Santana não deu depoimento para Moro. Ele jogou um jogo de propaganda.

19
223

Operacao Lava Jato - HM (29)-1428-kokD-U102570314533MbC-1024x683@GP-Web

As notícias andam dizendo aí que João Santana deu um depoimento a Sérgio Moro. A esposa do marqueteiro também. É mais ou menos isso. Tecnicamente foi um depoimento. Mas na prática foi o exercício de uma técnica de propaganda. Observem alguns frames:

(1) Todos fazem isso

(2) 98% das empresas fazem isso

(3) Precisamos passar tudo a limpo

(4) Fiz, é errado, eu sei, mas é bom que tudo seja passado a limpo

(5) 98% das campanhas do Brasil utilizam caixa dois

Mas o momento que deveria se tornar um “clássico” foi esse:

“se todos que já foram remunerados com caixa dois no Brasil fossem tratados com o mesmo rigor que eu, era para estar aqui, atrás de mim, uma fila de pessoas que chegaria a Brasília. Uma muralha humana capaz de concorrer com a muralha da China. Capaz de ser fotografada por qualquer satélite que orbita em torno da terra”.

Isso aqui não foi um depoimento. Foi a execução de uma técnica de propaganda que pode ser definida como “todos fazem” na tentativa de se livrar de uma sujeira. Basicamente, é o modelo de narrativa que Santana confeccionou para o PT após o partido ter sido pego em tantos escândalos de corrupção.

David Horowitz lembrava: “Se você está mal, a melhor alternativa é envenenar a reputação do outro, a ponto de que os eleitores percebam que não possuem outra alternativa a não ser você”. Em termos amplos, a execução da técnica de Santana tem algo a ver com isso.

Pergunte a Santana se ele coletou provas para comprovar o que disse? Neca de pitibiriba. Mas para a propaganda de Santana qual a importância dos fatos?

Se Moro estiver consciente de que o marqueteiro do PT tentou enrolá-lo com o mesmo nível de propaganda (suja) que ele ensinou Dilma a fazer para o eleitor, Santana deve sofrer punição ainda maior.

Até porque tentar fazer o juiz de palhaço não é uma boa opção para quem quer se ver livre de ficar em cana.

Curta-nos e siga-nos no Facebook para receber todas nossas atualizações!

Para adquirir o livro “Liberdade ou Morte”, você pode consultar o site da Livraria Cultura ou da Saraiva.

Anúncios

19 COMMENTS

    • Importante isso, e como diz o texto quando se esta mais protegido estando na Russia e não no Brasil a gente vê comprova que a coisa ta feia.

  1. Sem chance de conseguir enrolar o juiz com essa conversa mole. O juiz Moro é experiente e técnico. Além disso, conta com os depoimentos de outros envolvidos no Petrolao, especialmente daqueles que fizeram depósitos ao marqueteiro proveniente de propina. Vai ser difícil escapar da acusação de lavagem de dinheiro.

  2. Primeiramente houve a confissão de culpa que receberam grana de caixa 2. Segundo, houve a confirmação de que teriam conta no exterior para receber a grana desviada da PETROBRAS pelo esquema do PT; Terceiro ficou clara a participação do Vacari no esquema; Quarto O JEC negou veementemente a existência de caixa 2 nas campanhas da Dilma, que por si só já se prova a fraude. Quarto, a ODEBRECHET pagou propina no exterior e há a promessa de Delação de todo esquema das Campanhas do Lula e Dilma. A visão do Luciano Henrigue está limitada

  3. Caso moro perceba que está sendo manipulado inconscientemente e resolva não dar importância ao que foi dito! Se tornaria uma mentira que 98% dos partidos não praticam caixa 2? Sim todos sabemos que isso é uma verdade, e sua redação está pouco convincente do que deseja fazer. Sugiro que presunção é culpar sem provar.

  4. Ouvir o depoimento de Santana foi como ouvir o Mal. Deu para perceber nitidamente, pelo vocabulário empregado e pela entonação de voz, que não se arrepende de absolutamente nada e ainda se julga capaz de enganar a qualquer um, até o juiz Moro. Asqueroso.

  5. Claro que o Governo Dima, e do ex Presidente Lula foram os mais corruptos de todos os tempos…ficaram tanto tempo.com a guela aberta…aguardando.o dia de assumirem o.poder…Que ficaram sem noção…de quanto estavam roubando… e acabando com.o.Nosso País…pois foram tantas corrupções…Que perderam até as contas…
    O Sr. Lula ao perder um dedo deixou de trabalhar…E passou a viver as custas do Partido dos Trabalhadores…e.nunca mais trabalhou…pergunto…de onde veio.a fortuna que hoje não só ele como.toda família tem…???
    Claro que foi através de Muitas mutretas…E corrupções…. Só que infelizmente não sabe de nada…e só sabe dizer não sei…
    Mas tenho.certeza que o destino dele é da Presidente Dilma… é atrás das grades…
    Pois só assim o Brasil começará a fazer a limpeza nessa Politica de Corruptos…
    O que nós Brasileiros queremos… é um País justo…com Educação funcionando…com salarios dos professores dignos…E também a Rede de Saúde que dê Dignidade a toda população com todos.os brasileiros com todos os direitos iguais…
    Nós Brasileiros queremos um País Digno para toda População…!!! Sem CORRUPÇÃO…E Viva Sérgio Moro!!!
    Se tivéssemos mais Sérgio Moro no Brasil…o.nosso País… já estaria em outra condicao há muito tempo…
    Queremos Um Brasil Limpo…com o Nosso LABARO ESTRELADO sem. jamais ser Maculado…!!!
    Pois a Nossa Bandeira Jamais Será VERMELHa!!!
    Avante BRASIL…

  6. Se o Feira acha que com essa técnica fajuta ele vai conseguir ludibriar o juiz Sérgio Moro, acho melhor ele repensar, tal tática pode ter dado certo com os brasileiros imbecilizados por essa esquerda infame que infesta nossas escolas e os currais eleitorais dominados pela bolsa esmola; não existe a possibilidade de um magistrado com a capacidade técnica e intelectual do douto juiz se deixar levar por uma baboseira dessa.

  7. Esse marqueteiro nivelando Dilma com todos os larápios da república não a ajuda em nada.Atola ela de vez.Não era ela a sacrossanta imaculada sem pecado? dos outros a gente já sabia. dela é que foi surpresa…

  8. Claro! Ou acham que Santana (que é um publicitário brilhante) ia dar “bobeira” em um momento tão bom de ÓCIO como na prisão? Eis aí o “ócio criativo”. Pensou e criou essa narrativa SUAVE narrada no texto acima…
    Veja mais um pouco…, do passado. Aqui:

    A narrativa publicitária do PT. (E o candidato Haddad para reeleição):

    O PT quando lançou Haddad, ele estava baixíssimo nas intenções de voto. Mas, sabemos que o Petê (PT) é astuto e brilhante em fazer tanto publicidade & propaganda. E são daquelas lindas, politicamente corretas, de caso pensado, e bem articuladas. De João Santana e Mônica Moura para cima!
    Aí as intenções sobem imensamente para Haddad, mesmo. O PT é mestre em manipular as imagens tanto como a linguagem, a narrativa. O PT está em 1º lugar nessa habilidade (que requer muito dinheiro. Com certeza, público…). Além de criar diversos clichês e frases-prontas tal qual: “não vai ter golpe”. Com certeza recomendado por algum marqueteiro. Eis aqui:
    Dilma; Requião; HADDAD, João Santana; Rui Falcão; Lula; Chico Buarque; pseudo-intelectual, são aqui: Um produto a ser vendido e consumido. Apenas isso. E haja publicidade! Desgastante. Eis:
    Narrativas publicitárias que USURPAM as mentes e traz medo. Eis aí o usurpador!, via a abstração da linguagem. O PT lida com clichês. Vigilância ideológica. Dentro das Universidades, nas ruas, botons, trabalho, autoadesivos, de colegas, blogs espertalhões, vigilância de mídias sociais, artistas puxa-sacos, discursos manipuladores, «lavagem cerebral». “Coca-cola dá mais vida”, apenas isso. E como é gostoso consumir o PT, esse produto político fabuloso. Nada mais e além da linguagem abstrata maravilhosa que não tem a ver com o pragmático, nada a ver com o exercício político de cidadania, com a prática, nada que diz respeito a propriedade de obtenção de solidez robusta, o conjunto de atividades e execução de tarefas, com a PRÁXIS, nada relacionado com o concreto do dia-a-dia, com a ação, com a conduta, a realidade dura do brasileiro. Uma doce fantasia política. Desse jeito assim: “danoninho vale por um bifinho” (¿para que questionar tão linda frase política?).

  9. == Os Inteligentinhos ==

    OS INTELIGENTINHOS, DA SOCIEDADE CIVIL — estudantes, professores universitários, cineastas, cantorzinhos etc.

    Faça o favor! Num JANTAR DE INTELIGENTINHOS faça o seguinte:

    Chegue num jantar de inteligentinhos e, por exemplo, defenda o impeachment. Haha. Você vai VER o que vai acontecer com você, né? Vão olhar TORTO pra você achando que, de repente, você é dono de um banco, alguém assim! E não alguém que trabalha duro para sobreviver e, por isso, SEMPRE desconfia de quem não o faz… Né?

Deixe uma resposta