Fortuna de Fidel chegou a 900 milhões de dólares. Tem certeza que o socialismo não deu certo?

2
203

Conforme a revista Veja, o genocida Fidel Castro – que bateu as botas na madrugada de sábado – teve sua fortuna estimada em 900 milhões de dólares. O valor fora avaliado em 2006 pela Forbes. Na época, ele foi definido como um dos 10 governantes mais ricos do mundo. Obviamente, a ditadura cubana sempre renegou esse fato, mas jamais conseguiu explicar como Fidel vivia uma vida de sultão do Egito.

Bem, essa é mais uma prova de que o infelizmente o socialismo deu muito certo em Cuba. Aqueles liberais que leram “A Mentalidade Anticapitalista”, de Ludwig von Mises, e acreditaram na tese do “socialista iludido” provavelmente não conseguem explicar como o socialismo pode ter “dado errado” se Fidel conquistou uma fortuna tão grande. (Ei, eu gosto de Ludwig von Mises, menos do livro “A Mentalidade Anticapitalista”, pois ali temos a consagração da fé cega na crença)

A pergunta que devemos fazer é: se o socialismo “deu errado”, então qual deveria ter sido a fortuna amealhada por Fidel? 5 bilhões de dólares? 10 bilhões de dólares? Haja dinheiro…

O problema do socialismo não é quando ele dá errado, mas quando dá certo. Daí o que temos é apenas saqueamento estatal, corrupção endêmica, violência contra a população e barbarismos diversos.

Anúncios

2 COMMENTS

Deixe uma resposta