Uma ótima ideia: documento do PSDB a Temer propõe implantação do parlamentarismo

3
80

congresso-604x270

Eis aqui uma ótima ideia:

BRASÍLIA – Previsto para ser entregue nesta terça-feira, 3, ao vice Michel Temer, o documento da cúpula do PSDB elaborado como condicionante para o partido apoiar o eventual governo do peemedebista prevê como um dos temas centrais a discussão para se adotar o parlamentarismo a partir de 2018, ano em que termina o atual mandato presidencial. Chamado internamente como “carta de princípios”, a lista de 15 itens foi fechada na tarde desta segunda-feira, 2, em reunião da direção tucana.

O ponto que aborda a proposta do novo sistema de governo consta do trecho que trata sobre a necessidade de se realizar uma reforma política. “Defendemos a criação de cláusula de desempenho eleitoral, o voto distrital e a formação das bases de discussão para a implementação do parlamentarismo a partir de 2018”, disse ao Estado o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG).

Mas por que o parlamentarismo seria a melhor opção para o Brasil?

Para começar, é o modelo de administração pública da maioria dos países civilizados do mundo.

Segundo, há um risco menor de totalitarismo com esse sistema (e este é o grande problema de governos como aqueles do PT)

No fundo, o presidencialismo é um grande risco para países latino-americanos.

Uma mistura de parlamentarismo com voto distrital seria ainda melhor.

 

Fonte: Documento do PSDB a Temer propõe implantação do parlamentarismo – Política – Estadão

Anúncios

3 COMMENTS

  1. Trocar república presidencialista por república parlamentarista é o mesmo que trocar seis por meia dúzia. Parlamentarismo só dará certo em nosso país só com monarquia! A história do nosso país comprova isto!

  2. EUA e Coréia do Sul mandam lembranças (Repúblicas Presidencialistas). O primeiro é só a nação mais formidável que já apareceu nesse planeta, e o segundo é o exemplo de um país que saiu da latrina para o grupo de elite mundial.

    Eu gosto de Parlamentarismo, mas o mito de que aquele sistema vai resolver os problemas do Brasil precisa acabar.

    O que precisamos é de menos Estado e mais Ética.

Deixe uma resposta