Lava Jato está em risco por picuinhas. Hora de superá-las.

4
118

Atualmente a Lava Jato se encontra em risco, não por parte do juiz Sérgio Moro, nem por conta de boa parte de seus apoiadores.

Na madrugada desta quarta (dia 30), vimos o Congresso mutilar as leis anti-corrupção. Pior: o Congresso aprovou a lei de abuso de autoridade, criada por Renan Calheiros e tendo como “muso” inspirador aquele que mais devia estar atrás das grades: Lula. Foi ele quem já impetrou uma ação por “abuso de autoridade” contra Sérgio Moro, mesmo antes da aprovação do projeto de Renan.

O juiz Sérgio Moro decididamente não ficou nem um pouco satisfeito com o projeto de abuso de autoridade, mas manteve a serenidade. O mesmo aconteceu com Janaína Paschoal. Porém, alguns procuradores chegaram ao exagero de lançar a ameaça de renúncia caso o projeto não fosse vetado por Temer.

Epa, epa…

É aqui que encontramos problemas. Claramente encontramos diferenças de postura ao compararmos Sérgio Moro e os procuradores da Lava Jato. Quanto aos últimos, falar em renúncia neste momento é um absurdo.

O que mais precisamos neste momento é de foco e determinação. A Lava Jato já enviou vários milionários para a cadeia. As 10 medidas contra a corrupção não foram necessárias para punir tantos bandidos. Sendo assim, por que esta atitude?

Tal atitude de jogar tudo para o alto é exatamente aquilo que não precisamos. Independentemente de alguém gostar ou não do malfadado projeto de lei de Renan, é preciso seguir lutando, pois a Lava Jato não pode ser interrompida.

Claro que a legislação vigente não é a ideal, mas foi através dela que Moro colocou na cadeia alguns dos bandidos mais ricos do Brasil. Falta agora fazer o chefe de todo esquema começar a ver o sol nascer quadrado. A lei de Renan é feita de encomenda para livrar Lula da prisão, mas renunciar aos serviços não vai servir de nada.

Basta lembrar de quando o STF deu um golpe para atrasar o impeachment de Dilma. Os movimentos democráticos pediram renúncia? Ameaçaram largar tudo? Nada disso. Foram em frente, mesmo diante da adversidade. Se o projeto de Renan passar – e temos que lutar contra isso – teremos adversidades no caminho para levar Lula para a prisão, mas a luta não pode terminar.

Já me comentaram que a ameaça de renúncia dos procuradores da Lava Jato é puro blefe. Que lá no fundo ninguém terá coragem de pedir demissão e largar tudo. Mas isso é queimação de filme ainda maior. No frigir dos ovos, quem sai perdendo é a Lava Jato.

Tanto esforço do povo brasileiro na luta contra a corrupção depende de responsabilidade.

De nossa parte, cabe lutar na pressão sobre o Senado para que ele mande para a vala todos os projetos atuais relacionados à corrupção, mas não podemos atear fogo às vestes nesse momento.

Anúncios

4 COMMENTS

    • Concordo com MP e acho que foi uma excelente tática para fazer pressão. Tanto que o senado cedeu com 44 votos a favor. Parem de bobagem. Parabéns Dalagnol! Estamos com vocês e quem estiver contra tome cuidado, estaremos sempre ao lado da Lava Jato, MP e Sérgio Moro.

  1. Estou com os procuradores e não abro. Eles sabem, muito mais do que nós, da enormidade dos crimes que foram e estão sendo cometidos contra o ´país e da fragilidade das nossas leis. Sabem também que todo o trabalho deles corre o risco de ser desfeito quando for exposto ás instancias superiores do Judiciário. Por fim, estão enfrentando a fúria legislativa, em causa própria, de meliantes travestidos de políicos, em fuga da Lava Jato.Nada mais justo, diante de tudo isso, que eles denunciem o que está acontecendo à sociedade e se apoiem nela, já que é o ultimo recurso que lhes resta. Quanto aos isentões legalistas, à la Tucanaldo Azevedo, que se danem!.

  2. OS PROCURADORES DA LAVA JATO ESTÃO CERTOS….. ELES TEM QUE ABANDONAR AS INVESTIGAÇÕES SENÃO ELES VÃO SER PROCESSADOS PELOS BANDIDOS E TERÃO PENAS DE MULTA, PERDA DE CARGOS OU ATÉ PRISÕES…. OS PROCURADORES NÃO PODEM TRABALHAR SOB AMEAÇAS…..SE ESSA LEI FOR APROVADA A LAVA JATO DEVE PARAR E O PAIS QUE SE FODA, O POVO TEM QUE APRENDER A VOTAR OU PEDIR INTERVENÇÃO MILITAR (QUE É A UNICA FORMA DE ARRANCAR TODOS ESSES BANDIDOS DE BRASILIA DE SEUS CARGOS)

Deixe uma resposta