, diferente da direita, que é amadora desde a raiz, a esquerda prepara seus futuros líderes desde a tenra idade. Seria bom começarmos a mudar este quadro. Olavo poderia ser um verdadeiro mestre e mentor intelectual de muitos nesse sentido, não tivesse ele escolhido ser um embusteiro e pilantra. Esse é um trabalho que precisamos fazer, se quisermos que a liberdade tenha algum futuro neste país.

    Segue o vídeo do debate.

    • Esse debate só serviu pra uns esquerdinhas jovens ficarem pagando pau pra essa moça de voz irritante. Disseram que ela “acabou com ele”. Acabou como? Falando que ele é amigo do Eduardo Cunha, enquanto ela tem foto com aquela porra da Kátia Abreu? Falando que a Globo passa as manifestações só porque dá audiência?
      Achei que o Kim fez bem de rir da cara de idiota dela em alguns momentos, falando merdas como essa de exibir protesto porque dá audiência, até exclamei um sonoro “AAAARGH QUE MERDA!” enquanto assistia.
      O Kim fez o que pôde, mandou bem quando disse que ela é comunista e citou barbaridades que há no comunismo. Podia ter pegado mais pesado, realmente. Tenho esperança na geração nova de políticos, que começa com o Marcel van Hattem e vai até os MBL e alguns do VPR.

      • 1-Acho que o Kim deveria ter insistido na tecla de que a mocinha é esquerdista, logo no comecinho, quando ela teve a cara de pau de dizer que ela e a UNE não são marxistas! Notem que ela não teve a coragem sequer de vir com camisetinha vermelha ou com aquelas estampas de che guevara e outras bobagens.
        2-O entrevistador é um vermelhinho de carterinha e um dos momentos mais asquerosos, na minha opinião, foi quando o babaca começa falando sobre a grana do governo dada à UNE, que tem sido histórica e blá-blá-blá. O Kim poderia ter refutado logo de cara: “Peraí, por que o pagador de imposto tem obrigação de manter a UNE? Por que ela não faz igualo MBL e sobrevive de doação voluntária? Alegar ‘importância histórica’ não é razão para contribuição obrigatória, porque se isso fosse justificativa, doar sangue, que é muito mais importante para salver vidas, seria obrigatório”.
        3-Para fechar, quando a vigaristazinha convidou o Kim para propor chapa e disputar eleições na UNE, o Kim poderia ter retrucado desmascarando a ingerência do PC do B, dono da UNE e as manobras fraudulentas (vide casos UNB e USP). De quebra, poderia devolver o convite para a vigaristazinha montar um movimento, no estilo MBL, sem contar com um centavo de ajuda estatal e parar de parasitar os pagadores de impostos.

  9. Eles nunca negam nada, não negam a corrupção, dizem que não inventaram; eles não negam as tentativas de bloquear a lava-jato, dizem que o grampo é ilegal; não negam as pedaladas, dizem que todos os outros presidentes faziam. Ou seja mudam o foco, para que o foco seja sempre o que falam e não o que são acusados. Porque o desespero do Jose Eduardo Cardozo para que se leva-se a acusação ao pé da letra? Ora para eles e os que simpatizam como todos faziam não é crime, seguindo a acusação não se fala em corrupção e tentativa de salvar Lula e barrar a Lava-Jato. Nesse processo todo eles tiveram apenas 2 erros: Eduardo Cunha contra que sabe jogar tão ou mais sujo que eles e a burrada maior da Dilma nomeando o Lula, aquilo jogou gasolina em um impeachment que estava quase apagado. Agora o desespero deles na tentativa de transformar Temer em uma pessoa sem direito a presidência; todos sabemos que quem votou em Dilma votou em Temer, mas para o melhor e os simpatizantes acharem que Temer é uma ideia oposicionista. Eles aventaram uma possível PEC eleições já, como não foi bem aceita, o próximo passo e aceitar o impeachment e partir com tudo pra cima do Temer para que ele seja cassado ou renuncie e tenha novas eleições. E o candidato não será Lula e sim Marina Silva a Dilma da vez. O maior revés do projeto de poder foi a prisão do Dirceu, ele era o sucessor natural do Lula, tal como Frankestein, Lula criou seu monstro (Dilma) e foi destruído por ele!

  10. Xará, você já mandou essas dicas para o pessoal da oposição? Eles ficam bancando os bons moços, educados, enquanto o PT usa a velha arma dos malandros, a bronca.

    Gostei das técnicas, vou usar com alguns desafetos meus…. Hihihj!

Deixe uma resposta