Reinaldo Azevedo: “Olavo não tinha razão”

70
253

reinaldoazevedo2ok

É, não tem como discordar de Reinaldo Azevedo nessa. Muitos adeptos de Olavo de Carvalho vivem dizendo “Olavo tem razão”, mas os fatos mostram algo bem diferente: ultimamente ele tem errado em quase tudo. Reinaldo não tinha como perdoar mesmo:

E já que recordar é viver, aqui encontram-se textos escritos neste blog que endossam as certeiras afirmações de Reinaldo:

E tem muito, muito mais por aí.

Vale seguir as comunidades de Facebook Humans of Olavetismo  e Refutando Olavo de Carvalho, com fartas evidências de previsões absurdas de Olavo quanto às ações dos movimentos. O site Alta Cultura Olavética também lembra algumas afirmações importantes.

A lição que fica é que o Olavo pode ter seus méritos e seus admiradores. Mas ninguém pode ser elencado como “o que sempre tem razão”, pois a soberba nunca gera bons resultados.

Enfim…

Anúncios

70 COMMENTS

  1. Olavo cometeu dois erros primitivos, os quais sempre embasaram sua visões acerca desta atual fase brasileira.

    1-Excitado com a expressiva massa de participantes dos protestos de Março do ano passado, tentou vislumbrar naquela multidão o gérmen daquilo que seria, no seu entender, a vingança perfeita sobre os papas do esquerdismo contemporâneo: o advento de uma Revolução Popular Conservadora autêntica. Olavo entendeu que aquilo foi um canto de guerra, a convocação para uma marcha triunfante. Com isso, mostrou certo desconhecimento da alma do brasileiro.

    2-Olavo nega-se a reconhecer que uma fatia importante dos opositores do PT não é composta pela figura do conservador típico. Todos nós sabemos que ali apareceram muitas cabeças pendentes ao lado mais liberal do plano político; e mesmo que entre esses haja aqueles seriamente apegados à questões religiosas, não é certo que sejam do tipo de fiéis que amarram política e crenças-tradicionais-religiosas no mesmo burro, como é bem a cara do conservador típico.

    • Essa percepção exagerada de que uma “revolução brasileira” estava acontecendo foi a razão pela qual o Olavo fez do MBL um bode expiatório e os culpou por terem esvaziado os protestos ao se aliar com FHC e outras bobagens do tipo assim que as manifestações arrefeceram naturalmente no final do ano passado.
      Não é que ele tinha superestimado absurdamente o ânimo das pessoas nos protestos. É que a revolução foi traída.

      Aliás até hoje ninguém que está na lida diária da organização dos protestos e conhece todos perrengues que passamos pra levar o povo pra rua acredita que vá haver uma revolução. Nem mesmo depois de momentos fortíssimos como aquela noite dos protestos espontâneos do dia 16 de março. É algo que ele vê da Virgínia.

    • Perfeito.
      Aliás, os próprios movimentos que organizaram as manifestações são em sua maioria liberais. O MBL por exemplo é notadamente liberal/libertário.
      Imaginar que havia alguma influência conservadora significativa não corresponde a realidade.

  2. Luciano, Olavo tem um monte de defeitos, sobretudo a soberba e a vaidade – no que RA não fica atrás -, mas o Reinaldo é um social-democrata dissimulado de liberal que vive a fazer o jogo do tucanato de Serra e FHC. Não caia na conversa dele contra Bolsonaro (que também tem os seus defeitos), pois atende aos interesses do PSDB. Olho vivo!!!

      • Luciano, acho que sim, o RA acertou com relação aos erros do OC, porém o que o Otimista disse, na minha opinião esta correto. E acho que RA metiu com relação a uma coisa, ele disse que foi torturado, ele tem 54 anos, ele é de 61, o CEL Ustra foi do DOI-CODI até 74, fazendo as contas, 74-61=13 anos. Agora diga como pode uma pessoa ser preso e torturado pelo DOI-CODI aos 13 anos de idade?
        Além disso nós vivíamos numa guerra e há baixas dos dois lados, a bomba que instalarão no aeroporto de Guararapes por exemplo deixou severas sequelas, veja o video:
        https://www.youtube.com/watch?time_continue=4&v=kwXmPhKidUk
        Você vive nos ensinando da energia às quais nós devemos ter para combater o atual esquerdismo, agora imagine naquela época que eles pegavam me armas e as usavam sem pudor.

      • Não, não errou, pois tudo o que ele previu há trocentos anos está acontecendo no país. Naquela época, o Reinaldo ainda era trotskista e lutava “pela democracia” tanto quanto a Dilma! O Olavo falhou, sim, mas apenas em previsões menores. Quanto ao RA, que se comporta como se fosse o Oráculo de Delfos ou o Farol de Alexandria, de tão vaidoso que é, o que se poderia dizer senão que ainda acredita em tucanos fazendo oposição a alguma coisa?

      • Marcio,

        O Olavo cometeu vários erros. Inclusive de como dimensionou o Foro de São Paulo, embora acertou ao denunciá-lo. Errou ao superdimensionar o Pacto de Princeton. Errou feio quanto aos movimentos. Acertou em determinar um tom inicial de percepção do esquerdismo. Errou na equivalência moral entre os esquerdismos em geral (o que gerou baixa capacidade de lutar especificamente contra o PT e o totalitarismo). Enfim, ultimamente mais erra que acerta.

        Em relação a Reinaldo ser “vaidoso”, não há ninguém que use mais o truque de auto-elogio que Olavo.

        Enfim… essas técnicas de desengajamento moral que o Olavo usa – e seus leitores reproduzem – precisam ir para a arena.

        Abs,

        LH

      • Essa é boa, os caras acusando o Reinaldo de vaidade.

        Olavo é um dos velhos mais carentes e ególatras que eu já vi, que em toda postagenzinha faz um elogio ao si ou insiste em dizer “eu brigo sozinho contra eles há anos” (o que é uma mentira), e os caras vem falar de Reinaldo Azevedo?

        Ah, vão chupar um grelo duro…

    • “Olavo tem um monte de defeitos, sobretudo a soberba e a vaidade – no que RA não fica atrás”

      Ahh fica atrás sim, o Reinaldo Azevedo é bastante vaidoso, mas perto do Guru ele é um humilde camponês, o guru tem uma vaidade que beira a patologia.

    • Eu realmente acho uma piada toda vez que o Reinaldo diz que é conservador, quando na prática ele é um social-democrata. Normalmente ele cita seu passado Trotskista (como se isso fosse boa coisa) e fala que mudou de lado, dizendo que é conservador pois quer “conservar instituições”. Mas ora, as “instituições” brasileiras são baseadas em uma constituição socialista (1988), logo, no Brasil, é impossível ser constitucionalista sem ser socialista na pior das hipóteses ou social-democrata na melhor das hipóteses, visto que você aceita que o Estado deve prover “direitos” como saúde, moradia, alimentação, terras e por ai vai.
      De todo modo, apesar de tudo, ele escreve muito bem (provavelmente o melhor escritor-colunista em atuação no Brasil) e acerta em muitas de suas análises.
      Recentemente ele começou a perder um pouco de rigor. Acho que o trabalho no rádio e TV está deixando ele mais emocional e menos racional, o que nunca é boa coisa.
      De todo modo, nesse caso do Olavo de Carvalho, ele tem sim razão. A leitura do Olavo foi incorreta (e portanto, os resultados também).

      • Só não esqueça que graças, em partes, ao PSDB, o impeachment passou na Câmara. Ou como pretendia que o impeachment passasse sem contar com os votos do PSDB, sabidão?

      • Se dependesse do PSDB nunca tinha rolado impeachment, sejamos realistas. PSDB se portou como um partido confuso e fraco diante das decisões importantes. DEM teve muito mais importância e foi muito mais crucial para o impeachment do que esse bando de bosta.

    • A conversa do Reinaldo contra o Bolsonaro é somente, unicamente, por causa de PSDB?

      Quem gosta de Bolsonaro é uma meia dúzia de tapados cegos, que geralmente são seguidores do Olavo que está bem longe nos EUA, e que não entendem bosta nenhuma de jogo político. Qualquer ameba que entenda um pouquinho de jogo político sabe que o Bostanaro e toda sua máfia familiar não servem nem pra limpar o chão do Palácio do Planalto.

  3. Olavo de Carvalho não é um Chaman, bruxo ou adivinho. Simplesmente 90% de tudo que ele vem falando há muitos anos se concretizou, é óbvio que tem coisas e situações que não serão exatamente ao que se previu, mas a essência de tudo que foi falado é 100% de acerto. Acho que RA avermelhou ou simplesmente tirou a máscara.

    • É aquilo: falou mal do Olavo ou do Bolsonaro, “avermelhou”. Virou petista. Virou PSOLista. Só existem dois mundos: o dos petistas e o dos olavetes/bolsonetes.

      Olha, meu irmão de 16 anos e uns amigos dele da mesma faixa etária dariam um BANHO debatendo com essa velharada seguidora de Olavo e Bolsonaro. Ia ser algo tão humilhante, mas ao mesmo tempo tão divertido…

  4. O cartunista Spacca conseguiu definir muito bem o que é o Reinaldo Azevedo.
    Em um de seus trabalhos, um militante de esquerda dava piti apontando para um rottweiler enquanto gritava algo como “Ai, um reacionário coxinha neoliberal”. Na verdade, o militante estava apontando para um poodle com a cara do Reinaldo Azevedo, no colo do Fernando Henrique Cardoso. O poodle dizia: “Au au au au au (…) au au au. Pronto, falei”.
    Besta é quem cai na conversa do Reinaldo Azevedo.

  5. CARAAAAAAAAALHO! TOMA, EMBUSTEIRO DA VÍRGINIA! TOMA, OLAVADA DE CARALHO!

    Reinaldo Azevedo, esse me representa! Não fica com os dedos leves que os ~direitistas~ tão puros de coração ficam em relação ao Bostanaro e sua máfia familiar, Reinaldo já reconheceu há tempos algo que ninguém reconhece: esses Bolsonaros não prestam pra porra nenhuma além de queimar o filme da direita e ajudarem a eleger Jean Wyllys da vida.

    Não atoa, os seguidores do Olavo são também lambedores da virilha do Bolsonaro.

    É completamente RIDÍCULA a paixão sexual do Olavo pelo Bolsonaro. Olavo já é um ridículo por si só, quando começa a falar do Bolsonaro o caçador de ursos se transforma num personagem freak.

    Olavo é freak. Bolsonaro é merda.

    Como já contei aqui e no meu site algumas vezes, tenho mais de um amigo que é olavete/bolsonete, e todos eles viraram a casaca para o Reinaldo desde a treta dele com o Olavo no começo do ano.

    Engraçado é que um deles, o mais olavete de todos, tinha livro do Reinaldo, escutava o Pingo nos Is todos os dias, lia o blog do Tio Rei todos os dias. Foi o Olavo xingar, pronto: não só parou de ler e ouvir o Reinaldo, como passou a demonizar. E uns amigos do mesmo grupo que são paga paus desse amigo olavete foram atrás. Aonde a vaca vai, o boi vai atrás… Começaram também a xingar Reinaldo, pois afinal, quem ele pensa que é pra falar mal do ~Professor~ Olavo de Carvalho? Professorzinho do Paraguay, vá chupar um bagos, vai.

    (fui maria-fofoqueira nesse último parágrafo mas perdão, é que essas coisas de amigos politizados não tenho quase com quem comentar, aí uso aqui)

  6. “Vocês estavam errados, a estratégia de vocês era uma merda”

    Tanto que hoje em dia aqueles que participaram do hangout do fim do mundo, no qual aquele merda que esqueci o nome mas parecia um boneco de filme de terror disse que ia “ter pau nas ruas”. ESSA é a estratégia dos olavetes. Cambada de gente BOSTA, de gente LIXO. Cagaria na cabeça de cada um daqueles.

    Olha, essa fala do Reinaldo foi um dos melhores momentos desse ano! Os olavetes sendo desmascarados. A real é que Olavo de Carvalho não queria o impeachment. Queria que Dilma continuasse, e Lula, e o que mais fosse, que o Brasil virasse uma gigantesca ilha de Cuba enquanto ele está lá enfiado nos Estados Unidos e nós aqui se fodendo.

    Um recado para você, seguidor do Olavo de Carvalho, admirador ou o que for:

    SEU PANACA, ESTÚPIDO, você não mora nos Estados Unidos! Você não é o Olavo, ele tá lá, você tá aqui, seu BOSTA, seu LIXO! Babaca, empata foda do caralho!

    Fica aí atrás de Olavo feito uma gazela querendo leite, mas ele tá nos EUA e você tá aqui, TROUXA! E os caras que você graças ao seu professorzinho do Paraguay ficou demonizando, os heróis do MBL, foi a estratégia DELES que fez o impeachment acontecer!

    Seguidor de Olavo é bosta, é lixo, é seguidor de merda. É mosca, porque quem dá moral pra merda é mosca. Olavo é que merecia um cuspe na cara, vindo do Jean Wyllys, pra ver se deixa de ser bunda mole e palpiteiro. Velho dos infernos!

    • É. Pelo visto, o Holiday também tucanou. Não houve contradição na fala do filho de Jair Bolsonaro. Ele afirmou que não cuspia em parlamentar que dissesse algo que o desagradasse. No caso presente, ele revidou a cusparada que o Jean já havia dado no seu pai, o que é totalmente diferente. Além do mais, o Jean premeditou a agressão; ele não. Novamente, inteiramente diferente.

      Quanto ao Ustra, ainda que ele tenha realmente torturado, o que é controverso, teria torturado esquerdistas ou amigos de esquerdistas envolvidos em subversão, o que era compreensível e aceitável na guerra suja que era feita na época por ambas as partes. E já estava anistiado.

      Naquele mesmo momento, os países comunistas torturavam e matavam muitíssimo mais, de forma que fazer o mesmo com comunistas que buscavam o poder pode perfeitamente ser interpretado como legítima defesa preventiva.

    • Assisti esse vídeo hoje 20/04, não gostei, aliás acho que o Fernando esta precisando fazer uma reflexão sobre a forma e como ele transmite suas ideias e pensamentos.

      É inegável que ele tem uma boa oratória e boa energia quando expõe suas ideias, porém acho que a exagero quanto sua dramaticidade, isso cria um ambiente de desconfiança quanto a veracidade do que se diz.

      Além disso ele precisa ter cuidado quando fizer afirmações das quais não viu nem testemunhou, ou se tem apenas parte da informação do todo da história que ele deseja expor. Foi o caso das afirmações de como eram feitas as torturas.

      Amigos não esqueçamos esses testemunhos foram feitos por esquerdistas, tais como esses de hoje que dizem que estão sofrendo um golpe na democracia e coisas similares, sempre se vitimizando.

      Como bem diz o Luciano, nós precisamos nos amadurecer se queremos vencer essa guerra, eles trabalham em vários campos, psicológico, físico, propaganda, ou nos amadurecemos ou vamos perder todas.

      Pelo amor de Deus, parem de aceitar os frames deles gratuitamente!!!!!

      Mais um detalhe, liberais e conservadores precisam darem-se uma trégua um ao outro porque temos um inimigo em comum, esses nos colocam em conflito sempre, além de nos debilitar sem nenhum desgaste para eles, ainda saem crescidos por conta das nossas próprias baixas. Precisamos nos unir ou pelo menos nos tolerar para conseguir debelar o verdadeiro inimigo o esquerdismo, esse sim subversivo.

      • Isso não vai acontecer, já que liberais e conservadores partem de premissas diferentes e coincidem apenas no quesito “Estado mínimo”, já que até mesmo o conceito de liberdade individual é diferente.

        Liberais são esquerdistas e dizer que estes são “de direita” já é a aceitação de rótulo esquerdista do PT, que desde Collor critica o tal “neoliberalismo”. Nos EUA, os democratas são corretamente chamados de liberais, porque são liberais na moral e nos costumes, diferente dos conservadores, que obviamente conservam a moral e os costumes sociais. Olhar a questão e jogar os dois grupos no mesmo balaio apenas pela convergência sobre o tamanho do Estado é um erro grave porque parte de uma visão marxista, que foca nesse ente da sociedade como o item principal.

        Por isso, não vai haver trégua entre esses grupos porque quando a briga entre esquerdistas e conservadores aperta, os liberais naturalmente passam para a trincheira da esquerda. Basta ver o Partido Novo atacando o Estatuto da Família e o apoio de tucanos ao PT quando os ideais esquerdistas são atacados; quando isso acontece, o Reinaldo Azevedo acaba desapontando muita gente e retruca com chiliques esquerdistas.

      • Eis o famoso truque sujo de “se não está do meu lado, é esquerdista disfarçado”.

        Como pode querer aliança uma extrema-direita que só vive de mentir sobre quem discorda deles?

        Evidentemente, não dá.

        Aliás, essa direita mais bizarra é a grande aliada atual da extrema-esquerda. Wyllys está comemorando até agora as palavras de Bolsonaro.

        Tsc, tsc…

        Abs,

        LH

    • Otimista e Alex Reis:

      Fernando Holiday é bem mais nobre, mais ÚTIL, mais DECENTE e mais INTELIGENTE do que vocês. Ficam pensando com a cabeça de baixo, querendo defender o Bolsonaro só por causa da aparente testosterona do deputado (que é mais fajuta do que nota de R$ 4,50, aquilo lá é um bunda mole que não deve saber nem trocar uma lâmpada).

      Ainda bem que é o Holiday que tem longo alcance, e não vocês. Quanto mais bolsonetes houverem, mais a direita estará FUDIDA.

  7. Não perca o seu tempo falando desse sujeito.O que ele quer é plateia.Nada mais!

    Agora, falando de um assunto realmente importante:O pt e suas linhas auxiliares estão tentando criar um golpe, que já está sendo debatido no Senado.A ideia é criar uma pec para eleições antecipadas para presidente e vice.É inconstitucional, mas eles usam isso para tirar a atenção do processo de impedimento.

    Outra coisa para prestar atenção:Renan.Ele está fazendo de tudo para ajudar o pt.

    Falar de Olavo, Bolsonaro ou Jean é perda de tempo.É, no final das contas, fazer aquilo que o pt quer:Desviar o foco no processo de impedimento e da Lava-Jato.

    • Gostei, achei o comentário mais sensato.
      Maxweel, concordo com você plenamente, e melhor você foi conciso e prático, tudo o que é necessário para transmitir uma ideia. Parabéns!!!

  8. Há muito tempo que eu percebi que o Olavo tinha sido incoerente em relação à intervenção militar, até cheguei a citar isso para um amigo. Errou também em outros pontos, como na parte do impeachment, e recentemente ao dizer que o Bolsonaro tem o direito de não processar o Jean Wyllys se quiser (retórica vazia, é claro que o Bolsonaro tem o direito, mas estamos falando de ceticismo político e de ataques na guerra política).

    Contudo/Entretanto/No entanto/Todavia, achei o vídeo do RA bem tolo. Ele pede citações sobre o Ustra não ter sido um torturador, mas não apresenta nenhuma que mostre o contrário. Usa o mesmo rol de ações do Olavo, que é xingar bastante, mas reclama disso outras vezes. Fala sobre o Olavo ser mestre, mas não age como tal. Fala sobre revisionismo histórico, como se a história tivesse de fato sido contada na sua íntegra, mostrando a verdade; aposto que até mesmo o RA não leu A verdade sufocada ou Ovril, tão pouco assistiu a confissões de ex-comunistas, como a do Eduardo Jorge (candidato à presidência da república em 2014), do ex-marido da Dilma, entre outros guerrilheiros que queriam a ditadura comunista.

    Enfim, ataques de um lado e de outro, sempre usando dialética erística.

  9. Tudo muito lastimável. Para mim, o pior foi ver o ataque desproporcional que RA fez a Bolsonaro (depois o Carlos Graieb da Veja corrigiu parte do destempero de RA no dia anterior, pra limpar um pouco a barra). Sim, em minha opinião, Bolsonaro fez uma dedicatória fora de lugar, mas não fez mais que alguns outros deputados. De algo tão pequeno criaram a maior quizomba!
    Sobrou até para o Olavo! Ra criticou o modo de Olavo se expressar, sem atentar que ele também vem descuidando seu palavreado, especialmente na rádio, à medida que aumenta sua audiência (e seu ego).
    Sobrou até para o Olavo! Ra criticou o modo de Olavo se expressar, sem atentar que ele também vem descuidando seu palavreado, especialmente na rádio, à medida que aumenta sua audiência (e seu ego). Tenhamos claro que alguns poucos discípulos que se comportam como xiitas não joga por terra o trabalho feito por Olavo, para despertar os cidadãos quanto à malignidade do PT e afins.

  10. Luciano, o Reinaldo pode até ter alguma razão em alguns pontos, mas acho que erra, e feio, em pelo menos um: em taxar os “olavetes” como sendo intervencionistas. O próprio Olavo sempre disse em diversos hangouts e postagens: “não peçam por intervenção militar, façam vocês mesmos a intervenção, os militares que depois decidam de que lado estão”. O foda é termos que aguentar Hélio Bicudo como um dos “heróis do impeachment”. Quando o Bicudo fizer um discurso forte contra a ESQUERDA, a coisa mudará de figura. Agora que o PT é cachorro morto, é fácil chutá-lo e posar de grande democrata.

    • Mauro,

      Acho que já não há mais tempo para luvas de pelica.

      O Olavo sempre pediu alternativas “fora da política”. Antes era a intervenção militar. Depois pediu uma tal revolução civil, mas sempre deixou claro que tudo seria pretexto para que o exército não tivesse outra alternativa senão intervir no caos gerado.

      É fácil evidenciar isso na análise dos discursos do Olavo.

      Abs,

      LH

    • Olavo pedia, praticamente, guerra civil. E pedia, é claro, para OS OUTROS fazerem isso. Não ele, e sim OS OUTROS, enquanto ele assistiria da Virgínia. Até que os malucos do Café com Bobagem da Extrema-Direita decidiram planejar como iam fazer isso, e fizeram aquela porra de hangout onde o lixo do Seltz, seguidor do Olavo, disse uma célebre frase: “VAI TER PAU”.

      É esse tipo de lixeira que Olavo vinha comentando que era pra fazer. E se recusou a comentar quando esses malucos fizeram essa bosta de hangout dizendo que estavam seguindo instruções dele.

      E desde quando Hélio Bicudo é herói do impeachment? Que infantilidade, isso nunca foi dito. Não leu os adesivos e camisetas com a frase #Esseimpeachmentémeu?
      Esse impeachment foi nosso, porra. Tem Hélio Bicudo nenhum nessa merda. E se tiver, pra ajudar no impeachment, ótimo. Assim como foi preciso do voto dos dois Bostanaros pra passar o impeachment.

  11. Reinaldo Azevedo tem defeitos consideráveis, como quando ataca a Lava Jato e o juiz Moro, mas nessa questão está correto. Olavo faz uma leitura irreal, desfocada e arrogante dos fatos. Dependesse de Olavo e de seus seguidores, ainda estaríamos sentados na frente do PC sonhando com a grande “tomada do poder pelo povo”, isso sim.

    • Já havia comentado por aqui que Olavo quer uma “revolução civil incruenta” contra a dita “Nova República”, que eu prefiro chamar de 2ª República Velha. Até agora não entendi como fazer isso.

      Olavo de Carvalho é indiscutivelmente um grande combatente contra o esquerdismo, tanto que não sobreviveu ao filtro ideológico esquerdista de nossa imprensa, da qual Reinaldo Azevedo tira sustento e, obviamente, andando sempre na linha para não perder o emprego, podendo defender Estado mínimo desde que defenda as principais ideologias esquerdistas, como o gayzismo. Miriam Leitão faz o mesmo tipo, defendendo liberalismo econômico mas vira uma petralha se falarem alguma coisa dos governos da ARENA.

      Como sempre enfatizo, o problema é que quando o tiroteio começa, os liberais correm para a trincheira das esquerdas, deixando os conservadores serem atacados de diversos lados.

      • ahahahaha…

        “o problema é que quando o tiroteio começa, os liberais correm para a trincheira das esquerdas, deixando os conservadores serem atacados de diversos lados.”

        Que chantagenzinha mais baixa essa.

        Quer dizer então que os conservadores estão do lado dos liberais em TODAS AS DEMANDAS DESTES?

        Que palhaçada isso de querer cobrar solidariedade para as baixarias de Bolsonaro e Olavo.

        Aprendam a discursar estrategicamente para cobrarem apoio depois.

        Abs,

        LH

  12. Até pela condição humana, Olavo não é perfeito e está sujeito a erros, como todos nós, inclusive o Reinaldo Azevedo e até você e eu. Mas o fato é que a conscientização anti esquerdista da sociedade, o ressurgimento da direita e o fim da hegemonia petista, são resultados, em enormíssima proporção, ao incansável trabalho do Professor Olavo.
    Claro que, além dele, devemos muitíssimo a você e ao Reinaldo.

  13. Não cheguei a fazer o curso de filosofia dele, mas leio e acompanho tudo o que Olavo de Carvalho escreve já faz cerca de 20 anos. Passei a acompanhá-lo depois que li e gostei do livro “O imbecil coletivo”. Com Olavo aprendi muito sobre comunismo, revolução cultural gramsciana, politicamente correto, Foro de São Paulo, conservadorismo, filosofia em geral, perenialismo, etc. Considero que Olavo de Carvalho deu uma grande contribuição ao combate contra a mentalidade esquerdista no Brasil. Mas infelizmente, para minha decepção, chegando nesse período recente, perto de o PT cair do poder ele errou muito, acredito sim que a soberba o atingiu, radicalizou algumas posições e eu fiquei extremamente chocado com a maneira com que ele se opôs aos movimentos de rua. Acho que se perdeu nas suas reflexões de modo a não conseguir pensar de maneira pragmática. Achei um absurdo imenso ele imaginar que o povo brasileiro desejava e deveria ser conduzido para fazer uma revolução pra derrubar toda classe política e burocrática, um tipo de revolução francesa direitista. Acho muito mais correta e sensata a visão do Movimento Brasil Livre e Vem Pra Rua que buscam uma transformação do Brasil por etapas. Pra concluir, acho que existem muitos motivos baseados em fatos recentes para criticar o Olavo de Carvalho, mas em tudo é preciso equilíbrio, e os erros dele agora não são motivo pra jogar os livros dele no lixo, pois eles trazem uma contribuição muito significativa de conhecimentos sobre diversos assuntos. E torço eu, pra que ele reencontre uma maneira de pensar mais sensata e possa fazer novas contribuições importantes de conhecimento pois ele é muito inteligente e capacitado pra isso.

  14. Oi, já viu que o Olavo parou com aquela putaria de pessoas do mal, de dizer quem ele bloqueou no face, para q seus séquitos depois atormentassem a ovelhinha desgarrada? O velhinho baixou a bola.

  15. Como é vaidoso, o cara! Um fátuo, sem dúvida! Nem o Moro e a Lava Jato escaparam da sua inveja ululante e da média que costuma fazer! O Olavo já denunciava tudo isso que está aí hoje quando ele ainda usava fraldas e, mais, quando posava de trotskista nas ruas, lutando “pela democracia” ao lado dos que defendiam a instalação de uma ditadura comunista no país. Por que ele não usa essa valentia toda para soltar os cachorros contra o esquerdopata que reverenciou o terrorista Marighela ao declarar o seu voto, os esquerdopatas que investiram furiosamente, quais hienas, contra a instituição da presidência da Câmara ao declararem os seus votos, ou contra a própria presidente, que integrou grupos terroristas? O que foi que o Bolsonaro fez senão externar uma opinião pessoal que contrasta com a narrativa da esquerda acerca do Ustra e do movimento de 64? E o Olavo, o que fez senão dizer aquilo que salta aos olhos, ou seja, que nós não estamos diante de uma simples crise, mas de um golpe de estado que vem sendo articulado pelo PT, sob a égide do Foro de São Paulo, desde que chegou ao poder? Na verdade, o Reinaldo urra como um leão diante da direita, mas mia como um gatinho diante da esquerda. É exatamente isso que fazem os seus próceres do PSDB, a começar do boca mole FHC. Que ele leia os livros do Villa, veja os vídeos dele e da Joice Hasselman, frequente os blogs Antagonista, Reaçonaria, do Aluizio Amorim, do Felipe Moura Brasil e outros, que não ficam dando uma no cravo e outra na ferradura como ele faz, e aprenda com eles a fazer oposição com coragem e sem o personalismo fútil com que tem se notabilizado.

    • O Olavo já denunciava tudo isso que está aí hoje quando ele ainda usava fraldas e, mais, quando posava de trotskista nas ruas, lutando “pela democracia” ao lado dos que defendiam a instalação de uma ditadura comunista no país.

      Vamos parar de mentir? Sobre Reinaldo, “foi redator-chefe das revistas Primeira Leitura[3] e Bravo!, editor-adjunto de política da Folha de S.Paulo, coordenador de política da sucursal de Brasília do mesmo jornal e redator-chefe do jornal Diário do Grande ABC, de Santo André, entre 1991 e 1993.”

      Isto tudo é antes de o Olavo escrever seu primeiro livro. Essas mania que o Olavo tem de dizer que a política nacional é “AO,DO” (antes do Olavo, depois do Olavo) não cola mais.

      Por que ele não usa essa valentia toda para soltar os cachorros contra o esquerdopata que reverenciou o terrorista Marighela ao declarar o seu voto, os esquerdopatas que investiram furiosamente, quais hienas, contra a instituição da presidência da Câmara ao declararem os seus votos, ou contra a própria presidente, que integrou grupos terroristas?

      Vocês estão distorcendo as coisas. Sempre denunciamos o apoio da extrema-esquerda aos terroristas. A diferença é que na Câmara os apoios a terroristas vieram de deputados anônimos, não dos principais socialistas. O Bolsonaro se tornou o “representante” da direita ali – eleito pelos seus adeptos, claro – e fez a cagada. O Bolsonaro TRAIU todas as estratégias que existiam ali. Deu para notar que até muitos que estavam do lado dele ficaram constrangidos. Para o Bolsonaro, acabou! E foi ele que escolheu.

      O que foi que o Bolsonaro fez senão externar uma opinião pessoal que contrasta com a narrativa da esquerda acerca do Ustra e do movimento de 64?

      Uma opinião nojenta e repulsiva que mostra que ele apoia ditadores e torturadores. Fim de conversa.

      E o Olavo, o que fez senão dizer aquilo que salta aos olhos, ou seja, que nós não estamos diante de uma simples crise, mas de um golpe de estado que vem sendo articulado pelo PT, sob a égide do Foro de São Paulo, desde que chegou ao poder?

      Esse discurso é fracassado, não gera resultados, não gera movimentos e NEM DEMANDAS. Esse é o principal erro de estratégia.

      Na verdade, o Reinaldo urra como um leão diante da direita, mas mia como um gatinho diante da esquerda.

      Mentira. O Azevedo teve papel fundamental nos ataques à extrema-esquerda nessa fase do impeachment. Ele é PARTE DOS resultados nessa conquista.

      É exatamente isso que fazem os seus próceres do PSDB, a começar do boca mole FHC.

      Na votação do impeachment, os deputados do PSDB foram muito bem. Aliás, os discursos deles deram de 10×0 no papelão de Bolsonaro.

      Que ele leia os livros do Villa, veja os vídeos dele e da Joice Hasselman, frequente os blogs Antagonista, Reaçonaria, do Aluizio Amorim, do Felipe Moura Brasil e outros, que não ficam dando uma no cravo e outra na ferradura como ele faz, e aprenda com eles a fazer oposição com coragem e sem o personalismo fútil com que tem se notabilizado.

      Personalismo?

      Ué… leitor do Olavo falando isso? Olavo é o maior adepto do “bragging” (auto-elogio) de que se tem notícia. Aliás, vários que você citou fazem isso também. É normal. Mas o Olavo exagera.

    • Essa frase não tem sentido:

      Somente seria logicamente justificável, se fosse algo assim: “Olavo acertou em x, y e z e isso compreende todas suas opiniões. Por isso, para mim, ele sempre terá razão”.

      Agora, o fato de ele ter feito algo de útil no passado, não significa que “sempre terá razão”.

      A não ser por fanatismo de culto.

      • Aqui em Banânia, as pessoas estão sempre alienadas em alguma bobagem sem sentido. Mesmo que Olavo tenha errado em muitos pontos, ele ainda tem e sempre terá mérito por nos despertar antes que fôssemos pegos numa armadilha comunista irreversível. A ele devem o Juiz Moro pelo apoio popular (ou você acha que esse entusiasmo com Moro veio de onde?), o Brasil e todos os cidadãos de bem que fazem parte desse território.

      • “Uma opinião nojenta e repulsiva que mostra que ele apoia ditadores e torturadores. Fim de conversa.”
        Que tipo de argumento é esse, Luciano? Onde estão as provas de que Bolsonaro apoia ditadores e torturadores? Qual o ditador que ele apoia? O Ustra era torturador? Você foi torturado pelo Ustra e carrega as marcas no corpo ou se baseia no discurso dos beneficiários do “Bolsa Ditadura”, que logicamente tem que convencer terem sofrido tortura para receber o dito benefício. Menos, Luciano, menos.
        Foi um erro seu ou vai apostar na soberba, igual ao RA ou mesmo o OC, a quem vc dedica um “carinho” especial?

  16. Nos anos noventa li a seguinte afirmação: “quem foi comunista nunca perde o sotaque”. E, pelo que li, ambos, prof. Olavo e Reinaldo, militaram entre os comunistas. Pois bem, penso que devemos reconhecer os feitos respeitáveis de ambos mas sempre mantendo guarda quanto a eles, haja vista que são humanos como qualquer um de nós.
    Eu não não me simpatizo por nenhum socialista, mas, entre PT, PSOL, PCO, PSTU, PC do B e PSDB, sem sombra de dúvida, prefiro o PSDB. Entretanto, se no cardápio político brasileiro só temos aquelas alternativas é porque nossa situação é pra lá de grave.
    O impeachment deve ser apenas o começo. E, se queremos bem à nossa liberdade, é hora de focar no que fazer depois dele e não ficarmos alimentando esse duelo de egos.

  17. Estratégia política não é o forte dos seguidores de Olavo e de Bolsonaro. Não sei se realmente não compreendem ou fazem questão de não compreender. Ora, usar como argumento que os esquerdistas também citaram Marighella, Lamarca e outros facínoras, para justificar a homenagem de Bolsonaro ao coronel Ustra , é de uma infantilidade atroz.
    Sim, eles citaram, é verdade. Mas pergunto: qual é a reação de qualquer brasileiro médio quando ouve um esquerdista fazer uma declaração desse tipo? De repúdio, é claro. No imaginário popular, esquerda fica associada a extremismo e práticas criminosas.Ou seja, acabam com eles mesmos, sozinhos.
    E o que as pessoas deveriam pensar de alguém que homenageia um torturador? “Ah, mas ele não foi um torturador, prove”, “A história está mal contada”, “Leia o livro tal, que você vai entender” ..
    Ocorre que, até que se prove o contrário, ele foi sim, um torturador. Certo ou errado, é assim que a maioria dos brasileiros o vê. Como consequência , a direita fica irremediavelmente associada à pessoas que apoiam uma das práticas humanas mais injustificáveis e abjetas. É isso que querem? Isso nos trará alguma vantagem? Ou, tornará o caminho ainda mais difícil?

  18. Desculpe-me, mas você como esse imediatismo político demonstra não entender a guerra cultural. A esquerda levou 4 décadas para chegar aonde chegou. A direita não precisaria de 2 décadas para destruir as mistificações e os mitos erigidos pela canhota. Mas será, sim, preciso, algum tempo, e o trabalho, de médio ou longo prazo, deve ser começado desde já, por estar o adversário num mau momento.

    Estratégia é pra daqui a 10, 20 anos. Seria até bom tomar a surra de que você fala acima o quanto antes. É segurar a surra por alguns anos e depois virar o jogo. A menos que você queira que o poder caia nas mãos do PSDB ou da REDE nas próximas décadas.

  19. Eu nem pensei no impeachment quando fiz o comentário. O impedimento da Dilma é pra já e eu não nego isso. Não nego inclusive que se faça aliança com a esquerda moderada em função desse objetivo imediato. O que digo é que a direita deve lutar desde já para ter o protagonismo das lutas contra o PT e demais esquerdistas revolucionários. Do contrário, a esquerda moderada ou mesmo a REDE acabará presidindo o processo e ficará com o seu legado. E a direita restará mais uma vez em segundo plano.

    Não há dilema algum.

    • E quem está impedindo esta luta, Otimista? Todo o discurso olavete é uma fraude para esconder que as táticas dele são uma merda. Até hoje quem impediu o Olavo de executar as táticas propostas? Ninguém.

      Façam o jogo de vocês e joguem o jogo. O que está esperando?

  20. Será que errou? Esse vídeo é uma vergonha. Ele nunca disse que o impeachment era impossível, ou mesmo que contra. O Olavo disse que foi um erro estratégico levar o protagonismo do processo à classe política. Temer assume, o povo fica feliz, classe política segue dominando. A esquerda se reestrutura e se reagrupa em torno de outra legenda (PSOL) e a vida segue como está. Confundir o Olavo de Carvalho com quem pretensamente fala em nome dele é ridículo. Agora vc vem falar em máquina de destruir reputações e compartilha páginas voltadas exclusivamente a isso. Cara, você já foi melhorzinho.

    • Leandro,

      O que o Olavo disse foi enrolation. A afirmação de que “não se deve dar o protagonismo à classe política” sempre foi intencionalmente vaga.

      Sites como Alta Cultura Olavética (altaculturaolaveticablog.wordpress.com) e diversos outros já escancaram os discursos de Olavo.

      Não foi o que “os outros disseram”, mas ele próprio.

      Abs,

      LH

  21. Reinaldo Azevedo? Esse nunca me enganou! pode enganar vocês a mim não e quanto a Olavo de Carvalho,leio seus livros sim,mas não olavette ou qualquer dessas bobagens que dizem por ai.Eu penso por mim mesmo e nunca ninguém fez a minha cabeça.Esse sempre foi o atraso do Brasil: A BRIGUINHA DE COMADRES,COMPADRES,ENTRE A DIREITA E A ESQUERDA,RAZÃO DO GRANDE ATRASO DESSA NAÇÃO SEM RUMO E SEM FUTURO!

Deixe uma resposta