Por que o desabafo de Ratinho sobre Lei Rouanet foi tão relevante?

19
226

______________________________________________Ratinho-Lei-Rouanet

No programa do Ratinho, em 24/05, ele expôs uma excelente matéria do Spotniks, a qual exibia os 12 projetos mais bizarros da Lei Rouanet. O site Spotniks merece parabéns pela pesquisa feita, e Ratinho merece aplausos por ter feito uma abordagem tão digna sobre o assunto.

Especialmente no que diz respeito à denúncia de Ratinho, há um ponto relevantíssimo: a indignação contida na comunicação. Em linguagem popular, ele não apenas “narrou” a questão da Lei Rouanet, mas expôs o quão absurdo é o recebimento de verbas milionárias por artistas.

Especialmente na direita, ainda há muita gente adotando a “estrutura de narração” diante das monstruosidades cometidas pelos nossos oponentes. Com isso, sem querer acabam validando as afrontas, pois o ser humano em geral entende que se você está apenas “narrando” algo errado, então significa que não é algo com o que se importar e talvez “não tão errado assim”. A comunicação conformada e meramente narrativa se transforma, finalmente, em uma forma de se validar as barbáries do oponente.

Os republicanos precisam assimilar a arte de se comunicar de outra forma nas questões políticas: falando ao coração e manifestando indignação na denúncia de absurdos. Isso geralmente cala na alma das pessoas, como fez Ratinho.

A estrutura de “narração” deve ser, aos poucos, substituída pela comunicação indignada, que clama pela luta e não aceita as afrontas cometidas pelos inimigos.

Quem diria que Ratinho nos daria um exemplo de comunicação política eficaz?

Anúncios

19 COMMENTS

  1. “Quem diria que Ratinho nos daria um exemplo de comunicação política eficaz?”

    Qualquer um que manjasse de guerra política e assistisse, uma vez que fosse, ao Programa do Ratinho. O Ratinho sempre foi exemplar nisso, Luciano.

    • Faz muito tempo que não vejo TV aberta e também não vejo Ratinho, aliás, nem sabia que ele estava na ativa ainda com este formato. Mas gostei do desabafo dele. Espero que Ratinho continue lendo Spotniks – e comentando as matérias. Porque aí, vai ser café no bule.

      • Sempre gostei dele mesmo nos tempos de rádio , uma vergonha essas pessoas pedir dinheiro por isso é fácil fazer show e outros mais fim dos tempos, e ainda se paga um absurdo as entradas

  2. Perfeito! Chamou pelos nomes que devia chamar, citou os nomes, e citou a SACANAGEM que é o fato de não só captarem dinheiro como também cobrarem ingresso. Lucro até o talo, grana pública indo pra essa gentalha.

    Luan Santana e Claudia Leitte tem nome, conseguem vender ingresso. Cobrarem pra isso? Se foder!

    Detounatas, não conheço ninguém que curta essa merda do Titica Anta Cus, então só pedindo dinheiro de Lei Rouanet mesmo pra sobreviver. Esse Titica não tem vergonha de ser um cara tão sem talento que precisa disso pra conseguir colocar dinheiro na conta?
    É, não tem. Vergonha é o que essa gentalha menos tem. PAU NELES!

    Ratinho neles!

  3. Não tinha lido essa matéria do Spotniks, mas suspeitei q a fonte fosse o ele, quando Ratinho estava lendo. Só não confirmei pq a fonte da letra impressa estava diferente da padrão usada no site.
    Muito bom saber q a assessoria de Ratinho está usando o Spotniks como referência. Espero q ñ pare por aí, eles tem muito conteúdo confiável e embasado q pode ser aproveitado para desmascarar o PT e as esquerdas. E isso indo para a TV aberta ajuda muito.

  4. que acsuurdoooooooooooo. O que eles fazem com o dinheiro que cobram??????? Genteee!!!. Impossível um país assim não quebra. ABSURDO- ABSURDO

  5. Gostei de como o Ratinho se posicionou nessa matéria, e expressou muito bem
    ” é uma puta de uma SACANAGEM ” artistas fazerem uma porra dessas. O Brasil já está um caos, aí vem uma notícias dessas.
    Porque não tem leis que incentivam a melhorar coisas que realmente precisam, tudo bem a cultura é importante, mas, esse incentivo não muda em nada para quem vai comprar o ingresso, só esses fdp. que lucram com tudo isso. Já não basta o políticos ladroes, agora vem esses vagabundos querendo meterem as mãos em dinheiro que poderiam ir para saúde que é onde mais se precisa.

  6. A saúde e a educação não tem prioridade nenhuma ne? É por isso que esses artistas estão aí levantando a plaquinha, vão perder a mamadinha kkkk…

  7. pega todo esse dinheiro e coloca professores bem remunerados que ensinem música e façam teatros nas escolas ai sim estará investindo na cultura.

  8. Não tinha visto o vídeo. Mas adorei a fala do Ratinho. Mais ainda pela maneira simples de expor suas idéias, chegando até ás classes menos favorecidas que, como eu, não sabia o funcionamento dessa lei.

  9. Não concordo com artistas milionários pedindo captação através da Lei Rouanet, porém pelos comentários aqui fica claro que ninguém sabe como funciona a Lei e da onde vem o dinheiro…

  10. Acho necessário ajuda do poder público para incentivar a arte, porém, financiar cantores de nome já com bilheteria garantida é um absurdo, a lei deveria ser como a bolsa família , ser liberada para os casos de CULTURA propriamente dita, e não para locupletar os ganhos de cantores e atores com projetos de péssima qualidade, é o caso de músicas vulgares e sem conteúdo . Sugiro que às autoridades da área verifiquem, quando solicitada a verba, que tipo de informação cultural esse projeto levará ao público, se for funk, e pancadão do tipo VILA SONIA – SP. musica sertaneja que fatura rs. 500, mil por show, e ainda assim receber os benefícios da lei, isso é um absurdo. Fiscalização neles, e o ratinho e qualquer outra pessoa que se levantar contra contra esse desmando têm meu apoio..

Deixe uma resposta