Com PT, corrupção chegou a estágio inédito, diz Delcídio

4
77

A entrevista do senador cassado Delcídio Amaral ontem ao Roda Viva simplesmente explicou detalhadamente aquilo que todos já sabíamos: “nunca antes neste país” a corrupção foi tão sistematizada. Embora sempre presente, ela se tornou um modelo sistêmico somente no governo do PT. Leia mais:

O senador cassado Delcídio Amaral (sem partido-MS) disse que o PT “não inventou a corrupção na Petrobras”. Delcídio, que atuou durante décadas no setor energético, afirmou contudo que, com o Partido dos Trabalhadores, houve uma “sistematização” da atuação partidária para operar desvios na Petrobras e em outras estatais.

Realmente, esse processo foi num crescendo. Qual a diferença (em relação a governos anteriores)? Começou a haver uma espécie de atuação sistêmica nas diretorias e atuação partidária muito mais ampla, concatenada, com participação das principais lideranças partidárias que compunham a base do governo Lula e Dilma. Deu no que deu”, afirmou o senador cassado.

Segundo Delcídio, desde o governo FHC, Itamar e anteriores, havia corrupção nas estatais, mas não de forma tão sistematizada. Para explicar, ele relata que governos anteriores ao PT não chegavam ao “detalhe” de indicar gerentes e chefes de departamento ligados a partido. “O diretor ajustava sua equipe, não tinha isso de colocar em todos os espaços alguém ligado a partido”.

Lula e Dilma sabiam. 

Questionado se corroborava a afirmação de que Lula e Dilma sabiam do esquema de corrupção, Delcídio repetiu que sim. Para o ex-senador, a argumentação de que Lula não sabia dos desvios ou que Dilma recebeu um parecer “falho” para decidir sobre o investimento na refinaria de Pasadena é assumir que as pessoas são “idiotas”. “Tenha paciência, é achar que todo mundo é ignorante, idiota. A Petrobras sempre foi do presidente.

“Presidente do Conselho da Petrobras, à época da aquisição de Pasadena, Dilma alegou ter recebido um parecer falho da diretoria Internacional para chancelar o negócio. Segundo o Tribunal de Contas da União, a compra da refinaria rendeu um prejuízo de quase US$ 800 milhões à Petrobras. “Nas estatais, especialmente na Petrobras, não há a possibilidade de você levar um processo (parecer) incompleto pra diretoria, pro conselho de administração”, afirmou Delcídio ao citar todas as instâncias internas da companhia pelas quais passam esse tipo de documento. Questionado se a então presidente da República mentiu sobre o caso, Delcídio respondeu afirmativamente. “Absolutamente, ela não assumiu a responsabilidade que era dela.

“Delcídio repetiu também a alegação que, sob comando direto de Dilma, negociou a indicação de Marcelo Navarro para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) em troca da decisão favorável a liberação da prisão de empreiteiros implicados na Lava Jato. Segundo o ex-senador, ele cobrou em conversa com Navarro, no térreo do Palácio do Planalto, em uma “salinha”, que ele cumprisse o compromisso de liberar determinadas pessoas que estavam presas em Curitiba. “Ele disse: Sei muito bem da minha tarefa. Eu fui chamado na época de mentiroso, mas o tempo é o juiz das coisas. O Marcelo Odebrecht, em delação agora, confirmou essa história.

“Sobre Lula, Delcídio repetiu que o petista pediu que ele solucionasse o “problema” com Nestor Cerveró – que estava preso e com suspeita que fecharia acordo de delação. “Ele (Lula) me disse: precisamos resolver essa questão.”

As delações deste moço tem realmente muito a colaborar para o Brasil, pois, como se diz acertadamente por aí, a verdade liberta.

Fonte: PT não inventou corrupção na Petrobrás, mas sistematizou atuação partidária, diz Delcídio – Política – Estadão

Anúncios

4 COMMENTS

  1. Luciano, gostaria de saber tua opinião sobre o seguinte. Tudo bem que todos nós desconfiamos da quantidade e qualidade da força do Foro como nos vem sendo repassada pelo Olavo de Carvalho durante esses últimos, sei lá, 18 anos. Isso é uma coisa. Mas outra é: você acha que toda esse surgimento providencial de uma oposição ao PT se deve MUITO a atuação dele? Sabemos que ainda não é uma oposição tão forte como deve ser, mas também sabemos que, sim, está se fortalecendo o senso de que se opor a eles de forma contundente é uma necessidade. O dedo do Olavo nesse climão de contra-ataque foi realmente fator crucial, quase como uma força motriz do processo?

  2. Sobre os direitos de trabalhadores e as formas de solução de conflitos entre patrões e empregados, no brasil começaram com o fim da escravidão, em 1988. As primeiras leis trabalhistas surgiram em 1930, para defender os direitos do trabalhador. Em 1º_ de maio de 1943, a consolidação da leis trabalho (CLT), foi sancionada pelo então presidente GETÚLIO VARGAS, Durante o estado novo. Com mais sete DÉCADAS, é natural que a lei passa a ser questionada, e exige mudança entre as transformações das relações de trabalho, atualmente discute-se muito mercado se o emprego nos moldes vigentes vai acabar-se a CLT caminha para o fim; Como será encara esse novo modelo. e como se preparar para a transição Muitos estudiosos e especialistas da área jogam LEZ e fazem reflexão a esse respeito, Para não ser surpreendido é preciso que cada profissional fique atento aos rumos da carreira, e tome as rédias e saiba conduzi-la, do contrario ele vai ser sem direção, e perdido diante das mudanças que virão pela frente, ainda que lentas, porque é necessário se adequar a realidade da sociedade atual.
    A professora VIRGÍNIA GHERARD, de pós graduação da PUC e da fundação Dom Cabral e com expertise em desenvolvimento de lideranças e equipes de alta performance, diz que o brasil é arcaico em termos de legislação trabalhista por causa da CLT, DIANTE de países DESENVOLVIDOS que não tem tanto entrave. “Os encargos são muito pesados frente ao contexto de insegurança e instabilidade econômica e a opção natural é pensar na alternativa de trabalhos autônomos.” MAS EU PERGUNTO: SE TODOS FOREM AO TRABALHO AUTÔNOMO QUEM EXERCERÁ OS TRABALHOS DAS GRANDES EMPRESAS.?

    Getúlio Vargas 17 – 31 de janeiro de 1951= 24 de agosto de 1954
    Café Filho == 24 de agosto de 1954 = 8 de novembro de 1955
    Carlos Luz (interino) = 8 de novembro de 1955 = 11 de novembro de 1955
    Nereu Ramos
    (interino) Presidente Nereu = 11 de novembro de 1955 31 de janeiro de 1956
    Juscelino Kubitschek == 31 de janeiro de 1956 31 de janeiro de 1961
    Jânio Quadros == 31 de janeiro de 1961 25 de agosto de 1961
    (interino) Ranieri Mazzilli (1961) == 25 de agosto de 1961 7 de setembro de 1961
    João Goulart == de setembro de 1961 1 de abril de 1964
    (interino) Ranieri Mazzilli = 2 de abril de 1964 15 de abril de 1964
    Humberto Castelo Branco == 15 de abril de 1964 15 de março de 1967
    Aurélio de Lira Tavares
    Augusto Rademaker
    Márcio de Sousa Melo
    (Junta Governativa Provisória de 1969) 31 de agosto de 1969 30 de outubro de 1969
    Emílio Garrastazu Médici == 30 de outubro de 1969 15 de março de 1974
    Ernesto Geisel Ernesto == 15 de março de 1974 15 de março de 1979
    João Figueiredo == 15 de março de 1979 == 15 de março de 1985
    Tancredo Neves Morreu antes de tomar posse
    José Sarney 15 de março de 1985 15 de março de 1990
    NÃO DEU CONTA DE GOVERNAR.
    Fernando Collor == 15 de março de 1990 29 de dezembro de 1992 FOI EXPULSO DE SEU GOVERNO
    Itamar Franco == 29 de dezembro de 1992 1 de janeiro de 1995
    Luiz Inácio Lula da Silva 1 de janeiro de 2003 == 1 de janeiro de 2011 O PIOR LADRÃO DA HISTÓRIA.
    Dilma Rousseff == 1 de janeiro de 2011 12 de maio de 2016 A HERANÇA MALDITA. deixada por LULA. Entre todos esses os Piores que deve ter vindo do inferno e que arrasou com o Pais. . A DUPLA = LULA = DILMA.

Deixe uma resposta