Manchetes apocalípticas já começam a pipocar com vitória de Trump

7
109

Respeitando uma das principais regras da Guerra Política, a imprensa de modo geral já começou a evocar o medo nas pessoas através de manchetes apocalípticas sobre a vitória de Donald Trump. “O mundo vai acabar”, eles dizem. “Trump vai devastar a economia”, repetem a exaustão.

kjui

kjuo

kjuu

Tudo isso já tinha acontecido recentemente, quando britânicos votaram a favor do BREXIT. Os discursos eram semelhantes, diziam que a Inglaterra iria perecer, que o país mergulharia em uma crise. Meses se passaram e a Inglaterra permanece estável, contrariando todas as manchetes sensacionalistas que previram sua destruição.

Claro que isso é propaganda, não é jornalismo. Faz parte de uma agenda política para tentar forçar uma instabilidade, para deixar as pessoas mais preocupadas do que deveriam. A verdade é que não dá para saber o que vai acontecer, esse tipo de previsão é até um crime, pois não há bases para se ter nenhum tipo de certeza. Porém, como o objetivo é propaganda e não jornalismo, o que importa mesmo neste caso são os rótulos e o frame.

As armas da política são símbolos que evocam medo e esperança. (David Horowitz)

Anúncios

7 COMMENTS

  1. Pronto, agora o governo brasileiro já tem a desculpa para não dar certo de vez!!!! A economia brazuca vai mal? Culpa do Trump! Aumentou a corrupção no bananistão? Culpa do Trump! Lava Jato empacou? Culpa do trump! Em todo caso, não tem preço ver a cara de velório de TODOS OS JORNALISTAS. Os ANTAS-GONISTAS, como analistas politicos, são verdadeiras mães dinah! Estão pior que cachorro que caiu co caminhão de mudanças. Na inVeja, só se salva o Felipe Moura Brasil. Parabéns, Luciano, posso não concordar com 100% do que vc escreve (aliás, faz parte da liberdade de escolha e expressão!), mas sua postura também nessa cobertura das eleições americanas é uma aula de sobriedade e ceticismo pra canalhada.

  2. Também é interessante observar afirmações como “os brancos/homens/ricos votaram em Trump e os negros e latinos/mulheres/pobres votaram na Hillary” – ou seja, “opressores x oprimidos”, como se os votos de alguns fossem mais legítimos e moralmente valessem mais – e afirmações como “muitos não foram votar” e “o povo não sabe votar”.

    * * *

      • Sim, é mentira. Como eles não podem negar o fato, partem para a interpretação dos fatos para convencer as pessoas de que o significado disso é o oposto da realidade. O mais importante para eles não é a verdade, mas a narrativa.

  3. “Medo entre muçulmanos após vitória de Trump”

    http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2016/11/09/medo-entre-muculmanos-apos-vitoria-de-trump.htm

    Bom sinal, eles lembraram o que é respeitar os EUA.

    “”Estou decepcionado de ver Donald Trump vencer porque Hillary Clinton é uma boa mulher, boa para o Paquistão e para os muçulmanos em todo o mundo”, disse Ishaq Khan, de 32 anos, falando em um mercado de Islamabad. “Ela falava da paz mundial, enquanto Trump falava de combater os muçulmanos”.”

    “Nikken Suardini, que trabalha para uma consultoria jurídica na capital, Jacarta, se preocupa com uma eventual proibição de entrada de muçulmanos. “Vai impedir os muçulmanos de entrar nos Estados Unidos e isso não é justo”.”

    * * *

  4. HEHEHE !!! E eu aqui, rindo a toa, da cara do guga “chacrinha”, do jorge pontual – que ficou histérica de vez, da cecilia malan “cara amassada”, da miriam leilão…… HEHEHE !!! Grobonus virou “stand up comedy” …. FRASE DO DIA: Everybody is fired !!! Como diria o President Trump…. HIHIHIHIHI !!!

Deixe uma resposta