Uma aula de como falar com a extrema-esquerda

17
122

comofalar

Toda interação com um adepto da extrema-esquerda é um jogo. Assim, os eleitores do PT, PCdoB e PSOL sabem que estão jogando e torcem para que você não conheça esses jogos. Enquanto jogam (e no caso deles, é sempre jogo sujo), atuarão de forma a fazer você ficar com vergonha daquilo que você deveria se orgulhar. Ao mesmo passo, eles tentarão vender para o público que aquilo de que eles deveriam se envergonhar é motivo de orgulho. Se isso acontecer, sua derrota estará garantida, independentemente do fato de você ter os melhores argumentos em mãos ou não. O jogo não tem dó. Você terá perdido unicamente por ter entendido as regras da luta política.

Felizmente, vemos cada vez mais pessoas deixando de cair nos jogos sujos da extrema-esquerda – e para isso é preciso jogar também, mas jogar limpo – e, enfim, começando a falar com essa escória no tom adequado. Em um vídeo visto na página Socialista de iPhone temos um exemplo fantástico e didático:

A coisa começa aí: nunca abaixe a cabeça para a escória moral da política.

Anúncios

17 COMMENTS

      • o ustra, pra ti, é “ficar com vergonha daquilo que você deveria se orgulhar”.
        o bolsonaro não tem vergonha e ser orgulha. ponto pra ele, que faz na prática aquilo que tu teorizas no texto.

      • A diferença é que ele se orgulha de algo que é fácil de ser colocado sob shaming do adversário. Eu me orgulho de coisas BEM DIFERENTES, e moralmente mais defensáveis. Mas, enfim, cada um é cada um…

      • Tudo bem, mas se depois do voto em homenagem a comunistas o Bolsonaro fica quieto vão chama-lo de frouxo mais uma vez. Acho que ele conseguiu o que queria, que era provocar os vermelhos com o orgulho de cá contra o orgulho de lá.

      • bolsonaro falar do ustra é não ter “vergonha daquilo que você deveria se orgulhar”.
        e por mais que repitas os frames esquerdistas contra o regime militar, a população está aprendendo a não ter vergonha daquilo que deveria se “orgulhar”. Claro que, entre a vergonha e o orgulho há mil e uma gradações e, levado ao extremo, nunca poderemos nos orgulhar de nada…

      • O que ele conseguiu foi dar munição para os outros o chamarem de defensores de torturador. Só os já “convertidos” foram tentar descobrir quem era o Ustra, a maioria esmagadora da população nem sabia que ele existia… agora sabe, e sabe que ele torturou Dilma Roussef, e que Bolsonaro prestou homenagem a ele por este fato (“pelo pavor de Dilma Roussef”), mesmo que isso não tenha sido a intenção dele.

        Quem tem que revisar a história são historiadores, como Marco Antônio Villa tem tentado fazer. Aquele era um momento de CONSTRUIR A HISTÓRIA. Ele poderia ter lançado shaming no cara que defendeu o Marighela antes, poderia tê-los acusado do que eles realmente são: defensores de terroristas. Aliás, ele TINHA A OBRIGAÇÃO de fazer isso. Ao invés disso, preferiu elogiar um oficial que é conhecido por atos de tortura… palmas pra ele…

        A melhor análise que vi sobre a situação vem de um colega meu que pensava seriamente em votar no Bolsonaro caso ele se candidate à Presidência, mas desistiu após o voto: “Nem o Bolsonaro acredita na candidatura dele. Ele só quer continuar sendo um candidato de nicho, um deputado ‘top pick’ pra levar mais deputados de carona nos votos dele pra Câmara”. É até de se questionar se ele conseguiria se eleger ao Senado Federal.

      • Mas não se trata exatamente disto? O adversário faz shaming e tu dizes que não apenas não é caso de shaming, mas algo de que se deve orgulhar?
        Se o Bolsonaro for se preocupar que isto ou aquilo é dar margem ao adversário fazer shaming, então ele vai ter caído na armadilha de se envergonhar daquilo que deveria se orgulhar. Este é o meu ponto.
        O caso aqui não é de saber se o Bolsonaro está correto ou não ao se orgulhar de Ustra, pra fins de argumentação isto é irrelevante. O fato é que Bolsonaro acha que é o caso de se orgulhar; a esquerda diz que é o caso de se envergonhar; e o Bolsonaro enfrentou isso e ganhou: o livro do Ustra esgotou rapidamente, foi feita nova tiragem de milhares de exemplares; a fanpage do Ustra e do Livro tem milhares de novas curtidas. Ou seja, para argumentar, ainda que concretamente fosse o caso de o Bolsonaro se envergonhar, o simples fato de o Bolsonaro entender que seria o caso de se orgulhar e se posicionar como se posicionou é EXATAMENTE “uma aula de como falar com a extrema-esquerda”.

      • Tomás,

        Cada um pode ACHAR QUE QUALQUER COISA é motivo para se orgulhar. Mas há táticas boas e ruins. O fato é que quando Bolsonaro SE ORGULHA de defender o Ustra, permite que um esquerdista SE ORGULHE de atacá-lo. Acho que no frame, aí o esquerdista se dá bem.

        Enfim, tecnicamente você está correto se formos falar unicamente da aplicação. Mas é fácil argumentar por motivos pelos quais ninguém deveria se orgulhar de defender uma ditadura militar.

        Abs,

        LH

  1. Tem um livro do Clauss Offe – um fabiano alemão – cujo título me esqueci, que dizia mais ou menos o seguinte: “a vantagem da direita é que, como suas tomadas de posição são definidas pelo mercado, elas tendem a ser mais ou menos automáticas, o que gera uma comunicação intragrupo mais eficiente que a da esquerda, que tem por hábito se perder em disputas teóricas e ideológicas…”

    Isso pode ter sido verdade até os anos 60 mas, desde então, essa ideia tornou-se ultrapassada. Primeiro, porque o “mercado” é algo hoje completamente diversificado. Segundo, porque a esquerda conseguiu criar esse efeito mágico, depois de anos de martelamento doutrinário, da existência de um conjunto de temas tidos a priori como dignos, justos e corretos, e cuja defesa tem que ser automática e inquestionada, sob a pena de sanção. É o “politicamente correto”. Exemplos recentes: no caso do estupro coletivo do Rio, não duvido que tenha havido estupro de uma menor. Mas o fato ocorreu dentro de um contexto de abuso de drogas, prostituição, pobreza e decadência moral. Isso não afasta a incidência do tipo penal, mas não justifica a grita das feministas pedindo a cabeça de “pelo menos 30 homens” e outros histerismos, com infinitos desdobramentos. Porque a “defesa das mulheres contra o machismo” é um destes temas que, se vc se atreve a debater, vc já é automaticamente taxado de escória pela esquerda. O discurso vitimista do golpe vai na mesma linha.

    Ao contrário do que pensava Offe, é a esquerda que possui essa vantagem do alinhamento automático.

  2. LUCIANO HENRIQUE VOCÊ DEVE SER UM BOÇAL ELITISTA FILHA DA PUTA, SEJA OU DA ESQUERDA OU DA DIREITA, SÃO TODOS, INDISTINTAMENTE TODOS OS POLITICOS BRASILEIROS, CORRUPTOS, LADRÕES, APROVEITADORES, TODOS ELES INDIRETA OU DIRETAMENTE SÓ ESTÃO LÁ PARA SE BENEFICIAR A ELES E A SEUS FAMILIARES, TUDO POR CONTA DO “ESTADO” , GIGANTESCO, COM MUITAS VAGAS PREENCHIDAS POR PESSOAS QUE NÃO SABEM NEM PORQUE ESTÃO LÁ, OU SEJA, CABIDE DE EMPREGO, TORNANDO O DÉFICIT CADA VEZ MAIOR, COM SALARIOS ASTRONOMICOS QUE DIVIDEM COM SENADORES, PREFEITOS, VEREADORES, DEPUTADOS, GOVERNADORES, ENFIM O BRASIL É UMA FESTA, PATROCINA TUDO ISSO, E QUEM SE FODE É SEMPRE O POBRE, O QUE LEVANTA AS 4,00 DA MANHÃ PARA TRABALHAR, POR SALÁRIO IRISÓRIO, ISSO SEMPRE FOI ASSIM E SEMPRE CONTINUARA A SER, PRINCIPALMENTE AGORA COM ESTE GOVERNO DO SATANISTA TEMER, QUE NÃO ESTA NEM AI PARA O VERDADEIRO POVO, AS COISAS VÃO SER DE AGORA EM DIANTE COMO ERA NA ÉPOCA DA ARENA(ATUAL PSDB), TUDO PARA OS RICOS(ELITE PORCA) E NADA ABSOLUTAMENTE NADA PARA OS POBRES, ALGUNS DIZEM QUE O BRASILEIRO É O MELHOR POVO DO MUNDO, UTOPIA DA MAIOR, O BRASILEIRO EM SUA GRANDE MAIORIA É UM POVO ADEPTO DA LEI DE GERSON (VANTAGEM EM TUDO), SEM CULTURA, CHEGAM INCLUSIVE A IDOLATRAR TRAFICANTES (ESCÓRIA) TA TUDO ERRADO NO PAIS TROPICAL, QUE VOCES QUEREM ILUDIR O MUNDO COMO SE AQUI FOSSE O PARAÍSO, REALMENTE EM RIQUEZAS NATURAIS É UM PARAISO, NÃO CONHEÇO UM CONTINENTE NO MUNDO BENEFICIADO POR DEUS COMO ESSE, MAS INFELIZMENTE UM POVO QUE NÃO MERECE,(NA SUA GRANDE MAIORIA), IMAGINO UM PAIS COMO ESSE HABITADO POR JAPONESES, SERIA A MAIOR NAÇÃO DO MUNDO INDEFINIDAMENTE, CLARO CASO CONSEGUI-SE SE LIVRAR DOS EUA ( QUE É O CANCER DO MUNDO).

    • Tiozão do Caps Lock, por favor, tenha a bondade de comentar de maneira esteticamente mais agradável algo que faça sentido da próxima vez. Ler comentários tão incoerentes e tão grotescos esteticamente falando é um espetáculo deprimente ao qual, garanto, nenhum leitor gosta de ser submetido. Peço, portanto, que respeite aos outros frequentadores do site e a si mesmo e se esforce mais da próxima vez que vier comentar.

    • Oi! Carlos?!

      Não funcionou as 300mg de gabapentina né?! Pode aumentar até 900mg diária. Qualquer tipo de retardo causado por superdosagem não fara muita diferença no seu caso.

Deixe uma resposta