Agora é momento de pressionar o Senado, não de se render

2
67

Ontem, alguns membros do Ministério Público Federal ligados a força-tarefa da Operação Lava Jato disseram que “renunciariam” caso o projeto de abuso de autoridade fosse aprovado pelo Senado. A proposta dos senadores é, de fato, muito ruim para o povo, pois ela limitará o trabalho de procuradores e juízes que têm mostrado serviço exemplar nos últimos dois anos no combate a corrupção. Entretanto, qual é a estratégia certa para lidar com isso?

Sérgio Moro e Janaína Paschoal, por exemplo, estão com a atitude mais adequada. Cientes de que apesar de tudo a proposta pode passar, eles já estão se preparando para lidar com ela e trabalhar de acordo. Moro, principalmente, disse que está preparado para lidar com a realidade e trabalhar em questões de acordo com a nova lei, caso ela seja mesmo aprovada.

Por parte da população e dos movimentos políticos que se alinham à direita ou que simplesmente estão dedicados na luta contra a corrupção, a estratégia correta é criar pressão no Senado. É lá que o projeto vai ou não vai passar. Não adianta nada exigir que Michel Temer vete a proposta, porque o Congresso ainda assim tem poder de derrubar o veto. O que é necessário é focar toda a pressão sobre o Senado, especialmente sobre Renan Calheiros e sobre as lideranças das bancadas, pois são eles que vão definir o jogo a partir de agora.

O MPF se equivocou ao adotar a estratégia de rendição, pois isso mostrou fraqueza. Dizer que vão desistir caso a proposta passe não serve para muita coisa útil. Ao contrário, aliás, serve para justamente incentivar que os políticos façam a proposta passar o quanto antes. O que grande parte dos congressistas mais quer é que a Lava Jato pare mesmo, com uma postura dessas o MPF acaba incentivando ainda mais a atitude dos senadores que são favoráveis a proposta.

Movimentos políticos que queiram lutar contra isso de forma eficiente precisam seguir esta linha, pois do contrário tudo dará errado.

Anúncios

2 COMMENTS

  1. Eu quero saber é quando esses procuradores birrentos vão prender o lula. Em vez de ficar batendo o pezinho peitando o Congresso, prendam o cara pq ele pode fugir pra Cuba e aí, adeus.
    O país é essa porcaria pq só tem frouxo abestado mandando no país.
    Pode publicar, pq meu nome é esse mesmo, vc tem meu email e se eles quiserem me processar, vou lá falar na cara deles o que escrevi aqui.

Deixe uma resposta