A Lava Jato precisa seguir mesmo diante da atual guerra política

1
26

 

No site da Lava-Jato é possível encontrar informações e números bem interessantes. Por exemplo:

Até agora eles instauraram 1997 procedimentos, fizeram 654 buscas e apreensões, levaram à força 174 pessoas para depor, prenderam 169 outras, entre prisões temporárias e preventivas, algumas de mais de um ano e obtiveram do juiz Sérgio Moro nada menos que 118 condenações, representando penas de 1256 anos, 6 meses e um dia.

Isso, no fim das contas, mostra que a legislação atual já permite o combate à corrupção, mesmo de modo um tanto engessado. A Lava Jato existe com a legislação atual.

É óbvio que devemos apoiar as 10 Medidas Contra a Corrupção, mas elas já foram esmagadas pelo Congresso. O projeto se perdeu, foi desfigurado. O que dá para fazer agora é mudar a lei novamente, tentar passar novos projetos, tentar revogar a proposta atual para passar uma nova. Isso pode ser conquistado com pressão popular, até mesmo com projetos de iniciativa popular, tais como a Lei da Ficha Limpa.

Agora o que precisamos é de foco em seguir a Lava Jato. É preciso que o Senado barre a lei de abuso de autoridade, e para isso é preciso mais pressão. Nas democracias europeias é assim que funciona. Mesmo assim, se esta lei for aprovada, todas as investigações vigentes vão continuar acontecendo. O próprio Sérgio Moro, inteligente, disse que continuará seu trabalho e o fará seguindo a lei, como sempre fez.

O foco é dar prosseguimento a Operação Lava Jato!

Anúncios

1 COMMENT

  1. É esse tipo de matéria q eu espero desta página. Comentário perfeito. Apenas nas revoluções q acontecem mudanças radicais de governo e de legislação e todos nós sabemos o resultado delas: ditadura e assassinatos. As boas mudanças acontecem paulatinamente. Só assim iremos fortalecer nossas instituições. Não vamos cair nessa balela de Apocalipse e q vão acabar com a lava jato, porquanto com realizamos a prisão de parcela das pessoas mais ricas e poderosas.

    Parabéns!

Deixe uma resposta